The Picture of Dorian Gray

The Picture of Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - The Picture of Dorian Gray

Gabriela 08/07/2022

Excelente
Uma releitura pro clubinho do livro, mês de julho.
Nem em sonho eu esperava terminar esse livro em 5 dias. Tinha uma lembrança dele ser chato, enrolado, pesado, cheio de vocabulário difícil. Descobri que quem não tinha vocabulário em inglês era eu, na época. Hoje o texto me pareceu até simples demais, por ser um clássico de 1800.
A leitura fluiu demais, cada página puxava a outra, mesmo sem ter ganchos e cenas dramáticas que te deixam preso. Na simplicidade dele, o livro te segura ali pertinho e não te deixa parar até terminar.
É impossível não gostar de todos os personagens, e ao mesmo tempo odiar todos os personagens. O próprio Basil que seria o mais likeable, me deixava com raiva às vezes, pela falta de atitude.
O Henry era movido a frases de efeito. Um babaca, 100%. Mas um babaca filosófico, hedonista. Converteu o Dorian, e eu coloco sim parte da culpa nele. Prezando juventude e beleza, foi ele quem primeiro plantou essa semente da loucura na cabeça do Dorian. Então, culpado sim.
E o Dorian, não vejo como não amar e odiar ele. Tinha tudo pra ser a melhor pessoa do mundo, e porém, sem a alma dele se converter e ficar ruim, a história não teria graça nenhuma.
Os diálogos são perfeitos, cheios de filosofia barata, mas que faz a gente pensar uma ou duas vezes, até lembrar que quem falou foi o Henry, e o Henry não é fonte confiável.
A podridão do quadro representando os pecados do Dorian, os exageros, isso sempre achei fascinante (palavra especial do livro). Ele vai aos poucos envelhecendo, sim, mas também ficando podre, doente, nojento, numa atmosfera gore bem típica desses góticos.

Recomendo leitura e releitura. Esse livro entrou pra minha lista dos melhores da vida.

SPOILER
O final é brando, analisando nos padrões de 2022, onde a minha mente já foi corrompida com tanto filme e história de drama e terror quanto é possível. Analisando com os olhos da época, é um final pesado. Morte, ameaças, suicídio, e suicídio de novo (de certo modo).
A cena final, dele sendo encontrado velho no chão, foi a cereja no bolo desse livro perfeito.
Só foi reconhecido por conta dos anéis, o risinho que eu dei quando li essa última página... Sensacional.
Esse livro não poderia ter outro final.

Luli 07/07/2022

The picture of dorian
Ruim lixo péssimo de extremo mal gosto, ofende minorias e desrespeita minha saúde mental em 16 idiomas

Mirele 07/07/2022

Eu não acho que história em si seja ruim. Mas a adaptação deixou tudo muito rápido, meio sem explicação, sei lá. Não gostei.

Lia 23/05/2022

O retrato de Dorian Grey
O livro é quase que uma biografia do autor, e a introdução do livro (até a página 70), por mais que grande, vale a pena ler para melhor compreender a história.
A história é bem construída. Ela se passa principalmente através de conversas de Dorian com os outros dois personagens principais, assim como opiniões do autor, e assim a narrativa é estabelecida e bem evidenciada.
Os rodapés auxiliam muito a compreender o contexto (obs: não leiam as notas do último capítulo da história em si, tem spoilers do final do livro).
É um livro extenso, devido aos rodapés e introdução, mas que vale a pena. É reflexivo e filosófico, trazendo contexto de diversas épocas se encontrando na vida do protagonista.

melnoliteraverso 13/05/2022

Avaliação: O Retrato de Dorian Gray
Avaliação geral:

- O livro me prendeu?: ?????
- Ambientação: ?????
- Organização: ?????
- Conexão com os personagens: ????
- Desenvolvimento: ?????

- Tiktok: @melnoliteraverso
- Instagram: @melnoliteraverso
- Twitter: @mel_literaverso

ArnaldoJr 08/05/2022

The picture of one?s soul
Classics are regarded as such because of one very reason: they?re timeless. Oscar Wilde wrote this novel in 1890 and it talks to our modern society in such a fashion and modern way, one must admit it?s quite baffling. Have no doubt my friend that you too will be seduced by the one that never aged.

Niza 02/05/2022

O Retrato de Dorian Grey
Sinopse:
O Retrato de Dorian Grey é um romance do século XX e da modernidade, pelo qual Oscar Wilde pagou um preço muito caro. Sua obra além de sofrer censura, foi usada como prova contra si próprio no processo de Flagrante Indecência que o levou a prisão.
O livro traz a história de um pintor chamado Basil Hallward apaixonado por sua arte. Basil conhece Dorian Grey um rapaz muito bonito e bem apresentado. Eles se tornam muito amigos e Dorian acaba sendo um modelo para uma de suas obras mais enigmática, apesar de Basil se ver vulnerável de exibir sua obra, pois ele de alguma forma se enxerga dentro dela. E acaba ficando com receio de outras pessoas lê-lo em sua própria obra.
Basil tem um grande amigo, lorde Henry Wotto e esse personagem é muito perspicaz, é um grande questionador da vida e tudo para ele é duvidoso, nada passa por ele sem uma reflexão jogada no ar.
Lorde Henry conhece Dorian na casa de Basil e os dois ficam muito amigos, inseparáveis até. Dorian logo fica deslumbrado com todos os questionamentos de Henry sobre tudo.
Essa amizade entre eles é muito questionável pelo poder de influência que Henry tem sobre Dorian, uma influência venenosa.
?Havia nele paixões que encontrariam seu terrível escoadouro, sonhos que transformariam em realidade a sombra da sua perversidade?.

Minhas considerações:

O Retrato de Dorian Grey é uma obra muito polemica e muito bem escrita. Minha impressão é que o autor desabafa nessa obra com tema desafiador e corajoso, pois uma escrita dessa magnitude é a mais bela representação de sua arte. E quando ele diz: Não a nada que a arte não consegue expressar talvez ele queira dizer que a forma mais acessível de comunicar seja através dela.
O Retrato de Dorian Grey é uma obra complexa, exige um pouco mais de nós leitores. Mas a leitura é muito fluída e essa edição que li tem várias notas de apoio, para pessoas que assim como eu que não tem muito costume de ler clássicos. Mas é uma obra que no fim do livro você fica maravilhado, pelo menos foi assim comigo. Então não vou me aprofundar muito para não me perder entre as palavras, mas é um livro que merece ser lido pelo conjunto total da obra.

Moony 18/04/2022

Simplesmente incrível? li e reli.
Não tenho palavras para descrever como foi a experiência. Fiquei encantada desde o início.
Abordando um desejo obscuro do ser-humano.

lia 10/04/2022

o livro mais gay q eu já li
amei? não
odiei? não

se a escola não tivesse me obrigado a ler esta merda, talvez eu tivesse respeitado mais o meu querer ou não de ler esse livro neste momento, enfim, sofri mas li.
vai servir mt pra eu passar de culta: "ah, dorian gray? sim, claro que eu li, amo uma literatura de qualidade, este livro é realmente admirável!"

comentários finais: queria enforcar o henry cada vez q ele respirava, acho q ele é o verdadeiro vilão, sou basil stan e BEN BARNEEEEEEEESSSS????

Naty 22/03/2022

The picture of Dorian Gray
Li para fazer a prova da escola . Eh uma história até que legalzinha tem um ensinamento legal no final . Conta história da pintura do Dorian gray e um livro rápido de ler e tem muitas palavras que parece com o português entoa e de fácil leitura e vc ler rapidinho. Eu h uma história legalzinha mas não é um dos meus livros preferidos , achei chatos em alguns momentos e tal pois não conta o tipo de história que eu gosto de ler

iS2ronan 19/03/2022

gostei mais do que eu esperava e achei muito tranquilo de ler. foi diferente a forma que o autor mostrou as influências que as pessoas e o mundo tem na gente e eu gostei.

Bárbara 06/03/2022

Realize your youth while you have it
Livro maravilhoso, não conseguia parar de ler, é incrível acompanhar o desenvolvimento de Dorian e a influência que o mundo tem sob ele em sua tenra idade e o amor implícito de Basil. Concordo com Henry no início do livro quando ele diz que a jovialidade e inocência de Dorian é o que compõe sua beleza, interessante ver sua inocência sendo deteriorada até a podridão de sua alma com o decorrer dos capítulos, Dorian cedendo a todos os prazeres que o mundo tem a oferecer sem pensar em nenhuma consequência, o retrato é uma assombrosa metáfora disso e talvez o único motivo pelo qual se arrependa dos seus atos ao ver um retrato dos males que carrega sendo expostos de tal forma.

g4b5 01/03/2022

sempre tive muita muita vontade de ler esse livro, mas tambem muito medo de nao ser tudo isso que falam. e sinceramente, me decepcionei um pouco, nao com a historia, mas com a escrita e a forma na qual a historia é contada.
no geral, gostei muito da historia, os personagens me "cativaram" (de forma positiva e negativa), no inicio comecei a perceber a forma com a qual Wilde conta a historia, narrando e depois quase que conversando com o leitor, e tambem como ele gostava de escrever dialogos enormes e principalmente os pequenos discursos que muitos personagens dao no meio deles. toda a discussão sobre influencia, bondade, juventude, idolatria e amor que é levantada ao redor de Dorian me agradou bastante, porém da metade do livro para o final tudo meio que começou a desandar para mim. cheguei em um ponto onde nao sabia mais do que o narrador estava falando, quem estava conversando e sobre o que (o capitulo 11 foi uma tortura pra mim), era como se o narrador começasse a conversar com o leitor e fosse se perdendo cada vez mais no assunto, mudando de topico e falando sobre coisas que eu particularmente desconhecia. não sei se esse é um problema exclusivo da ediçao censurada do livro, o que eu espero muito que sim.
apesar disso, a historia me surpreendeu bastante diversas vezes e o final (os ultimos dois capitulos) pra mim salvaram o livro.

off: pra mim Lord Harry foi um grande talarico do Basil e conseguiu ser mais irritante que o Dorian, se Basil tivesse imposto sua vontade de deixar Dorian ""escondido"" tudo teria sido mais facil !!!!
Kah 01/03/2022minha estante
Meljor livro

g4b5 01/03/2022minha estante
livro de milhoes !!

ana 22/02/2022

Não vou mentir, demorei um pouco pra entrar no ritmo do livro. A história é legal, eu gosto do jeito q aborda a beleza e a juventude como algo importantíssimo, mas as vezes fiquei entediada com os monólogos haha.
Mari 22/02/2022minha estante
Assisti o filme e não curti tanto, não sei se o livro tem a mesma pegada