The Great Gatsby

The Great Gatsby F. Scott Fitzgerald




Resenhas - The Great Gatsby


157 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Matheus 20/02/2013

Fitzgerald disse ao seu editor a respeito do livro: "é um trabalho puramente criativo - não são as fantasias desprezíveis das minhas outras histórias, mas a imaginação firme de um mundo sincero e ainda sim radiante"

E é verdade. Quem conhecem os contos de Fitzgerald sabe que não há nada de desprezível neles; no entanto há algo de especial em The Great Gatsby que o torna único.

É um daqueles livros que deixa no leitor um oco, como se algo não estivesse certo no mundo. Pois então não é um livro pra qualquer um. Se você é daqueles românticos que só gostam de estórias fantasticamente felizes, sugiro que procure outro livro. Mas caso seja um leitor cujo único desejo é viver o redemoinho de sensações e emoções, sejam elas prazerosas ou não, que o livro expira, então vá em frente, leia-o! Fernando Pessoa disse que "o essencial da arte é exprimir; o que se exprime não interessa", e se ele estiver certo, então The Great Gatsby é um das maiores realizações artísticas.

A estória gira principalmente em torno da alto sociedade de Nove York, onde um misterioso anfitrião promove requintadas festas. No entanto a maioria dos convidados sequer sabe quem ele é. E dos poucos que o conhecem, não há quase nenhum com quem ele tem amizade. Por fim, desses poucos amigos, nenhum parece conhece-lo inteiramente. Ignoram seu passado ou como consegue tanto dinheiro para suas grandiosas festas. Há até quem diga que ele é um contrabandista ou que matou um homem.

O enredo é Repleto de reviravoltas, o livro vai tomando caminhos inesperados que contribuem para o clima de mistério criado e torno do personagem principal. No entanto a estória em si, embora excelente, não justifica tamanha fama do livro. Para isso é preciso ir mais embaixo.

Assim, percebemos que Fitzgerald quis nos mostrar algo mais: como é possível ter, ao mesmo tempo, tudo e nada. Explico: Não só Gatsby mas também os outros personagens tem tudo que o dinheiro pode comprar. No entanto falta-lhes amizade nos círculos de amigos, falta-lhes amor no casamento... Mesmo no meio de todo o luxo, o sentimento que prevaleces é o de um vazio. E é a busca de algo para tapa-lo que está presente em todas as páginas do livro. É esse vazio que fica impresso no leitor durante a leitura e no termino dela.

Por isso, se você é daqueles que coleciona sentimentos através dos livros, não hesite de ler The Great Gatsby. É um livro que não se dve deixar passar em braco. Uma bela estória americana que merece todos os louros de sua fama!
comentários(0)comente



Mari 24/04/2024

Sabe aquele livro que você sente pena de acabar? Esse foi um deles. Gatsby me envolveu desde suas primeiras páginas trazendo sensações e emoções únicas. Sendo um clássico da literatura, é um romance/drama trágico então se você for ler não espere um romance feliz.

A história é narrada pelo seu vizinho e amigo Nick, então teve umas partes que eu achei meio confusas, mas foi um livro interessante que retratou bem e com detalhes a década de 20. Estou terminando esse livro meio vazia e triste porque o Gatsby fez isso tudo pra ter o final que teve, o Nick acabou solitário e o Tom/Daisy só se importavam com dinheiro e a alta sociedade sem estar nem aí para quem iriam machucar no caminho.

No final foi tudo para ela e ela o abandonou. Ele se sacrificou por ela, e ela nem ligou para o que aconteceu.

"Não há fogo ou frescor suficientes para competir com o que um homem é capaz de armazenar nos espectros de seu coração."
comentários(0)comente



Letícia 23/12/2021

tudo pra mim!
esse livro é sobre a fascinação em alguém, quase um amor platônico, sei lá. é sobre ver alguém com um olhar e perspectiva que nem sempre confere com a realidade. perfeito mil vezes.
becccastro 23/12/2021minha estante
meu deus eu estou doidaaaaa pra ler


Letícia 23/12/2021minha estante
leia!!!! as emoções flutuam quando vc se depara com os personagens, incrível!! é tão melancólico e boêmio?. eu amo esse livro vei. me identifico com cada personagem de um jeito ou de outro.




Sara 21/05/2021

O amor nem sempre supera tudo no final
Umas das minhas primeiras leituras em inglês e apesar da dificuldade de compreensão algumas vezes valeu a pena, o romance de Fitzgerald é memorável, a narrativa está em alguém que não participa dos eventos que se sucedem, a construção do personagem é um tanto curiosa, você se vê apegado ao personagem de repente conforme a leitura avança e nem percebe.

O tom poético que o livro contém casou perfeitamente com a leitura e foi uma ótima combinação.
comentários(0)comente



Digo 13/07/2020

Baita livro!
(Nenhum spoiler :) )
Bah, muito bom, no final fui ficando chateado que ia acabar porque mergulhei muito na história.
Achei genial como ele descreve as reações das pessoas e a entonação ou o clima que a pessoa tava quando fez ou disse algo.
Só nao dei 5 estrelas porque no começo achei que tinha muitas descrições de lugares quando eu ainda não me importava com os personagens, só segui porque já tinha começado, por indicação da lista de leituras de um oficina de escrita; mas depois passei a curtir muito as descrições mesmo e tudo mais, tu vai mergulhando naquele mundo dos anos 1920.
Perdi um pouco por ter lido em inglês, porque tinha muito vocabulário antigo que eu nao sabia, se fosse abrir o dicionário cada vez ia trancar muito, então às vezes tem que supor pelo tom da palavra e bola pra frente: ?and I sprawled on the sand?. Sprawl... Ah, se espraiou na areia! Segue o baile! hahah
Ah, e nessa de inglês antigo, às vezes eles dizem no inicio da frase um ?why...? da mesma forma que mineiro diz uai! Juro!! Até suspeito que venha daí. Nunca saberemos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Arthicus 15/04/2021

"O meu amigo, o grande Gatsby"
Não sei se tenho alguma coisa a dizer diferente do que já foi dito sobre The Great Gatsby/O Grande Gatsby que já não tenha sido dito.

Nick se muda para Nova York e se descobre vizinho do mistério Jay Gatsby, dono de uma grande fortuna e anfitrião de grandes festas onde todos vão, mas há mais coisas sobre sua vida que se pode imaginar.

Se eu pudesse falar algo de "ruim" de algo é que Nick, apesar de ser o protagonista, parece ser o coadjuvante da história, estando mais nos lugares só ouvindo pessoas falarem sobre suas vidas, seu passado e suas relações.

Porém o livro é uma ótima lupa na vida estadunidense dos anos 20 pós guerra e o quão o desejo de mudar o passado pode influenciar uma pessoa.

?????
comentários(0)comente



Solinercia 21/11/2023

Se a era do jazz encarnasse em um livro...
Fitzgerald é um nome conhecido dos amantes de literatura, e O Grande Gatsby é tido como uma leitura essencial em muitas listas por aí: eu não podia deixar de me aventurar.
O livro é curto, fluido, e o autor escreve de uma maneira quase cinematográfica, a narrativa cria um ambiente que guia até mesmo suas sensações durante a leitura. A descrição dos ambientes me fez sentir quase que na pele o fervor das festas ou a calmaria recheada de picos de tensão na casa da Daisy. Quando você lê, você é transportado pelo corpo do Nick, como alguém que habita na mente dele, discorda ou concorda, mas sente absolutamente tudo que ele vivencia.
Li na língua original, o que permitiu captar um pouco do espírito da época até mesmo na escrita proposta por Fitzgerald. Recomendo àqueles que amam drama e tensão, além, claro, das fofoquinhas que um mundo como o deles sempre permite que corram por aí.
comentários(0)comente



Gabriela 16/01/2022

Boring
Look, I know this is a classic beloved by many, but I have one word to describe my feeling towards it: BORING.
The pace is slow, which of normal for old books, but it was hard to get the sense of time during the narrative. Sometimes I thought that months had happened to learn that it was only 2 weeks, other times I had trouble understanding the motivation of the characters and remember who they were because there is absolutely no depth to them. Most of what happens in the book you have to learn by reading between the lines and small hints, which would not be a problem if done here and there, but in the entirety of the book? Honestly, I couldn't care less, and the main character is so boring..
The only cool thing was to imagine the great parties promoted by Gatsby, but event those are diminished by the fact that the main character is SO uninteresting.
I know it's a harsh opinion, but this book was not for me.
comentários(0)comente



Bella 05/10/2023

?Reserving judgements is a matter of infinite hope.?
The Great Gatsby is a novel written by F. Scott Fitzgerald and is considered one of the greatest treasures of American literature.
Through a narrative rich in details, the book transports us to the 1920s, when American society was at its peak in terms of extravagant parties, economic prosperity, among other things.
The book presents complex and captivating characters, with Jay Gatsby at the center of the story. He is a mysterious and individualistic man who achieved a fortune through illicit methods. His main objective is to win back his lost love, Daisy Buchanan, with whom he had a brief romance in the past. Nick Carraway, the narrator of the plot, also stands out.
The story unfolds amid deceptive appearances and fancy parties, brilliantly criticizing the "American dream."
Furthermore, The Great Gatsby also addresses themes such as the search for happiness, money, and the impossibility of changing the past.
In my opinion, it is a very elegant and timeless production that appeals to all age groups. I can certainly say that it is my favorite book, and even after so much time, it continues to win the hearts of its audience today!
comentários(0)comente



Leticia 11/02/2023

“He looked at her the way all women want to be looked at by a man.”
livro lindo e triste, Jay merecia mais
comentários(0)comente



Juliana (Ju/Jubs) 17/04/2021

"O golpe tá aí, cai quem quer", eu mesma lendo esse livro em inglês. Ele parecia tão fácil em alguns momentos, em outros eu entendia quase nada, no fim, acho que consegui entender 70% do livro.
Mesmo tendo dificuldade por causa do idioma, me impressionou o quanto Fitzgerald evoluiu desde "Este lado do paraíso", a escrita de The Great Gatsby é bem mais fluida.
Outro ponto que me chamou atenção é que TODOS os personagens têm defeitos e TODOS tomam uma decisão ruim em algum momento, isso deixa os personagens mais interessantes, mesmo eles não cativando tanto.
Mas o que me irritou profundamente foi a obsessão de Gatsby, a postura da Daisy no meio de tudo e Tom... Tom é muito real, muito atual, o macho alfa, branco, racista e privilegiado.
Nem mesmo Nick se salva, mesmo sendo o narrador, tem atitudes que ele toma que não dá pra passar pano e que teria evitado muita coisa.
As três estrelas são basicamente pelo golpe que eu caí, achando que ia ser fácil ler em inglês e pela raiva que eu passei com os personagens. Mas, é um livro muito bem escrito, muito bem elaborado, e com muita treta envolvida.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Titi 14/06/2021

I read this one in English with the help of the audiobook. And I simply hast to say that this story is incredible, the last 2 chapters was addicting and sad in the same way. One of my favourite books now.
comentários(0)comente



lara 24/05/2021

incrível, e ter lido o clássico em sua língua original tornou a experiência ainda mais fantástica. a escrita de Fitzgerald é ótima e rica, e eu amei o fato de Nick ser o narrador da estória. um livro que eu definitivamente leria de novo.
comentários(0)comente



157 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR