The Picture of Dorian Gray

The Picture of Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - The Picture of Dorian Gray

Alexis.Sodre 04/08/2021

Hated that Harry character (was it his name?) and I was so sad for Basil. The ending was incredible, but I didn?t like it as much as I thought I would.

Jacare 13/07/2021

Um dos melhores livros que já li
O jeito que o autor escreve é apaixonante! Eu não consegui parar de ler (ou ouvir, no caso) até terminar.

O final do livro é a cereja do bolo pra mim. Não acho que poderia terminar de maneira melhor. Durante as últimas páginas eu suspirava e meu coração batia desesperado ao que a tensão da cena aumentava. Nunca me senti não imersa em um livro antes.

O que ajudou muito foi ouvir o audiobook, que é narrado por Ben Barnes, já que ele dá a cada personagem vozes diferentes e certos maneirismos. Isso deixou a leitura muito mais interessante e vívida.

Juliana.Mafra 15/06/2021

The Charming Man
A charming man who as soon as a painter sees him wants to paint his portrait, but as soon as he is finished. He falls in love with himself.

lara 22/05/2021

?A arte reflete o espectador.? uma leitura incrível que valeu muito a pena. com uma escrita linda Wilde aborda temas de hipocrisia, vaidade, e hedonismo. a estética deste clássico é maravilhosa e a supervalorização da beleza e juventude te faz refletir sobre esses temas na atualidade.

Alice 19/05/2021

Esse livro é MUITO bom! Porém, confesso que coloquei muitas expectativas antes de ler e no meio da leitura (o início e o fim são as melhores partes) me frustrei um pouco mas o final definitivamente compensou! Os diálogos são incríveis e me fizeram refletir muito! Recomendo

isa 27/03/2021

Espetacular
O retrato de Dorian Gray (1891) parte de um cenário vitoriano na Inglaterra do século 19. Esta história discute uma sociedade hipócrita e infiltrada pela vaidade e mostra de perto a corrupção que esta causa na alma de seus habitantes. Os personagens são complexos, a história envolvente e sua fama como clássico é muito facilmente justificada. Entrou pra minha lista de preferidos!

Mily 25/03/2021

Muito boooommmm
Meu deus esse livro é muito bom. A trama da história é perfeita, apesar de ser uma história trágica. Agora vou falar uma coisa, esses homems desse livro são filósofos. Eu só digo que a história é muito boa vale a pena ler

sofia 21/03/2021

Não é meu novo preferido, mas estou feliz de ter lido
A minha leitura foi um pouco arrastada (talvez porque eu andasse meio sem tempo para focar), mas o livro é bom! Não é exatamente o estilo que mais me agrada e a história é bastante focada em diálogos e sentimentos (mais do que em grandes acontecimentos), mas o fator de mistério me estimulou a querer terminar. Além disso, Oscar Wilde de fato escreve muito bem. Um clássico que vale a pena conhecer.

Sara Muniz 27/01/2021

RESENHA - O RETRATO DE DORIAN GRAY (THE PICTURE OF DORIAN GRAY)
O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde, foi publicado em 1890, no período da Inglaterra Vitoriana. Esse clássico, conta a história de um jovem que, por conta de um retrato seu e por ter trocado sua alma, nunca envelhecia.

Estou participando de um grupo de conversação e leitura em inglês, e a leitura dessa semana foi The Picture of Dorian Gray, by Oscar Wilde. Acabei lendo em uma versão reduzida, para que eu pudesse ler a tempo, mas ainda pretendo, em breve, ler a obra em português.

Dorian é um jovem muito bonito e charmoso, certa noite, em um evento, o pintor Basil o encontra e acha sua beleza única, isso o faz o convidar para ser seu modelo. Dorian aceita e Basil pinta, então, um retrato de Dorian. Basil comenta com Lord Harry (um amigo dele), que aquela foi a melhor pintura que ele já fez e Harry concorda, ficando extremamente interessado em conhecer Dorian.

Ao ver a pintura de si mesmo, Dorian vê o quanto é bonito e se apaixona pela obra. Ele faz um desejo, dizendo que daria qualquer coisa, até mesmo sua alma, se o quadro pudesse envelhecer e ele continuasse jovem e esbelto. A magia acontece e o quadro passa a envelhecer no lugar de Dorian. Porém, agora sem alma, o jovem se torna uma pessoa cruel por dentro e faz coisas terríveis para proteger sua juventude.

Lord Harry é a representação do corrompimento de Dorian, influenciando o protagonista a fazer coisas que erradas. Basil, o pintor, trata Dorian como se fosse um apaixonado, e essas cenas renderam as maiores críticas da época, uma vez que a Inglaterra Vitoriana era extremamente tomada pelo moralismo e era totalmente contra o amor entra pessoas do mesmo sexo (muito homofóbica mesmo).

A obra, inclusive, serviu de prova no julgamento de Oscar Wilde, depois de ser condenado por homossexualismo. Mesmo sendo casado e tendo dois filhos, Oscar trocava cartas de amor com um amigo dele chamado Douglas. Quando descobriram as cartas, Oscar foi preso e a prisão o destriuiu. Ao sair de lá, a família não queria mais saber dele, então ele se exilou em Paris, morrendo doente e sozinho, apenas 10 anos após a publicação de O Retrato de Dorian Gray.

Voltando ao livro, é importante ressaltar que ele traz como referência o mito de Narciso (aquele que se apaixonou pela própria imagem e isso ocasionou em sua morte) e a lenda do Dr. Fausto, de Goethe, que vendeu a alma para o demônio em troca de juventude e poder. Tecnicamente, Dorian vende sua alma para enfeitiçar o quadro e continuar jovem, mas isso trouxe consequências.

Recomendo MUITO a obra. De acordo com Oscar Wilde, a arte não tinha nenhum outro propósito, além de ser bela. Para ele, obras de arte não tinham função social ou política. Desde sempre, a sociedade venera o belo e o que se parece mais com os estereótipos, em vários âmbitos. Dorian era extremamente belo e preferiu vender a alma em troca da imortalidade, bem como para evitar ver, na vida real, a sua própria imagem de velho.

Para mais imagens do livro e citações completas, visite o meu blog:

site: http://interesses-sutis.blogspot.com/2020/09/resenha-o-retrato-de-dorian-gray.html

Nayana 12/01/2021

História muito criativa
Mesmo já tendo visto o filme antes de ler o livro, sempre fiquei curiosa pelo livro, achei a história muito criativa e profunda. O livro definitivamente não decepciona, os diálogos entre Harry e Dorian são os melhores, na minha opinião.

A personalidade do Lorde Henry é o que mais me chamou atenção no livro, deixando-o ainda mais interessante. Toda a questão do quanto somos influenciados e o quanto de nossas ações podem ser justificadas por isso é algo muito complexo, eu ainda acho que somos totalmente responsáveis por nossas ações, mas que também estamos em constante evolução e mudança, absorvendo e refletindo sobre cada informação e ação.

O livro nos faz refletir muito bem sobre essas questões e sobre a arte/beleza como máscaras para a vida, para nós mesmos e o que queremos que pensem de nós. Ser especial e ser admirado pode ser tentador...

Beatriz 07/01/2021

Esse livro é pesado em vários aspectos, mas a leitura foi até que rápida e mais leve do que eu pensei que seria. Apesar de já saber do final que o destino tinha reservado a Dorian Gray, eu não conhecia muitos dos detalhes do livro e foi interessante agora entender todas as ações que levam à última página. Algumas cenas foram longas demais, com descrições bem cansativas de coisas que não faziam a menor diferença pro enredo, mas é quase impossível encontrar livros escritos antes de 1950 que não sigam essa estrutura. A maioria dos personagens eram terríveis, mas imagino que também tenha sido a forma encontrada por Oscar Wilde de criticar a sociedade em que ele vivia enquanto fazia uma análise de si mesmo. É uma história interessante pra quem curte livros clássicos, mas o leitor também tem que estar preparado pra enfrentar alguns de seus próprios medos e preocupações.

mafemarchi 03/01/2021

meu deus que livro perfeito por onde eu começo

primeiro que como era em inglês achei que seria mais difícil de ler por ser um clássico com uma linguagem muito mais difícil. porém, o fato de ser em inglês foi o que me ajudou a ler, principalmente pois tenho tdah e consegui focar muito melhor (consegui ler em só 4 dias, o que não acontecia há muito tempo).
segundo que o desenvolvimento do dorian??? do fato de ele ser um personagem com uma personalidade incrível e que todos amam ele até o fato de ele realizar ações contra aqueles que o veneravam por simplesmente ser ele-
e tudo por ter enlouquecido e criado obsessão por aparências e pelo retrato.
sem contar as frases e filosofias de lord henry, juro que anotei tudo.

caralho meu sonho agora e só ir lá beijar de batom vermelho o túmulo do oscar wilde eu te amo ai????

Vini 15/12/2020

Lord Henry é incrível
O livro é uma das coisas que já li. Lord Henry é um dos personagens mais extraordinários e imprevisíveis da literatura. Sua visão de mundo hedonista deve ser lida por todos, nossa visão moral de mundo deve ser questionada!

Ligia.Edgleisy 11/12/2020

A queda da inocência
Têm tantas coisas incríveis nesse livro que nem dar para comentar tudo.