A Noite das Bruxas

Agatha Christie

Resenhas - A Noite das Bruxas

Felipe Batista 27/01/2024

Vim pelo filme
Soube que ia ter a adaptação do livro pro cinema e decidi ler antes de assistir ao filme. Pra minha surpresa, o filme não tem absolutamente nada de parecido com o livro tirando o nome de alguns personagens ?

Mas voltando ao livro, achei o mistério intrigante, mas do meio pro final eu comecei catar as coisas. É um livro ok, uma leitura boa - porém fiquei com preguiça em algumas partes, principalmente dos pensamentos dos personagens. No mais, "E Não Sobrou Ninguém" continua sendo meu livro preferido da Agatha, até o momento.

Ketylin Maia 27/01/2024

Achei todo o mistério em volta da morte de Joyce muito intrigante, fiquei presa na leitura ansiosa para saber o que realmente aconteceu.
Nas últimas páginas comecei uma disputa comigo mesma para descobrir a história por trás do assassinato e a cada página que passava acabava mudando minha teoria ?.
Este é um detalhe que me faz ser tão fã da autora. Mesmo que tenha um suspeito, mesmo que tenha uma ideia do que houve, ela sempre acaba surpreendendo com um detalhe ou outro.
A imprevisibilidade da sua escrita me encanta!

maluisgolden 26/01/2024

Pelo amor de deus jorge e mateus
Eu amei demais esse livro???? não foi incrível igual morte no nilo, porém eu achei o final muito bem escrito e desenvolvido ???

LomsCamps 26/01/2024

Essa mulher...
Bom, para variar impossível saber o culpado, eu tento muito e mesmo que me venha a possível pessoa, nunca consigo achar o motivo.
Eu gosto muito de como ela mistura história/mitologia com o acontecimento e o significado por trás de tudo!

Letícia.Pelisson.Peres 25/01/2024

Agatha Christie fazendo jus ao nome
Meu segundo livro da autora.
Achei uma leitura muito boa (tanto que que avaliei com 4 estrelas), entretanto teve dois pontos que me incomodaram muito:
- durante o livro o assassinato da Joyce (está na sinopse) foi perdendo o destaque no meio de tantas outras informações (na MINHA opinião)
- quando QUALQUER personagem abria a boca pra falar, parecia que todos eram rabugentos, era toda hora "nos dias de hoje...", "atualmente..." e coisas do tipo kkkkkk (pode ser da época do livro ou frescura minha)
Mesmo assim super Recomendo!

May 25/01/2024

O que tem de instigante, tem de grotesco
As minhas experiências anteriores com os livros da Agatha Christie foram excepcionais. Sabia, sim, das problemáticas e polêmicas ao redor da autora, mas ainda não havia me deparado com alguma obra onde ficassem nítidas essas questões.

Até ler essa bomba aqui. O mistério, como sempre, é instigante e muito bem construído ? este crédito não dá pra tirar da autora, ela é excelente e, não à toa, é conhecida como a rainha do gênero.

Mas não deu pra engolir todo o resto. Ao longo da narrativa, a autora faz algumas afirmações ? sempre por meio da boca dos personagens, claro ? grotescas, elitistas e, sendo franca, quase burras. Para não chamar de preconceituosas, claro. Não consegui ignorar o quão presente está o posicionamento da autora diante de algumas questões sociais aqui.

?Ah, mas é por causa da época em que ela viveu?. Esse argumento já foi rebaixado, inúmeras vezes, mas neste livro mesmo a própria Agatha coloca a personagem progressista como um disparate, alvo de críticas.

Enfim, detestável, do início ao fim. Não recomendo. Mas, se você conseguir ignorar todas essas questões, talvez extraia algum entretenimento do livro (mas, pessoalmente, eu não sou capaz disso).

Estante.dabru 24/01/2024

??
Nunca tinha lido um livro a Agatha Christie e me arrependi de não ter começado ainda.. o primeiro contato que tive com a autora foi com ?um mistério da Cornualha? e eu amei a forma simples, mas eficaz da história. Não tem muitos rodeios e nos mirabolantes, é tudo muito natural.

Com a noite das bruxas foi a mesma coisa, eu adorei o detetive Poirot e a sua perspicácia, a forma com ele saca tudo que aconteceu é tão rápido é de explodir a cabeça. Sem dúvidas é um entre muitos livros excelentes da Ágatha.

Estou pronta para mais!! ????

Nicole710 24/01/2024

Foi bem médio
A leitura começou bem, estava bem escrito e tals, mas as visões de mundo e de como as coisas funcionavam na época me incomodaram um pouco, mesmo sabendo ser outra época, não gostei, apesar de um enredo não muito cansativo o final foi bem decepcionante pra mim, não que eu soubesse o que aconteceria, só não foi satisfatório.

Gabizinha 24/01/2024

Entre o belo e o justo.
Eu tenho uma meta pessoal que consiste em ler, pelo menos, um livro da Agatha Christie todo ano. E não apenas ler, como também começar o ano de 2024 com a noite das bruxas me deixou extremamente ansiosa (de um jeito bom) pro ano literário que vem a seguir.
A noite das bruxas foi, para mim, um livro entre o bom e o ótimo da rainha dos crimes (nem tão bom quanto a casa torta, nem tão ruim quanto crimes ABC).
A escrita da autora torna a história fluída, ainda que seja um dos livros mais descritivos que já li da Agatha. Os personagens são interessantíssimos, cada um de sua maneira. É muito divertido acompanhar o Poirot já com certa idade e sua amiga Sra. Oliver (que acredito que seja mais Sra. Christie do que tudo).
Minhas partes favoritas são as cenas em que a Agatha fala de sua escrita e criatividade a partir dos personagens.
Os únicos motivos que me fazem não dar 5 estrelas consiste em: desconfiei de quem foi/foram o(s)/a(s) autore(s)/autora(s) do crime, apesar de não ter a perspicácia do Poirot de colocar todos os pontos nos is. Assim como desgostei de uma coincidência que me parece muito irrelevante e descartável para a história, assemelhando a cena final a uma novela mexicana do que propriamente um romance policial.
Apesar disso, gostei do livro em geral e indico a leitura.

Lara 24/01/2024

Achei um livro com uma escrita diferente
Foi meu primeiro livro da agatha christie, ja tinha visto o filme mas confesso que n tenho muito a dizer sobre o livro. Muitos nomes um pouco enrolado e entediante

Laura99xm 23/01/2024

Primeiro livro da Agatha que leio, no início fiquei muito confusa com os vários nomes diferentes/complexos, o que me deixava com certa dificuldade de lembrar e diferenciar os personagens. Com relação ao assassinato, suspeitei de um personagem, mas no decorrer do livro minhas suspeitas foram aniquiladas. No climax do livro, nas discussões sobre ser ?óbvio? o autor do assassinato, eu me senti burra skskksksksks, pq diziam ser tão óbvio, MAS EU NÃO CONSEGUIA ENXERGAR. Achei o final muito bom, o assassino realmente me surpreendeu, tive uma suspeita sobre esse personagem no início, mas minhas dúvidas não faziam sentido algum no meio e no final, os argumentos que me fizeram suspeitas desse personagem não se ligavam de forma alguma com o real motivo :,). Em resumo, descobri que se eu fosse uma detetive, nenhum crime seria desvendado.

Hátilla Peres 23/01/2024

Uma bela trama, mas confesso que achei um desenrolar deveras lento para a história, com poucos pontos altos, aqueles as quais são digno de uma história de Agatha Christie.

Não direi que sabia quem era o(a) assassino(a) com toda certeza, mas fiquei desconfiado, porém como não sou Hercole Poirot, não ficou claro para mim o motivo e as ligações entre os personagens, e no final pude comprovar parte das minhas especulações.

Por fim, com seus pontos positivos e negativos, ?a noite das bruxas? segue sendo uma trama intrigante com umas boas reviravoltas.

therbooks 23/01/2024

4/5?
Comecei a ler os livros da Agatha Christie em 2019 e até agora esse foi o único que consegui prever tudo o que ía acontecer na história.
Peguei esse pra ler agora, pensando que seria igual ao filme lançado ano passado, mas pra minha surpresa, não tem nada a ver as duas histórias. Mesmo assim, gostei bastante, acho que é um bom livro pra começar a ler da autora.

Tamara Ferraz.As3Artes 21/01/2024

Peca por certos exageros, mas vale a leitura
O livro é um dos últimos romances protagonizados pelo detetive Hercule Poirot e escritos por Agatha Christie. Este livro se encontra entre os bons da autora, pecando apenas por certos exageros no meio da trama, e uma coincidência no final. A melhor parte da leitura é sem dúvida a sempre divertida interação entre Poirot e Mrs. Oliver. E também a descrição das brincadeiras típicas do Halloween na Inglaterra, por onde descobrimos os costumes da data. Pra mim não foi uma das melhores leituras da Agatha, mas mesmo assim valeu a leitura.