Éramos Seis

Éramos Seis Maria José Dupré

Resenhas - Éramos Seis

Amanda 06/06/2022

Éramos Seis, de Maria José Dupré
Eu tinha 10 anos quando assisti a novela Éramos Seis (a versão do SBT). Muitas vezes acompanhada da minha vó. A capa do livro, da versão vagalume, também faz parte de minhas lembranças pois estava ali, na estante dela.

Ler ele agora foi uma mistura de emoções...

Acompanhar a história de Dona Lola não é fácil. Sua vida ao lado do marido e seus quatro filhos é marcada por muito amor e atenção da matriarca mas também muito trabalho, humildade, desapontamentos e perdas. Ler os pensamentos de Lola frente a sua luta em cada momento foi marcante pois me fez pensar em outras Lolas da minha vida.

Mas eu disse que foi uma mistura de emoções! Apesar de terminar com o olho mareado senti muita alegria em ler esse livro pois me levou a lembrar de quando acompanhei pela primeira vez essa história, numa época tão gostosa e ao lado de uma pessoa tão amada.

Léa 14/05/2022

Chorando
Este livro é muito emocionante, fazia tempo que não me emocionava tanto com uma história como está. Vários lições que quem lê carregará para toda a vida. Super recomendo a leitura!

Ju 13/05/2022

Eram seis, depois cinco, quatro, três, dois...
"Éramos seis" apresenta uma história muito simples, sofrida, comum, fácil de se relacionar.
É fácil se colocar no lugar de D. Lola, que amou tanto cada um de seus filhos, e apenas assistiu cada um seguir o caminho que escolheu, exceto Carlos, o filhos mais amigo, que não pôde escolher.
É bonito observar a relação de amizade dela com a vizinha, D. Genu, que apesar de suas manias, foi uma grande amiga. E também com suas irmãs, especialmente Clotilde.
E muito interessante observar como cada uma das crianças se tornou diferente uma da hora, mesmo tendo a mesma criação.
É uma história que deixa saudade da época em que as crianças eram crianças, e a casa ainda não estava paga, eram tempos difíceis, mas não tanto quanto os que vieram depois.

Keven Lobo 04/05/2022

Um clássico nacional emocionante!
Que leitura envolvente!

O livro narra a evolução dos personagens, desde o crescimento dos filhos ao envelhecimento dos pais, acredito que isso pode definir esse livro como um romance de formação. E como amei acompanhar a história dessa família! Todos com suas particularidades, ideias, gênios e manias, assim como toda família costuma ser. Os personagens são muito bem desenvolvidos e embora um ou outro filho seja um pouco mais complicado, é impossível não gostar deles. Dona Lola é, sem dúvida, uma das melhores personagens da literatura. Me encantei com o amor dessa mãe com essa família, apesar das intrigas e decepções, e é exatamente isso que a torna tão especial.

A ambientação é impecável. As cenas são muito gráficas, e mesmo eu não tendo vivido na época em que se passa a história, consegui visualizar os cenários com tanta facilidade que até considero um efeito mágico quando paro pra pensar.

É uma história sobre uma família, então drama não irá faltar. Mas além disso o livro aborda um pouco de romance e até mesmo abre brecha para explorar uma disputa ideológica entre Capitalismo e Socialismo, que acabam influenciando diretamente as relações dos personagens.

Fiquei encantado com toda a trajetória dessa família, foi uma leitura que me deixou muito emocionado pois acompanhar esses personagens e ver os rumos que cada filho leva ao longo da vida é de deixar o coração apertado. E no fim, fechei o livro arrasado e triste, tanto por ter acabado quanto pela forma como a trama se encerrou. Sofri, sorri e chorei... De tudo um pouco eu senti com essa leitura e meu único arrependimento foi não ter lido antes.

Um clássico brasileiro indispensável, que todos deveriam ler!!

Marcio Garcia 25/04/2022

Que dramalhão!
A história de vida de um casal com quatro filhos que se passa na primeira metade do século XX, em São Paulo, capital.

A saga permeia uns 30 anos iniciando por volta de 1912~1915 e mostra as dificuldades de uma família de classe média baixa para conseguir criar os filhos, melhorando suas vidas e ainda tendo que pagar as prestações da casa para a qual mudaram. Uma história de muitos brasileiros, que tentam fazer o certo para cada um dos filhos. Cada um com uma personalidade distitnta, com gostos e trejeitos próprios.

Um retrato da sociedade paulista na Primeira República, com a cidade em franca expansão e cheia de desigualdades, não muito diferente dos dias atuais, mas em cenários que hoje são muito valorizados para terem famílias da espécie.
Escritor 11/05/2022minha estante
Li seis vezes esse livro.

Michelle.Oliveira 19/04/2022

Pé no chão
Se vc está esperando por uma leitura mirabolantes, cheia de plot Twists sinto muito, guarde essa leitura pra outro momento.
O livro narra a decadência da família de Dona Lola de forma crua e sensível, sem floreios.
É muito gostoso de se acompanhar pq ao mesmo tempo que eu esperava uma história triste não ficava pesada sempre tinha uma sacadas engraçadas e personagens como a Dona Genu que deixará saudade.
É engraçado como esse livro me fez refleti e ver pessoas que conheço nas página. Não é de forma alguma uma obra perfeita, discordei de muitas coisas mas, consegui entender e respeitar as atitudes dos personagens. Enfim, é uma história de uma mulher que teve de ter coragem, força e resiliência para seguir em frente ( mesmo com dificuldades ) e cuidar da sua família até a última página.

Diogo 18/04/2022

Devotamento
Termino a leitura com um nó na garganta. Éramos Seis é a história de toda família brasileira. Uma história sobre devotamento, sobre amor e sobre o curso da vida. A vida não é, definitivamente, um caminho líneo e sem rugosidades, não importa o quanto você acha que pode endireitá-la. Tenho pra mim que a sabedoria é conseguir lidar com maestria com as tortuosidades do seu caminho. Algumas estradas podem ser mais sinuosas, mais íngremes, mas todas exigem resiliência.
Patricia.Cunha 21/04/2022minha estante
Palavras sábias as suas. Que história!

Luiza 15/04/2022

É um livro muito emocionante, que nos leva a sentir as dores e alegrias da Dona Lola, individualmente, mas de todas as mães da mesma época e classe social, coletivamente. A escrita é um dos meus pontos favoritos, pois foca nos sentimentos da Dona Lola sem buscar adjetivar muito os personagens com os quais ela interage ou explicar demais as críticas sociais presentes na narrativa. A história escancara tudo por si só e deixa espaço para o leitor se levar pelas emoções descritas. É uma tragédia que explica com tanta clareza as imposições e amarras da maternidade e da pobreza. Achei muito forte ler a história dessa mãe que sacrifica a si própria para uma eterna doação aos filhos, mas acaba solitária rememorando um passado que ela não é capaz de largar. Acho que a história de Dona Lola é um espelho da história de muitas mães brasileiras até hoje. Também adorei a forma com que o livro mostra como a vida de pessoas pobres impede planejamento e flexibilidade, pois fatos inesperados e difíceis acontecem e toda a poupança tem que ir para apagar incêndios em um ciclo vicioso. Também gostei de ler a história da família nos eventos históricos da Revolta Paulista de 1924 e a Revolução Constitucionalista de 1932. Os personagens também são extremamente interessantes, desde os filhos, até a Tia Emília (a tia rica) e a Dona Genu (vizinha “guarda-caixão” e melhor amiga da Dona Lola). É uma história melancólica, mas muito bem escrita que eu recomendo demais.

bella.godinho 13/04/2022

Éramos Seis
Obra nacional. Linda, emocionante, muito melancólica e de escrita branda e fluída, apesar dos sofrimentos enfrentados. Narra a vida sofrida de uma família paulista de 4 filhos, com suas diferenças e intrigas, mas ainda assim, com amizade e afeto entre eles, mesmo que não muito demonstrado. É muito interessante e comovente ver o rumo que cada um toma na vida (por sinal, muito coerente com suas personalidades e ambições). E através de dona Lola, a mãe dos Lemos, é possível ver o quanto de sacrifícios uma mãe é capaz de fazer pelos filhos simplesmente por amá-los.

sarah 10/04/2022

Gostei muito,a leitura é leve e os personagens são interessantes. AMO a ambientação antiga,e a escrita de antigamente era simplesmente incrível. Amei a obra de Maria José Dupré, e estou iniciando a Ilha perdida!!,

Ludmila 07/04/2022

D.Lola é uma personagem incrível! A história se passa no bairro em que eu cresci e foi como se eu tivesse indo a cada lugar mencionado junto com a história. Pra mim foi perfeito!

Arya4 07/04/2022

Que obra prima...
Essa história tem uma premissa simples:acompanhar a história de uma família e seu cotidiano com o passar do tempo. Mas a autora conseguiu transformar essa história simples em um deleite. Simplesmente inacreditável o quanto esse livro é bom.

peterparkersw 31/03/2022

ay, io, io, eu nasci pra sofrer
Éramos Seis, uma leitura deliciosa e melancólica ao MÁXIMO. É comovente como a escrita de Dupré emociona os leitores, impossível não se deixar triste com a vida de Dona Lola.
É melancólico ler a história da protagonista, todas as mortes, passagens difíceis da vida, os filhos à abandonando e desapontando a mãe. Nós lemos a luta de Eleonora junto de seu marido Júlio para conseguir pagar a sua amada casa, pra depois de uns anos tudo isso ser jogado ao ar. O final é extremamente triste, é triste você ver como uma pessoa tão querida termina no fim... Seus filhos à abandonaram, e o que à mais amava e cuidava dela, falece.
Tudo nessa história parece que é escrito para nos emocionar e refletir em nossa vida, não é à toa as adaptações que o livro ganhou.