The Picture of Dorian Gray

The Picture of Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - The Picture of Dorian Gray

Flávia 31/08/2022

O Retrato de Dorian Gray
Eu gostei da história achei uma escrita boa, infelizmente não consegui me conectar mas planejo reler algum dia.

ana b 25/08/2022

Um dos meus clássicos favoritos da vida.
Gosto muito da ambientação, realmente me fez sentir dentro da sociedade aristocrata inglesa. Os diálogos, apesar de serem compridos e as vezes um pouco complexos, são muito bons também, trazem altas reflexões sobre a moral e ética que podem ser aplicadas até hoje.
A narrativa eu acho bastante interessante, apesar de não ver isso como o foco do livro, mas as reflexões e críticas acerca da sociedade da época, da construção e corrupção da moral humana.

@livrosdelei 14/08/2022

O que dizer sobre Dorian Gray?
?O retrato de Dorian Gray?, escrito por Oscar Wilde, sempre foi um clássico fascinante para mim. É um daqueles livros que ?todo mundo já conhece a história?, mas que nunca se lembra como acaba. O Dorian é um personagem que ficou no imaginário coletivo, por ser complexo e parte de um enredo único (que só poderia ter sido pensado, genialmente, por Wilde).

No decorrer da minha leitura, vi (e tive) diversas opiniões sobre Dorian Gray: inocente, culpado, vilão e incompreendido. Mas acho que a impressão que ficou é a de que Dorian é a combinação do pior de sua classe e momento histórico (livro recheado de críticas excelentes feitas por Wilde). Ele é um reflexo de tudo aquilo que os moralistas condenam.

Dorian foi, para mim, o grande desafio que Wilde impõe na obra. Esse desafio acontece pela posição que Wilde nos coloca como moralistas e, até mesmo, como cúmplices do Dorian - essa última parte é a mais difícil, pois Dorian é uma pessoa desprezível.

Dorian desafia o leitor o tempo todo? ?ele era bom e se tornou mal??, ?ele sempre foi assim, era questão de tempo?? e outras diversas dúvidas chegam após a leitura do livro.

Mas uma coisa é certa: esses questionamentos (combinados com a escrita impecável e sedutora de Wilde) fazem o livro ser atemporal. Recomendo para todos ??
Carolina.Gomes 14/08/2022minha estante
Amei ??

Eliza.Beth 14/08/2022minha estante
????????

anpanjulia 06/08/2022

compreensível porque essa obra é considerada um clássico. muito interessante as divagações dos personagens, pois elas nos dão uma ideia de como era a sociedade da época e o que as pessoas em que nela viviam gostavam e davam atenção. a história prende o leitor e é capaz de nos deixar de queixo caído em vários momentos. não esperava que fosse gostar tanto.

nyx 28/07/2022

eu amo esse livro, nem sei quantas vezes ja li, re-li ele nas ferias e amei como sempre, hoje em dia nem sei mais se o livro é realmente bom ou é só apego emocional

Elvira.Leal 23/07/2022

O Preço da Vaidade
Dorian Gray é um jovem de beleza extraordinária, mas imaturo e influenciável.
Conheceu Lord Henry no estúdio de Basel, enquanto posava para os quadros daquele artista.
A amizade com o Lord se estreitou e por sua influência passou a ter a busca do prazer como objetivo de vida.
Basel pinta o retrato de Dorian Gray e ele então se dá conta da própria beleza e juventude extraordinárias. Num rompante de ciúmes expressa o desejo de que a pintura sofresse os efeitos do tempo enquanto seu corpo pudesse permanecer jovem e belo. Toma o quadro para si e o mantém em segredo.
Seu desejo se realiza, mas a verdade mais cedo ou mais tarde aparece.
O final é surpreendente e nos deixa a reflexão: até que ponto você chegaria para sustentar a própria vaidade?!

A primeira vez que li essa obra foi na escola, no período pré-vestibular e somente agora me dei conta que era uma edição censurada.
Curiosamente a versão censurada tem mais detalhes e explica melhor algumas situações do desfecho da trama.

leticiafrancioni 11/07/2022

Eu já sabia, mas não esperava!!!
Tem uma coisa sobre esse livro que da metade pra frente faz o final ser terrivelmente óbvio, mas enquanto vai passando os acontecimentos, você não espera que o que você acha que vai acontecer realmente aconteça. Se é que isso faz sentido.

Eu confesso que esperava por mais acontecimentos no in between. Sonhei até com mais detalhes sobre as peripécias de Dorian e com um romance que deixasse o pobre coitado ainda mais transtornado, mas não veio.

Lord Henry me deu tanto tapa na cara durante todo o processo, que tenho certeza que envelheci mais rápido que o próprio Dorian Gray no final.

Finalmente li um dos clássicos que eu mais queria ler e parei de enrolar. Muito bom, nota um milhão.

Gabriela 08/07/2022

Excelente
Uma releitura pro clubinho do livro, mês de julho.
Nem em sonho eu esperava terminar esse livro em 5 dias. Tinha uma lembrança dele ser chato, enrolado, pesado, cheio de vocabulário difícil. Descobri que quem não tinha vocabulário em inglês era eu, na época. Hoje o texto me pareceu até simples demais, por ser um clássico de 1800.
A leitura fluiu demais, cada página puxava a outra, mesmo sem ter ganchos e cenas dramáticas que te deixam preso. Na simplicidade dele, o livro te segura ali pertinho e não te deixa parar até terminar.
É impossível não gostar de todos os personagens, e ao mesmo tempo odiar todos os personagens. O próprio Basil que seria o mais likeable, me deixava com raiva às vezes, pela falta de atitude.
O Henry era movido a frases de efeito. Um babaca, 100%. Mas um babaca filosófico, hedonista. Converteu o Dorian, e eu coloco sim parte da culpa nele. Prezando juventude e beleza, foi ele quem primeiro plantou essa semente da loucura na cabeça do Dorian. Então, culpado sim.
E o Dorian, não vejo como não amar e odiar ele. Tinha tudo pra ser a melhor pessoa do mundo, e porém, sem a alma dele se converter e ficar ruim, a história não teria graça nenhuma.
Os diálogos são perfeitos, cheios de filosofia barata, mas que faz a gente pensar uma ou duas vezes, até lembrar que quem falou foi o Henry, e o Henry não é fonte confiável.
A podridão do quadro representando os pecados do Dorian, os exageros, isso sempre achei fascinante (palavra especial do livro). Ele vai aos poucos envelhecendo, sim, mas também ficando podre, doente, nojento, numa atmosfera gore bem típica desses góticos.

Recomendo leitura e releitura. Esse livro entrou pra minha lista dos melhores da vida.

SPOILER
O final é brando, analisando nos padrões de 2022, onde a minha mente já foi corrompida com tanto filme e história de drama e terror quanto é possível. Analisando com os olhos da época, é um final pesado. Morte, ameaças, suicídio, e suicídio de novo (de certo modo).
A cena final, dele sendo encontrado velho no chão, foi a cereja no bolo desse livro perfeito.
Só foi reconhecido por conta dos anéis, o risinho que eu dei quando li essa última página... Sensacional.
Esse livro não poderia ter outro final.

Luli 07/07/2022

The picture of dorian
Ruim lixo péssimo de extremo mal gosto, ofende minorias e desrespeita minha saúde mental em 16 idiomas

Mirele 07/07/2022

Eu não acho que história em si seja ruim. Mas a adaptação deixou tudo muito rápido, meio sem explicação, sei lá. Não gostei.

Lia 23/05/2022

O retrato de Dorian Grey
O livro é quase que uma biografia do autor, e a introdução do livro (até a página 70), por mais que grande, vale a pena ler para melhor compreender a história.
A história é bem construída. Ela se passa principalmente através de conversas de Dorian com os outros dois personagens principais, assim como opiniões do autor, e assim a narrativa é estabelecida e bem evidenciada.
Os rodapés auxiliam muito a compreender o contexto (obs: não leiam as notas do último capítulo da história em si, tem spoilers do final do livro).
É um livro extenso, devido aos rodapés e introdução, mas que vale a pena. É reflexivo e filosófico, trazendo contexto de diversas épocas se encontrando na vida do protagonista.

melnoliteraverso 13/05/2022

Avaliação: O Retrato de Dorian Gray
Avaliação geral:

- O livro me prendeu?: ?????
- Ambientação: ?????
- Organização: ?????
- Conexão com os personagens: ????
- Desenvolvimento: ?????

- Tiktok: @melnoliteraverso
- Instagram: @melnoliteraverso
- Twitter: @mel_literaverso

ArnaldoJr 08/05/2022

The picture of one?s soul
Classics are regarded as such because of one very reason: they?re timeless. Oscar Wilde wrote this novel in 1890 and it talks to our modern society in such a fashion and modern way, one must admit it?s quite baffling. Have no doubt my friend that you too will be seduced by the one that never aged.