Éramos seis

Éramos seis Maria José Dupré

Resenhas - Éramos Seis

Lulukabooks 06/02/2022

Um misto de sensações!!!
Ao terminar essa bela obra me vejo em meio a um misto de sentimentos, revolta e paz de espírito, raiva e amor, horror e felicidade, inquietação e compreensão. A escrita da autora nos mostra com detalhes a vida de uma filha obediente, esposa e mãe devotada que durante toda a sua vida pos em primeiro lugar a sua familia. Ao menos tempo que me inspiro na história dessa mulher maravilhosa me revolto por tanta injustiça que lhe recai, apesar de todos os sacrifícios a felicidade não se fez jus. Termino assim essa resenha com o sentimento que nenhuma palavra pode traduzir o turbilhão de sentimentos que nesse momento perturba meu peito e minha mente.

Ana 06/02/2022

Da família
Da um quentinho ler livro assim! É uma vida sofrida que dona Lola nos mostra! A preocupação com a familia, os filhos...
Ah! E se chorei? Chorei sim!!

Geraldo 03/02/2022

Éramos seis depois de "véio"
Já teve a experiência de reler um livro da sua adolescência e favoritar e deixar como o livro da vida?
Pois isso aconteceu comigo, a primeira vez que vi e peguei esse livro em mão estava com meus 10 anos de idade, lembro que fomos a biblioteca da escola e lá tinha toda a coleção Vagalume; peguei pois a recomendação foi que o livro se tornou uma novela.
Li, gostei e devolvi...
Passaram-se 32 anos; comprei essa edição nova e reli,
Maria José Dupré, autora esquecida dos brasileiros nos mostra nessa obra magnifica o cotidiano de uma família comum que residia na cidade São Paulo por volta dos anos de 1910.
Passamos por tudo do lado de Dona Lola, senhora simples, originária de Itapetininga. Casada com Júlio onde possuem 4 filhos: Carlos (o dedicado, "pé-no-chão"), Alfredo (o bonitão bom vivã, não curte estudar ou trabalhar, aquele que nasceu pra ser livre), Julinho (o que vai se dar bem em negócios) e Isabel (vai se tornar professora e datilógrafa)
Não vou dar spoilers, mas o titulo é autoexplicativo.
O que faz essa obra ser incrível?
O Texto é um dos mais bonitos que já li, ele acalenta, te abraça, dá um quentinho no coração, você se torna amigo de Dona Lola, torce por ela, sofre ao seu lado, conhece dona Genu a vizinha fofoqueira, Tia Emília, a tia rica que adora contar os nomes das famílias tradicionais paulistanas, enfim uma obra lindíssima.
Faço uma campanha para que a editora republique toda obra dessa autora fenomenal....
Literatura brasileira de altíssima qualidade.

Gus 02/02/2022

Éramos Seis - É sobre As Mulheres de Nossa Família.
Éramos Seis é uma narrativa sobre a total e absoluta entrega de uma mãe. Embora a diegese vá explorar todos os quatro filhos e o marido (Júlio) de Dona Lola, a matriarca, é o ponto central da história. O livro não possui uma trama grandiosa ou uma escrita rebuscada, porém, acredito que o valor da obra está na autoidentificação, em enxergar nas mulheres a nossa volta (mães e vós principalmente) um pouco de Dona Lola.

Niv 27/01/2022

Uma mãe que amou e sofreu pelos seus.
“?Se fosse preciso recomeçar novamente, novamente faria da minha vida a mesma que foi, sacrifício e devotamento. Devo sentir-me feliz porque cada filho seguiu o caminho escolhido.”?

4 dias atrás finalizei essa grande obra e, desde então, está sendo complicado começar uma nova leitura. É surreal saber que D. Lona é apenas uma personagem fictícia, visto que, tantas mães vivem da dor, perda, dedicação e do amor incondicional por seus filhos.

O momento mais marcante, após o término da leitura, foi narrar para minha mãe como a família Lemos, aos pouquinhos, deixaram de serem seis. Compartilhamos lágrimas grossas quando descrevi a morte de “Carlucho”, o filho bom e amigo de D. Lola.

Ah, que vazio…

Emanuelle189 25/01/2022

Esse livro marcou minha infância e me fez ter gosto pela leitura. Toda a coleção Vagalume me trás boas sensações. A história em si é maravilhosa. É muito interessante ver a visão de uma mãe durante o crescimento de seus filhos.

Letschmitz 23/01/2022

que família bosta viu
Meu Jesus, que história ruim. A narrativa detalha excessivamente tudo (você fica um capítulo inteiro só lendo descrição que não agrega em NADA).
Dona Lola oooohh protagonista irritante. Vi nela muito dos meus parentes que são escravos da obtenção do afeto alheio e acho que isso só intensificou a raiva.
Não sei como isso aqui virou novela e ainda mais NÃO SEI COMO TEVE PÚBLICO. É realístico? Sim. Mas é uma realidade de cotidiano muito estarrecedora, sem condição.
Desejo boa sorte para os futuros leitores que vão ter que ler isso aqui pra poder fazer alguma redação.

fireheartjones 21/01/2022

dona lola é uma das personagens mais fortes da literatura
desde o momento que eu assisti o remake da Globo essa história me emociona, me surpreendo da forma que a dona lola foi abandonada por todos a sua volta e a forma como lutou por cada um até os últimos instantes. isabel e julinho pra mim são os mais ingratos dos filhos, mas continuo amando toda história da família de lemos. é uma história que a felicidade ta nos mínimos detalhes e que é acompanha com uma dose de sofrimento além pra qualquer pessoa. dona lola merecia muito mais que isso ??

Lívia 19/01/2022

Éramos seis
Foi a primeira novela que assisti quando criança e lembro que amava.

Não me lembrava que era tão triste ou o SBT não retratou assim. História sofrida, triste. Interessantíssimo ler sobre a minha cidade, São Paulo, do início do século passado.

Recomendo.

Hari-Nama 31/12/2021

A história de Dona Lola e sua família, uma bondosa e batalhadora mulher que faz de tudo pela felicidade do marido, Júlio, e dos quatro filhos: Carlos, Alfredo, Julinho e Maria Isabel. A vida de Dona Lola é narrada desde a infância das crianças, quando Júlio trabalha para pagar as prestações da casa onde moram, passando pela chegada dos filhos à fase adulta e de Dona Lola à velhice. Conforme os anos passam, vão se modificando as coisas na vida de Dona Lola: a morte de Júlio; o sumiço de Alfredo pelo mundo; a união de Isabel com Felício, um homem separado; a ascensão de Julinho, que se casa com uma moça de família rica. O título do livro vem da situação de Dona Lola ao fim da vida, sozinha num asilo: eram seis, agora só resta ela. Também são expostos no livro outras personagens, como os familiares de Lola: na cidade de Itapetininga, interior paulista, moram a mãe, Dona Maria; a tia Candoca; as irmãs Clotilde, solteira, e Olga, casada com Zeca, seu cunhado; na cidade, vive a rica tia Emília, irmã de seu pai; e a filha dela, Justina.

Lu s2 31/12/2021

100% verdadeiro e emocional
Muito clichê isso que vou dizer. Porém, esse livro é cheio de emoções ! Aproveitei o texto do começo ao fim sem dúvidas. Sou voluntário a sentir tudo que vida tem a oferecer, seja bom ou ruim. Até porque se existem sentimentos ruins, por mais que sejam ruins, devem ser sentidos. Caso contrário não existiriam ! Recomendo essa leitura a todos que pensam da mesma maneira que eu s2

Jéssica Libranumo 28/12/2021

O livro que salvou meu fim de ano. Um ano difícil, cheio de medos, angústia e solidão interna. O ordinário de uma mãe que ao fim da vida nos ensina a degustar o dia a dia, as pequenas coisas que, mais tarde serão lembranças e que nos salvarão da solidão.
Nunca chorei tanto lendo um livro.