Éramos seis!

Éramos seis! Maria José Dupré

Resenhas - Éramos Seis

jjuniecode 03/02/2024

"Todos espalhados e com um destino diferente; não pensavam mais no dia seguinte, pensavam num futuro desconhecido e longínquo."

antes de começar eu já estava ciente sobre algumas partes dele mas mesmo assim não consegui deixar de chorar em 99% dele

ezziemetal 03/02/2024

Solidão
A história de Éramos Seis é a história da solidão de Dona Lola. Um livro muito triste sobre as intempéries de uma família comum. Um clássico da literatura nacional.
Dayse.Ariane 03/02/2024minha estante
Deve ser muito bom. Li alguns livros desta coleção durante a adolescência e amei!

ezziemetal 03/02/2024minha estante
É bom sim. Li muito dessa coleção também. Esta semana eu consegui quatro deles emprestado.

Luiza_y 30/01/2024

Mudou o curso da minha vida. Já faz mais de 4 horas que terminei e de vez em quando lembro uma frase solta e começo a chorar. A escrita é tão bem feita que acredito que Dona Lola e sua família realmente existiram em um ano perdido e torço para que ela tenha morrido menos triste e menos só do que pareceu na última cena do livro.
Dona Lola, te amo pra sempre.

Jla 21/01/2024

Dona Lola...
A pobi da dona Lola ???
Esse livro é muito simples, muito delicado e muito real. Não é um livro nada complicado de ler, é de uma escrita muito simples o que só melhora no livro, me fazendo pensar que era realmente uma mãe expressando seus sentimentos vivências.

Brianmayfr 19/01/2024

Um clássico brasileiro, é emocionante, passa perfeitamente a realidade da família. Cada vez que chega comida com uma a menos de cada é uma facada diferente. Esse livro mexeu comigo e eu recomendo pra todo mundo que se interessar

Dan 14/01/2024

Éramos Seis
"Fiquei pensando em como é misteriosa a natureza humana; quando pensamos que conhecemos a alma dos nossos filhos, suas vontades, seus gostos, suas reações, suas debilidades, vemos que estamos longe da verdade; não conhecemos nada, estamos diante do inexplicável. Mesmo sondando com tato e cautela, deparamos sempre o desconhecido e ficamos surpreendidos diante do inesperado."

"Éramos seis" está entre os melhores romances da literatura brasileira. A obra-prima de Maria José Dupré, publicada pela primeira vez em 1943, fez sucesso de crítica e público. Foi adaptada para novelas de televisão (cinco versões no total), "virou" filme argentino, dirigido por Carlos Borcosque, e radionovela. O que faz esse romance ser tão querido? Acredito que sua força resida no seu caráter simples e sentimental. "Éramos seis" é um drama familiar tocante. Narra a "saga" de seis personagens: Lola (protagonista e narradora do romance), Júlio (marido de Lola); Carlos, Alfredo, Julinho e Isabel (filhos do casal). Das pequenas alegrias aos grandes desafios impostos pela vida, acompanhamos os diferentes destinos de cada uma delas. Lola é o modelo de boa esposa e mãe dedicada. Tenta - de todas as formas possíveis - manter os filhos unidos, educá-los e prepará-los para os obstáculos do mundo. Apesar de tanto esforço, os casos e acasos da vida irão frustrar esperanças, sonhos irão nascer e ruir; desagregando gradativamente essa família. Mesmo assim, embora as coisas ao redor tomem um rumo inesperado, Lola não deixa de amar os filhos e crer na possibilidade de um futuro melhor para os seus.
Ziza 15/01/2024minha estante
Lembro da adaptação que o SBT fez em 1996. Assistia junto com meu pai. Uma bela, porém triste história.

Julinho 08/01/2024

"Éramos Seis" soou para mim como um livro caseiro, tanto em enredo - uma crônica cotidiana e paulista da primeira metade do século xx - como em escrita - não é um livro sofisticado, profissional, com técnicas literárias arrojadas. É um livro cru, quase um diário de uma mãe de família do passado. Não sei até que ponto esse efeito de livro escrito por uma avó é proposital, mas me emocionei em muitas partes. O final é muito TRISTE, mas é lindíssimo. Acho um crime o que adaptação do romance que a rede globo fez: um final feliz é incoerente nessa história e isso demonstra como somos imaturos atualmente para conseguir enxergar a beleza nas coisas tristes (nas sombras que revelam a beleza da vida em meio as luzes).

suellen 06/01/2024

ÉRAMOS SEIS
"Fiquei pensando em como é misteriosa a natureza humana; quando pensamos que a conhecemos a alma dos nossos filhos, suas vontades, seus gestos, suas reações, suas debilidades, vemos que estamos longe da verdade; não conhecemos nada, estamos diante do inexplicável. Mesmo sondando com tato e cautela, deparamos sempre o desconhecido e ficamos surpreendidos com o inesperado."

Esse livro é incrível, uma verdadeira novela. Porém me fez não querer ter filhos e me questionar como uma.
Acompanhamos a vida de Dona Lola e seu empenho como esposa, dona de casa, dona do próprio negócio por assim dizer (ela tricotava e os vendia, apenas por encomendas) e como mãe de quatro filhos, aos quais depois de um tempo teve de criá-los sozinha.
É um livro que traz ensinamentos e questionamentos, mostra os momentos e histórias vividas por uma família brasileira nas décadas de vinte a quarenta, e que independente da criação da pessoa, se seus desejos, vontades e sonhos forem maiores, não há mãe que os segure.
E foi aí motivo de não querer ter filhos e me questionar como uma.
É claro e muito óbvio que os filhos não podem ficar presos aos pais e vice-versa, cada um tem que construir a própria vida. Mas é tão doloroso pensar que você doa uma parte significativa de sua vida para no final os filhos simplesmente sumirem no mundo. Não sei explicar. Talvez essa minha opinião seja de um tom egoísta.
A verdade é que a maternidade não é romântica, mas acredito que seja uma dádiva ser mãe.
Enfim, o final para mim é triste. Na verdade, a solidão é triste.

natsimao 04/01/2024

?Fiquei triste, mas guardei a tristeza para mim?
E primeiro choro de 2024 vai para Éramos Seis. Uma história muito emocionante contada por uma mãe sobre a vida da sua família: seu marido e seus quatro filhos. É impossível não se conectar com todos os personagens dessa história, ver todos seus sacrifícios, suas dores, e tudo que Dona Lola fez para ver todos felizes mesmo em meio a tantas dificuldades.

LariJ 28/12/2023

Perfeito
Que livro emocionante! Acompanhamos através da narrativa de D. Lola os acontecimentos de sua vida, de seu marido Júlio e seus filhos Carlos, Alfredo, Julinho e Isabel bem como os acontecimentos históricos de São Paulo. Com uma escrita clara e envolvente, nos sentimos fazendo uma viagem no tempo acompanhando as memórias de uma mãe que trabalha incansavelmente para manter sua família e seu lar. Personagens carismáticos, narrativa fluida, uma leitura emocionante.

Tassia.Hinojosa 12/12/2023

Maravilhoso
Digo com toda convicção de que esse é um dos meus livros favoritos da vida!

A primeira vez que o li, eu deveria ter entre 12 a 14 anos, e foi amor à primeira leitura.

Esse livro trás todas as felicidades, as tristezas, a raiva, as dificuldades que uma família pode passar. E no fim, ele te faz passar por uma nostalgia compartilhada com a personagem. Eu me emocionei e tive saudades por ela.

Tudo passa; e passa rápido. Coisas que hoje não damos muita atenção, no futuro será apenas saudades.

Lindo! Favoritado da vida. Indico para todo mundo hahahah

Luana Karla Nogueira 04/12/2023

Essas histórias que acompanham a vida de certa família me cativam. Tem sempre tantas informações sobre como as pessoas viviam em determinada região e época

Valdir 26/11/2023

Favorito
Éramos Seis é uma iguaria da literatura brasileira, não atoa possui 5 adaptações de enorme sucesso. Mais do que isso: adaptações de enorme sucesso em décadas diferentes, o que demonstra por si só o caráter atemporal da história.

Eu explicaria o êxito da obra de Maria José Dupré pela sua temática, a mais universal que existe: o amor de uma mãe pelos seus filhos da infância à velhice. Mas temática nenhuma justificaria a força do livro se essa história não fosse contada por Dupré.

Sim, é um livro de profunda beleza. ?Éramos Seis? comove nos mais singelos atos. Emociona não só pelas palavras e pelos diálogos, mas também pelo não dito, que é captado pelo leitor mais atento nas entrelinhas.

Como pode um livro aparentemente tão simples ganhar tantos leitores apaixonados? É partindo dessa aparente simplicidade da narrativa que a autora se revela uma habilidosa contadora de histórias e retira de sua cartola-cérebro um emaranhado de discussões próprias do período em que a família Lemos se insere.

Trata-se de um período efervescente da nossa história, marcado por profundas transformações sociais. Do lar de Dona Lola emergem assuntos sobre ética, religião, comunismo, desquite, alcoolismo e luta de classes e acompanhamos de perto fatos históricos como revoluções, guerras mundiais e gripe espanhola.

?Éramos Seis? é a vida como ela é. Recorte fidedigno da família brasileira no início do século XX e riqueza inigualável da nossa literatura. Motivo de orgulho para todo leitor tupiniquim.

lendoeuconto 20/11/2023

Mãe é amor
Quando tudo dá errado, ali sempre está uma
mãe pra consolar seu filho; quando há doença, sempre há uma mãe acompanhando seu filho; quando há dor, sempre há uma mãe com um chazinho ou disposta a te ajudar. Esse livro nos traz reflexão profunda sobre o amor de uma mãe e quem somos nós, filhos que só pensam em si mesmos ou amigos e companheiros de nossa mãe? A luta, as noites em claro, a angústia, o medo, tudo aquilo que nossa mãe nos protege. Todos deveriam ler.