O Livro de Ouro da Mitologia

O Livro de Ouro da Mitologia Thomas Bulfinch

Resenhas - O Livro de Ouro da Mitologia

Ju Fleck 06/04/2024

Clássico
Livro obrigatório para todos que gostam de mitologia grega. As histórias são bem contadas e abrangentes. Depois de ler o livro é quase difícil ouvir alguma história grega que ?nunca ouvi falar?. Também a se explica um pouco de outras mitologias no final do livro, o que achei bem interessante. Recomendo!

Austero ð­ 29/03/2024

O maluco quis meter um monte de mitologia em um único livro, e ainda com uma didática meio merda kkkk

Niki Pádua 14/03/2024

4 ⭐
Um bom início para quem quer começar a entender mitologia, principalmente greco-romana. O autor traz diversas histórias de forma resumida fazendo com que o livro torne-se bastante dinâmico e divertido. Sempre, ao final de cada história, ele traz trechos de poemas que retratam ou fazem referência àqueles acontecimentos e os capítulos tem muitas imagens de pinturas e esculturas.
Nas últimas páginas é feito um resumo de algumas outras mitologias (egípcia e nórdica) e essa parte foi a que mais me desagradou, os resumos eram bem corridos e pareciam mais um apanhado de vários nomes.

@mritad 20/02/2024

Livro enriquecedor
Um livro enriquecedor pro leitor que busca entender um pouco mais sobre mitologia. A forma como os mitos foram escritos foi clara e de fácil entendimento. Amei a relação que o autor faz com pinturas e esculturas, trazendo também informações atuais dos locais onde se encontram.
Além disso, as citações de obras literárias que foram escritas e inspiradas nos mitos também chamou minha atenção. Apesar de algumas confusões em relação a nomenclatura greco-romana, o livro é bem completo pra quem gosta e quer entender um pouco mais sobre o assunto...

lourdinha 08/02/2024

Primeira leitura do ano
Apesar de ter demorado bastante tempo para finalizar a leitura, gostei bastante! é um livro muito enriquecedor em relação à literatura, história e cultura.

tenho esse livro a bastante devido ao meu interesse por história e por ter sido uma criança fã de percy jackson, então esse ano resolvi enfim engajar a minha leitura e foi muito proveitoso!

é o tipo de livro para abranger seu conhecimento, principalmente, no aprendizado sobre outras culturas e, nesse caso, em relação à mitologia e, de certa maneira, à religião.

percebemos como a conexão entre povos faz com que diferentes culturas tenham de certa forma determinados pontos em comum e isso é bastante interessante. além disso, acho muito legal como conhecimentos tão antigos ainda nos influenciam.

todas esses mitos são explicados de forma nada complexa, o que facilita bastante, e também apresenta muitas figuras com pinturas e esculturas que retratam aquele contexto.

super recomendo ??

Jeff 20/01/2024

O primeiro de 2024!
Apesar de gostar muito de ler sobre mitologia, senti que o autor focou muito em personagens mais desconhecidos do nosso imaginário e acabou deixando de lado os mitos e lendas mais conhecidos. Isso não seria um problema se muitos dos mitos mais conhecidos ficassem resumidos demais enquanto os outros ficaram grandes demais e pouco interessantes.

Além da mitologia grega, temos toques de mitologia oriental, nórdica e celta (não são bem desenvolvidas quanto a grega, fazendo a gente ficar com o sentimento de que está faltando algo ali, mas ainda assim, é um bom incentivo para se ir atrás de mais conteúdo sobre).

Isso é somente minha percepção enquanto leitor da obra. É um preto cheio pra quem gosta do assunto e com certeza vai me fazer buscar mais sobre.

argni 12/01/2024

Completo
Muito interessante para aqueles que gostam ou querem aprender mais sobre mitologias. O livro aborda todas, mas predominantemente se dedica a contar sobre a mitologia grega.
Achei bem completo, porque conheci muitas novas histórias e pude renovar na memória outras que já conhecia.

Recomendo.

JoAo366 12/01/2024

Uma leitura que agrega conhecimento! Necessária.
Conhecer melhor as artes clássicas,pinturas, esculturas, literaturas,além de ser um entretenimento muito prazeroso para mim, é algo que expande sem sombra de dúvidas o conhecimento do mundo em que vivemos,e ler a Mitologia Grega torna-se indispensável para enriquecer mais ainda os conhecimentos citados acima, Thomas Bulfinch tem uma escrita muito acessível, não é um texto difícil de se entender,amei demais esse livro...Nele não tem apenas Mitologia Grega,mas também tem um pouco de Mitologia Nórdica e Egípcia...Mas ele é mais focado na Mitologia Grega.E gente,vale muito a pena,pois ela nos abre os olhos para algumas coisas do nosso cotidiano, expressões etc...Por exemplo? Alguém já ouviu os dizeres"Voto de Minerva", cronômetro,"musa inspiradora","pânico"etc.Todas essas palavras/, frases,referem-se à Mitologia Grega, então eu acho muito interessante saber de onde vem coisas que falamos ou ouvimos e às vezes nem nos perguntamos ou percebemos...Eu super indico esse livro!

maracujaaa 02/01/2024

De forma bem geral
é muito legal, já que explica tanto da visão dos romanos, tanto dos gregos, adorei as explicações, os versos dos poetas sobre os assuntos dos capítulos, mas sendo sincera quando chega na parte da guerra de troia, se prepara, já que vai ter muito nome, muita morte, muito raciocínio, depois o livro para mim pelo menos começou a ficar meio chato, mas já era o final mesmo, então eu só aguentei.

Rafinha 22/12/2023

Esperava mais
O livro é bom como introdução, mas pode levar ao erro quem não conhece nada de mitologia greco-romana. Acho um descaso e considero até um erro grotesco o fato do autor não diferenciar os nomes gregos dos romanos e utiliza-los como sinônimos quando são deidades diferentes com mitologias diferentes.

O autor não parece muito apegado as histórias que conta, então se estiver procurando um livro que realmente se importa com as religiões pagãs, esse não é o livro, embora não seja uma promessa do autor.

Outro ponto que pegou mal, principalmente na parte dos druidas, é o texto cristianizado, tratando o paganismo como algo ruim.

Pra ser considerado um "livro de ouro da mitologia" eu esperava mais diversidade entre os textos, por mais que outras culturas sejam trazidas, o autor tem uma visão muito eurocêntrica na maior parte do livro, deixando de lado outras culturas que são extremamente ricas em detalhes ou falando muito superficialmente delas.

De positivo, gostei das imagens trazidas como contexto e dos poemas inspirados nos mitos e a forma como eles foram utilizados de inspiração na literatura num geral.

Nícolas 19/12/2023

Coletânea de contos mitológicos
Este livro apresenta uma coletânea de contos da mitologia (principalmente romana/grega).

Muita coisa interessante fica de fora e ele consegue ser bem raso em diversas situações. Mas ainda assim valeu a leitura (não tanto quanto eu gostaria, mas valeu).

Karebbean 16/12/2023

Um livro excelente para adquirir conhecimentos prévios dos demais mundos mitologicos, minhas partes preferidas foram sobre as religiões persas e hindus, vc nunca para pra pensar como era a atiquidade religiosa desses lugares. Estamos acostumados apenas com a mitológica nórdica e grega. Que tbm estão repleta de conteúdos bons no livro. O inicio da era grega e da guerra de troia foram explicados de forma bem objetiva e informativa. Realmente um livro para consultas. Não dou mais estrelas pois achei que a narrativa deixou a desejar.