Timeless

Timeless Gail Carriger




Resenhas - Timeless


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Coruja 22/04/2014

E chegamos enfim ao último volume do Protetorado das Sombrinhas e, céus, devo dizer... que livro. Esse foi um daqueles volumes que uma vez que você começa a ler, é difícil fechá-lo, mesmo que seja para necessidades básicas como comer, ir ao banheiro ou dormir.

Posso dizer isso porque eu virei uma noite para conseguir chegar ao final. E isso sem crise de insônia – eu estava morrendo de sono, com os olhos até ardendo, e a cada capítulo que começava dizia para mim mesma “só mais esse, só mais esse” e assim foi até uma da manhã e a última das quatrocentas e tantas páginas do volume.

Que atire a primeira pedra quem nunca fez o mesmo. Sim, Dé, estou falando com você, que me passou uma descompostura quando confessei minhas prioridades no dia em que terminei de ler Timeless.

Em todo caso... Timeless começa alguns anos após o término de Heartless. A vida parece estranhamente tranquila para Alexia – descontando o fato de que (1) ela está morando no terceiro melhor closet de Lorde Akeldama, que adotou sua filha, Prudence, para impedir que os outros vampiros a matassem; e (2) ela é esposa do Alpha dos primeiros lobisomens urbanos em Londres, o que significa para além de cuidar de Lorde Maccon, ela também tem de lidar com os pequenos dramas que envolvem o dia-a-dia do resto da matilha.

E vou dizer, quanto drama...

Timeless revela novos pares (e vou dizer que eu já estava adivinhando o que ia acontecer com esses dois desde que o Biffy foi primeiro transformado...), novos conflitos, traz à tona revelações importantes e termina numa nota agridoce, mas perfeita para esse livro.

Mais interessante talvez seja a fluidez de gênero e relações que existe em todos os livros. A despeito da época em que a história se passa – pelo que eu me lembro, os vitorianos eram ridiculamente reprimidos – existe uma naturalidade e uma aceitação que eu não me lembro de ter encontrado em nenhum outro livro voltado para o público alvo da série (é um young adult com foco no público feminino). E sim, há personagens incrivelmente caricaturais, como Lorde Akeldama (embora o exagero dele possa ser justificado como uma forma de jogar fumaça e espelhos nos olhos do resto da sociedade), mas você tem Madame Lefoux e o Professor Lyall e o próprio pai da Alexia – todos eles personagens inteligentes, capazes e admirados e/ou temidos por aqueles que estão à sua volta.

Eu aplaudo a maneira como Carriger conduziu toda a série. Os personagens – absolutamente TODO o elenco de personagens e não apenas os protagonistas – são carismáticos e têm seus momentos de destaque. Nenhum dos livros é desnecessário, é mera enrolação de lingüiça (exceto talvez pelo segundo, que menos que enrolação, é mais um volume de transição). Há seus altos e baixos, mas no geral, o resultado é mais que agradável. Eu certamente não me importaria em ler mais nesse universo, em ver Conall e Alexia no Egito, ou o reencontro de Biffy e do Professor.

Acho que vou procurar fanfics agora que a série acabou...

site: http://www.owlsroof.blogspot.com.br/2014/04/para-ler-timeless.html
comentários(0)comente



Deyse M. 13/07/2015

Amei e agora fico triste porque acabou!
O último volume da série "O protetorado da sombrinha" me encantou tanto quanto o primeiro e o quarto livros! De novo, o meu casal de protagonistas favorito permanece junto, os coadjuvantes fazem um bom trabalho em apoio aos principais (principalmente Floote, ele é o máximo!) e o Egito, comparado a Escócia, Itália e mesmo Londres, é o melhor de cenário todos!

Adorei a viagem ao Egito, as cenas dos personagens aportando no Cairo, visitando Alexandria, a descoberta das múmias preternaturais e a tão famosa e poderosa Rainha Matakara querendo conhecer Alexia e sua filha. A fonte da God-breaker plague, que é inicialmente retratada no 2º volume da série, é retomada e explicada completamente aqui neste livro, e tudo é satisfatório e faz muito sentido.

Além disso, assim como no 1º e 4º livros, as cenas de ação e perseguição são excelentes e muito bem escritas!

Adorei o modo como a família Alexia/Conall/Prudence é retrada! Para mim, um acerto é dar a Prudence o carisma de uma garotinha que está dando os primeiros passos, que fala poucas palavras mas que consegue, através de suas ações e confusões não-intencionais, muito bem descritas, nos encantar e divertir ao mesmo tempo. Gente, ela é muito fofa!

(SPOILER)Há suspense também – o maior de todos é quando pensamos que Conall está morto no deserto. Felizmente, isso não dura muito tempo, somente algumas páginas, o bastante para que vejamos quanto Alexia o ama e como ela sofre com a possibilidade de não vê-lo novamente.(SPOILER)

E por falar nisso, o momento mais comovente da história foi a solução que Lorde Maccon encontrou para conciliar a sua imortalidade com a mortalidade de Alexia.

(SPOILER)A ideia dele em fixar residência no Egito no futuro, para que ambos possam envelhecer juntos e ele passe a ser mortal devido à ação das múmias dos preternaturais é genial e muito bem pensada pela autora.(SPOILER)

Li os 5 volumes em um intervalo de pouco mais de um mês e agora, confesso que estou triste por ter chegado ao fim desta série. Acredito que um sexto livro possa ser criado, mas isso não é uma obrigação, já que a história tem seu desfecho perfeitamente descrito.

Valeu muito à pena ter abraçado esta série tão querida e que certamente passou a fazer parte das minhas leituras favoritas.
DinhaCath 21/05/2016minha estante
Tem o spinn off da Prudence!!! Louca pra ler!




Carolina 14/12/2017

Um bom encerramento para a série
Esse quinto livro foi muito divertido! Não foi melhor que o primeiro, mas foi bem melhor que o segundo e o terceiro.

Este é o quinto e último livro do Protetorado da Sombrinha. Se tiverem interesse de ler minhas resenhas dos livros anteriores, elas seguem abaixo:

Alma?: https://www.goodreads.com/review/show/2140250487
Metamorfose?: https://www.goodreads.com/review/show/2143320647
Inocência?: https://www.goodreads.com/review/show/2149398751
Coração?: https://www.goodreads.com/book/show/8356487

Conforme descrito em minhas resenhas anteriores, estamos na Inglaterra Vitoriana, em um cenário steampunnk, repleto de seres sobrenaturais (vampiros, lobisomens e fantasmas) perfeitamente integrados à sociedade.

Circunstâncias que não posso explicar em detalhes (para não dar spoilers dos outros livros) fazem com que nossos amados personagens vão até o Egito para conhecer a lendária rainha dos vampiros: Matakara. Além disso, parece que uma praga quue faz com que os seres sobrenaturais se tornem humanos novamente está se espalhando e parece estar ligada ao Egito.

Gostei bastante deste 5º e último livro. Essa saga se encerrou bem e as decisões dos personagens e o que aconteceu com eles foi gostoso de se ver. Novamente repito que os livros subsequentes não me empolgaram tanto como o primeiro, mas foram divertidos, e ouvi-los em audiobook tornou a experiência ainda melhor.

Como li os livros um atrás do outro, confesso que fiquei um pouco cansada, pois tive a sensação de que estava lendo um enorme livro de uma vez só, mas fico feliz de ter acompanhado e terminado essa série. É uma série divertida e com personagens cativantes. Recomendo.

Resenha com spoilers: https://www.goodreads.com/review/show/2159107032
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR