Ella Enchanted

Ella Enchanted Gail Carson Levine

Resenhas - Ella Enchanted

Beta 22/09/2020

Perfeito
Como muitas pessoas atualmente, conheci o livro através do filme estrelado pela Anne Hathaway (que foi um dos favoritos da minha infância) e também adorei o livro, que é bem diferente, mas passa a mesma mensagem e os personagens são bem representados.

Laisa.Ruiz 07/05/2022

Estou um pouco decepcionada
O filme é mais interessante?

Para um dos meus primeiros livros em inglês a leitura foi fácil e fluída. Mas a história em si é meio confusa, apesar de ser uma releitura do clássico Cinderela,os acontecimentos são muito rápidos e a passagem de tempo cronológico é deixada de lado de uma forma que você fica perdido na narrativa.
Os personagens são legais e bem marcante, o romance é fofo e é quase impossível não se apaixonar pelo Char. Em análise as diferenças entre o livro e o filme são gritantes, sendo que cada um dá ênfase em um aspecto específico/diferente da vida de Ella, porém ambos trazem em sua essência uma história de superação através do amor.
Contudo, na minha opinião, para um livro que inspirou um filme tão divertido eu esperava mais.

b.de.biscoito 17/10/2021

Não é ruim, mas também não é bom
O livro tem uma boa premissa: a "benção" de uma fada deixa a personagem omissa a obedecer ordens, sendo uma maldição em sua vida. O livro tirou bom proveito disso, mas a história em si é uma grande incógnita. Vai pra lá, vai pra cá, e não tem grandes motivações. Inclusive o livro é pra ser uma releitura de Cinderela, mas só lembrou disso nos últimos 40%, em que os personagens DE REPENTE se amam e tal, vira toda aquela coisa do sapato... Meh. Porém não posso negar o esforço da autora (esse inclusive foi o primeiro livro dela), que criou um vocabulário inteiro em diferentes línguas usadas no livro (élficas, gnomicas, ayorthianas, etc), contendo até um glossário de palavras que só fui saber quando acabei a leitura kk fiquei com deus. Tem até um filme que é baseado nessa história (com Anne Hathaway mores) mas dizem ser bem diferente, eu vi a muito tempo e não lembro pra poder comentar sobre diferenças.

Evvy 22/01/2022

Amei ?
Ella Enchanted sempre foi um dos meus filmes favoritos desde a infância, e certamente uma das melhores releituras da Cinderela já feitas (junto com Ever After). O livro, apesar de diferente em vários momentos, tem a mesma essência do filme. Impossível pra mim não fazer uma comparação entre os dois, visto que eles se aprofundam em aspectos diferentes. Enquanto no filme temos um vilão declarado (que distância mais o foco das vilãs clássicas: a madrasta e as meia-irmãs), o livro mostra o desamparo de Ella perante ao pai, as consequências de ser escravizada pela nova família, e na incessante busca por uma vida autônoma. Muitos acontecimentos pontuais são os mesmos, mas toda a tensão política entre os povos não é utilizada aqui, além de estender o destaque de vários personagens (o que eu achei um acréscimo acertado do filme). Acredito que o final do filme tenho sido mais satisfatório e mais emocionante, visto que aqui a autora se manteve fiel ao conto ao utilizar os bailes e o sapatinho de cristal no final da trama. Ainda assim, sinto que a leitura foi agradável, terminei o livro em apenas um dia, evidência maior da minha satisfação impossível.