O Livro de Ouro da Mitologia

O Livro de Ouro da Mitologia Thomas Bulfinch

Resenhas - O Livro de Ouro da Mitologia

Duda Lima 26/04/2023

Muito maneiro ?
Todos as possíveis criticas que eu poderia fazer sobre esse livro são perdoadas com o contexto do escritor e da escrita, mas a única coisa que severamente me irritou foi o fato de as versões se diferenciavam muito, e o leitor não ser avisado disso; Por exemplo, em vários momentos dos contos, a narrativa muda de grega a romana, e a identificação desses dois lados é algo importante para o leitor.

Mas de qualquer forma, tanto a narrativa quando a escolha de contos é maravilhosa, e a linguagem mais clássica traz para história um ar bom, que seria perdido em uma linguagem informal. Um livro maravilhoso que nos traz os mitos inluentes e importantes para nós até atualmente.

Isabella.sana 21/04/2023

Adorei!! Sempre tive curiosidade quanto a mitologia mas nunca encontrava algum livro que realmente entregasse tudo o que esperava, mas esse entregou muito mais.

Gleidson15 13/04/2023

Um pouco decepcionado pelas expectativas altas demais.
Não é um livro ruim, principalmente para quem quer realmente conhecer a mitologia em um todo, porém achei a leitura cansativa e a maioria das histórias bem rasas.

Alguns contos foram interessantes e outros quando estavam decolando e entretendo simplesmente acabava. Mas acredito que a maior decepção foram pelas minhas expectativas em achar que seria um livro para entreter e que as histórias seriam como filmes. No meio do livro já estava torcendo para acabar logo para poder começar o próximo.

Gostei por ter conhecido um pouco de várias mitologias e termino sem saber quem era os mais loucos, os deuses ou os mortais, por mim iria todo mundo pra prisão, principalmente a Juno!

Giiii28 07/04/2023

Bom livro de mitologia grega, descreve precisamente, mas achei a escrita maçante e arrastada em várias situações. Mais de conhecimento que entretenimento

Thomas 04/04/2023

Quebra de expectativa
Confesso que estava torcendo pra acabar de ler o mais rápido possível. Comprei esse livro na esperança de que explicasse sobre mitologia de forma mais dinâmica e simples, algumas partes achei super confusas. Quando conta sobre a guerra de Troia achei super interessante mas de resto foi só uma coisa ou outra que me fez ter mais gosto pra ler.

liviavsilva_ 27/03/2023

Apesar do conteúdo dar aquele ar gigantesco de "isso é tudo ficção!", ignorando completamente que o culto aos deuses gregos (e xintoístas e nórdicos, pouco, mas também mencionados no livro) é algo real, que começou séculos atrás e permanece até os dias atuais com a comunidade pagã, asatru, helenista, xintoísta, etc., o livro é bom, pois reúne diversos mitos e é contado de uma forma que torna fácil o entendimento, além de rechear com ilustrações sobre os mitos ou seres mencionados e contar com algumas canções bem referenciadas.

Danilo97 25/03/2023

é um assunto que me interessa bastante, mas confesso que foi bem cansativo ler a guerra de troia porque achei confuso (pode ser pela falta de experiência de leitura)

Rafael 10/03/2023

As raízes da divindade em carne, osso e ideias
Na tentativa de sempre tentar explicar o inexplicável, criando deuses e monstros, o homem sempre acaba explicando a si mesmo.
Mitologia sempre foi algo que me chamou muito a atenção desde sempre, por suas histórias, seus monstros e suas fantasias. Em O Livro da Mitologia, Bullfinch explora em detalhes acessíveis às histórias mais conhecidas do mundo, revisitando-as de maneira didática, sem deixar de lado a poesia, o humor e a tragédia.
Pois cada mitologia tem uma cara diferente, apesar de tentar representar, na maioria dos casos, os mesmos mitos ou fenômenos inexplicáveis para suas épocas. A mitologia grega é carregada de tragédia e drama. A egípcia, explica suas divindades através do zoomorfismo. A nórdica é carregada de humor. (Loki vestindo Thor de Freya na tentativa de enganar um gigante é a mais pura elite).
Apesar da maneira clara das explicações, Bullfinch prefere a tragédia grega às outras culturas. Com pinceladas rápidas nas demais sociedades, o autor se aprofunda mesmo na Grécia Antiga, escolhendo histórias a dedo para encantar aos leitores com as referências que tanto enxergamos na cultura pop atual. Afinal, o que mais é um bom livro ou série fantasiosa que nos prende, senão o contar de uma história mitológica, nem que seja para aquele universo?
Mas se isto te preocupa, outras opções de mitologia mais diversas podem ser a melhor opção. Ficamos tanto tempo na Grécia, que até nos desacostumamos quando viajamos para outro lugar.
Ainda assim o deslumbre é reconhecível. Tantas histórias, tantos personagens... Mas todas apontam pra um mesmo lugar, na verdade, independentemente de sua origem. A mitologia é a representação de como o universo deveria funcionar, criadas por pessoas que eram apaixonadas pelo mundo ao seu redor, e precisavam explicá-lo de alguma forma. Alguns, olhavam para os céus em busca de respostas, outros para os mares e os abismos. Mas a resposta é simples e clara: É através da propagação de ideias que chegamos a imortalidade divina. E nada além das lições mitológicas antigas teve o poder suficiente para até agora, ser tão imortal.
Mais sobre O Livro da Mitologia em @rafaelpf00

Adjuto 09/03/2023

Imperdível - Dicionário - Consulta
Este livro é uma preciosidade. Comprei-o com a intenção de me inteirar com a Mitologia Grega, tão ignorada pela nossa educação, aliás tudo que é bom, ultimamente, é ignorada pela nossa Educação. Não aprendi Mitologia, nem literatura internacional, só brasileira, e muito superficialmente, com as provas querendo que decorássemos partes das obras, ao invés de interpretá-las, e mais tentar vivenciá-las.
Enfim, já passou, e a gente tem que correr atrás dessa lacuna, desse abismo que é aula de literatura no Brasil.
E nada melhor, nada mesmo, que este livro.
Vou usá-lo a vida inteira, pois toda a literatura ocidental, sem exceção, digo a grande literatura ocidental, bebe destas fontes.
Se tivesse condições financeiras compraria este livro pra todos os estudantes do ensino médio, pois além de serem histórias deliciosas, contém verdades.
E mais, descobrimos neste livro origens de expressões, de palavras, de explicações que são eternas.
E no final do livro ainda há Mitologia Nórdica, um pouco de hinduísmo, budismo.
Enfim, este livro é Imperdível, um dicionário que você usará como consulta para o resto de suas literaturas.
Não perca tempo e corra atrás desta obra-prima.

Romeu Felix 26/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O Livro de Ouro da Mitologia é uma obra clássica que reúne histórias dos deuses e heróis da mitologia grega, romana e nórdica. O livro é dividido em três partes, cada uma dedicada a uma dessas mitologias. A primeira parte aborda a mitologia grega, incluindo histórias de deuses como Zeus, Hera, Atena e Apolo, além de heróis como Hércules, Teseu e Perseu. A segunda parte trata da mitologia romana, que compartilha muitas semelhanças com a mitologia grega, mas possui seus próprios deuses e histórias únicas, como a lenda de Rômulo e Remo. A terceira parte apresenta a mitologia nórdica, com suas histórias de deuses como Odin, Thor e Loki, e heróis como Sigurd e Beowulf.

Cada história é narrada de maneira clara e envolvente, transportando o leitor para o mundo mágico da mitologia. O livro também contém ilustrações que ajudam a visualizar os personagens e cenários das histórias.

Comentário:

O Livro de Ouro da Mitologia é uma obra essencial para quem se interessa por mitologia e história. Thomas Bulfinch foi capaz de reunir de maneira clara e concisa as principais histórias e personagens das mitologias grega, romana e nórdica, tornando-as acessíveis para um público amplo. A linguagem utilizada é simples, mas não menos envolvente, e as ilustrações ajudam a complementar a experiência de leitura. Além disso, o livro pode ser uma ótima ferramenta para estudantes que estão iniciando seus estudos em história e mitologia, já que oferece uma visão geral das principais histórias e personagens dessas mitologias.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

thexanny 21/02/2023

O livro de ouro da mitologia
O livro é muito rico, além de contar muitos mitos, menciona vários autores, têm imagens o que ajuda bastante também. Como foi o primeiro livro que eu li de mitologia, ele cumpriu muito bem o que eu queria: um parâmetro da mitologia grega. O livro não é o mais completo, mas é um ótimo começo pra quem quer saber mais, te ajuda a entrar nesse universo mitológico.

Bielalexander 15/02/2023

Leitura muito cansativa
Só terminei por obrigação infelizmente, leitura muito massante apesar de eu adorar o assunto sobre mitologia

Stephanie214 02/02/2023

O legado de mitos e heróis da Grécia e Roma antiga ainda estão presentes em nossos dias as figuras mitológicas são o pilar da cultura ocidental, e neste livro está reunido várias histórias dessas mitologias que nos mostram como a Grécia e a Roma são ricas em histórias envolvendo deuses, heróis, semi-deuses, batalhas, monstros, profecias e muito mais.
Nas divindades gregas temos os 3 irmãos principais Zeus, Poseidon e Hades os deuses responsáveis pelo céu, mar e submundo respectivamente que moram no Monte Olimpo a morada dos deuses (exceto Hades que não saia do submundo) no total são 11 deuses sendo eles:
Hera a rainha dos deuses, Zeus deus do céu e trovão, Ares deus da guerra, Afrodite deusa do amor e da beleza, Atena deusa da guerra e da sabedoria, Apolo deus da música e da lira, Deméter deusa da agricultura, Dionísio deus do vinho, Poseidon deus dos mares, Hermes deus do comércio, Hefesto deus das armas e Artemis deusa da caça.
Também tem a história das parcas que eram três: Cloto, Laquesis e Atropos elas teciam o fio do destino humano e com sua tesoura o cortavam quando muito bem entendiam.
As fúrias eram três deusas que puniam os que cometiam crimes e escapavam ou zombavam da justiça pública.
As três graças Eufrosina, Aglai e Talia eram as deusas do banquete, da dança, de todas as diversões sociais e das belas artes.
Também há um pouco sobre mitologia oriental, mitologia hindu e mitologia nórdica além de a origem da mitologia, estátuas de deuses e deusas, poetas da mitologia, monstros modernos - a fênix, o basilisco, o unicórnio e a salamandra.
A mitologia romana se base-ou muito da mitologia grega para criar suas próprias divindades.
É um livro bem completo pra quem gosta de saber as histórias de várias mitologias.

Diego980 23/01/2023

Altares ruíram e templos se perderam nas areias do tempo, mas as religiões da Grécia e da Roma Antigas nunca despareceram por completo. Seu legado de mitos e heróis continua presente até hoje, e é o pilar da cultura ocidental. As histórias passadas de geração a geração há milênios, que hoje são peças-chave das mais populares e consagradas obras de diversas formas de arte estão reunidas aqui, sob as bênçãos de Zeus.As mais cativantes narrativas que a mente humana já criou transportam o leitor para terras onde fatos incríveis acontecem - onde belas ninfas e corajosos heróis veem seus destinos nas mãos de caprichosos deuses e criaturas fantásticas ganham vida.

Anaisa 10/01/2023

Acredito que minha expectativa ao redor do livro era outra, talvez uma espécie de iniciação a mitologia mas não era. É pra iniciantes e conta historias resumidas mas ainda assim não era o que eu procurava.