The Great Gatsby

The Great Gatsby F. Scott Fitzgerald

Resenhas - The Great Gatsby

Anna Paula 03/04/2024

Novela ou cinema: clássico!
Aumentei um pouquinho a régua da leitura em inglês e fui para um clássico, para ver porque é um clássico, para acompanhar uma literatura mais ficcional e portanto mais rebuscada do que a narrativa de uma biografia atual. Claro que senti a diferença e a quantidade de palavras desconhecidas para mim aumentou, mas ainda acompanhei a história e acho que boa parte das suas nuances, então estou satisfeita com a leitura em si.
Quanto a obra, entendi o clássico, um retrato da sua época dourada do Jazz na década de 20 e sua opulência, exageros e degradações (me diz uma era do século XX sem esse combo?). Gosto da história contada por um observador, acho mais inteligente e agradável como ficção do que a figura de um narrador, e toda a narrativa criada para a reviravolta quase novelesca - ou cinematográfica, se você não tem como base referencial as novelas brasileiras..rsrs. Só achei o plot twist mais bem elaborado que o final em si, parece que o autor gastou tudo ali e, mesmo ficando claro sua intenção crítica nesse fechamento, o final amornou.

Gabriel1740 21/03/2024

Never let your dreams go
The Great Gatsby is a melancholic and powerful take on the uber-rich continuing to create mess, but never cleaning up their messes

amaandagarciia 09/03/2024

Acho que esperava mais
Entendo o porquê é um clássico mas ao mesmo tempo esperava mais enredo e menos contexto

o romance é do 🤬 #$%!& e é uma pena que ele tem um espaço tão pequeno o livro

kirao0 08/03/2024

Não fede nem cheira
Achei muito monótono?tipo,nao tem ação e nem nada interessante que possa acontecer,é uma leitura massante,muita descrição e pouco envolvimento,achei sem graça

totyy 06/03/2024

O Grande Gatsby
?você vale mais do que todos eles juntos?

foi um dos clássicos que tive mais vontade de ler e, simplesmente amei, a forma como o autor apresenta os personagens me transportou diretamente para a história, todos são cativantes e possuem os seus próprios defeitos e dilemas o que os tornam humanos.

gatsby visto pelos olhos de seu vizinho nick, se mostra diferente dos rumores que os cercavam. adaptado nos anos 20 o grande gatsby demonstra luxúria, riqueza e pecados, não vangloriando essas coisas mas questionando elas.

Juleitora06 30/12/2023

A classic north American book.
What to say about it? Me, a Brazilian and Latina young girl, enjoyed this story so much. It's the first book I've read in English and I have to say that I loved all the characters so much!

That's a very good read, with emotion and a lot of expectations. It helps us capture the luxury and the costumes of the society in the crazy decade of 20!

Very funny, liked it a lot.

keyti 14/12/2023

Excelente clássico.
Não foi o livro de leitura mais fácil, principalmente porque li em inglês. Tive bastante dificuldade de entender o começo.
Foge um pouco do tradicional, já que a narração não é feita pelo personagem principal e sim pelo amigo dele. A história é linda e trágica. Retrata bem o período em que se passa.

Rafa 03/12/2023

Clássico
A história é bem legal. Porém, só te prende a ler no final do livro. Também, as vezes pode ser meio maçante por ser em inglês, as vezes um pouco confuso e a escrita meio difícil. Porém, o final é muito bom. Talvez em português seja melhor, seja mais fluída a leitura.

Lanai.Oliveira 25/11/2023

Uma viagem ente o mundo Eufórico de "O Grande Gatsby", a extravagância e a presença da "high society" durante o boom econômico pós-Primeira Guerra Mundial
- Ambientalização
"O Grande Gatsby" se passa na década de 20, período conhecido pelo boom econômico passado pelos Estados Unidos após ter saído praticamente ileso após a Primeira Guerra Mundial. O livro é ambientado principalmente na área de Long Island, Nova York, com destaque para a fictícia West Egg e East Egg, onde residem os personagens principais

- Opiniões próprias e discussões
O maior sentimento que senti ao final desse livro foi um vazio entristecedor. Nick acaba sem seu caro amigo e sem sua amada, coisas que assim foram determinados por suas ações. É um livro maravilhoso, que te faz sentir algo - se você se encaixar com a leitura e a escrita - inexplicável, como foi o que aconteceu comigo. Há várias analogias nesse livro que eu poderia ficar falando por muito tempo, mas o mais importante é como Daisy e Tom eram tratados com singularidade, como se Tom Buchanan fosse o pesadelo da relação e que a prendia a isso, mas no final eram iguais, duas pessoas ignorantes esmagadas pela ganância. Outra analogia, que me traz uma curiosidade é trazido até agora, é a questão do old money e do new money, não vou me abranger muito, mas é legal você pesquisar e analisar a partir de Tom Buchanan e Jay Gatsby.

Gatsby, infelizmente, morre com um final trágico e o livro critica, disfarçadamente, a forma como não devemos lidar com paixões. Enquanto ele fazia o que podia para o casal estar junto, ela não pode sacrificar o papel de esposa troféu. Afinal, era isso o que Tom desejava, ter tudo sob seu controle, e, quando não conseguiu alcançar esse objetivo, entra em desespero em relação à questão de sua amante (um tema que poderia ser discutido por um bom tempo) e a esposa.

A questão mais complexa é como Nick termina a sua jornada, desolado e se fechando em si mesmo. E, como eu citei antes, perdendo tudo que tinha em suas mãos, de forma fatídica. Jordan, a quem declarava amor, não queria vê-lo nem pintado de ouro, e "o grande" Gatsby, a quem ele admirava muito, uma figura havia perecido, o deixando sem nada e ninguém.

- Conclusão
Por fim, sei que muitos podem não gostar desse livro, mas ele me deixou com algo que não havia sentido há muito tempo. Meu coração palpitando e minhas emoções à flor da pele por conta de algum acontecimento. Uma das melhores leituras deste ano, com certeza no top 5.

Solinercia 21/11/2023

Se a era do jazz encarnasse em um livro...
Fitzgerald é um nome conhecido dos amantes de literatura, e O Grande Gatsby é tido como uma leitura essencial em muitas listas por aí: eu não podia deixar de me aventurar.
O livro é curto, fluido, e o autor escreve de uma maneira quase cinematográfica, a narrativa cria um ambiente que guia até mesmo suas sensações durante a leitura. A descrição dos ambientes me fez sentir quase que na pele o fervor das festas ou a calmaria recheada de picos de tensão na casa da Daisy. Quando você lê, você é transportado pelo corpo do Nick, como alguém que habita na mente dele, discorda ou concorda, mas sente absolutamente tudo que ele vivencia.
Li na língua original, o que permitiu captar um pouco do espírito da época até mesmo na escrita proposta por Fitzgerald. Recomendo àqueles que amam drama e tensão, além, claro, das fofoquinhas que um mundo como o deles sempre permite que corram por aí.

bruna 18/11/2023

Não me cativou
Ah, os imensuráveis clássicos! Como não amá-los, né?
Bom, disponho desde agora que adoro romances de época, mas esse não me agradou por completo. Já assisti a várias resenhas e não fui convencida sobre o motivo pelo qual O Grande Gatsby foi, e continua sendo um estrondo.

O romance, que seria a isca para atrair leitores, não é nada interessante. Sim, entendo que esse não era o foco do autor, mas continua sendo uma proposta fraca de romance. E digo mais: ambos Daisy e Gatsby são vazios de amor e empatia por dentro. Na verdade, creio que a Jordan seria uma melhor compania a Jay.

Além disso, as partes mais filosóficas passam a ser um pouco mais interessantes, como o desfecho de Nick olhando para os edifícios e admirando suas luzes. No entanto, são momentos completamente arregaçados pelas situações de tensão e diálogo entediantes... Quem sabe essa foi a real intenção de F Scott Fitzgerald, mostrar que todos ali estão, de fato, entediados.

Recomendo a todos que leiam o livro, mas com tempo e paciência de sobra. Aqueles em busca de histórias cativantes e emocionantes, não tentem se aventurar com esse enredo. Não é uma história sobre superações, conquistas e amores, pelo contrário: é tudo preenchido por futilidades, conforme esperado.

bobbie 30/10/2023

Divertido, mas nada leviano.
Os Estados Unidos emergiram da Primeira Guerra mundial como uma grande potência. Grosso modo, a década de 1920 proporcionou o surgimento de uma geração financeiramente enriquecida e, consequentemente, deslumbrada, confiante na vida próspera (mal esperavam eles pelo fatídico ano de 1929...) e adeptos do hedonismo, da ostentação, das farras da carne e da bebida. Gatsby é um exemplo dessa sociedade: de fortuna obscura - ele fora um bem sucedido soldado de poucas posses na guerra, e sai dela condecorado e enriquecido - ele mantém sua mansão em Nova Iorque regada a bebida e a gente, muita gente, que ele sequer conhece, que rodeia o seu entorno justamente em razão de sua fortuna e generosidade (as festas realmente são incríveis). O absurdo é tanto que ele, de fato, não conhece todo mundo que habita sua casa fim de semana sim, fim de semana também, tampouco os convidados - ou penetras - sabem todos quem é Jay Gatsby. O próprio narrador, quando é convidado por Gatsby para uma das festas, fala com ele, sobre ele, sem saber que está falando com o anfitrião. Mas nem só de festas é feita a vida de Gatsby, mas de amor também. Nessa trama de amor e traição, a vida de Gatsby será posta em risco em um jogo de disputa de honra e hipocrisia, e no fim ficará claro exatamente o que enchia a mansão do protagonista todos os fins de semana.

Luísa Anjos 12/10/2023

Sem comparações
Uma história imbatível que captura com maestria o espírito de seu tempo. Agora que pude reler o original em inglês com a mediação da disciplina no curso de Letras, a interpretação toma outras proporções.

Recomendo sem pensar duas vezes: é um livro com muitas facetas, muitas camadas pela qual pode der analisado - social, econômica, histórica, literária, enfim - e acho que todo mundo deveria ler ao menos uma vez. F. S. Fitzgerald muito obrigada por TUDO!!!

Bella 05/10/2023

?Reserving judgements is a matter of infinite hope.?
The Great Gatsby is a novel written by F. Scott Fitzgerald and is considered one of the greatest treasures of American literature.
Through a narrative rich in details, the book transports us to the 1920s, when American society was at its peak in terms of extravagant parties, economic prosperity, among other things.
The book presents complex and captivating characters, with Jay Gatsby at the center of the story. He is a mysterious and individualistic man who achieved a fortune through illicit methods. His main objective is to win back his lost love, Daisy Buchanan, with whom he had a brief romance in the past. Nick Carraway, the narrator of the plot, also stands out.
The story unfolds amid deceptive appearances and fancy parties, brilliantly criticizing the "American dream."
Furthermore, The Great Gatsby also addresses themes such as the search for happiness, money, and the impossibility of changing the past.
In my opinion, it is a very elegant and timeless production that appeals to all age groups. I can certainly say that it is my favorite book, and even after so much time, it continues to win the hearts of its audience today!

Fabrício Franco 02/10/2023

Resistindo ao teste do tempo...
Fui tentar entender porque este livro resistiu
ao teste do tempo e continua popular entre os leitores de todo o mundo. Descobri três razões para isso.

Primeiro, Fitzgerald evoca vividamente o espírito da Era do Jazz e o automóvel tem um significado simbólico. Suas descrições das festas refletem a atmosfera decadente, chamativa e vibrante daqueles anos.

Em segundo lugar, Fitzgerald era um mestre da narrativa. A história é apresentada através do relato em primeira pessoa de Nick Carraway, nem sempre um narrador confiável. Através de suas opiniões subjetivas e falhas
morais pessoais, transmite indiretamente as opiniões do autor. O recurso literário revela habilmente um tom satírico no romance.

Terceiro, através de reflexões morais, Nick reavalia e critica o sonho americano enquanto fala da situação dificil e do destino final de Gatsby. O sonho americano é
rejeitado como algo degradado. Uma vida boa não virá apenas do prazer material.

Assim, embora o próprio Gatsby não seja "grande", O Grande Gatsby é um bom livro.