The Picture of Dorian Gray

The Picture of Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - The Picture of Dorian Gray

g4b5 01/03/2022

sempre tive muita muita vontade de ler esse livro, mas tambem muito medo de nao ser tudo isso que falam. e sinceramente, me decepcionei um pouco, nao com a historia, mas com a escrita e a forma na qual a historia é contada.
no geral, gostei muito da historia, os personagens me "cativaram" (de forma positiva e negativa), no inicio comecei a perceber a forma com a qual Wilde conta a historia, narrando e depois quase que conversando com o leitor, e tambem como ele gostava de escrever dialogos enormes e principalmente os pequenos discursos que muitos personagens dao no meio deles. toda a discussão sobre influencia, bondade, juventude, idolatria e amor que é levantada ao redor de Dorian me agradou bastante, porém da metade do livro para o final tudo meio que começou a desandar para mim. cheguei em um ponto onde nao sabia mais do que o narrador estava falando, quem estava conversando e sobre o que (o capitulo 11 foi uma tortura pra mim), era como se o narrador começasse a conversar com o leitor e fosse se perdendo cada vez mais no assunto, mudando de topico e falando sobre coisas que eu particularmente desconhecia. não sei se esse é um problema exclusivo da ediçao censurada do livro, o que eu espero muito que sim.
apesar disso, a historia me surpreendeu bastante diversas vezes e o final (os ultimos dois capitulos) pra mim salvaram o livro.

off: pra mim Lord Harry foi um grande talarico do Basil e conseguiu ser mais irritante que o Dorian, se Basil tivesse imposto sua vontade de deixar Dorian ""escondido"" tudo teria sido mais facil !!!!
Kah 01/03/2022minha estante
Meljor livro

g4b5 01/03/2022minha estante
livro de milhoes !!

ana 22/02/2022

Não vou mentir, demorei um pouco pra entrar no ritmo do livro. A história é legal, eu gosto do jeito q aborda a beleza e a juventude como algo importantíssimo, mas as vezes fiquei entediada com os monólogos haha.
Mari 22/02/2022minha estante
Assisti o filme e não curti tanto, não sei se o livro tem a mesma pegada

cursethorns 13/02/2022

Haveria algo tão real quanto as palavras?
Tudo começa com a arte e termina com a arte. A história é dada quando Basil conhece Dorian Gray e começa a enxergá-lo como toda sua arte. O retrato é seu maior encanto, sua melhor pintura, seu maior despejo de emoções, mas ele não esperava que uma súplica de Dorian fosse capaz de mudar tudo. A sociedade é movida à base de influência, amordaçando todos em um ciclo de frivolidades e anseios por aparências intactas, e Dorian Gray não escapa de tais influências. Até onde ele seria capaz de chegar para conservar a própria superfície? Até quando ele estaria disposto a esconder seus pecados?

Um clássico que todos já ouviram falar ao menos uma vez. A obra por si só é repleta de reflexões do início ao fim. Superficialidade. Moralidade. Hipocrisia. Considerando a data de lançamento, sabemos que foi um livro chocante para uma época conservadora, visto que as ideias são despejadas de modo crítico. Os personagens são interessantes, embora eu mesmo não tenha gostado tanto do protagonista. Dorian é como uma criança, suas emoções são fora de controle e ele é o tipo de pessoa que parece um doce mas fala mil besteiras arrogantes no momento da raiva. Basil foi injustiçado, uma pessoa muito boa com um fim muito trágico, um amigo leal e um pintor apaixonado. Lorde Henry é, de longe, o mais interessante dos personagens; as palavras dele encantam qualquer pessoa, todos estão dispostos a pegar um assento para escutá-lo discorrer sobre pecados, sobre ilusões e sobre ceticismo. Sybil Vane foi outra injustiçada, vivendo uma vida falsa e crescendo diante de frases prontas para o teatro, mas nunca tendo a chance de realmente viver.

O que me fez dar nota três: algumas falas me incomodaram. Sabemos que é um livro de época e geralmente tais livros estão repletos de besteiras preconceituosas. Nós vemos antissemitismo logo nas primeiras páginas. Além disso, não consegui gostar do protagonista e acabei levemente decepcionado.
O que me agradou foi que grifei quase todas as falas do livro e as ideias me interessaram bastante.

Isabela 29/01/2022

Edição impecável - Biblioteca Azul
Sobre a história (que eu já tinha lido há uns 15/16 anos e sendo a versão censurada) ainda é muito atual. Existe medida para se julgar a aparência e não o caráter, quando o mesmo se esconde na "beleza"? É sensacional essa realidade que nos traz.
E quais as consequências disso?

E sobre a edição... impecável! 71 páginas de introduções, que te jogam no século 19, que te fazem sentir vivendo sob os parâmetros da época.
Muitassss notas, no capítulo 9 tem 67 notas. Eu nunca vi tantas...e te ajudam a entender ainda mais a própria história e a história por traz dela. De como foi escrito, qual intenção e no que se deu. Entendemos melhor a tragédia de vida de Oscar Wilde.
E ainda, todas as mudanças feitas (por Wilde e seus editores na intenção de censurar a obra).

Recomendo muito a leitura dessa edição. Muito conteúdo!

Patrihpereira 23/01/2022

Dois pontos que o livro vai nos fazer refletir
1. Ser autêntico com o que se quer e questionar as normas quando elas são vazias e sem sentido
PORÉM 2. Entender que só podemos ser nós mesmos no diálogo e na troca com o outro. Portanto, ao vivermos nossos desejos e prazeres, precisamos considerar o outro.

Mah 21/01/2022

Eu sou apaixonada por Londres e pela Inglaterra, e esse livro realmente retrata a sociedade inglesa do século XIX, através dos olhos de Dorian Gray.
Com o passar do tempo, vemos a própria sociedade londrina mudar conforme Dorian passa do jovem tímido e espontâneo a um assassino que leva desgraça onde vai.
É um daqueles livros que te faz questionar o motivo de ter demorado tanto para ler.

Cams 20/01/2022

O Oscar Wilde é simplesmente genial. Eu posso dizer que eu esperava algo totalmente diferente de o Retrato de Dorian Gray mas ele conseguiu superar minhas expectativas.

A história, apesar de curta, tem umas partes um pouco cansativas - eu descartaria o capítulo 9 inteiro kkkkk - e traz muitas reflexões que quase me mandaram numa crise existencial. Ela traz alguns plot twists que me surpreenderam e meu deus o que foi aquele final?? To chocada até agora, foi tudo do 0 ao 100 muito rápido, não esperava MESMO

Acho que é um bom clássico pra começar! O inglês não é bizarramente complicado e a história é bem legal de ler.

juliabatis_ 11/01/2022

Eu gostei muito da leitura, me fez refletir sobre temas como poder, influência e ingenuidade.
Infelizmente depois desse livro fiquei com ressaca de qualquer literatura britânica kkkk. Brincadeiras a parte, acredito que toda essa ambientação e exagero da personalidade britânica é uma crítica, porém demorei para perceber isso.
No começo do livro eu fiquei bem presa a história, no meio foi um pouco lenta e depois teve um plot que eu adorei e deixou o clima mais emocionante e então não parei de ler.
Carta aberta a alguns personagens:
1. Lord Henry você não é o dono da razão e sua visão das mulheres é muito superficial; 2. Basil seu bobinho, te adoro mas seu amor te cegou (acontece); 3. Doryan Gray nem sei o que te falar mas entendo seu desenvolvimento; Lady ? (que esqueci o nome mas apareceu no final da história) eu te adoro, acabou com o Henry usando diálogos sofisticados, isso aí!
Surrender_Nih 12/01/2022minha estante
Basil se perdeu no amor, foi um final triste pra ele (gostava muito dele). Esse livro traz muita crítica além da aparência, mas uma crítica geral a Inglaterra daquele século, é muito bom!

nathaliaolives 03/01/2022

O processo de corromper-se
Dorian Gray representa todo o processo de se perder de si mesmo, seja por influência externa ou falta de estabilidade em seus próprios ideais. O personagem que dá título a obra nos é apresentado como alguém puro, dono de uma beleza inexplicável. O vejo como uma tábula rasa onde Basil e Lord Henry estivessem o tempo todo tentando o preencher com diferentes perspectivas de como ver o mundo, mas o que esperar de alguém que não tem uma base sólida em sua individualidade?

O hedonismo, a reflexão sobre o céu e o inferno dentro de cada indivíduo e a busca incessante pela perfeição são temas tratados perfeitamente nesse livro.

Sem dúvidas, é uma leitura de tirar o fôlego e refletir nos próprios impulsos.

Marília 27/10/2021

Um bom clássico
Peguei esse livro para testar se gostaria de ler um clássico em inglês, e me surpreendi positivamente. Há algumas partes que são meio chatas pois são muito descritivas, mas no geral é um livro muito bom e fácil de acompanhar. Um história bem interessante

moonysfav 18/10/2021

escola
li primeiro em português e agora em inglês para fazer avaliação da minha escola, continuo com a mesma opinião sobre o livro.

Agatha 01/10/2021

Superou expectativas.
Um clássico em que seu contexto histórico por si só já instiga à leitura. A premissa, um homem que vende a própria alma para ter sua beleza e juventude eternamente intactas, não faz jus ao conteúdo.

Dorian Gray é jovem, e de certa forma (opinião pessoal), representa a pureza que é corrompida pela influência de Lorde Henry, o qual o instiga a perceber sua jovialidade, e o quanto essa durará por pouco tempo. Levando-o a desejar que o retrato envelheça, ao invés de si mesmo. Dessa forma, pode levar sua vida sem se preocupar com as consequências de seus atos e de seus vícios, afinal, o quadro que será afetado. Basil, autor do quadro, fica entre esses dois, visto que apresentou um ao outro. Ele é admirador da beleza e pureza de Dorian, porém isso se torna quase sua obsessão.

Esses três personagens são a base da história. Lorde Henry é aquela personagem que ?fala demais e faz de menos?, parece que sempre tem frases de impacto prontas para tudo, suas respostas sempre indo contra o senso comum até mesmo para a época. Dorian é narcisista, e apenas enxerga as coisas a sua volta pela própria perspectiva e pela forma que isso irá afetá-lo.

Os acontecimentos que sustentam a narrativa são ótimos, garantindo um conflito que fixe o leitor. Os últimos capítulos foram maravilhosos, misturando choque com algumas conclusões que eu já esperava e partes até tensas.

Gostei muito da escrita, apesar de alguns capítulos extremamente descritivos, que acabam sendo bem mais cansativos por não estar lendo a versão traduzida para o português. Li pelo Kindle Unlimited, então foi um tiro no escuro se essa edição seria a original, ou a alterada. Sinto dizer que descobri mais tarde ser a alterada, o que significa que mais tarde lerei novamente a história, talvez com a edição da Biblioteca Azul.

L.Felipe 15/09/2021

RESENHA: O RETRATO DE DORIAN GRAY
E se quando você se olhasse no espelho, e ao invés de ver a sua imagem física, se deparasse com o reflexo da sua alma. Como ela seria?

É esse o tipo de encontro que o nosso protagonista Dorian Gray precisa enfrentar no romance “The Picture of Dorian Gray” escrito por Oscar Wilde. A cada pincelada, vamos compondo o retrato de nós mesmo e, para finalizar a obra, as vezes é adicionada uma moldura que talvez não somente molde, mas ressignifique o significado da obra de arte.

E quanto ao retrato final?? Com molduras podemos ter uma obra bela, mas talvez essas molduras mudem o significado. A questão é, uma obra de arte precisa ser bela ou significativa? Será que não importa quantas molduras sejam necessárias desde que o resultado final seja excepcionalmente belo?

A arte por ela mesma - é uma frase de destaque para representar o esteticismo da época Vitoriana, com seus valores morais e éticos moldando seus cidadãos, assim como, de volta para o Sr. Gray, que se vê influenciado por 2 amigos, um que diz que a vida é curta e a jovialidade deve ser vivida sem restrições ao prazer, enquanto o outro diz que as virtudes e os valores de uma pessoa são o que realmente importam.

Dorian, viveu em uma época que a sua beleza e sensualidade eram característica invejáveis, ainda assim, era necessário que os seus valores estéticos harmonizassem com os seus valores morais e éticos, suas molduras, eram a sociedade e seus dois amigos, porém, o retrato final era o reflexo de sua alma.

Não tão diferente da época de Gray, nossa sociedade contemporânea também impõem os seus valores, e talvez, tenhamos trocados as telas de pinturas pelas eletrônicas para representar a nossa alma, só que em nossa época, as molduras são digitais.

site: https://www.instagram.com/p/CT2ooyBrT2_/

stella260 06/09/2021

eu nem acredito que finalmente acabei esse livro depois de 4 meses lendo ele....

demorou bastante mas eu amei o livro, achei a escrita linda e lá pra página 120 eu não conseguia mais largar. acho que só demorei tanto pq ele tá em ingles pq é um livro fascinante e mt captante de se ler

put4 qu3 par1u que libertador poder falar que eu acabei isso

alanamendesm 14/08/2021

entrou pra lista dos favoritos da vida
eu tô chocada. que livro maravilhoso! tô rindo igual uma abobada de tão bom. oscar wilde quer o mundo eu te dou. recomendo muito essa edição, as folhas são bem grossas, o marca texto não passa pro outro lado, a diagramação é muuuito boa e o inglês é bem simples de compreender.