O Livro de Ouro da Mitologia

O Livro de Ouro da Mitologia Thomas Bulfinch

Resenhas - O Livro de Ouro da Mitologia

Daniel 01/10/2017

Livro de Prata da Mitologia
Para ser chamado de livro de ouro um livro tem que tratar de tudo relacionado ao tema e não é isso que se vê neste livro.

O autor trata com riqueza de detalhes a mitologia clássica greco-romano, citando até heróis e mitos irrelevantes. Mas dedica poucos capítulos para as mitologias nórdica, bretã e oriental. Também não há citação nenhuma às mitologias latino americanas, as ricas culturas maias, astecas e incas e mesmo indígena brasileira e estadunidense.

Por isso, para mim, este é o livro de prata da mitologia ou o livro de ouro da mitologia greco-romana.
l. r. Silva 19/12/2017minha estante
Tive essa mesma impressão. Também incomodou um pouco o fato dele usar os nomes romanos dos mitos, em vez dos gregos. O que você recomenda na linha das demais mitologias que você citou?
um abraço, valeu!

Loris 13/08/2017

O livro de ouro da mitologia
Um bom resumo sobre mitologia de várias partes do mundo.

Giuliana.Fagotti 01/08/2017

Ótimo livro
Um ótimo livro para quem deseja saber das principais historias da mitologia, principalmente da grega e romana, as historias são contadas de maneira sucinta, mas que tornam a leitura leve e cativante.

Lindsey 23/03/2017

Fascinante
Hércules, Poseidon, Medusa, Apolo, Zeus.. provavelmente você já ouviu falar sobre esses deuses da mitologia, mas e Dafne, Actéon, Vertuno, Cadmo, Niso..? Além dos personagens abordados pela Disney, ou mais recentemente em Percy Jackson, existem muuuitas divindades mitológicas que são interessantíssimas. Isso se deve pelo fato de que na antiga Grécia (e depois Roma) a religião era baseada nesses mitos e seus heróis eram cultuados como deuses realmente. Assim como hoje você reza para Santo Antônio para tentar desencalhar, os gregos rezavam para Afrodite, a deusa da beleza e do amor. As histórias foram sendo passadas de geração a geração, influenciando tanto a religiosidade de outros povos, indo parar até em Dalai Lama, como também inspirando muitos pintores, músicos e autores, até hoje em dia, diga-se de passagem. Esse livro explica de onde tudo isso surgiu e suas principais curiosidades, e você passa a entender porque a mitologia ainda fascina tanta gente.
* Confira minhas outras resenhas no Instagram @livro100spoiler

site: https://www.instagram.com/livro100spoiler

Dinei.Antonio 19/03/2017

Os gregos acreditavam em um mundo povoado por deuses, semideuses, heróis. Neles viam resplandecer suas paixões, sua dor diante da existência etc.

Para os gregos arcaicos o mundo era sobrenatural. E o homem parte dele. Sendo influenciado por essas forças míticas. Das quais o ser não podia fugir.
Deuses, semideuses, seres sobrenaturais formavam um todo com a figura do homem. Seus destinos se entrelaçavam.,

Para o grego arcaico era inconcebível um mundo sem os deuses. O mesmo se pode dizer que; era inconcebível a ideia de seres pensantes puramente dotados de livre- arbítrio, livres, sem qualquer ligação com divino.
Para o grego arcaico o homem,mulher, estavam sujeitos ao destino. Sendo esse destino uma força capaz de subjuga-lo aos seus decretos.

Logo não podemos ler esse livro sem termos em mente o contexto do grego arcaico. Pois de outra forma acharíamos loucura todo a concepção dos antigos helenos.

Silvinha.Teles 28/01/2017

Bom, mas...
Bem resumido, abordagens superficial.

Fah Mattos 10/01/2017

O Livro de Ouro da Mitologia
É bom para quem se interessa pelo tema.
Na época que o adquiri estava numa vibe mitológica, então foi muito útil. Leitura fácil, muitas informações acerca do tema, um compêndio das histórias e personagens mais conhecidos.

May 31/12/2016

Completo
Ideal pra quem quer saber mais sobre mitologia. O livro é muito completo e repleto de informações.

Tiago 29/12/2016

Conhecimentos essenciais
Um livro essencial, enriquecedor. O autor apresenta, de forma sucinta, as mitologias grega, romana, egípcia, indiana e nórdica. Muitas histórias nos esclarecem de onde autores contemporâneos retiraram inspiração para seus livros, como é o caso de J.K. Rowling, Rick Riordan e Colleen Houck.

DouglasNickson 26/12/2016

Nem tão de ouro assim....
A proposta do livro e abordar as diversas mitologias, grega, romana, nórdica entre outras...
A ideia é boa, mas a execução nem tanto, o autor optou por não utilizar os nomes gregos, o que não gostei, é muito estranho ver ele chamando Zeus de Jupiter, Poseidon de Netuno, em certos momentos eu me perdia em saber de quem ele estava se referindo.

O Livro é muito resumido e tenta abordar historias de diversas divindades, porém tudo é altamente resumido e as historias são bem cansativas, a narrativa e meio entediante.

Talvez quem precise de um resumão sobre mitologia valha a pena esse livro, mas talvez algumas horas em uma wikipedia da vida seja mais proveitosa.

Romario.Lima 25/12/2016

Resumido
O livro é bom porém, muito resumido apenas um compilado de algumas histórias, não se aprofundando em nenhuma delas.

Gil. 18/11/2016

O Livro de Ouro da Mitologia.
Curtir,eu tinha uma certa curiosidade sobre a mitologia grega,acabei conhecendo outras histórias fantásticas,o escritor procurou pesquisar e explicar bem cada origem,período e momentos tudo bem relatados no livro...,muito bom.

EDU 13/11/2016

Introdução à Mitologia
Bom texto introdutório. Apesar do autor ter preferido os nomes latinos aos gregos, a obra é de leitura fácil e agradável. O fato de não se ater apenas aos mitos greco-romanos também contam pontos positivos para a obra. Recomendado.

Nena 07/11/2016

Para quem quer um resumão básico em um só livro, esse é o livro certo. Fala da mitologia grega, romana, guerra de troia, a odisseia de Ulísses, Pitágoras, mitologia oriental e nórdica. Tudo bem resumidão e com ilustrações. Ponto fraco: muito resumido, ilustrações em preto e branco e não cita as “coincidências” da vida de vários deuses com o cristianismo. Aliás, usou por mais de uma vez o termo “trevas do paganismo” referindo-se a uma religião muitíssimo mais antiga q o cristianismo, o q achei tremendamente desrespeitoso. Mas é um bom livro.
Vikevelyn 07/11/2016minha estante
Como sempre suas resenhas estão sensacionais (: vou ver se tem em pdf pq comprar um "resumao" nem compensa.

Dea 29/08/2016

Mais que história
A compreensão da história se faz através da leitura deste livro. Muito completo, traçando os devidos paralelos entre a mitologia grega e romana. Não encontrei nenhuma falha nos relatos, achei muito instrutivo.