O Livro de Ouro da Mitologia

O Livro de Ouro da Mitologia Thomas Bulfinch

Resenhas - O Livro de Ouro da Mitologia

Josy 02/10/2011

Coletânea
O Livro de Ouro da Mitologia esclarece-nos muitas curiosidades a cerca de tantos personagens mitológicos que sabemos que "existem" porém não conhecemos sua real história.

Confesso que me diverti ao ver que em várias ocasiões os personagens se tranformavam em pedra, aves, bichos do mar. E na maioria da vezes movidos pelo amor ou pelo ódio. Sempre havia punição ou "prêmio" pelas atitudes tomadas.

Adorei, saí sem dúvida da ignorância em se tratando do tema.

25/08/2011

Histórias de Deuses e Heróis
Pra qm ama mitologia como eu, não pode ficar sem esse livro.

Mto interessante e fácil de ler.
Aprendi bastante.

cfsardinha 13/07/2011

O mistério e as histórias dos povos da antiguidade sempre despertarão interesse na humanidade. A mitologia greco-romana é prrincipal dentre todas. Clássicos como a guerra de Tróia, os doze trabalhos de Hércules, as histórias de Atena/Minerva, do rei Midas, além das divindades rurais, as mitologias oriental e nórdica, os druidas, são alguns dos temas tratados nesse livrão que nada mais é que uma compilação... como uma espécie de "barsa" da mitologia.

Senna 23/06/2011

O Livro de Ouro da Mitologia
Duvido muito que alguém nunca tenha ouvido falar em qualquer mito Grego ou Romano, que não conheça a história de nenhum deus, ou mesmo o nome de vários deles.Rei de Midas, que pediu que tudo que tocasse, virasse ouro.

Na antiguidade a mitologia servia para dar explicações sobre a origem e o funcionamento das coisas no mundo, hoje em dia fazemos isso através da ciência, o que não impede que a mitologia se mantenha viva em nossa sociedade. São inúmeros deuses e deusas que até hoje se mostram presentes na nossa sociedade, sendo cultuados, adorados, estão vivos em histórias e festas como os jogos olímpicos. A cultura Grega se fez marcar de uma forma que nunca morreu, quem sabe será eterna.

O livro conta inúmeras histórias carregadas de significados que não deixam de ser atuais, não cabe questionamentos sobre a veracidade do conteúdo, o que vale é admirar a beleza e a imensa criatividade com que esses povos construíram um mundo imaginário em que Tudo faz sentido, tudo se fecha e parece tão óbvio quando não se tem domínio tecnológico e aparato científico para entender o verdadeiro funcionamento das coisas.

Às vezes penso que nós, da mesma forma que eles fizeram, defendemos tanto nosso ponto de vista científico e propagamos ele adiante, queremos que prevaleça para a posteridade. Mas será que um dia não descobrirão o "verdadeiro" funcionamento das coisas do mundo, e o nosso entendimento será então somente um punhado de histórias bonitas e que fazem algum sentido pra quem não sabia ' a verdade'? Será que um dia nossa ciência também será uma mitologia expressa em livros por uma nova civilização mais evoluida?

Importante destacar ainda que o livro não trata somente da mitologia Greco-romana, mas também fala um pouco sobre outras como a mitologia Nórdica, Oriental, Hindu, Egípcia...

PriAndrade 08/06/2011

Queria ter aulas de história desse tipo!

Muito bom livro que conta a história dos deuses (e mortais)! Para quem gosta desse tipo de assunto, esse livro é altamente recomendado, pois conta essas histórias de um jeito interessante (não joga um monte de informações tornando a leitura massante).

Uma coisa que achei bem legal é o fato de no livro, ao contar a história dos deuses, ele indica qual é o nome desse deus em todas as mitologias (ex.: Ares é o deus da guerra na mitologia grega. Na mitologia romana, esse deus chama Marte. Poseidon deus dos mares na mitologia grega que é o Netuno da mitologia romana.)

Na Grécia, as crianças aprendem essas histórias na escola (claro, é a história deles). Mas, não seria bom se aprendessemos nas nossas aulas de história também?

Peterson Boll 26/05/2011

Criatividade
Depois de ler sobre dezenas de cosmogonias e centenas de divindades, cheguei a conclusão que o Monoteísmo é no mínimo, tedioso.
George Facundo 07/06/2011minha estante
Nesse assunto, não sei se vcs viram, mas eu gostei muito de uma série chamada "O Poder do Mito", uma entrevista com Joseph Campbell! :-)

Aline R. 10/07/2011minha estante
hahahahhahahah, boa :D

Vanessa Vieira 01/05/2011

O Livro de Ouro da Mitologia_Thomas Bulfinch
O Livro de Ouro da Mitologia, de Thomas Bulfinch, retrata a mitologia greco-romana de uma forma abrangente e rica em detalhes. O livro conta a história dos deuses e heróis, desde o seu nascimento, passando pelas suas proezas em vida, até o seu descansar eterno. Além de abrangir a mitologia greco-romana, Thomas Bulfinch nos revela informações sobre as mitologias nórdica, egípcia, hindu, dentre outras.

Dentre as histórias do livro, vale ressaltar de Prometeu e Pandora (conhecida pela lenda da Caixa de Pandora), Midas (o rei que tudo que tocava transformava em ouro), Cupido e Psiquê ( uma história interessante e super linda), Eco e Narciso, Perseu e Medusa (o monstro que transforma em pedra todos que olham diretamente em seus olhos), Hércules, Baco (deus do vinho), Orfeu e Eurídice ( uma história triste, que retrata o mais genuíno amor), A Guerra de Tróia, Fênix, Druidas, entre outros.

Sou suspeita de falar em mitologia grega, pois sou amante desses mistérios e lendas, mas o livro de Thomas Bulfinch não deixa a desejar em nenhum quesito. O livro é uma espécie de almanaque, um manual, para entendermos várias lendas e histórias que são retratadas em filmes e na própria literatura. Os leitores que gostam de Percy Jackson e outros livros do gênero, com certeza irão amar O Livro de Ouro da Mitologia, pois ele serve de base para entendermos melhor os fatos narrados nesses livros. Recomendo a todos!

Gláucia 30/04/2011

O Livro de Ouro da Mitologia - Thomas Bulfinch
Livro obrigatório para quem gosta de livros que contenha temas mitológicos, serve de base para a compreensão de uma série desses livros da moda.
É um pouco cansativo por causa dos inúmeros nomes de deuses, semi deuses, heróis, ninfas... Chega uma hora que precisamos parar, respirar e voltar as páginas para lembrar quem é quem, quem é parente de quem. Um livro para ser lido, estudado e consultado para complementar leituras que tem o tema por base.

Cris Lasaitis 28/12/2010

A Idade da Fábula virou O Livro (Edi)Ouro da Mitologia provavelmente porque é uma referência clássica, foi escrito no século XIX. É uma compilação de mitos organizados pelo critério (caótico) de Thomas Bulfinch, que tem o mérito de abranger a quase totalidade da mitologia greco-romana, as narrativas clássicas (de Homero e Virgílio - muito bem contadas, aliás!); e ainda uma paçoca de mitos hindus, egípcios, persas, nórdicos e celtas. De resto, prometo que não vou bater muito porque Thomas Bulfinch não está aqui para se defender.

O livro é bom? Eu diria que é completo, rico em informação, é um livro que eu certamente daria para uma criança ou um adolescente conhecer mitologia. Mas para alguém que está pesquisando com um interesse que vai além da mera curiosidade e se preocupa com a acurácia, não é uma boa fonte de pesquisa. O texto de Bulfinch não é aquela coisa (ou a tradução que é ruim, ou os dois), os mitos estão encobertos por um véu de puritanismo vitoriano (sinto dizer, a pornochanchada mítica ficou de fora), e a todo o momento ele faz referência a textos poéticos (absolutamente redundantes) de escritores da língua inglesa, como se estivesse se escondendo atrás deles pra se proteger: ”olha, não fui eu que disse, foi Lord Byron!”

O critério de agrupamento de informações é curiosamente nebuloso, juntando no mesmo capítulo temas tão próximos quanto Pitágoras, oráculos e mitologia egípcia, ou Zoroastro, mitologia hindu, Buda e o Dalai Lama(??!!). Realmente, pros americanos do século XIX devia ser tudo farinha do mesmo saco (ora bolas, Buenos Aires ainda é a capital do Brasil!). Apesar de seguir a nomenclatura romana, em alguns momentos os nomes deslizam pros lados da Grécia, Minerva ora é chamada Palas, Febo é mais chamado de Apolo… Não existe nenhuma divisão entre o que é mito, o que é história e o que é literatura; todas as informações são lançadas no texto e misturadas como se fossem uma coisa só. A biografia de Safo (não sei porque, mas como critério de confiabilidade a biografia de Safo sempre é o tendão de Aquiles) saiu-se uma pérola: uma grande poetisa da antiguidade que se apaixonou por um jovem e se atirou de um penhasco - que romântico! Franboesa de ouro também para o tradutor e o time de revisores que deixaram todas as referências a Shelley (MARY Shelley) no masculino.

Mas olha pelo lado bom: é cheio de figuras!
Danilo 02/07/2014minha estante
Corrija-me se eu estiver errado, mas o Shelley citado é o Percy Bysshe Shelley, marido da Mary Shelley, que é ainda hoje famoso por suas poesias como Ozymandias. Já a Mary Shelley se consagrou enquanto romancista.

Mateus 28/06/2010

Enfim encontrei um livro que conseguiu saciar minha fome por mitologia. Já li muitos livros sobre o assunto, mas algo assim nunca encontrei igual. Passei por Tróia, do Cláudio Moreno, Odisséia, de Homero, a série Percy Jackson, de Rick Riordan. Todos estes me fascinaram imensamente, e em cada um encontrei grande fonte de mitos e lendas mitológicas. Porém, O Livro de Ouro da Mitologia bate todos eles, pois nenhum é tão rico em descrições e detalhes. É um verdadeiro almanaque, ou melhor, um grande dicionário da mitologia grega e romana. E para minha grande satisfação, ao contrário do que eu pensava, o livro não trata apenas da mitologia grega e romana, mas também da nórdica, egípcia, hindu, dentre outras.

A mitologia grega já me fascina há muito e muito tempo, desde que assisti o filme Hércules quando era criança. Ver agora todos esses personagens mitológicos reunidos em um só lugar foi sensacional. Para quem não conhece nada sobre mitologia, este é um ótimo livro para começar, e para quem já é inteirado no assunto, é um prato cheio para enriquecer ainda mais sua cultura. Se acham que irei parar por aqui com livros do assunto, estão muito enganados. Continuarei buscando mais e mais sobre mitologia. Mas uma coisa é certa: O Livro de Ouro da Mitologia será o rei dentre todos.

Se você pensa que mitologia se trata apenas de um bando de deuses decidindo sobre a vida dos mortais, está grandemente enganado. A história da mitologia vai muito além disso: guerras, assassinatos, amores, ciúmes, maldições, feitiços, monstros, suicídios... Às vezes imensamente bizarra e trágica, às vezes grandemente poética e bela. Acompanhar cada personagem é uma aventura única, nos emocionamos realmente com cada um deles. Tudo é verdade ou mentira? Isso ninguém nunca irá descobrir. Mas seja verdade ou mentira, penei pela pobre Clícis, me emocionei com a jovem Psiquê, me entristeci com a ninfa Eco. Perceu, Proteu, Teseu, Hércules, me senti lutando ao lado de cada um desses valorosos heróis.

Para finalizar, venho lamentar o triste fim do paganismo e de todo o tipo de mitologia. Como o próprio livro diz, "ás vezes, quando nos sentimos poéticos, chegamos a lamentar tal mudança de concepção, e a achar que o coração perdeu tanto quanto o nosso cérebro ganhou com essa substituição". A ciência e a tecnologia podem até ter nos trazido um enorme conhecimento e nos mostrado o que realmente é verdadeiro e o que é imaginário. Mas os grandes mitos que enchiam nossos corações chegaram ao fim, e as belíssimas lendas mitológicas se afundaram e nunca mais vão voltar. Nas palavras do poeta Wordsworth:

Por Deus, preferia ser
Um pagão, alimentando crenças antiquadas,
Para que, de pé neste prado agradável
Vislumbrasse coisas que me fizessem menos abandonado;
Contemplasse Proteu levantando-se do mar,
E ouvisse o velho Tritão tocando sua antiga corneta.
Aline Memória 09/06/2010minha estante
E além de completo em matéria de mitologia grega, ainda aborda outras mitologias? Okay, com isso você me convenceu, preciso ler esse livro!

xxFelipe 04/09/2010minha estante
Me convenceu também. Pelo jeito parece excelente.

Fana 12/10/2010minha estante
Linda resenha, Mateus! Me fez divagar um pouco, especialmente no final!

hpsoares 15/10/2010minha estante
Nossa, que incrível sua resenha!
Fazia tempo que estava atrás de um livro como esse e com essa resenha, me convenceu de que 'preciso ler esse livro!'

Fernanda Samie 29/07/2011minha estante
Adorei a resenha! Estou lendo também e só de ver o que você escreveu estou mais ansiosa de chegar em casa e ler mais um pouco! E sobre a parte final, bem, essa é a grande razão de hoje eu não ser cristã!

Sarah 15/10/2011minha estante
Gostei da sua resenha. Realmente não tem muitos livros hoje em dia que possam saciar aqueles que adoram a mitologia - independente da religião, é claro.
É importante frisar que os gregos acreditavam mesmo naquele universo e, para aqueles que começaram a ler e começaram a ''mergulhar'' agora nisso, por favor, mantenham a mente aberta. Sem preconceitos. :)

Giovanna 29/02/2012minha estante
Adorei sua resenha.Também adoro mitologia grega, mas nem todos os livros são bons. Achei muito legal que no livro também tem mitologia egípcia :)
ótima resenha, parabéns !

LL 23/06/2012minha estante
Depois que li a Serie de Percy Jackson apaixonei pela Leitura e agora sempre buscando ler mais quero ler esse livro em breve

Lala 31/03/2013minha estante
Depois de da série Percy Jackson, a vontade de ler mais mitologia grega aumentou e recentemente estou procurando um livro de mitologia grega, pela sua resenhA, o Livro de Ouro da mitologia, me pareceu muito bom e estou entre este e o Grande Livro de Mitos Gregos, sabe se é bom? o segundo livro?

Mateus 31/03/2013minha estante
Não conheço o segundo livro, mas posso dizer que O Livro de Ouro da Mitologia é um livro fantástico e vale muito a pena ler!

Igor Brasil 15/05/2013minha estante
O grande livro dos mitos gregos é sensacional, mais completo. O problema é o valor, ele muito mais caro. Se tiver condições compre o segundo. Mas se quiser uma alternativa mais barata e também muito boa compre o primeiro!

Manuela Mascarenhas 18/04/2014minha estante
O livro em si é maravilhoso, no entanto perde um pouco em questões de aprofundamento com relação ao livro As Cem Melhores Histórias da Mitologia, por exemplo.

Parabéns pela resenha!

Valentina.Cunningham 25/01/2016minha estante
Matheus eu amei a sua resenha, vc definiu o meu sentimento pela mitologia!
Eu comprei esse livro quando era criança, exatamente esse da foto, é uma das primeiras edições que não é mais vendida, tem as fotos das pinturas bem grande para ver, eu me apaixonei por ele no instante que o vi, gastei toda a minha mesada nele... Eu tinha acho que 13 anos, até hoje sou extremamente feliz com ele! O nome faz jus porque ele de fato de ouro com todas as histórias, canticos, poemas... Nossa, nenhum livro até hoje me encantou tanto quanto esse!

Bia 07/02/2016minha estante
Estou esperando o meu chegar, e já estava muito ansiosa para ler, mas depois que vi seu coméntario, fiquei com mais vontade ainda .

Manu Cassanello 26/11/2018minha estante
Eu estou lendo esse, mas vi também "O Livro da Mitologia", sem o termo "de ouro", de capa amarela e da editora Martin Claret. Gostaria de saber se alguém já leu os dois e se tem alguma diferença de conteúdo. Os títulos em inglês são quase iguais (segundo as próprias informações de cada livro). A primeira vista, parecem ser apenas duas versões do mesmo livro, mas eu gostaria de confirmar com alguém que já tenha lido os dois.

Liv 11/04/2010

Guia mitológico
Ao longo do livro, muitas vezes cansativamente, episódios envolvendo os deuses, heróis e mortais aparecem em forma de pequenos contos. Os monstros e até mesmo outras mitologias, como a nórdica e a hindu também têm uma pequena participação. A linguagem é simples, o livro é recheado de imagens e fotos das estátuas das figuras mitológicas; mas acho que não seja nada que se deva ler de uma vez só.

Guting 26/03/2010

Esperava um pouco mais...
O livro nos conta realmente histórias muito boas, porém, chega num certo ponto do mesmo que a leitura fica um pouco massante. Pra quem quer saber um pouco sobre as origens de deuses gregos, indianos, nordicos e cia, serve como um prefácio.

Ale 25/02/2010

É ótiimo!
É muito bom apesàá dii algumas histórias faltarem alguns detalhes, e outras histórias, + pra quem quer conhecer o básico sobre mitologia, e abrange um pouco sobres outra crendices, e costusmes de outras civilizações!
Vooc vai conhecer lendas do tipo, pq as amoras ficaram vermelhas, e pq a areia é dourada, essas coisa, + a história de pq o galo canta ficou faltando, e é uma das kii eo + gosto! rs
+ resumindo, um ótimo livro pra ser lido e relido!! ;]

Ana 25/12/2009

Aviso: é totalmente focado em Mitologia Romana.
Esse livro é muito bom, faz um apanhado muito bom de mitologia em geral, mas com enfoque em Mitologia Romana, quem comprar o livro interessado apenas em Mitologia Grega vai se decepcionar. A linguagem não é tão complicada e o livro é bem amplo,falando dos primórdios, abrangendo Mitologia Nórdica, Celta, Egipcia, Indiana..., e dando um apanhado geral de Ilíada, Odisséia e Eneida.Só há um porem: são muitos capítulos e em cada capítulo há várias histórias, então é muito complicado no final do livro a pessoa ter assimilado tudo de uma vez só. É um livro que é recomendável que se leia mais de uma vez ou então que fique como eventual fonte de pesquisa.

Samantha 27/11/2009

Pinceladas de paixão.
O livro conta pequenas histórias sobre muitos deuses. Para apaixonados por mitologia terem sempre por perto.
Os contos são pequenos e belos. Não exigem muito tempo... pode ser lido em qualquer oportunidade.
Tem ainda o mérito de fazer uma rápida passagem pela mitologia indiana e nórdica. Nada muito profundo, mas ainda é uma excelente fonte de consulta e conhecimento.
Gostei!