O Livro de Ouro da Mitologia

O Livro de Ouro da Mitologia Thomas Bulfinch

Resenhas - O Livro de Ouro da Mitologia

Patricia 27/08/2016

Interessante
Amo mitologias e ameiii saber um pouco mais sobre elas e com mais detalhes

Jamil 26/08/2016

Manual de consulta
O livro é muito bem dividido em capítulos que aglomeram os mitos por afinidade. Essa organização permite uma leitura pausada, ou até mesmo de eventuais consultas às histórias dos mitos.
O destaque é sem dúvida para a mitologia greco-romana, a melhor catalogada e registrada ao longo dos anos. A falha está em centrar na mitologia hindu-europeia e esquecer/omitir/ignorar as mitologias sino-japonesas, nativo-americanas e africanas subsaarianas.

Ricardo1z 24/03/2016

Conhecimentos gerais
Na época de Thomas Bulfinch havia um interesse grande por mitologia, especialmente grega. O autor fez um trabalho incrível registrando muitas histórias que geralmente só se encontram esparsas, além de ter resumido, sem que tenha perca de encanto. A descrição da Guerra de Tróia, por exemplo, é muito mais agradável de ser lida aqui do que na Ilíada original (opinião pessoal). Certamente a melhor introdução ao assunto.

Alessandro Sanntos 15/02/2016

Interessante...
Para quem gosta é realmente muito interessante. Eu "abandonei" mas de vez em quando eu dou uma lidinha para passar o tempo.

Edu 13/01/2016

Legal
Legal o livro, tem uns textos bem interessantes, mas... a ideia do autor de chamar os deus gregos pelos nomes romanos matou o livro totalmente. Quem prefere os nomes romanos pira.
Inato 12/08/2016minha estante
Devia apresentar os dois

Edu 13/08/2016minha estante
As vezes o nomes em grego aparecem entre parenteses, ou são comentados, mas não é sempre. O autor preferiu mesmo os Romanos, nem curti.

Edu 13/08/2016minha estante
Mas tem bastante coisa legal no livro, apesar disso.

Everson Rodrigues 18/12/2015

Análises descompensadas, mas leitura regular.
É interessante o modo didático que começa o livro e as análises sobre a mitologia grega prendem a atenção. As discussões sobre monstros mitológicos e sobre a origem da mitologia também são boas. Infelizmente o livro se propôs a discutir várias mitologias, mas foi tão breve em outras importantes como a egípcia que ficou meio frustrante. No mais, é uma leitura recomendada pra quem tem interesse no assunto e quer uma leitura leve.
Patricia.Paixao 27/01/2016minha estante
Achei que iria encontrar mais informacoes sobre a mitologia egipcia e seu politeismo fascinante.Mas fiquei descepcionada com isso.O autor poderia especificar "O livro de ouro da Mitologia Grega e Nordica",mas por 9.90 foi uma boa leitura.

Mano Magrão 09/09/2015

Completão!
História completa sobre o tema proposto, nenhum detalhe fica para trás. Super recomendado para quem gosta do tema e deseja conhecer mais sobre o assunto!
NandoLAo 10/09/2015minha estante
muito bom mesmo

Patricia.Paixao 27/01/2016minha estante
Faltou se aprofundar na mitologia egipcia

Fábio 05/09/2015

Quando comprei esse livro, não esperava muito, mas vi que foi uma ótima escolha.

Leila 05/09/2015

Livro ótimo! Uma das teorias para o meu TCC. Adoro mitologia e nada como ler O livro de ouro para se aventurar em cada página. Recomendadíssimo!

marcelgianni 22/08/2015

Completo mas resumido
Não se trata de um resumo ou sinopse do livro (para isso basta pesquisar na web ou ver algumas outras resenhas postadas aqui), mas sim de um relato do que me chamou a atenção no livro, e que pode influenciar outras pessoas na sua decisão de lê-lo ou não. Sem o uso de spoilers, faço uma análise sucinta da obra, justificando minha nota atribuída.

Livro pretensioso, que aborda o tema mitologia de uma forma geral, desde as famosas lendas e histórias da mitologia grega e romana, passando pela mitologia oriental, e finalizando com a mitologia nórdica. Em alguns momentos ele precisa ser bem resumido, já que são menos de 350 páginas para abordar o máximo de temas relacionados à mitologia. O autor traz muitas citações de autores em versos, o que torna estas partes mais chatas, mas no geral é um bom livro para se ter uma noção geral sobre mitologia. Uma crítica que muitos leitores fazem do livro, que é ilustrado, é que suas imagens são em preto e branco, mas nada que diminua sua qualidade.

site: https://idaselidas.wordpress.com/

Alex Marcelo 23/05/2015

Recomendo!
O Thomas Bulfinch conta a estória dos Deuses, Semi Deuses, Heróis etc de uma forma tão clara e objetiva, que dificilmente senti vontade de parar à leitura. Eu que sempre tive um certo interesse em saber um pouco mais sobre a Mitologia Grega posso dizer com veemência que aprendi muita coisa e fiquei fascinado! Confesso que para marinheiro de primeira viagem é um pouco mais confuso, pois o lance dele ter dado os nomes dos Deuses em grego e romano deixa a gente um pouco perdido! (risos) Mas nada que umas repaginadas não resolvessem tal problema, ouso informar que é um livro com muitas informações.Muito bom! Com certeza lerei novamente e pesquisarei mais outros livros com o mesmo tema. Em tempo, Bulfinch foi feliz em ter enfatizado também sobre outras mitologias como a Nórdica, Celta, etc. O livro é excelente!!! Super recomendo!
Alex Marcelo 23/05/2015minha estante
Ah, não curti muito os poemas citados.

Luciano 05/05/2015

apresentação
Thomas Bulfinch em seu Livro de ouro da Mitologia – histórias de deuses e heróis, divulga as principais narrações sobre a mitologia grega. Este escrito permite a distração com as mais encantadoras ficções que a fantasia criou. Realmente fantástico. O livro inicia-se com a descrição sob o aspecto mitológico sobre a origem da terra. Nomeia os principais personagens dos contos a ser destacado no decorrer do livro, informando detalhes a respeito de cada ente a ser o agente de cada enredo. Com citações de poemas ao final de cada assunto apresentado, o livro diversifica o modo de escrita, não cansando o leitor só com o formato de prosa, e incrementado o repertório do leitor com outros tipos de textos. A presença de imagens mesmo em preto e branco, traz a concretização da fantasia contada. E isso é importante pois ao ler criamos um imaginário sobre aquilo que esta sendo narrado, e com a publicação dessas imagens o leitor pode compará-la com o seu imaginário. Para quem gosta de mitologia, é um livro de fácil leitura.

Sanoli 18/10/2014

Em uma frase:
As histórias genéricas da Bíblia judaica, contadas pela visão dos Gregos e Romanos.

KarinaAldrighis 04/09/2014

Recomendo!
Excelente livro! Para quem gosta de história antiga e quer saber de forma sucinta e rápida sobre Mitologia, este é o livro ideal. Apesar de o autor tê-lo escrito há mais de um século, o livro é bem atual e não fala somente sobre a Mitologia greco-romana, abordando também de forma sucinta porém completa a Mitologia e crenças de outras antigas civilizações. Sempre apreciei história antiga e há muitos anos procurava um livro que abordasse de maneira simples e completa sobre os deuses, heróis e mitos das civilizações antigas, e encontrei tudo neste livro, explanado de forma simples e agradável.

site: www.karinaaldrighis.blogspot.com

Maitê 31/08/2014

ótimo livro para aqueles que querem entender um pouco sobre a mitologia, funciona quase como um guia para iniciantes. Perfeito para pessoas como eu que precisam entender as referencias.