A noite das bruxas

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Noite das Bruxas

Nado 12/10/2023

A Noite das Bruxas, publicado em 1969, é um romance de Agatha Christie que gira em torno de um assassinato que ocorre em uma festa de Halloween em uma pequena cidade inglesa. Durante a festa, uma adolescente chamada Joyce é assassinada após afirmar ter testemunhado um assassinato anos antes.

Ariadne Oliver se junta ao famoso detetive Hercule Poirot para resolver o mistério e descobrir a verdade por trás dos eventos assustadores. Essa trama, muito bem amarrada, combina a atmosfera misteriosa do Halloween com a maestria da autora em criar enredos de mistério envolventes.

A história é um típico mistério de assassinato, repleto de reviravoltas e pistas intrigantes que mantêm o leitor em suspense.

Demorei, mas não falhei, pois este é o meu primeiro contato com a autora e, certamente, haverá muitos pela frente.

João 25/03/2021

Maçãs. Halloween. Assassinato. Cidade pequena. É nesse contexto que a Sra. Oliver convoca seu estimado amigo Hercule Poirot para elucidar os mistérios por trás da morte da jovem Joyce durante uma festa do dia das bruxas.
Confesso que estava curioso para enfim ler Agatha Christie, e confesso que gostei do modo como a escritora nos apresenta a história e desenvolve os personagens, embora tenha ficado meio sonolento em alguns momentos. Vale a leitura! Já pensando no próximo livro da Dona Agatha.
Lucas Brandão 16/04/2021minha estante
Essa história tem um quê de misticismo ou é apenas um plano de fundo?

João 16/04/2021minha estante
Um leve toque, o título é mais pelo momento do acontecimento

Lucas Brandão 16/04/2021minha estante
Entendi. Tenho um aqui, vou ler e ver a escrita e dependendo do que achar eu vou atrás dos outros livros da autora

Caroline 17/11/2021

Boa história, um clássico AC
Eu sempre estou numa leitura de algum Agatha Christie e não achei esta a melhor história de Poirot. Acho que a primeira metade é muito boa, fiquei super empolgada com a história. Mas achei a segunda metade meio "truncada".. a história vai se complicando sem, contudo, trazer algo novo/interessante para a história. Poirot parece meio cansado nessa história e se aprofunda em muitas pistas que não levam em nada e nos enrolam...
De qualquer forma, gostei do final da história, apesar de ser um dos livros em descobri o culpado rapidamente.

priscila 21/07/2021

Longe de ser o melhor!!!!!!!
A história e um pouco parada, foi difícil ter vontade pra continuar.
Um livro ok que desperta sua curiosidade lá pelo meio/quase final.
Surpreendentemente Agatha entrega o final antes do terceiro terço do livro.
Confesso que o que me atraiu a adquirir esse livro foi o título...!!
Laura 21/07/2021minha estante
Nossa, simm foi o mais ? que li dela até agora. Me interessou pq era no Halloween.

priscila 21/07/2021minha estante
Pois e amg não gostei muito desse ??

Coruja 07/10/2021

Publicado originalmente em 1969, "A Noite das Bruxas" traz não apenas Hercule Poirot investigando o caso, como também a escritora de mistérios e alter ego da própria Christie, Ariadne Oliver. Foi um dos últimos romances trazendo o famoso detetive belga como protagonista.

Tudo começa numa festa de Halloween, com uma adolescente conhecida por inventar histórias para chamar a atenção para si dizendo que presenciou um assassinato quando mais nova - embora não entendesse à época o que realmente estava acontecendo. Ninguém acredita nela, claro, e as coisas teriam ficado por aí, não fosse o fato de que, horas depois, Joyce é encontrada morta, aparentemente afogada num barril de maçãs.

Ariadne, que estava na festa, sente que as coisas não se encaixam como deveria, e vai atrás de Poirot para resolver o caso. E aí temos um mergulho no passado - porque se Joyce realmente viu um assassinato acontecer, então a chave para resolver o caso é descobrir o que está por trás de mortes e desaparecimentos sem explicação que aconteceram anos atrás.

Embora a crítica da época não tenha sido muito elogiosa, eu gostei do mistério principal de A Noite das Bruxas - foi bem amarrado, especialmente na forma como passado e presente se encontram. Dei-me conta de quem era o assassino um capítulo antes da revelação - mais importante, contudo, foi desvendar a verdade por trás das afirmações de Joyce, e essa eu percebi quase de imediato quando a pista necessária foi introduzida - e assim, dou-me um ponto inteiro por conseguir solucionar o caso.

Entendo, contudo, que há coincidências e detalhes do enredo que simplesmente pularam do nada para dentro da história e que parecem presentes apenas para sensacionalizar o final. Foram escolhas que achei desnecessárias, minúcias que não fariam diferença no grande esquema das coisas.

Algumas outras questões são mais problemáticas: há uma insistência de vários personagens que o crime cometido teria sido cometido por algum pervertido fugido de um manicômio judicial ou coisa parecida - essa correlação entre crimes sexuais e deficiência mental me deixou desconfortável. Além disso, a Inglaterra de então tinha passado por uma recente reforma legislativa que abolira a pena de morte e muitos personagens expressam censura à novidade, com opiniões bem preconceituosas sobre o assunto. Bem, isso não é uma novidade; Agatha Christie costuma jogar muito com diferenças de classe e, nesse aspecto, como em muitos outros, ela nos oferece um recorte interessante de seu tempo.

Ao final, não sei se realmente classificaria esse livro para a minha lista do All Hallow’s Read - fiquei guardando a leitura dele para coincidir com o mês de outubro -, já que, exceto pelo fato de o assassinato ocorrer na noite de dia das bruxas, não há muito que ligue o caso ao folclore da data. Seja como for, foi uma boa leitura para o Projeto Agatha Christie.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2021/10/projeto-agatha-christie-noite-das-bruxas.html
Thiago275 07/10/2021minha estante
Excelente resenha!!!

Coruja 07/10/2021minha estante
Obrigada!

Babi 21/08/2022

Legal, mas nem tanto.
Achei o começo lento, mas depois fica legal e flui bem. Espero não ser cancelada, mas eu não gosto da Ariadne Oliver, mesmo sabendo que é uma personagem que a Ágatha fez pra ser uma representação dela mesma, eu acho ela muito chata e enrolada pra contar as fofocas :(
O livro me prendeu pelo fato do Poirot ser maravilhoso, mas não é a melhor história da Ágatha que já li.
Achei a resolução do caso atropelada e acho que ainda ficaram algumas pontas soltas, além de ter muitas coincidências bizarras que me deixaram meio decepcionada com o final.

Isabel 14/02/2022

Uma delícia
Eu tive a mesma sensação lendo Assassinato no Expresso do Oriente. Uma leitura muito gostosa e envolvente, ao contrário do outro mencionado, nesse eu consegui acertar uns palpites (inclusive do assassino). Um bom mistério mas pra mim não um UOOOU, mas com certeza bem bom!

Mihgs 27/10/2023

Eu particularmente amo livros de crime e suspense e esse foi o primeiro livro da autora que tive contato.
Foi o livro que me deixou viciada em ler Agatha Christie e a tornou uma de minhas autoras favoritas.
Essa mulher foi genial em sua forma de escrita, uma destreza absurda e brilhante para fazer histórias bem elaboradas. Sempre me surpreendo com os livros dela.

trizisreading 16/07/2023

"O passado é o pai do presente"
Primeiro livro da Agatha que li e acertei quem cometeu o crime (até que enfim, né? haha)

Esse é um dos livros da autora que eu quase desisti de ler por causa das avaliações do skoob, mas ainda bem que li, porque se tornou um dos meus favoritos dela.

Em "A noite das bruxas", tudo começa com um crime em uma festa infantil de Halloween. Diante da imensa quantidade de pessoas que poderiam ter cometido o crime, eu achei que o Poirot ia ficar doido das calças até o final desse livro, mas ele, esperto que o é, partiu do ponto de algo que poderia ter induzido o crime a ser cometido: algo que a vítima falou sobre ter presenciado um assassinato. A partir daí ele vai em busca de qualquer assassinato que aconteceu em Woodleigh Common que poderia ter sido o crime mencionado, para então, sabendo quem estava envolvido, descobrir quem poderia querer "calar" a testemunha. Acontece que tudo parece estar interligado e o que podia ter sido um livro chato cheio de enrolação, na verdade, foi muito bom. Ficava o tempo todo tentando descobrir o que algo tinha a ver com outra coisa, e acabei descobrindo quem cometeu o crime.

Essa história me passou uma vibe muito "A maldição da mansão Bly", que eu gosto muito, inclusive. Para finalizar, a resolução de Poirot foi muito completa, não notei nenhuma brecha que ele tenha deixado passar (o que acontece em alguns livros da Agatha), motivo que fechou a história com cinco estrelinhas!

bookslettie 15/09/2021

primeira experiência com a gata triste
bom, comprei meu primeiro livro da agatha na bookfriday porque estava em promoção e por total influência do thiago neiva.

não considero que foi uma primeira experiência boa, eu fiquei deveras entediada no início e não estava conseguindo me concentrar na história de vez. acho que pelo fato de só ter ele investigando as pessoas que estavam presentes na hora da bendita fala da vítima tornou a narrativa, para mim, monótona.

não sei se os outros livros da agatha são assim, mas esse me deu desânimo para ler os demais populares por imaginar que todos serão assim.

acho que, de fato, fui dedo podre na primeira escolha e que os outros devem ser melhores. darei outra chance porque o final me prendeu muito e achei interessante.

não é um livro ruim, só não indico para quem vai começar a ler as obras da autora ;)
Darcy 15/09/2021minha estante
Que pena! Ela é minha autora favorita da vida.
Tente ler "E não sobrou nenhum" ou "os elefantes nunca esquecem" são muito bons. Esse que vc leu até eu que gosto muito da autora, não curti muito!

parkmaria 15/09/2021minha estante
nada de fav né!

nalets 15/09/2021minha estante
amiga leia "e não sobrou nenhum"!

Lagado:) 17/09/2021minha estante
eu comecei agatha por morte no nilo, acho que é ótimo pra começar

Pavozzo 19/04/2021

Não precisa ter medo da bruxa
Imagino que este livro não seja um dos mais populares dos fãs de Agatha devido ao seu ritmo mais lento, sob o qual Poirot visita cuidadosamente (quase) todos os então presentes nos preparativos da festa de halloween.

Ao "sumiço" mágico de duas estrelas, deve-se ao fato da autora ter deixado algumas pontas soltas e do final não ser tão surpreendente assim.

No entanto, isso não é motivo para ignorar este livro - Eu gostei! Adorei a festa e espero que eu possa fazer algo do tipo ainda neste ano (sem a parte da morte é claro...
...
...
ou será que não... ?).
Brunogallt 20/04/2021minha estante
Esse ritmo mais lento parece ser uma característica comum dos livros com o Poirot, senti o mesmo com Assassinato no Expresso do Oriente.

Pavozzo 20/04/2021minha estante
Acho que entendo o que quer dizer, mas curiosamente não senti isso no "Assassinato no Expresso do Oriente".

Sem querer dar algum spoiler, pareceu-me que as entrevistas de Poirot no trem foram mais curtas, diretas, tratando quase que exclusivsmente sobre o crime e a rotina dos passageiros.

Já na "Noite das Bruxas" há digressões e detalhes comentados que no fim não tiveram importância. Não sei se a Agatha fez isso de propósito para confundir o leitor... hehe.

No expresso do oriente a narrativa seguiu talvez não muito rápida, mas intrépida - como um trem.

Tiago Mendes 15/04/2021

A Noite das Bruxas
“A Noite das Bruxas” é um livro muito bom! Foi o terceiro que eu li da Agatha Christie, e eu, novamente, fui feito de trouxa. Meu sonho é, um dia, acertar o assassino de algum livro dessa mulher. O mistério foi muito complexo, visto que envolvia vários acontecimentos passados da cidade, e ele foi muito bem desenvolvido. O detetive é o Hercule Poirot, que é simplesmente genial! Os últimos capítulos foram uma loucura completa, e a revelação do final foi MUITO surpreendente! O que eu gosto nas histórias da Agatha, é que ela vai deixando “migalhas”, pequenas indicações de quem é o assassino, pelo livro todo, mas sem nós percebermos. E quando chega a revelação, tudo se encaixa perfeitamente. A única coisa que eu não gostei no livro foi que alguns interrogatórios foram um pouco repetitivos, todo mundo respondia exatamente a mesma coisa. Ainda assim, eu gostei muito da investigação, que foi muito bem conduzida. Em resumo, eu simplesmente amei o livro, recomendo muito!

Nota: 4.5 estrelas
Gênero: suspense
Idade recomendada: 12+

Sté 29/01/2022

A bacia de maçãs
Vamos lá! Fiquei muuuito feliz em descobrir (em partes rs), primeira vez que tenho um suspeito certo e não me fazem mudar de ideia até o fim. É um ótimo livro, mesmo padrão dos demais da Agatha, mas sempre com uma história nova. Acho que tinha muita expectativa nesse livro (talvez pela temática Halloween, que nem teve muita presença) e acabou que não consegui me apegar a nenhum personagem, como aconteceu em Morte no Nilo (PERFEITO!!) e o Assassinato na Casa do Pastor (li faz alguns anos e devorei a metade pro fim numa noite). Não deixa de ser interessante e o desenrolar dos últimos capítulos são muito bons, tem uma tensão e um suspense que fazem você querer ler rápido para descobrir o desfecho haha. Em resumo, mais um ótimo romance policial da rainha dos romances policiais.

"[...] Nunca passaria pela cabeça de ninguém que pudesse ser um perigo. O senhor já deu uma mordida numa maçã vermelhinha e suculenta e, lá pelo fim, percebeu que estava bichada? A maioria dos humanos é assim [...]", p. 83.

OBS: estou amando essas novas edições da Harper Collins, capa dura bem trabalhada, são muito lindas e estão (a maioria que vi) ainda em torno de R$ 20,00 à R$ 30,00. Ainda não publicaram todos os romances, mas deve ter algo entre 20 edições já lançadas.

Zé Paulo 07/03/2023

Uma mentira que deu ruim
Todos estavam planejando a festa de Halloween ? quando a menina Joyce solta perto de todos que estão ali que ela já presenciou um assassinato quando era mais nova.

Joyce era conhecida por ser mentirosa e aumentar as coisas, mas após esta fala alguém se sentiu ameaçado e acabou assassinato a menina afundando a sua cabeça em uma das bacias de maçã que fariam parte de uma brincadeira.

Quem na festa se sentiu ameaçado?

Não foi um dos melhores, na minha opinião, porque eu achei um tanto cansativo a história. Não me prendeu tanto quanto outros que já li da Ágatha.

Porem, neste temos a Ariadne Oliver que colabora com o Poirot para desvendar mais um crime!

Gustavo Kamenach 14/11/2022

Crime em dose dupla, Poirot em Inception
A noite das bruxas foi mais um bom livro de Poirot, ele está incrível aqui. Quando digo inception em referência ao filme de Nolan é porque aqui o crime principal ocorrido na fatídica festa de Halloween que nomeia o livro leva a uma outra investigação de um assassinato anterior, logo temos uma dupla investigação e isso realmente foi bem interessante. Os outros personagens sao bem construídos. Destaco Mrs. Oliver e gostei de saber que ela é uma personagem recorrente da autora e vou querer ler mais histórias com ela. Um ótimo duplo mistério aqui e para variar errei feio minha principal suspeita!