O Livro de Ouro da Mitologia

O Livro de Ouro da Mitologia Thomas Bulfinch

Resenhas - O Livro de Ouro da Mitologia

Dan 09/01/2023

Muita informação rs...
Eu adoro histórias mitológicas.
Se você gosta de mitologia greco romana vai pra cima.
Não espere muito de mitologia egípcia e não espere nada de mitologia nórdica druídica e todas as outras que não recebem a mesma atenção.
Aliás, quando trata do druidismo, consigo pescar diversas falas intolerantes do autor. Colocando a mitologia judaico cristã como uma "salvadora" dos povos escoceses.
Fora isso, é bem legal.

João 04/01/2023

Esse tipo de livro é destinado para um público-alvo bem específico mas continua sendo bom. Eu lembro que ganhei esse livro
Quando tinha entorno de 8 a 10 anos e confesso que eu pegava ele para ler e não entendia nada do que se passava kkkkkkkkkkk, o livro não possui uma história totalmente linear ele se dividia em momentos não tão específicos que continha: uma história principal, uma ou duas ilustrações, um poema que servia para contextualizar e de vez em quando uma resenha do autor.

Obs: o livro no seu todo tem seu charme e ele ajuda demais para estudar a sociologia dentro das religiões ,confesso que adoro ele por esse motivo kkkkkkk e além do mais o quanto que eu li de epopeia clássica não tá escrito kkkkkkkk ele é top gosto muito dele.

Naldo 24/12/2022

Bom para pesquisas
Ótimo para utilizar como livro de apóio para outros que necessita pesquisas, agora irei começar uma saga de releituras de epopéias e este sera um dos livros de consulta para a Divina Comédia, Odisseia, Iliada e Eneida, e talvez para o paraíso perdido.

Luuu 16/12/2022

Indico para todos que querem ter uma visão aprofundada não só da mitologia grega, mas da romana e da nórdica também. Achei meio difícil de interpretar umas partes, mas pouca coisa.

samucacn 10/12/2022

Altares ruíram e templos se perderam nas areias do tempo, mas as religiões da Grécia e da Roma Antigas nunca despareceram por completo. Seu legado de mitos e heróis continua presente até hoje, e é o pilar da cultura ocidental. As histórias passadas de geração a geração há milênios, que hoje são peças-chave das mais populares e consagradas obras de diversas formas de arte estão reunidas aqui, sob as bênçãos de Zeus.As mais cativantes narrativas que a mente humana já criou transportam o leitor para terras onde fatos incríveis acontecem - onde belas ninfas e corajosos heróis veem seus destinos nas mãos de caprichosos deuses e criaturas fantásticas ganham vida.

Camilafbc 07/12/2022

Interessante
Apesar de algumas das histórias serem apresentadas de forma bem resumida, é uma ótima leitura de introdução ao mundo da mitologia.

Izabella.Gimenez 26/11/2022

Maravilha!
Esse livro me engoliu ou eu o engoli. Uma das minhas leituras favoritas sobre um dos temas que mais gosto de explorar. Realmente um livro de ouro.

JP_Felix 15/10/2022

Mito e cultura
Sempre bom rever as boas e velhas história da mitologia, e aqui temos as mais conhecidas e as mais esquecidas que poucas vezes chamam atenção por não serem grandiosas. Ainda assim é bom conhecer contos mais sutis que fazem referência a história bem conhecidas, como a versão de Romeu e Julieta gregos, um mito referente ao dilúvio e outros.

É também bem gratificante ver como a cultura foi moldada por essa visão de mundo. A maioria dos contos é explicada como forma figurativa, comentando como e por que tal coisa era assim. Realmente nunca relacionei o mito de Persefone como ela sendo uma alegoria para a semente que está sob a terra ate a primavera.

Os contos nórdicos e egípcios foram bons, mas bem escassos, e isso por um lado atiçou minha curiosidade e por outro me fez sentir que deveria ter mais.

E além das histórias, há um debate bem interessante sobre o modo como o mito é indivisível da cultura e ajudou a moldar nossa sociedade, desde a cultura comum de ética até as esferas profissionais, como médicos e advogados.

Um livro realmente bem interessante e informativo. Não é uma obra que compila os mitos, é mais um estudo sobre eles, e isso dá uma dinâmica bem interessante para ele.

manupst 09/10/2022

Primeiro contato que tive com a mitologia, recomendo a quem quer começar, leitura tranquila e tópicos bem divididos.

Rafaeo 12/09/2022

Mitos bem contados
Durante todo o livro são pegos coletâneas dos melhores contos da mitologia grega, os contando de forma clara e simples para aqueles que sentem a paixão pelo mesmo

Nathi 07/08/2022

Conta muitos contos, focando principalmente na mitologia romana/grega (usa os nomes romanos, o que não é muito comum)
Conta um pouco de mitologia nórdica e asiática tambem, mas ficou meio solto, com pouquíssimos capítulos sobre, então achei que não precisou
Mas em geral, muito bom!!!

Sidneia.Ruthes 02/08/2022

Mitologia
Faz bastante tempo que eu li ele. Mas lembro que gostei bastante por ser histórias da mitologia grega e sempre me interessei pelo assunto, ainda quero reler quando der um tempo. A história do cupido achei legal e outras que eles tinham para explicar o porquê das coisas. Com toda certeza indico.

Thalis 29/07/2022

Completo
É um dos livros mais completos em se tratando de mitologia e personagens que circundam esse assunto. Claro que tendi a me interessar mais pela mitologia grega e os contos das origens místicas, o que não torna menos interessante as demais mitologias contidas e explicadas no livro.
É uma obra bem clara e didática, não há muito o que se considerar além disso.

13marcioricardo 28/07/2022

A mitologia é uma das fundações de nossa cultura.
Livro bom e necessário pra entender muito das nossas raízes e cultura. O autor nos traz as estórias mitológicas mais conhecidas e outras nem tanto.

Gostei, mas por vezes fica um pouco confuso, já que existem personagens que foram pessoas reais envolvidas com ficção. Talvez não pudesse ser de outra forma. Também não apreciei muito o fato de misturar deuses romanos com os gregos. Além disso, por vezes a leitura ficou aborrecida e cansativa.

Ao final o autor explica como a mitologia vem de várias formas e de vários lugares. Isso é bacana. Dá ainda uma voltinha pela Pérsia, Índia e mitologia escandinava. Recomendo, mas talvez seja melhor ir lendo devagar, uma estória ou capítulo por vez.

Ana Salafica 26/07/2022

A leitura se torna um tanto arrastada pela grande quantidade de informações e personalidades condensadas em poucas páginas. Apesar de ser "o livro de ouro da mitologia", o que mais vemos aqui é mitologia greco-romana, o que me faz pensar no porquê o autor não focou o livro inteiramente nela. O que vemos de mitologia egípcia, hindu e nórdica é tão breve que parece só estar ali para cumprir uma cota (talvez não chegue nem a 50 páginas para cobrir essas três). Então se seu interesse for em conhecer mais dos mitos gregos, esse livro pode ser uma boa pedida, mas se estiver buscando conhecer mais de outras mitologia, creio que essa não seja a melhor fonte.