O Livro de Ouro da Mitologia

O Livro de Ouro da Mitologia Thomas Bulfinch

Resenhas - O Livro de Ouro da Mitologia

Cristiane.Giaretta 25/02/2020

Mitologia
É um livro bem completo sobre mitologia, confesso que demorei um certo tempo pra ler, mas gostei muito. Tem desde a mitologia grega e romana, até a mitologia Indu e Nórdica.

Gustavo.Neves 02/06/2023

Excelente guia mitológico.
Sou fascinado pela mitologia grega desde criança, e esse livro abre portas para que conheçamos mais sobre os deuses e heróis mitológicos, e não apenas os gregos. São diversas históriaa importantíssimas para a compreensão dos mitos, das antigas tradições helenísticas e da literatura ocidental num geral, dado o grau de importância das narrativas épicas oriundas da Grécia antiga.
Apesar de um ótimo guia, é válido ressaltar que algumas histórias aqui narradas deixam de fora pontos importantes para melhor compreensão de certos eventos, o que torna importante pesquisar certas coisas externamente ou buscar as fontes originais para que se entenda plenamente o que esrá sendo passado. Esse detalhe é perdoável tendo em vista o fato de que se trata de um compilado de várias narrativas importantes, mas algumas lacunas me pareceram mais "imperdoáveis", o que me leva a não dar as cinco estrelas.
No mais, para um guia básico é praticamente perfeito, e vai fascinar os amantes dos mitos e abrir portas para novos estudiosos do assunto.

Tiarajú 30/09/2020

Mitos, deuses e heróis
O livro é bom, bastante completo. Fala de mitos, deuses e heróis que nunca havia ouvido falar, além de outros já conhecidos de nossa cultura. É uma leitura difícil porque são muitos nomes e muitas histórias, mas serve para nos apresentar esses personagens.

Anna 28/08/2021

muito bom
demorei muitos meses pra terminar de ler, mas quando terminei eu senti que a minha fome por mitologia tinha sido matada! livro muito bom, completo e bem fácil de ler. recomendo muito!

Pattr_ 13/05/2022

Uma excelente introdução!
A humanidade, desde a antiguidade, sempre possuiu de uma excelente imaginação e disposição para a criação de histórias, fossem para entreter, para explicar o universo em sua volta, ou para unir os seus povos. É tamanha a variedade de lendas e mitos distribuídas pelo mundo que conhecê-los bem torna-se uma tarefa complicada, mas cuja jornada é absolutamente encantadora.
Esta obra resume excelentemente a base da maioria dos mitos gregos, com um acervo dedicado também à mitologia nórdica e egípcia, além de apontar e contar de bom modo seus principais contos. Passa-se a compreender de uma forma muito mais intuitiva como funcionava o pensamento religioso grego, unido à sua forma de relatar os mitos, bem como nos outros temas tratados.
Quem ler esse livro e não sair com vontade de percorrer o Mar Adriático atrás do velocino de ouro, precisa lê-lo novamente urgente!

Gabriel 29/06/2021

Excelente livro
Um excelente livro para quem gosta de mitologia e quer aprender um pouquinho mais. O autor trata de forma muito clara as principais histórias de diferentes mitologias ao longa da obra inteira e estabelece algumas relações entre elas. Livro completo e fácil de ler.

Gleidson15 13/04/2023

Um pouco decepcionado pelas expectativas altas demais.
Não é um livro ruim, principalmente para quem quer realmente conhecer a mitologia em um todo, porém achei a leitura cansativa e a maioria das histórias bem rasas.

Alguns contos foram interessantes e outros quando estavam decolando e entretendo simplesmente acabava. Mas acredito que a maior decepção foram pelas minhas expectativas em achar que seria um livro para entreter e que as histórias seriam como filmes. No meio do livro já estava torcendo para acabar logo para poder começar o próximo.

Gostei por ter conhecido um pouco de várias mitologias e termino sem saber quem era os mais loucos, os deuses ou os mortais, por mim iria todo mundo pra prisão, principalmente a Juno!

Cris Lasaitis 28/12/2010

A Idade da Fábula virou O Livro (Edi)Ouro da Mitologia provavelmente porque é uma referência clássica, foi escrito no século XIX. É uma compilação de mitos organizados pelo critério (caótico) de Thomas Bulfinch, que tem o mérito de abranger a quase totalidade da mitologia greco-romana, as narrativas clássicas (de Homero e Virgílio - muito bem contadas, aliás!); e ainda uma paçoca de mitos hindus, egípcios, persas, nórdicos e celtas. De resto, prometo que não vou bater muito porque Thomas Bulfinch não está aqui para se defender.

O livro é bom? Eu diria que é completo, rico em informação, é um livro que eu certamente daria para uma criança ou um adolescente conhecer mitologia. Mas para alguém que está pesquisando com um interesse que vai além da mera curiosidade e se preocupa com a acurácia, não é uma boa fonte de pesquisa. O texto de Bulfinch não é aquela coisa (ou a tradução que é ruim, ou os dois), os mitos estão encobertos por um véu de puritanismo vitoriano (sinto dizer, a pornochanchada mítica ficou de fora), e a todo o momento ele faz referência a textos poéticos (absolutamente redundantes) de escritores da língua inglesa, como se estivesse se escondendo atrás deles pra se proteger: ”olha, não fui eu que disse, foi Lord Byron!”

O critério de agrupamento de informações é curiosamente nebuloso, juntando no mesmo capítulo temas tão próximos quanto Pitágoras, oráculos e mitologia egípcia, ou Zoroastro, mitologia hindu, Buda e o Dalai Lama(??!!). Realmente, pros americanos do século XIX devia ser tudo farinha do mesmo saco (ora bolas, Buenos Aires ainda é a capital do Brasil!). Apesar de seguir a nomenclatura romana, em alguns momentos os nomes deslizam pros lados da Grécia, Minerva ora é chamada Palas, Febo é mais chamado de Apolo… Não existe nenhuma divisão entre o que é mito, o que é história e o que é literatura; todas as informações são lançadas no texto e misturadas como se fossem uma coisa só. A biografia de Safo (não sei porque, mas como critério de confiabilidade a biografia de Safo sempre é o tendão de Aquiles) saiu-se uma pérola: uma grande poetisa da antiguidade que se apaixonou por um jovem e se atirou de um penhasco - que romântico! Franboesa de ouro também para o tradutor e o time de revisores que deixaram todas as referências a Shelley (MARY Shelley) no masculino.

Mas olha pelo lado bom: é cheio de figuras!
Danilo 02/07/2014minha estante
Corrija-me se eu estiver errado, mas o Shelley citado é o Percy Bysshe Shelley, marido da Mary Shelley, que é ainda hoje famoso por suas poesias como Ozymandias. Já a Mary Shelley se consagrou enquanto romancista.

Micaeli9 30/05/2020

Amei
Meu xodo?, que traz em cada pa?gina aprendizado e histo?rias inspiradoras.

Kev 23/10/2020

Livro muito bom pra quem quer se introduzir neste mundo das mitologias.
Mas fiquei um pouco dúvida se achei esse aglomerado de histórias um ponto positivo ou negativo, pois ao mesmo tempo que te dá uma introdução de várias mitologias, em alguns momentos, pode tornar essas histórias um pouco confusas por falta de detalhes. (Ou por chamar um mesmo deus por nomes diferentes). Mas enfim, no geral, é um livro muito esclarecedor e de leitura fácil.

EvaíOliveira 12/05/2020

Ótimo livro
O livro relata vários mitos gregos, romanos, egípcios, nórdicos, celtas.
Desconhecia-o e resolvi comprar quando ouvi em um podcast.

A.Maia 04/03/2019

O Livro de Ouro da Mitologia
As histórias dos Deuses e Heróis são relatadas de forma breve, como contos, destacando o que foram e quais seus feitos. Eu esperava maiores detalhes, significados e crendices, não explora afundo cada feito ou ação. Mesmo assim, a narrativa é leve e transporta o seu leitor para dentro de cada mito. É um livro para quem não tem a intenção de se aprofundar ou fazer um estudo detalhado, mas tem curiosidade de conhecer os mitos.

Alguns são mais detalhados, principalmente os que fazem parte da mitologia grega, mas também tem-se relatos mais breves dos egípcios, orientais, hindus e nórdicos. Ainda destaca criaturas como a esfinge, quimera, grifo, unicórnio, basilisco, entre outros. Além de um capítulo em que traz os deuses envolvidos na Guerra de Tróia e a origem da mitologia.

O livro conta com ilustrações no decorrer das páginas e os mitos podem ser lidos em qualquer ordem, pode ser utilizado como um livro de consulta a algum mito, herói ou deus específico.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Ju Fleck 06/04/2024

Clássico
Livro obrigatório para todos que gostam de mitologia grega. As histórias são bem contadas e abrangentes. Depois de ler o livro é quase difícil ouvir alguma história grega que ?nunca ouvi falar?. Também a se explica um pouco de outras mitologias no final do livro, o que achei bem interessante. Recomendo!

Gustavo Medeiros 19/03/2021

Uma enciclopédia
Uma das obras mais influentes sobre mitologia. É um livro muito rico sobre a mitologia grega, nórdica e orientais. Compõe da maioria das histórias que cativaram o mundo e as mais importantes estão aqui presentes.