O Livro de Ouro da Mitologia

O Livro de Ouro da Mitologia Thomas Bulfinch

Resenhas - O Livro de Ouro da Mitologia

Mateus 28/06/2010

Enfim encontrei um livro que conseguiu saciar minha fome por mitologia. Já li muitos livros sobre o assunto, mas algo assim nunca encontrei igual. Passei por Tróia, do Cláudio Moreno, Odisséia, de Homero, a série Percy Jackson, de Rick Riordan. Todos estes me fascinaram imensamente, e em cada um encontrei grande fonte de mitos e lendas mitológicas. Porém, O Livro de Ouro da Mitologia bate todos eles, pois nenhum é tão rico em descrições e detalhes. É um verdadeiro almanaque, ou melhor, um grande dicionário da mitologia grega e romana. E para minha grande satisfação, ao contrário do que eu pensava, o livro não trata apenas da mitologia grega e romana, mas também da nórdica, egípcia, hindu, dentre outras.

A mitologia grega já me fascina há muito e muito tempo, desde que assisti o filme Hércules quando era criança. Ver agora todos esses personagens mitológicos reunidos em um só lugar foi sensacional. Para quem não conhece nada sobre mitologia, este é um ótimo livro para começar, e para quem já é inteirado no assunto, é um prato cheio para enriquecer ainda mais sua cultura. Se acham que irei parar por aqui com livros do assunto, estão muito enganados. Continuarei buscando mais e mais sobre mitologia. Mas uma coisa é certa: O Livro de Ouro da Mitologia será o rei dentre todos.

Se você pensa que mitologia se trata apenas de um bando de deuses decidindo sobre a vida dos mortais, está grandemente enganado. A história da mitologia vai muito além disso: guerras, assassinatos, amores, ciúmes, maldições, feitiços, monstros, suicídios... Às vezes imensamente bizarra e trágica, às vezes grandemente poética e bela. Acompanhar cada personagem é uma aventura única, nos emocionamos realmente com cada um deles. Tudo é verdade ou mentira? Isso ninguém nunca irá descobrir. Mas seja verdade ou mentira, penei pela pobre Clícis, me emocionei com a jovem Psiquê, me entristeci com a ninfa Eco. Perceu, Proteu, Teseu, Hércules, me senti lutando ao lado de cada um desses valorosos heróis.

Para finalizar, venho lamentar o triste fim do paganismo e de todo o tipo de mitologia. Como o próprio livro diz, "ás vezes, quando nos sentimos poéticos, chegamos a lamentar tal mudança de concepção, e a achar que o coração perdeu tanto quanto o nosso cérebro ganhou com essa substituição". A ciência e a tecnologia podem até ter nos trazido um enorme conhecimento e nos mostrado o que realmente é verdadeiro e o que é imaginário. Mas os grandes mitos que enchiam nossos corações chegaram ao fim, e as belíssimas lendas mitológicas se afundaram e nunca mais vão voltar. Nas palavras do poeta Wordsworth:

Por Deus, preferia ser
Um pagão, alimentando crenças antiquadas,
Para que, de pé neste prado agradável
Vislumbrasse coisas que me fizessem menos abandonado;
Contemplasse Proteu levantando-se do mar,
E ouvisse o velho Tritão tocando sua antiga corneta.
Aline Memória 09/06/2010minha estante
E além de completo em matéria de mitologia grega, ainda aborda outras mitologias? Okay, com isso você me convenceu, preciso ler esse livro!

xxFelipe 04/09/2010minha estante
Me convenceu também. Pelo jeito parece excelente.

Fana 12/10/2010minha estante
Linda resenha, Mateus! Me fez divagar um pouco, especialmente no final!

hpsoares 15/10/2010minha estante
Nossa, que incrível sua resenha!
Fazia tempo que estava atrás de um livro como esse e com essa resenha, me convenceu de que 'preciso ler esse livro!'

Fernanda Samie 29/07/2011minha estante
Adorei a resenha! Estou lendo também e só de ver o que você escreveu estou mais ansiosa de chegar em casa e ler mais um pouco! E sobre a parte final, bem, essa é a grande razão de hoje eu não ser cristã!

Sarah 15/10/2011minha estante
Gostei da sua resenha. Realmente não tem muitos livros hoje em dia que possam saciar aqueles que adoram a mitologia - independente da religião, é claro.
É importante frisar que os gregos acreditavam mesmo naquele universo e, para aqueles que começaram a ler e começaram a ''mergulhar'' agora nisso, por favor, mantenham a mente aberta. Sem preconceitos. :)

Giovanna 29/02/2012minha estante
Adorei sua resenha.Também adoro mitologia grega, mas nem todos os livros são bons. Achei muito legal que no livro também tem mitologia egípcia :)
ótima resenha, parabéns !

lucas leonardo 23/06/2012minha estante
Depois que li a Serie de Percy Jackson apaixonei pela Leitura e agora sempre buscando ler mais quero ler esse livro em breve

Lala 31/03/2013minha estante
Depois de da série Percy Jackson, a vontade de ler mais mitologia grega aumentou e recentemente estou procurando um livro de mitologia grega, pela sua resenhA, o Livro de Ouro da mitologia, me pareceu muito bom e estou entre este e o Grande Livro de Mitos Gregos, sabe se é bom? o segundo livro?

Mateus 31/03/2013minha estante
Não conheço o segundo livro, mas posso dizer que O Livro de Ouro da Mitologia é um livro fantástico e vale muito a pena ler!

Igor Brasil 15/05/2013minha estante
O grande livro dos mitos gregos é sensacional, mais completo. O problema é o valor, ele muito mais caro. Se tiver condições compre o segundo. Mas se quiser uma alternativa mais barata e também muito boa compre o primeiro!

Manuela do Prado 18/04/2014minha estante
O livro em si é maravilhoso, no entanto perde um pouco em questões de aprofundamento com relação ao livro As Cem Melhores Histórias da Mitologia, por exemplo.

Parabéns pela resenha!

Valentina.Cunningham 25/01/2016minha estante
Matheus eu amei a sua resenha, vc definiu o meu sentimento pela mitologia!
Eu comprei esse livro quando era criança, exatamente esse da foto, é uma das primeiras edições que não é mais vendida, tem as fotos das pinturas bem grande para ver, eu me apaixonei por ele no instante que o vi, gastei toda a minha mesada nele... Eu tinha acho que 13 anos, até hoje sou extremamente feliz com ele! O nome faz jus porque ele de fato de ouro com todas as histórias, canticos, poemas... Nossa, nenhum livro até hoje me encantou tanto quanto esse!

Bia 07/02/2016minha estante
Estou esperando o meu chegar, e já estava muito ansiosa para ler, mas depois que vi seu coméntario, fiquei com mais vontade ainda .

Manu.Cassanello 26/11/2018minha estante
Eu estou lendo esse, mas vi também "O Livro da Mitologia", sem o termo "de ouro", de capa amarela e da editora Martin Claret. Gostaria de saber se alguém já leu os dois e se tem alguma diferença de conteúdo. Os títulos em inglês são quase iguais (segundo as próprias informações de cada livro). A primeira vista, parecem ser apenas duas versões do mesmo livro, mas eu gostaria de confirmar com alguém que já tenha lido os dois.

Raiser 27/06/2020minha estante
Amei sua resenha
Amo Mitologia grega.

Gorette 20/02/2021minha estante
Eu sempre gostei da temática da Mitologia Grega, aqui fala de tudo um pouco , foi a duras penas que terminei este livro, na minha opinião muito confuso, como não será algo que não vou reler tentei encontrar alguém que ficaria feliz em receber o presente, só que achei que seria mais um presente de Grego então melhor não.. Mas, todo livro que foi escrito tem quem goste e quem não, o ideal é ler pra omitir opinião.

Vamlirynna 29/12/2021minha estante
O livro é realmente muito bom!! Como eu amo ser pagã ?

mavi34 11/02/2023minha estante
caraca, que resenha incrível!
comprei o livro hoje e com certeza já vou começar a ler

JoAo366 12/01/2024

Uma leitura que agrega conhecimento! Necessária.
Conhecer melhor as artes clássicas,pinturas, esculturas, literaturas,além de ser um entretenimento muito prazeroso para mim, é algo que expande sem sombra de dúvidas o conhecimento do mundo em que vivemos,e ler a Mitologia Grega torna-se indispensável para enriquecer mais ainda os conhecimentos citados acima, Thomas Bulfinch tem uma escrita muito acessível, não é um texto difícil de se entender,amei demais esse livro...Nele não tem apenas Mitologia Grega,mas também tem um pouco de Mitologia Nórdica e Egípcia...Mas ele é mais focado na Mitologia Grega.E gente,vale muito a pena,pois ela nos abre os olhos para algumas coisas do nosso cotidiano, expressões etc...Por exemplo? Alguém já ouviu os dizeres"Voto de Minerva", cronômetro,"musa inspiradora","pânico"etc.Todas essas palavras/, frases,referem-se à Mitologia Grega, então eu acho muito interessante saber de onde vem coisas que falamos ou ouvimos e às vezes nem nos perguntamos ou percebemos...Eu super indico esse livro!

Peterson Boll 26/05/2011

Criatividade
Depois de ler sobre dezenas de cosmogonias e centenas de divindades, cheguei a conclusão que o Monoteísmo é no mínimo, tedioso.
George Facundo 07/06/2011minha estante
Nesse assunto, não sei se vcs viram, mas eu gostei muito de uma série chamada "O Poder do Mito", uma entrevista com Joseph Campbell! :-)

Aline R. 10/07/2011minha estante
hahahahhahahah, boa :D

13marcioricardo 28/07/2022

A mitologia é uma das fundações de nossa cultura.
Livro bom e necessário pra entender muito das nossas raízes e cultura. O autor nos traz as estórias mitológicas mais conhecidas e outras nem tanto.

Gostei, mas por vezes fica um pouco confuso, já que existem personagens que foram pessoas reais envolvidas com ficção. Talvez não pudesse ser de outra forma. Também não apreciei muito o fato de misturar deuses romanos com os gregos. Além disso, por vezes a leitura ficou aborrecida e cansativa.

Ao final o autor explica como a mitologia vem de várias formas e de vários lugares. Isso é bacana. Dá ainda uma voltinha pela Pérsia, Índia e mitologia escandinava. Recomendo, mas talvez seja melhor ir lendo devagar, uma estória ou capítulo por vez.

Matheus 20/06/2021

Ler esse livro me fez lembrar, de histórias que eu li a muito tempo, e me deu novos olhares a histórias que li a pouco tempo, o melhor desse livro são os desdobramentos da mitologia na literatura. Universal, nos poemas e nos contos além de um resumo bem detalhado da Ilíada, odisseia e Eneida... Foi um bom investimento o livro é lindo e conta com boas gravuras

Carolina221B 30/07/2023

Enriquecedor
Aqui fazemos uso daquela famosa frase que o Skoob tanto ama: "O bom livro é aquele que se abre com interesse e se fecha com proveito."
Apesar de eu ter achado a leitura muito cansativa(talvez pelo fato de conter muita coisa em uma única página), eu amei muito esse livro. As pessoas podem até achar as histórias bestas e sem sentido, mas os grandes autores pensavam o oposto. Ter o conhecimento dessas histórias vai, com toda a certeza, me ajudar na leitura de vários e vários livros. Recomendo a todos, sem exceção!

"NÃO TE CURVES AOS INFORTÚNIOS, E SIM, AVANÇA COM MAIOR CORAGEM."
Craotchky 31/07/2023minha estante
Sim! Bem isso. Ler as grandes histórias clássicas serve também para ter contato com aquilo que será referenciado pelas obras posteriores; é se apropriar daquilo que norteou e influenciou muito da produção cultural vindoura

Carolina221B 31/07/2023minha estante
Isso, você falou tudo!!! Por isso eu amo ler os livros antigos. Eu sinto um prazer inexplicável quando entendo uma referência sobre algo que eu já li, principalmente quando vem de um dos personagens "frios e calculistas" que eu tanto amo. Kkkkkkk Ah, ainda tem tanta coisa para eu ler nessa vida... ?

Craotchky 01/08/2023minha estante
Quem não gosta de pescar referências, né

Isa 12/04/2021

Fiquei confusa pelos nomes estarem em romano e não em grego e senti falta de mais informações. Fora isso, achei muito bom, ter fotos ajudava muito.

dragonrider 07/06/2021

O Livro de Ouro da Mitologia
É interessante como esse livro descreve os mitos, locais, escritores e toda a mística de uma forma simples de compreeder.

Eu achei rápido de ler e gostosinho até. As imagens no meio do livro ajudam muito na dinâmica toda da leitura.

Infelizmente achei que as demais "mitologias" apresentadas foram de maneira meio rasa. Poderiam ter ficado de fora, já que foram só menções parcas...

E mais: hinduísmo e budismo não são mitologias. Na minha visão eles se enquadram mais em religiões/filosofias, o que faz parecer errado estar em um livro mitológico.

Mas o livro no fim é bom para quem tem vontade de aprender mais sobre as crenças greco-romanas.
Thais.Sermoud 07/06/2021minha estante
Estou gostando

Neves35 06/06/2023

Perfeito
Para mim esse livro cheira a casa.
Eu não acabei de ler e não pretendo acabar.
A escrita é poética, linda e envolvente, guardo esse livro há dois anos para ler nos momentos que preciso me sentir bem e é isso que tenho feito.
Não sei por quanto tempo mais vou ter essa leitura para os momentos de aflição, mas espero que quando eu finalizar o livro tenha um novo que me gere o mesmo conforto que este

William LGZ 11/08/2023

Muito bom embora tente englobar mais história do que devia
Uma coletânea das principais histórias da mitologia greco-romana e um pouco de algumas outras, em linguagem acadêmica, mas não tão complicada, que tenta transmitir de forma integral todo o conteúdo abordado sobre os antigos povos.

Embora hajam algumas críticas em relação ao autor e sua abordagem que supostamente censura certos trechos mais explícitos em alguns contos, para mim que não sou um profundo estudioso do assunto o livro entregou tudo o que prometeu e foi em grande parte muito bom de ser lido.

O que não apreciei e foi o principal motivo para não ter dado uma nota maior consiste no fato de outras mitologias terem sido trazidas a tona bem no finalzinho, de forma apressada e sem tanta necessidade disso já que se vende muito mais focado nas civilizações gregas e romanas do que outras. De qualquer forma, ainda assim o indico pois é um dos melhores que já li se tratando desse gênero.
Amanda2041 11/08/2023minha estante
Nossa, quero muito ler esse livro!

William LGZ 11/08/2023minha estante
Espero que goste!

Gui 06/03/2022

Essencial para todos interessados no assunto
Livro excelente e bem completo. Leitura fácil e extensa, com um autor extremamente perito no assunto, dotado de várias referências externas relacionadas às poesias épicas de diversas épocas. Porém peca com alguns, poucos, termos que podem ser considerados preconceituosos.

Isabella.sana 21/04/2023

Adorei!! Sempre tive curiosidade quanto a mitologia mas nunca encontrava algum livro que realmente entregasse tudo o que esperava, mas esse entregou muito mais.

davinasc 11/09/2020

"Não te curves aos infortúnios mas avança com maior coragem"
Terminei! Se você gosta de mitologia esse é o livro certo com certeza. Eu não sabia como ele era, se soubesse não teria lido agora, porque ele é bem denso. Mas valeu a pena! Tinha lido PJO e consegui relacionar várias coisas da saga com o livro. Ele não segue uma "história", vai contando vários contos da mitologia, acho que isso me pegou um pouco por não ta acostumado a esse tipo de leitura. Se você ta acostumado com os nomes gregos se prepara porque ele usa os romanos, e no final ainda tem um apanhado de várias outras mitologias.

@GabsBITS 28/12/2020

Livro de ouro da mitologia ROMANA!
O livro em si é muito bom, acorda várias historias conhecidas e desconhecidas da mitologia romana (que basicamente é a grega, com pequenas alterações e deuses com nomes de planetas). O que me inocmoda em dois fatores:
1. Eu sou mais familiarizado com os nomes gregos dos deuses, semi-deuses, etc. e creio ser de maior conhecimento popular essas versões (posso estar enganado) e, embora faça-se a ligação dos nomes e deuses no início do livro, torna-se maçante a quantidade extensiva de nomes que se tornaram esquecíveis para mim quando fui ler de fato as narrativas.
2. Até onde sei o livro chama-se "Livro de Ouro da Mitologia", mas deixam as demais mitologias (nórdica, hindu, ...) para o fim, de forma muito rasa, fazendo parte de menos de 10% do livro enquanto o restante dá foco total à mitologia em sua forma romana e poucas ligações com as demais, que ele aborda em certo ponto, mas fica por isso mesmo e não é mencionada a ligação mais até o fim do livro entre algumas religiões/mitologias.
Se for adquirir tal livro, ler ou passar o olho, saiba que estará levando uma quantidade enorme de histórias romanas interessantes, aprender novas lendas e tirar lições das mesmas, mas o resumo é isso, se quiser algo mais aprofundado de MITOLOGIA procure livros específicos pra cada uma como Mitologia Nórdica do Neil Gaiman (apesar de ser uma interpretação do mesmo, as histórias são muito bem narradas).
No mais vale a leitura, pelo menos uma vez, pra depois ficar guardado na estante para eventuais consultas de tempos em tempos!