A Princesa Leal

A Princesa Leal Philipa Gregory

Resenhas - A Princesa Leal

Joy 29/12/2022

Catarina de Aragão, rainha da Inglaterra, infanta da Espanha
Que oportunidade de conhecer mais sobre Catarina, uma mulher que, muitas vezes, é pintada apenas como a esposa renegada de Henrique VIII. Afeiçoei-me a ela, tenho que dizer. O modo com Philippa descreve a rainha dispensa comentários. Passei a admirar essa figura histórica, antes desconhecida por mim. O rei Henrique, por outro lado, é retratado como um tremendo mimado (o que eu acho que ele realmente foi), um rei fraco. Como sempre, recomendo a leitura.

Vanessa.Pitsch 22/06/2021

Catarina de Aragão
Um livro que começa empolgante e aos poucos se torna um pouco cansativo. Decepciona um pouco em relação aos demais livros da autora.

Marina Fernandes 06/05/2020

Uma viagem ao psicológico de Catarina de Aragão
Sempre foi dito a esta princesa que ela seria rainha da Inglaterra, e ela não medirá esforços para que isso seja verdade...
Pela cultura popular, conhecemos Catarina de Aragão como uma das mulheres mais desafortunadas da modernidade. Sempre retratada como velha e não tão atraente, comparada à belíssima Ana Bolena, Philippa Gregory nos mostra que o senso comum não compreendeu a essência desta incrível figura histórica.
Nesse livro, temos a oportunidade de ver muito mais dessa rainha que foi tão amada pelo povo inglês. A autora nos mostra desde sua infância, na presença de seus pais, os reis católicos: Isabel de Castela e Fernando de Aragão, e suas irmãs: Isabel, João, Joana (futura rainha de castela, conhecida como Joana, a louca) e Maria.
Vivendo a sombra de os considerados os maiores reis europeus para a cristandade, a autora mostra forte ligação de Catalina com sua família e sua terra natal, retratando seu sentimento com perfeição ao ter que perder tudo isso para partir para Inglaterra, em busca de cumprir com seu dever de ser a rainha do povo inglês, a partir de seu casamento com Arthur, o príncipe de Gales e herdeiro do trono.
Aqui, vale destacar que a autora descreve de forma cuidadosa os eventos importantes da infância de Catalina junto aos seus pais, como sua presença em suas guerras santas, descrevendo sua atuação de maneira bastante interessante, e até a famosa conquista de Granada em sua luta contra os mouros. Tendo sido criada nesse ambiente de intolerância religiosa para com as “fés não verdadeiras”, vê-se que a personagem principal está em uma luta constante com essas suas crenças, porém nunca as abandona.
Outro aspecto muito importante dessa parte da vida da infanta é a sua relação com sua mãe, a rainha Isabel de Castela. Não só no período em que conviviam juntas no mesmo palácio, mas também em sua comunicação após a partida de Catalina fica evidente as nuances de sua relação. Vemos como a fé de Isabel, passada a Catalina, e sua condição dentro da monarquia pode esfriar seus laços familiares.
A autora desenvolve seu romance com maestria, porém sem comprometer a veracidade da vida dessa princesa espanhola. Dando um maior detalhamento (de forma romantizada) ao seu primeiro casamento com o príncipe Arthur, a autora descreve os infortúnios da vida desta princesa, os quais a levaram até seu casamento com o irmão mais novo de seu falecido marido, o futuro rei Henrique VIII.
Ainda, Philippa Gregory constrói uma teoria para desvendar nesse livro um mistério que permanece sem respostas até os dias de hoje: haveria Catalina consumado seu casamento com Arthur?
Os muitos eventos verídicos que antecedem seu segundo casamento, entretanto, são pouco mencionados, principalmente a sua longa espera em condições nada dignas de uma princesa, e o fato de que Henrique escolheu Catarina para ser sua esposa por livre e espontânea vontade, ao se tornar rei.
A partir de sua ascensão como rainha há uma sucessão de acontecimentos que não são normalmente retratados sobre a rainha Catarina de Aragão, destacando sua enorme força e coragem.
Essa obra é extremamente rica e interessante, vale a pena a leitura de cada página. Todo mundo deveria se dar a oportunidade de conhecer a rainha espanhola da Inglaterra Catarina de Aragão, uma mulher leal a sua fé, a sua família, aos seus deveres e a sua ambição.

Mizinhah 07/02/2019

História da Catarina de Aragão
O livro é focado mais em descrever os anseios e aspectos psicológicos da Catarina de Aragão na tentativa de ser e se manter rainha da Inglaterra do que seu reinado com o rei Henrique. O ritmo é lento, mas chega no final dá uma disparada como se a autora quisesse terminar logo. De modo geral, vale a pena a leitura pra quem quer começar a ler sobre o reinado do rei Henrique VIII.