O Livro de Ouro da Mitologia

O Livro de Ouro da Mitologia Thomas Bulfinch

Resenhas - O Livro de Ouro da Mitologia

julia_zilio 16/03/2022

Mitologia grega ou romana?
Minha única crítica é que sinto uma mescla nebulosa entre as mitologias grega e romana no livro, mas trouxe uma parte bem fundamentada especialmente dos períodos homéricos

Rony 08/03/2022

Mais para um compêndio de literatura greco-romana
Esse livro tem várias narrativas mitológicas, tiradas em parte dos autores gregos e latinos. Eu particularmente tive alguns momentos meio desconfortáveis porque o autor usa o nome latino das divindades gregas e cria algumas duplicidades. Outro ponto é a visão de "superioridade cristã" que aparece meio nas entrelinhas inicialmente e no final fica mais explícito. No geral, é bem interessante para se abrir à literatura clássica. O autor traz uns três a quatro capítulos para falar rapidamente da mitologia egípcia, hindu, nórdica e céltica. Recomendo com as ressalvas de uma visão tendenciosa nos julgamentos das narrativas.

Gui 06/03/2022

Essencial para todos interessados no assunto
Livro excelente e bem completo. Leitura fácil e extensa, com um autor extremamente perito no assunto, dotado de várias referências externas relacionadas às poesias épicas de diversas épocas. Porém peca com alguns, poucos, termos que podem ser considerados preconceituosos.

Pedraish 05/03/2022

Antiquado em partes
Passei o livro inteiro gostando da maneira com que o autor retrata os mitos, sendo que 90% do livro é composto pela mitologia grega, com diversas outras mitologias jogadas no final sem propósito nenhum a não ser o de poder se gabar de apresentar múltiplas culturas em um livro, porém em alguns momentos, e especialmente no final eu fiquei muito confuso com a maneira em que o autor trata algumas tradições gregas e de outras culturas e mitos, em específico chegando até mesmo a chamar o paganismo céltico de ignorante em comparação ao evangelhismo, como se fosse possível determinar objetivamente o valor destas culturas, sendo que ele até mesmo dedica uma porção final do livro retratando como os evangelhistas subjulgaram estes "ignorantes", sendo que isto de maneira alguma possui alguma relação com a mitologia até então apresentada, o que me faz pensar que o que realmente é ignorante é a maneira com que um historiador e autor renomado, que conseguiu representar perfeitamente a mitologia grega, trata outras culturas diferentes como se fossem inferiores da sua.

marina 04/03/2022

o livro da mitologia
gostei demaiss, os contos são ótimos, curtos, bem explicados e fáceis de ler. não gostei muito do final, mas creio que é porque minha intenção foi apenas saber mais sobre a mitologia greco-romana

Clara 12/02/2022

Não sei oq eu esperava
Eu gostei, apesar dos autos e baixos, n tem uma história específica, fala sobre várias coisas, só achei bem difícil de ler

Carlos 25/01/2022

O Livro de Ouro da Mitologia
Este livro é uma boa pedida na estante, especialmente como suporte à leitura dos mitos gregos, apesar de algumas inconsistências.

black.fire 22/01/2022

? ano lido: 2020

primeiro livro que li sobre mitologia. excelente. tem uma leitura fácil de compreender.

Celly 21/01/2022

Que livro meus caros
O melhor livro sobre Deuses que já li. Leitura fácil e talvez um pouco enrolada por causa dos nomes dos Deuses, porém o melhor livro.

Samuel Valdevino 03/01/2022

Uma odisseia nos mitos romanos
O livro é excepcionalmente fantástico, ele mostra diversos contos das antigas tradições Greco-Romanas, com Deuses, Heróis, monstros, reis e donzelas, descrevendo minuciosamente cada detalhe delas.
Usando apenas uma palavra, é possível descrever esse livro de forma facílima: Completo.
O livro é completo, com as mais diversas histórias de deuses e mortais, desde as histórias contadas em Roma a até mesmo pequenas pontas da mitologia egípcia, hindu e nórdica, apresentando ao leitor, diversos acontecimentos fantásticos que excitam não só a imaginação, mas também o corpo e a alma inteira.

@rodolfo_lab 31/12/2021

Um livro que eu deveria ter lido antes.
Foi um dos primeiros livros que comprei, deve ter uns 10~ anos que está na minha estante e nunca dei bola pra ele.
É um livro maravilhoso, conta histórias de vários assuntos que eu sempre tive curiosidade e com esse livro tive as respostas.
Eu só não gostei dos nomes dos deuses não serem os que eu estou acostumado a ouvir.

Linne 31/12/2021

Não fluiu...
Basicamente terminei esse livro na raça por que já tem anos eu enrolando a leitura. Tenho ele desde 2014 ( é também me assustei) e comecei a leitura no mesmo ano.

Gosto muito de mitologia e achava que iria gostar da leitura (sqn). Achei a escrita maçante e às vezes um pouco confusa. Por isso resolvi ler capítulo por capítulo já que as histórias são independentes, uma ou outra que vão apresentar a mesma temática. E sim, eu não gosto de abandonar a leitura, porque no final eu posso descobrir uma obra prima ou passar raiva mesmo, mas pelo menos tentei.?

Amei ter referência de poemas de Byron, Milton e outros autores, mas mesmo assim ficou cansativo para mim e eu não tinha prazer em ler. Não foi uma leitura fluida ou que despertasse uma vontade de devorar o livro. E mesmo assim não acho um livro ruim, só não foi uma leitura que  funcionou comigo. Pode ser por momento, por estado de espírito ou por eu ter forçado a leitura.

Se você gosta de história e mitologia, leia esse livro. Ele merece uma chance. Só não espere um Percy Jackson da vida, por que não é.

Gianluca.Rojas 27/12/2021

Livro muito bom, algumas histórias incríveis, como a famosa guerra de Tróia, Orfeu e Eurídice, entre outras. Algumas palavras que usamos hoje em dia que tem a ver com deuses gregos. Tem algumas histórias mais ou menos mas a leitura vale muito.

Gi 25/12/2021

Realmente o livro de ouro da mitologia
O livro é o mais completo sobre mitologia, em minha opinião, fala sobre mitologia grega e romana que são as mais famosas, mas também fala sobre a mitologia hindu, sobre os costumes deles e sobre as castas, que me deixou muito impressionada. Há também a parte da mitologia nórdica que, para mim, não é tão conhecida assim como a hindu e sobre os druidas.
Uma coisa que eu achei bem interessante são os poemas sobre os contos que têm ao longo de todo o livro, poemas de vários autores famosos e imagens das esculturas.