O Livro de Ouro da Mitologia

O Livro de Ouro da Mitologia Thomas Bulfinch

Resenhas - O Livro de Ouro da Mitologia

Gi 25/12/2021

Realmente o livro de ouro da mitologia
O livro é o mais completo sobre mitologia, em minha opinião, fala sobre mitologia grega e romana que são as mais famosas, mas também fala sobre a mitologia hindu, sobre os costumes deles e sobre as castas, que me deixou muito impressionada. Há também a parte da mitologia nórdica que, para mim, não é tão conhecida assim como a hindu e sobre os druidas.
Uma coisa que eu achei bem interessante são os poemas sobre os contos que têm ao longo de todo o livro, poemas de vários autores famosos e imagens das esculturas.

Shay 15/12/2021

Mitos
A maneira que está narrado no livro os mitos antigos é incrível. O livro faz alusão com o real e o fantástico de forma moderada, apresentando poesias e fatos. Ele trás referências de outros livros que, ao final da leitura deste, o leitor pode se dirigir aos citados. Se está procurando saber mais sobre mitologia este é o livro certo!

Sabrina Araújo 10/12/2021

Um verdadeiro almanaque!!!!
Finalmente um livro completo sobre mitologia, não só grega, mas também romana, oriental, egípcia e nórdica. Uma edição de 367 páginas repletas de contos, pinturas datadas entre 1500/1900 e poemas e canções que mais tarde foram escritos usando histórias mitológicas como inspiração.

"Foi assim, quando Alcides vitorioso,
Da venenosa túnica, no corpo,
Os efeitos sentindo, desvairado,
O pinheiros tessálios arrancou
Pelas raízes e, de cume do Etna,
Licas tirou para lançá-lo ao mar. "

Inicialmente, pode parecer uma leitura um pouco confusa, já que o autor optou pela utilização dos nomes dos deuses da mitologia romana para a identificação dos gregos. (Ex: Plutão = Hades) Mas, conforme o avanço dos capítulos, fica mais fácil de lembrar quem é quem.

O livro é basicamente constituído por diversos contos, tanto longos como curtos, enfatizando sobre os deuses menores/maiores e principalmente algumas histórias que - ao menos eu - até então não conhecia e também as diversas criaturas mitológicas. Para quem é apaixonado em mitologia no geral, essa com certeza é a leitura certa.

Rafael.Silveira 09/11/2021

O livro da Mitologia
Excelente livro. O livro fala de diversos personagens mitológicos, com contos sobre cada um, e nos mostra como se criaram as lendas, como isso infere em nossa cultura dos dias passados aos dias atuais. É um livro bem grande, com 655 páginas. Usei a estratégia de ler um conto por dia, o que deixa a leitura mais fácil.

Paulo Henrique 13/10/2021

Resumo da mitologia
Um livro resumo sobre as histórias da mitologia, escrito anos atrás mas que até o momento não deixou de ser referência. Recomendo para quem quer se iniciar nesse mundo muito interessante dos deuses.

Letícia 09/10/2021

Cada capítulo conta uma história da mitologia, de forma bem direta (quase como um livro didático) e sem uma ordem cronológica, ficando um pouco difícil de acompanhar os acontecimentos.
Gostei bastante dos últimos capítulos que trata de outras mitologias sem ser a romana.

Cláudia Cardoso 05/10/2021

Vale a pena ler
Livro curtinho e perfeito para se ter uma visão geral sobre algumas mitologias. Especialmente a mitologia grega com Zeus e os olimpianos.

@bibliotecagrimoria 04/10/2021

Um clássico
Meu livro predileto de mitologias. Traz uma gama de mitos e as referências dos mesmos na literatura clássica.
Uma ótima porta de entrada para o âmbito do conhecimento predominante em toda a cultura ocidental atual.

Filino 29/09/2021

Um ótimo guia para histórias atemporais
Essa obra é preciosa. Em 41 capítulos, apresenta relatos acerca de personagens que povoam nosso imaginário e constituem o pano de fundo da própria cultura ocidental. A mitologia greco-romana é apresentada aqui em histórias curtas, de um modo bastante atraente e instrutivo para qualquer tipo de leitor - do leigo ao acadêmico. Há somente que se tomar cuidado com os nomes dos deuses e dos heróis - a denominação mais corrente é a romana. Há, ainda, textos sobre a própria mitologia em si, além de partes dedicadas à mitologia nórdica, aos Vedas e aos druidas.

Como não poderia deixar de ser, infelizmente, tratando-se de uma obra da Martin Claret que data da primeira década dos anos 2000, os erros de ortografia abundam nessa edição. Tirando isso, vale a pena. Há ainda bonitas ilustrações e fotografias de obras de arte que retratam os personagens imorredouros cujas histórias povoam as páginas desse livro.

Maurício 23/09/2021

Fui curioso só atrás dos deuses gregos e o livro entregou a mitologia todinha, até sobre lendas celtas e seres modernos como o unicórnio, junto de recortes de milhares de outras obras e uma explicação sobre seu surgimento. Muito interessante!

Mislene 18/09/2021

Mitologia é um mundo sem volta, quanto mais vc aprende, mais ainda quer aprender.
Esse livro é bem bacana. Adorei a leitura ?

Anna 28/08/2021

muito bom
demorei muitos meses pra terminar de ler, mas quando terminei eu senti que a minha fome por mitologia tinha sido matada! livro muito bom, completo e bem fácil de ler. recomendo muito!

vitor nespolo 25/08/2021

Com certeza um dos melhores livros de mitologia que eu ja li, muito bem escrito e de facil entendimento.

Helenis 17/08/2021

Obrigada faculdade!
Li esse livro para me auxiliar em um trabalho da faculdade (faço biblioteconomia; Montei um tesauro a respeito da mitologia grega usando de base teórica o dito cujo). Gostei bastante da divisão da obra por capítulos, em que cada cap. corresponde a um mito. Facilitou bastante minha vida durante a leitura técnica. Porém, há alguns problemas de tradução. Em uma leitura por diversão, esses errinhos não atrapalham... Mas, principalmente no início do livro, confesso que atrapalhou um pouco.
Apesar dos apesares, foi uma ótima leitura. E tirei A no trabalho, então tá tudo certo hehe