O Livro de Ouro da Mitologia

O Livro de Ouro da Mitologia Thomas Bulfinch

Resenhas - O Livro de Ouro da Mitologia

Juliane4 03/12/2023

A obra tem uma linguagem acessível e narração envolvente, tornando a mitologia compreensível. A coletânea abrange uma variedade de mitos, incluindo histórias sobre deuses, heróis, criaturas míticas e eventos notáveis.

laric.safe 23/11/2023

Leitura Satisfatória
Adorei conhecer certas histórias não tão conhecidas. Porém achei que em alguns momentos é meio confuso de entender. Além de juntar os contos gregos e romanos, usar os nomes romanos sendo que os contos tinham origem grega e afins.
Num modo geral, vale muito o conhecimento trazido pelo livro. Mas senti que deve ser lido mais lentamente para que os assuntos não fiquem tão embaralhado na cabeça!
A conclusão que fica é: nunca se comparar à um deus pois vai acabar se dando mal.

@marcosreads 11/11/2023

Ótimo livro.
Com certeza um dos melhores livros da literatura, e é muito interessante ler uma história tão sensacional sobre os deuses gregos e textos que remontam como o mundo foi criado e como a ordem natural das coisas era na idade antiga. Muito mudou desde então, e encontrar nos livros uma história viva se torna uma das partes mais importantes e interessantes do meu dia.

PedroTOS Ribeiro 06/11/2023

A Grécia antiga em poucas paginas
Cada estudo de personagem, seja herói, Deus ou vilão, nos deixa engajado para conhecer um pouco mais.

Mariana_Dalmaso 31/10/2023

Maravilhoso
Imagine um livro que não apenas desvenda os enigmas da mitologia, mas também cria uma conexão profunda com você. Thomás B. conseguiu exatamente isso! Em seu livro, ele nos guia com clareza pelas fascinantes histórias mitológicas que costumavam parecer distantes e complexas. Sua narrativa é como uma conversa com um amigo que compartilha histórias sobre os mitos. O que torna este livro especial é a maneira como ele não apenas nos faz entender a mitologia, mas também nos faz sentir sua relevância na construção da sociedade. Se você já se sentiu atraído pela mitologia, mas se sentiu intimidado por sua complexidade, este livro é um convite especial!

Tamires 26/10/2023

Livro importante para a difusão da mitologia greco-romana, porém, por ter sido escrito em meados do século XX, está desatualizado quanto as descobertas arqueólogicas e demais estudos sobre a cultura, política e organização destes povos.

Elaine Messias 18/10/2023

Um resumo
Uma resenha de toda mitologia do mundo. Um bom livro para quem tem interesse em conhecer um pouco da mitologia e apaixonar-se mais por ela.

Gisele638 04/10/2023

Realmente de ouro
Eu já conhecia algumas histórias por alto

agora sei de onde vêm alguns nomes que eu achava estranhos em novelas (e até mesmo de pessoas da vida real)

achei muito interessante a explicação de porque as coisas são como é
tipo o porquê das amoras serem vermelhas, a cauda do pavão e até mesmo o que causa terremotos

agora posso ler recontos e outras histórias baseadas na mitologia rs

Karine.Bertuzzo 03/10/2023

A terra ficou úmida de sangue.
Este livro não é para pessoas que buscam conhecer a mitologia grega. Seu foco não é contar as lendas, mas mostrar a presença de elementos destas na atualidade (em peças teatrais, literatura, pinturas...).

Algo que não me agradou foi a mudança de nome dos deuses, os chamando pelo seus nomes romanos na maior parte do tempo, ao invés dos gregos (e, em alguns, por um terceiro nome que não me lembro a etnia agora).

É um livro que conta trechos muito bem esquecidos de lendas conhecidas ou até desconhecidas para muitos, porém deixa a desejar no restante.

Igor.Hekis 18/09/2023

Razoável
Ele conta muito bem a história de muitos personagens, porém quase não aguentei terminar de tão repetitivo que era. Pra conseguir ler ele de uma forma fluída, tem que ser muito apaixonado pela mitologia grega mesmo

Aninha 13/09/2023

Esse livro foi uma experiência.

assim que postei que estava lendo, veio alguém elogia-lo e conforme eu lia só conseguia pensar que a leitura é realmente uma experiência única porque pouquíssima coisa nessas páginas me agradou.

apesar de ser intitulado como "o livro de ouro da mitologia", bem mais da metade é gasto apenas com histórias gregas que depois de um tempo tornam-se marcantes. apenas nas páginas finais o autor se dedica a outras mitologias, sendo a nórdica a segunda mais trabalhada.

isso me decepcionou bastante porque a mitologia grega/romana é sempre a mais comentada de modo que a maioria das pessoas já sabem as histórias. esperava deste livro um diferencial que só fui obter no final (e não vou dizer que não gostei, até porque achei as informações sobre a mitologia nórdica bem interessantes) e por estar tão nas últimas páginas, parece que as histórias foram passadas meio por cima - em contrapartida a maçante experiência grega.

o livro não é de todo ruim, claro. a escrita é fácil de entender e fluiu, tem algumas lendas interessantes... ele só não é um livro que me agrada.

Gabi Aun 29/08/2023

Para quem gosta de histórias e contos relacionado as histórias dos grandes impérios super recomendo a leitura. Além de abordar os contos da mitologia grega, também somos apresentados à mitos incríveis dos países nórdicos e outros países com contos desconhecidos se comparados aos populares.
Uma leitura agradável e cheia de aprendizados sobre os deuses por trás dos grandes nomes que conhecemos em alguns livros e filmes.

Patrick.Ramos 27/08/2023

Esperava mais
O livro é muito bom, tem diversos mitos pouco conhecidos e também os mitos mais famosos.

Esperava mais no sentido do desenvolvimento de alguns mitos que são pouco conhecidos, e em algumas partes do livro são dedicados apenas um parágrafo para apresentar a história. Isso me decepcionou um pouco

No geral é um excelente livro, bem escrito e cheio de histórias.

Vivianne19 24/08/2023

Bom livro para quem é fã de mitologia, mas deixa a desejar
Esse livro tem um compilado de mitos gregos, romanos, nórdicos e orientais. Já personagens que nunca vimos falar, outros sim, passagens da mitologia bastante importantes como a Ilíada e a odisseia, dentre outros. As ilustrações são bem bonitas e os textos de apoio são muito interessantes. Os pontos negativos para mim foram colocar os nomes dos deuses em romano, o que gera muita confusão, pois conhecemos quem é Zeus, mas pouco sabemos quem é Júpiter, com isso a leitura ficou um pouco arrastada. A segunda parte é sobre os mitos orientais que apenas preenchem um capítulo e os nórdicos tem 4 capítulos especiais sobre o tema. Onde ficam os mitos japoneses e chineses? Foi falado extremamente rápido e raso sobre a Índia e bem porcamente sobre a África, esse ponto foi o que me mais me chateou, pois não é só da Grécia que se faz história e mitos. É um bom livro, mas peca nesses quesitos, então se você quer apenas saber sobre a Grécia e não se importa dos nomes dos deuses estarem em romano, vai fundo na leitura, se não, pense e procure talvez uma outra alternativa.