A Noite das Bruxas

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Noite das Bruxas

Larissa 17/06/2010

Foi o primeiro livro da Agatha Christie que li, tentei ler 'M OU N?', mas abandonei, era muito nova e não entendi muito e nem voltei mais a ler.

A Noite das bruxas foi por pura curiosidade pra realmente conhecer a Agatha. No geral é muito interessante. No começo, logo o assassinato acontece. A busca para pistas e suspeitos é um pouco demorada já a descoberta acontece muito rápida.

Uma garota chamada Joyce tem a fama de contar histórias para ter sempre a atenção voltada à ela. Só que sua última história contada, pra impressionar a escritora Ariadne, custou sua vida numa festa de Halloween. Ariadne, assustada com o assassinato covarde pede ajuda do seu amigo Hercule Poirot para encontrar quem está envolvido por trás disso.

"Pecados velhos têm sombras compridas" (A Noite das bruxas)
Lucas 09/09/2012minha estante
exatamnte o mesmo comigo

Amanda.Prates 04/04/2020minha estante
Oii aonde aperta pra ler?

Rodrigo 26/03/2020

Envolvente
O livro é rodeado de mistérios vindo de todas as direções, o que não causa monotonia no decorrer da história sempre te instigando a deduzir quem é o culpado do assassinato.

Mas tudo te leva a um beco sem saída.

Houve momentos que achei que terminaria o livro sem saber realmente quem era o assassino. Os últimos capítulos passaram na velocidade de um trem e surpreenderam bastante.

Dy Rocha 08/07/2010

Previsível.
Não só o assassino como o drama dele.

Fiquei decepcionada com o desenrolar da éstoria que pareceu meio arrastado. O livro é um verdadeiro desfile de personagens enfadonhos e desagradáveis, a personagem mais interessante é a vítima morta. Poirot me irritou profundamente nesse livro, escancarando sua investigação, tornando a trama um pouco irreal.

É nesse livro que vejo Sherlock X Poirot; Ambos narcisista, sendo o primeiro mais cauteloso nas suas investigações. Nunca fui tão desafiada a simpatizar com Poirot como nesse livro, não por parecer desagradável, mas por ele parecer burro.

Agatha Christie já escreveu melhores.
Dy Rocha 27/08/2011minha estante
Jerome, gosto mais das investigações do Pairot que da Miss Marple. Mas cá para nós, que tipo de investigador fica se cabando publicamente a cada nova descoberta?!
Pairot não é um Holmes, mas os dois são investigadores. Certo?!
bjs XD

Tati 14/03/2012minha estante
Poirot me decepcionou bastante. Lembro que o primeiro livro da Agatha que li, também foi o seu primeiro livro publicado: O Misterioso Caso de Styles. Hercule Poirot me admirou muito nesse livro, fiquei impressionada com sua maneira de encaixar as coisas, tanto que estranhei muito a forma como ele lidou com esse caso, parecia outra pessoa, enfim, não gostei.

Mas o livro, no geral, é bom. A história é cansativa muitas vezes, mas isso é reflexo de um caso sem provas concretas, apenas relatos. O que se torna meio "chato" buscar pistas em depoimentos de pessoas. Mas não deixa de ser uma obra prima bem idealizada de Agatha Christie.

M. Scheibler 20/01/2011

Esperava mais desse livro após ler a sinopse. A trama é interessante, mas não me prendeu a atenção tanto quanto eu imaginava.

Achei as personagens sem emoção e com certeza isso me tirou um pouco da atenção na história. O crime central é bastante misterioso, o que dá o charme principal, mas o desenrolar do texto deixou a desejar.

Bee 15/06/2020

A escrita de Agatha Christie é impressionante do início ao fim, o fato de andarmos em círculos em pelo menos metade do livro nos deixa curiosa para entender o que a escritora irá nos revelar no final, qual o culpado? Por que motivo? Será que o desfecho vai ser bom?, esse mistério cria uma atmosfera que envolve o leitor, fazendo com que seja impossível parar de ler.
Algumas coisas que eu gostaria de ressaltar é que achei interessante a maneira que foi escrito, porém pode e tornar maçante a leitura em alguns pontos, também não me apeguei com os personagens tanto quanto nos outros livros que li de Agatha.

Gaby 17/06/2020

"Troleei"
Eu amo os livros da Agatha, todos os livros me deixam extasiada. O jeito que ela consegue prender o leitor e fazer nos mínimos detalhes. Eu recomendo muito e mais uma vez eu fui pega pela Agatha hahahaha ????

Viih 28/06/2020

Noite das Bruxas
Amei o livro! É a história do misterioso assassinato de joyce na festa do halloween...

Lili Machado 01/12/2011

A estória começa de forma inocente.
Numa festa de Hallowe´en (Dia das Bruxas, nos Estados Unidos), Joyce Reynolds, uma adolescente de 13 anos, para impressionar as amigas, durante os preparativos da festa, se vangloria de ter presenciado um assassinato, alguns anos antes.
Quando ninguém acredita nela, ela some da festa e seu corpo é encontrado em algumas horas, porém, ainda dentro de casa, afogada numa banheira cheia de maçãs, preparada para uma brincadeira da festa. Será que alguém que estava na festa ouviu a menina e decidiu silenciá-la?
Naquela noite, Hercule Poirot é chamado por uma amiga escritora famosa de livros de mistério, Adriadne Oliver (que também funciona como detetive, esporadicamente), para para descobrir quem é a “presença demoníaca”. Mas, primeiro, ele precisa descobrir se o caso é de um assassinato ou de dois.
Logo começa a entrevistar os habitantes da cidade, levantando questões sobre eventos do presente e do passado, que podem estar conectados com a tragédia. Mas levantar o passado é perigoso... outros homicídios podem ocorrer...
Quando parece que outro assassinato vai ser cometido, Poirot vê que ele precisa convencer os homens da lei da pequena cidade do interior, de que somente ele pode chegar à solução do problema.
O detetive belga Hercule Poirot aparece, neste livro,com sua arrogância elegante, somente para esclarecer o crime, que possui níveis sutis de crueldade – e há muitos personagens que escondem muito e tem muito a ganhar com essa morte. As “pequenas células cinzentas” de Poirot são auxiliadas pela escritora Adriadne Oliver.
Além do que, como sempre, em seus casos, a resposta está bem de cara para o leitor – é só prestar um pouco de atenção. A análise psicológica dos motivos do criminoso sociopata é outro prato cheio para os fãs da escritora.
Este é mais um dos temas da escritora, que permanecem atuais, independentemente do período de tempo em que acontece a trama – mesmo com alguns modismos de linguagem.

Maay 19/04/2020

A noite das Bruxas
Mais uma história da Ágatha.
Acho que nunca vou me cansar dos livros dela ou do Poirot.
Muito bom o livro.

Steffany.Lima 03/06/2020

Bom livro, mas...
Achei a leitura um pouco maçante, história muito densa e que não permite ao leitor uma participação dedutiva. O detetive Poirot segue uma linha de raciocínio que não é exposta ao leitor (apenas ao final), ele aparenta andar em círculos até certo ponto do livro, o que não me agradou. Eu descobri quem seriam os assassinos no meio da leitura, mais por interpretação livre dos acontecimentos, realmente não consegui acompanhar a lógica de Poirot. Mas considero um bom livro.

Luiza 24/06/2020

Lendária
A genialidade da Agatha é algo surpreendente. Esse livro, assim como seus outros, instigou o meu lado detetive e eu, mais uma vez, percebi que se essa fosse minha profissão, eu morreria de fome KKKKKKKK

Cada detalhe desse livro é muito bem trabalhado, nada passa batido... Icônico, eu diria.

mariorsano 04/07/2020

Me dói o coração ter de que dar 3 estrelas para uma obra da Agatha Christie. O início da história é ótima e os assassinatos são bem intrigantes,porém no decorrer a história vai se arrastando de uma maneira monótona e um tanto chata. Alguns diálogos são bem desinteressantes e os poucos personagens que despertam nossa curiosidade no fim não são grandes coisas. Fiquei um pouco decepcionada,confesso,mas o livro como um todo nao é ilegível e consegue prender nossa atenção por algumas horas.

Lili 06/10/2019

A Noite das Bruxas
Agatha Christie sempre garante uma história bem amarrada e livros para dois ou três dias. Não sou a maior fã do gênero, mas reconheço que ela é ótima. Recomendo. =)

Rebeca_Moledo 09/06/2020

A Rainha do Crime ataca novamente e... É um livro bom, ótimo na verdade, mas após ler tantos livros da Agatha, acho que comecei a compreender mais como é a narrativa e o que ela costuma apontar, descobrindo mais facilmente quem são os autores dos crimes. O que não deixa de fazer com que o livro seja interessante.