Como Passar no Vestibular

Como Passar no Vestibular Lair Ribeiro

Resenhas - Como Passar no Vestibular

Hügø 14/07/2023

A idiossincrasia estudantil
"Como passar no Vestibular", livro escrito por Lair Ribeiro, um escritor de autoajuda, professor e palestrante. A premissa do livro é transmitida pelo seu título, através de técnicas que visam otimizar a maneira de se aprender.

De primazia, as ideias tratadas no livro podem ser aproveitadas (aprendidas) a partir do momento que você nunca tocou no assunto, no entanto a leitura se torna desgastante e repetitiva para quem já possui conhecimento prévio sobre o assunto.

No início do livro, o autor aborda o conceito de "meme", criado pelo Zoólogo Richard Dawkins, que se refere a "uma unidade de transmissão cultural, ou de imitação", ou seja tudo aquilo que se transmite através da repetição, como hábitos, costumes etc.
A partir deste conceito, ele desencalha a ideia de "O MEME do SUCESSO ESTUDANTIL" que se delimita em uma plano que contém diferentes circunstâncias que está regido por instruções prederminadas. Embora seja atraente a ideia de seguir um roteiro preexistente que determina a linha estudantil a se seguir, no entanto, apesar do autor citar os agrupamentos que interferem neste roteiro, é praticamente impossível seguir este roteiro estando em condições desaforáveis que não permitam nem o acesso ao próprio livro. Além do mais, no final do livro, o autor cita os depoimentos dos primeiristas dos vestibulares. Aparentemente, nenhum deles esteve sujeito à condições que impossibilitassem minimamente seus estudos.
Claro, estou exigindo de mais de um livro para que proponha soluções sociais (ainda assim, a contigência de passar ou não no vestibular, está intrinsecamente relacionada às condições do candidato, não a sua dedicação).

Ao decorrer do livro, o autor cita a ideia de inteligência, como sendo a capacidade de discernir aspectos concretos ou abstratos no seu ambiente, então quanto mais diferenças você enxergar, 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑖𝑛𝑡𝑒𝑙𝑖𝑔𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑣𝑜𝑐𝑒̂ 𝑒𝑠𝑡𝑎𝑟𝑎́ 𝑠𝑒𝑛𝑑𝑜. Embora eu aprecie a ideia de distinção, por exemplo, ao observar as semelhanças nas questões de uma prova, você conseguir acertar a resposta por meio da diferença entre elas, contudo para mim não é cabível enquadrar a inteligência neste único fator.

Gostei da aparição das inteligências múltiplas, assim como do canal perceptivo dominante (auditivo, cinestésico ou visual). São ótimas maneiras de se trabalhar consigo mesmo. . . .

Aprendizado multissensorial, associação, mnemônicos, respiração, movimentação dos olhos (?), estudar com plano de fundo barroco, utilização de mapas mentais, tipos de leitura etc. foram temas abordados no livro que variando, despertaram meu interesse.

O final trata, como supracitado, dos primeiristas do Vestibular, que até onde eu compreendi, sempre se tratou somente de autoconfiança, motivação e estratéga, simples.
Hügø 14/07/2023minha estante
"???? ??????????? ????? ??????? ?????"

Hannah 20/04/2023

O livro de forma resumida se trata de um autoconhecimento e as maneiras mais ?eficazes? de estudo se utilizando de exemplos e dados estatísticos.
Atualmente, é muito conhecido esses métodos, logo não sendo não alterando nenhum pouco minha mentalidade.
É um livro bem rápido de ler com várias atividades didáticas nele.
?Encare a realidade não como você gostaria que ela fosse, mas sim como ela realmente é?

Maressa.Naara 06/12/2020

Descubra seu porquê
Mude suas convicções com relação ao vestibular
Que hábitos você gostaria de mudar? E como fará isso?
Que tipo de inteligência você tem?
Gerencie seu tempo da melhor maneira possível
Alimente-se bem, durma bem, faça atividade f´sica, tenha momentos de descanso
Anotações com cores, em mapas mentais, teoria e prática
Revisões espaçadas, por meio de questões
Respire corretamente
Leia sem subvocalização
Mantenha os olhos sadios
Mantenha a postura
O que querem que você saiba deste assunto?

Henrique Fendrich 22/07/2020

Tentei aplicar algumas técnicas desse livro para passar no vestibular de uma federal, mas não deu certo. Acabei passando em uma universidade particular, mas certamente não foi por causa desse livro. Hoje em dia até me espanta que eu tenha acreditado em livros desse tipo.