O Livro de Ouro da Mitologia

O Livro de Ouro da Mitologia Thomas Bulfinch

Resenhas - O Livro de Ouro da Mitologia

Celly 21/01/2022

Que livro meus caros
O melhor livro sobre Deuses que já li. Leitura fácil e talvez um pouco enrolada por causa dos nomes dos Deuses, porém o melhor livro.

Ana Lidia 11/10/2009

Li aos poucos... não é prá ler de uma 'pancada'...

Tem uma linguagem fácil!

Estórias e fatos que você ouve falar hoje em dia e nem imagina que tem sua raíz lá no Monte Olimpo!

Prá quem gosta de Mitologia é fundamental!

Sky 02/02/2021

Interessante
Eu li esse livro com o único objetivo de ler algo de mitologia grega sem ser Percy Jackson, sinceramente não me arrependo, por mais que a escrita de Rick Riordan me encante muito mais, eu gostei da forma que as histórias são contadas, são curtas o que te permite ler diversos capítulos sem cansar muito. Confesso que demorei muito para resolver esse livro, ele não era meu e pedi emprestado, mas justifico minha demora, com o fato de que eu estava escolhendo as histórias que leria primeiro, o que fez com que eu demorasse. É interessante e eu indico para quem gosta de mitologia e tem paciência para ler um livro com uma linguagem um pouco mais rebuscada

Tania 31/03/2022

É interessante do ponto de vista didático já que faz uma breve explanação dos mitos gregos, romanos, celtas, indianos, intercalando com textos de autores famosos como Shakespeare, Dante, onde são mencionados tais mitos....Achei bom!!!!

Patrick.Ramos 27/08/2023

Esperava mais
O livro é muito bom, tem diversos mitos pouco conhecidos e também os mitos mais famosos.

Esperava mais no sentido do desenvolvimento de alguns mitos que são pouco conhecidos, e em algumas partes do livro são dedicados apenas um parágrafo para apresentar a história. Isso me decepcionou um pouco

No geral é um excelente livro, bem escrito e cheio de histórias.

Bea 04/02/2020

Surpreendeu
Peguei emprestado do meu namorado pra ler e gostei bastante, mais do que eu esperava. Dá pra aprender um pouco de mitologia de uma forma interessante. Vale a pena.
Lorena 04/02/2020minha estante
Li este livro há alguns anos e gostei bastante!!

Albert Lucas 15/06/2016

Uma jóia!
Thomas Bulfinch (15 de julho de 1796 - 27 de maio de 1867) foi um escritor estadunidense, nascido em Newton, Massachusetts, em uma família bastante educada, mas não rica, de mercadores. Seu pai era o famoso arquiteto Charles Bulfinch.
Formou-se em 1813 pela Harvard e lecionou na Boston Latim School. Desde cedo dedicou-se a estudar mitologia, vindo a se tornar em sua época uma das mais respeitadas autoridades em assuntos mitológicos.
O livro da mitologia é lindo e essa edição é uma preciosidade, ilustrada e de capa dura é o destaque de qualquer coleção. Nesse livro o leitor irá se deliciar com as mais diversas histórias sobre a mitologia GREGA, HINDU E NORDICA. Recomendo ler o livro O oráculo oculto( ja resenhado aqui) antes.
Foi uma experiência incrível conhecer a história de Apolo e como ele se apaixonou por Dafne e Jacinto, também amei reler minha história mitológica favorita "Orfeu e Euridice" aventura essa que conheci no livro Entre deuses e montros (já avaliado).
Enfim aprovo e recomendo a leitura, meu novo favorito!

Sabrina Araújo 10/12/2021

Um verdadeiro almanaque!!!!
Finalmente um livro completo sobre mitologia, não só grega, mas também romana, oriental, egípcia e nórdica. Uma edição de 367 páginas repletas de contos, pinturas datadas entre 1500/1900 e poemas e canções que mais tarde foram escritos usando histórias mitológicas como inspiração.

"Foi assim, quando Alcides vitorioso,
Da venenosa túnica, no corpo,
Os efeitos sentindo, desvairado,
O pinheiros tessálios arrancou
Pelas raízes e, de cume do Etna,
Licas tirou para lançá-lo ao mar. "

Inicialmente, pode parecer uma leitura um pouco confusa, já que o autor optou pela utilização dos nomes dos deuses da mitologia romana para a identificação dos gregos. (Ex: Plutão = Hades) Mas, conforme o avanço dos capítulos, fica mais fácil de lembrar quem é quem.

O livro é basicamente constituído por diversos contos, tanto longos como curtos, enfatizando sobre os deuses menores/maiores e principalmente algumas histórias que - ao menos eu - até então não conhecia e também as diversas criaturas mitológicas. Para quem é apaixonado em mitologia no geral, essa com certeza é a leitura certa.

Sidneia.Ruthes 02/08/2022

Mitologia
Faz bastante tempo que eu li ele. Mas lembro que gostei bastante por ser histórias da mitologia grega e sempre me interessei pelo assunto, ainda quero reler quando der um tempo. A história do cupido achei legal e outras que eles tinham para explicar o porquê das coisas. Com toda certeza indico.

@rodolfo_lab 31/12/2021

Um livro que eu deveria ter lido antes.
Foi um dos primeiros livros que comprei, deve ter uns 10~ anos que está na minha estante e nunca dei bola pra ele.
É um livro maravilhoso, conta histórias de vários assuntos que eu sempre tive curiosidade e com esse livro tive as respostas.
Eu só não gostei dos nomes dos deuses não serem os que eu estou acostumado a ouvir.

@bibliotecagrimoria 04/10/2021

Um clássico
Meu livro predileto de mitologias. Traz uma gama de mitos e as referências dos mesmos na literatura clássica.
Uma ótima porta de entrada para o âmbito do conhecimento predominante em toda a cultura ocidental atual.

Konshal 16/08/2020

O Livro de Ouro oferece um amplo panorama sobre todas as histórias e personagens que compõem a Mitologia Grega. Um apanhado que facilmente irá saciar a curiosidade daqueles que sempre estiveram interessados sobre o assunto, mas nunca tiveram tempo para entrar em contato com ele. Além disso, o leitor, certamente, ficará interado sobre várias expressões tão comuns em nosso dia-a-dia e que tiveram origem com estes ilustres personagens mitológicos.

A leitura, no entanto, não é uma das mais fáceis. O texto irá exigir um certo esforço do leitor para acompanhar certas passagens e casos, cheios de desdobramentos, reunindo muitos personagens em narrativas que precisam ser concisas. Quem aprecia a fluidez no ato de ler, como eu, pode sofrer um pouquinho ao longo das páginas.

Quando o aspecto da história permite uma narração mais contínua, principalmente a partir dos relatos da Guerra de Troia, no terço final do livro, a leitura engrena mais suavemente. Apesar de falar sobre a Mitologia Grega mais especificamente, o livro abre um interessante parênteses também para tratar brevemente das mitologias: oriental, hindu e nórdica (não é mesmo Marvel?).