O Livro de Ouro da Mitologia

O Livro de Ouro da Mitologia Thomas Bulfinch

Resenhas - O Livro de Ouro da Mitologia

Dark_moon.ii 12/08/2023

Adorei o livro, eu só gostaria que eles tivessem se aprofundado tanto nas outras mitologias quanto se aprofundaram na greco-romana

William LGZ 11/08/2023

Muito bom embora tente englobar mais história do que devia
Uma coletânea das principais histórias da mitologia greco-romana e um pouco de algumas outras, em linguagem acadêmica, mas não tão complicada, que tenta transmitir de forma integral todo o conteúdo abordado sobre os antigos povos.

Embora hajam algumas críticas em relação ao autor e sua abordagem que supostamente censura certos trechos mais explícitos em alguns contos, para mim que não sou um profundo estudioso do assunto o livro entregou tudo o que prometeu e foi em grande parte muito bom de ser lido.

O que não apreciei e foi o principal motivo para não ter dado uma nota maior consiste no fato de outras mitologias terem sido trazidas a tona bem no finalzinho, de forma apressada e sem tanta necessidade disso já que se vende muito mais focado nas civilizações gregas e romanas do que outras. De qualquer forma, ainda assim o indico pois é um dos melhores que já li se tratando desse gênero.
Amanda2041 11/08/2023minha estante
Nossa, quero muito ler esse livro!

William LGZ 11/08/2023minha estante
Espero que goste!

Carolina221B 30/07/2023

Enriquecedor
Aqui fazemos uso daquela famosa frase que o Skoob tanto ama: "O bom livro é aquele que se abre com interesse e se fecha com proveito."
Apesar de eu ter achado a leitura muito cansativa(talvez pelo fato de conter muita coisa em uma única página), eu amei muito esse livro. As pessoas podem até achar as histórias bestas e sem sentido, mas os grandes autores pensavam o oposto. Ter o conhecimento dessas histórias vai, com toda a certeza, me ajudar na leitura de vários e vários livros. Recomendo a todos, sem exceção!

"NÃO TE CURVES AOS INFORTÚNIOS, E SIM, AVANÇA COM MAIOR CORAGEM."
Craotchky 31/07/2023minha estante
Sim! Bem isso. Ler as grandes histórias clássicas serve também para ter contato com aquilo que será referenciado pelas obras posteriores; é se apropriar daquilo que norteou e influenciou muito da produção cultural vindoura

Carolina221B 31/07/2023minha estante
Isso, você falou tudo!!! Por isso eu amo ler os livros antigos. Eu sinto um prazer inexplicável quando entendo uma referência sobre algo que eu já li, principalmente quando vem de um dos personagens "frios e calculistas" que eu tanto amo. Kkkkkkk Ah, ainda tem tanta coisa para eu ler nessa vida... ?

Craotchky 01/08/2023minha estante
Quem não gosta de pescar referências, né

J.U. ð¹ 20/07/2023

Realmente um livro de ouro
Apesar de trabalhar com outras mitologias, o foco principal do livro é a mitologia grega(romana, no caso das nomenclaturas), e é nesse ponto em que terá seu maior brilhantismo, todavia ainda é possível o leitor ter algumas pinceladas dos mitos nórdicos, hindus, etc.
O leitor deve ter em mente que mitos são contados de variadas formas e possuem muitas versões, então não se frustrem caso alguma história familiar esteja em outra perspectiva e foquem e absorver o conteúdo e depois compará-lo com o que já lhes era conhecido, assim é possível desfrutar da melhor maneira do conteúdo.
Por variadas razões prefiro as versões gregas dos deuses e mitos, porém me senti muito satisfeito em conhecer a perspectiva romana, algo que me ajudou muito a entender os nomes e algumas versões diferentes de certas histórias, então foi um ponto positivo.
No mais, devo avisar que o livro possui muito conteúdo, de forma que é aconselhável ter um bom projeto de leitura e não desconsiderar a realização de anotações para melhor compreensão.

Marcio.Araujo 15/07/2023

O livro em si não é tão interessante mas é super útil para quem quer ter mais contato com a mitologia, especialmente com a greco-romana.

Helo Zanella 14/07/2023

?O Livro da Mitologia ? (Thomas Bulfinch)
Livro incrível. Sempre fui muito obcecada pelo Mundo Antigo, principalmente mitologia, óbvio, e esse livro simplesmente saciou minha sede pelo tema. Com certeza vou reler daqui a um tempo!
Através da escrita fluida e elegante do Thomas Bulfinch, foi possível navegar pelas mais diversas lendas, alegorias, histórias e biografias de inúmeros dos deuses, heróis e personagens mais importantes da Grécia e Roma Antiga.

Geovana114 30/06/2023

Eu esqueci que tinha terminado esse livro (???_?_???), acontece...
Eu não gostei, é isso. Podia tecer uma crítica aqui, como eu já fiz várias vezes na minha cabeça ao longo da leitura, mas não vou pois tenho preguiça. Fora isso é legalzinho pra passar o tempo e a capa é linda.

Neves35 06/06/2023

Perfeito
Para mim esse livro cheira a casa.
Eu não acabei de ler e não pretendo acabar.
A escrita é poética, linda e envolvente, guardo esse livro há dois anos para ler nos momentos que preciso me sentir bem e é isso que tenho feito.
Não sei por quanto tempo mais vou ter essa leitura para os momentos de aflição, mas espero que quando eu finalizar o livro tenha um novo que me gere o mesmo conforto que este

Nandafeldner 04/06/2023

SIMPLESMENTE PERFEITO
Este livro saciou todas as minhas obsessões por mitologia grega, explicando as coisas perfeitamente com milhares de histórias estou completamente apaixonada por esse livro!! Explica cada coisa histórias, deuses, criações e até as criaturas mitológicas, se você gosta de mitologia grega eu super recomendo voce ler!

Gustavo.Neves 02/06/2023

Excelente guia mitológico.
Sou fascinado pela mitologia grega desde criança, e esse livro abre portas para que conheçamos mais sobre os deuses e heróis mitológicos, e não apenas os gregos. São diversas históriaa importantíssimas para a compreensão dos mitos, das antigas tradições helenísticas e da literatura ocidental num geral, dado o grau de importância das narrativas épicas oriundas da Grécia antiga.
Apesar de um ótimo guia, é válido ressaltar que algumas histórias aqui narradas deixam de fora pontos importantes para melhor compreensão de certos eventos, o que torna importante pesquisar certas coisas externamente ou buscar as fontes originais para que se entenda plenamente o que esrá sendo passado. Esse detalhe é perdoável tendo em vista o fato de que se trata de um compilado de várias narrativas importantes, mas algumas lacunas me pareceram mais "imperdoáveis", o que me leva a não dar as cinco estrelas.
No mais, para um guia básico é praticamente perfeito, e vai fascinar os amantes dos mitos e abrir portas para novos estudiosos do assunto.

Ross 28/05/2023

Altares ruíram e templos se perderam nas areias do tempo, mas as religiões da Grécia e da Roma Antigas nunca desapareceram por completo. Seu legado de mitos e heróis continua presente até hoje, e é o pilar da cultura ocidental. As histórias passadas de geração a geração há milênios, que hoje são peças-chave das mais populares e consagradas obras de diversas formas de arte estão reunidas aqui, sob as bênçãos de Zeus.As mais cativantes narrativas que a mente humana já criou transportam o leitor para terras onde fatos incríveis acontecem - onde belas ninfas e corajosos heróis veem seus destinos nas mãos de caprichosos deuses e criaturas fantásticas ganham vida.

Emille.pravereler 13/05/2023

@pravereler
Demorei muuuuuito pra ler esse livro, mas finalmente terminei.
O livro é sobre contos e histórias da mitologia. Confesso que me perdi várias vezes naos contos, pois os Deuses mudam de nome, mesmo assim é um livro interessante de ler. Apesar da leitura difícil, é legal ver como os povos antigos criavam contos e histórias sobre Deuses e heróis para justificar algo ruim ou que não conheciam alguma explicação.
É interessante ver como o ser humano precisa que tudo seja justificado, que tenha um motivo. Tanto as coisas boas, como as ruins.
Tem estórias bem interessantes, algumas eu já conhecia, como os 12 trabalhos de Hercules, e outras nunca tinha escutado, como o mito de Cassandra e o de Penelope.
Legal ver também como surgiram e o significado de algumas palavras e expressões que usamos no cotidiano, como o fato da palavra PÂNICO ter origem no Deus Pã.
Enfim, apesar de ser um livro arrastado e difícil de se ler, tem seu lado bom e pra quem gosta de histórias sobre mitos e heróis, vale a pena ler.

Madu 29/04/2023

Excelente livro para quem quer ter uma base sobre conhecimentos mitológicos. Como o livro mesmo afirma, muitas histórias estão relacionadas a histórias da Bíblia, elementos da natureza e simbologias.