Cinderela chinesa

Cinderela chinesa Adeline Yen Mah

Resenhas - Cinderela Chinesa

Ana Capelo 30/03/2024

Menina Indesejável
Bom, o livro em si tem uma história mt interessante e triste de saber, porém a forma que foi escrita não me agradou muito.
Não vou falar muito desse livro pois é um paradidatico

Luana.Clemente 20/02/2024

Definitivamente esse é um dos meus livros favoritos. A história por si só já é muito envolvente e com diversas camadas tanto nos personagens quanto nas situações. Mas acredito que o ponto que mais me cativa nesse livro é a escrita.

Adeline possui um respeito à memória da criança que cria uma leveza mesmo nos momentos mais pesados. Ler esse livro é como ouvir um adulto contando sobre momentos de sua vida, mas sem interferir nas memórias, apenas expondo.

São inseridos elementos do que estava acontecendo na época de uma forma quase sugestiva, desapercebida, apenas para que o leitor consiga compreender o contexto. Na minha percepção isso é incrível, pois assim o leitor consegue criar seu olhar crítico e possivelmente justiceiro em cima dos acontecimento.

Em uma sensibilidade tocante essas memórias de uma criança são exposta de forma que você tenha suas próprias percepções sobre os acontecimentos.

Um livro lindo, cheio de emoções, uma leitura fácil e gostosa que te prende do início ao fim.

_bbrcam 18/02/2024

Me interessei em saber mais sobre a autora!
Vou ter que apelar para a autobiografia em inglês haha. mais do que um "conto de fadas", como o nome propõe, é um livro sobre esforço, estudo e as mulheres na China. Muito bom.

Bê :) 28/01/2024

Uma história que nos toca
Que infância/ adolescência sofrida. Como não chorar nesse livro? Como pode uma criança sofrer tanto ? Dolorido ler esse livro, mas muito feliz em saber que tempos felizes chegaram.

Julia5285 10/01/2024

Chorei horrores
Apesar da história ser tragicamente triste, o final faz a leitura valer a pena porque vemos a mulher que ela se tornou apesar de sua infância conturbada. Ao pesquisar sua biografia e ver como ela vive hoje em dia, traz um alívio imenso. Fico muito feliz pela autora, e grata pelo seu relato que com certeza ajudou muitas meninas como ela.

E algo que amei no livro foi a narrativa com os diferentes cenários da China como plano de fundo. Para uma amante de história, ver o passar do tempo no país foi realmente muito interessante.

Lelê 22/12/2023

Eu amo esse livro não só por conta da história maravilhosa, que te prende do início ao fim diante do sofrimento de Adeline com a família ODIOSA que ela tem, mas também pelo peso emocional já que foi minha ex professora de português que o passou como leitura obrigatória e o livro acabou se tornando um dos melhores que eu já li em minha vida. Adeline sofre com diversos abusos familiares, desde os irmãos até de seu próprio pai e madrasta que a tratam com uma indiferença cruel. Adeline perdeu sua mãe ainda quando recém nascida, sua mãe não teve um parto tranquilo e acabou falecendo, depois do acontecido o pai de Adeline acaba se casando novamente, dessa vez com uma mulher nada parecida com sua ex esposa. Quem realmente se importava com Adeline eram apenas sua tia Baba e seus avós, quem influência Adelineca se esforçar nos estudos é sempre sua tia Baba. Em um acontecimento que muda tudo, as duas são separadas e Adeline sofre o dobro. Eu ficaria horas descrevendo cada acontecimento desse livro, mas não existiriam palavras o suficiente para tudo oque esse livro representa. Só tenho a agradecer a professora e amiga Graci Ruiz, que me apresentou a essa obra que mudou minha percepção sobre muitas coisas no mundo.

Aninha 02/12/2023

Adeline???
Uma história de grande superação onde Adeline, hostilizada por quase toda sua família pela mãe dela ter morrido depois de uns dias de seu nascimento, muito dedicada consegue seguir sua carreira com grande determinação e sucesso apesar das decepções. Livro muito bom vale a pena ler.
Caio383 30/12/2023minha estante
Parece ser interessante ?

Isabela 28/11/2023

Cinderela Chinesa
Então... Eu li esse livro pra um trabalho na escola, e sinceramente não gostei muito. Acho que é uma história super válida, tem que ser compartilhada e traz muito sobre o contexto da China. É super interessante de ler relatos porque eles te dão a noção de como realmente existe crueldade. E essa crueldade toda que me fez não gostar muito do livro, é óbvio que ela não tem como mudar a crueldade que ela experienciou, mas o livro inteiro tu fica sentindo pena e dó. Eu super recomendo pra quem interesse na China e quem não se importa de ler coisas que contemplam a desumanidade.

Maria <3 26/11/2023

Adeline
Um dos melhores memoirs que eu já li, 'cinderela chinesa' é um livro tocante e angustiante.

pelos escritos de adeline conseguimos sentir toda a sua dor e ansiedade diante da rejeição e crueldade da própria família. enfrentando mal tratos de todos os tipos, a garotinha só encontra paz nos estudos e nos livros, fazendo de tudo para trazer orgulho para o pai, e sendo tratada com desprezo apesar de nunca ter feito nada.

além disso, temos o retrato da sociedade machista da época, e acima de tudo vemos o mundo pelo olhar de uma criança assustada e indejada que durante toda a sua vida só desejou ser amada.

"além disso, você é um filho, não uma filha desprezada."

bmeetsevil 21/11/2023

Adeline Yen sofreu hein
Esse livro é a prova de que nem todo mundo serve pra ser pai/mãe!!! A criança sofreu mais que jesus na cruz, ganhou vários traumas familiares, mal tinha um suporte emocional? misericórdia