O Desaparecimento de Katharina Linden

O Desaparecimento de Katharina Linden Helen Grant

Resenhas - O Desaparecimento de Katharina Linden

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Milly 03/02/2021

Tive a impressão de estar lendo um conto muito grande
A premissa da estória é boa, mas acho q faltou um pouco mais de foco no que seria o enredo principal. Durante boa parte a narrativa é arrastada e até se afasta do mistério, o que eu até entendo por serem crianças as personagens principais, porém, a enrolação começa a se estender demais.
Apesar de tudo, é um livro bom e com capítulos curtos, não perdi a paciência pq tinha muitas perguntas sobre os desaparecimentos e queria muito saber, além disso me apaixonei pelos personagens principais, o Stefan e a Pia são uma combinação única, tendo um equilíbrio entre as personalidades.
A revelação no final me surpreendeu, eu realmente não esperava. Ele não tem aquele toque de "final feliz", na verdade eu fiquei bem tristinha no último capítulo.
Acho q mesmo q o decorrer da narrativa tenha sido lento, com certeza vou reler um dia, pq ele conquistou um espacinho no meu coração.
bentinho0 16/06/2021minha estante
é muito é ruim, mas eu gostei do mistério porém esse enrolo todo só pra descobrir que ********* ******** ********* me deu uma canseira

Milly 16/06/2021minha estante
@Axel, q pena q tu achou ruim, eu achei interessante, mas é tão enrolado q dá uma tristeza

jami siqueira 03/12/2021minha estante
gente, é impressão minha ou não descreveram em nenhum momento como a Pia era?!

Milly 02/03/2022minha estante
Uai Mile, não lembro direito, mas acho q sim, se não me engano ela era loira

jami siqueira 02/03/2022minha estante
nossa, não lembro mesmo

Zailla 06/06/2023minha estante
Li novinha, tenho carinho.

Naty 10/08/2011

www.meninadabahia.com.br

'- Hans, o Inabalável – murmurei diversas vezes,
encostada na lã áspera da jaqueta,
como se o nome em si fosse um talismã.
- Hans, o Inabalável. Por fim.'
Pág. 292

Pia Kolvenbalch era conhecida como a garota cuja avó explodira. Ela queimara até a morte, por causa do laquê. Um estrondo e tudo que restou intacto foram suas pernas. E foi assim que Pia começou a sofrer bullying.

Passados dez anos, ela resolve contar sua história, como sua avó morrera - de forma bizarra -, como ela conheceu Hans e como se tornou uma aventureira.

Cansada e excluída por todos, Pia se aliara ao único aluno que ninguém antes ousara chegar perto, Stephan Fedido. Stephan e Pia são sonhadores, como toda criança. E é nas histórias de Herr Schiller, sobre Hans, o Inabalável - era um moleiro corajoso que enfrentava tudo e todos - que eles esqueceram os problemas com os garotos do colégio e começaram a ter suas próprias aventuras.

As histórias deram novo ânimo às suas vidas. Até que Katharina Linden desapareceu. Pia, a última a vê-la, jurava que ela havia sumido do nada. Katharina era só uma criança, quase da idade de Pia. Seu desaparecimento foi um mistério. Pia e Stephan, inspirados nos contos sobre Hans, foram tentar descobrir como e porque ela desapareceu.

Mas, outra criança desapareceu. A mãe de Pia, americana, queria ir embora da pequena cidade alemã, Bad Münstereifel. Seu pai, alemão, queria que a família permanecesse junta. Eles estavam à beira dos nervos e do divórcio.

'Senti os ombros do meu pai sacudirem e, por um instante, fiquei me perguntando o que eu tinha dito de tão engraçado. Daí, acabei me afastando para olhá-lo. E aquela foi só a segunda vez na minha vida que eu vi meu pai chorar; a primeira tinha sido quando Omã Kristel morrera.'
Pág. 221

Pia foi obrigada a passar férias nos Estados Unidos – afinal as crianças estavam desaparecendo e a polícia não resolvia o mistério.

Quando ela regressou, as aventuras retornaram. Numa dessas aventuras, vestida no estilo Chapeuzinho Vermelho, ela e Stephen foram à floresta, seguir uma pista. Então algo assustador apareceu. No meio da noite, entre as árvores surgiu um par de olhos amarelos, quase caramelos. Não, não era o lobo mau. Era um gatinho!

Continuando a investigação, eles estavam a um passo de descobrir toda a verdade e também de perderem a vida.

O Desaparecimento de Katharina Linden, de Helen Grant (Bertrand Brasil, 322 páginas, R$ 39,00), é um conto de fadas sombrio, vencedor do Alex Award de literatura juvenil. Alguns estão comparando a autora ao mestre Stephen King – que comumente utiliza personagens jovens em suas tramas -, mas acho que há grandes diferenças. A principal é sua sutileza obscura. Não há aquele terror mórbido, mas o sinistro está sempre pairando. Helen Grant, também, está sendo comparada aos irmãos Grimm. Herr Schiller – personagem - tal qual seu conterrâneo alemão, causou notoriedade com seus contos criativos e fábulas infantis.

A leitura é como um passeio à Alemanha interiorana. Praticamente em todas as páginas há alguma referência em alemão. No início da leitura achei estranho, aquilo me incomodou. Mas logo me acostumei e a leitura fluiu bem. No fim do livro há um glossário.

As diferenças culturais (USA-Alemanha) são enormes e a autora faz uma pequena brincadeira:

'- Hallo, Omã.
- Oma? – repetiu minha avó. – Quem é Oma? Omar Sharif? – Ela sempre dizia isso, e eu ficava sem saber se devia ou não rir.
- Ich meine... Grossmutter – consegui dizer com hesitação.
- Vovó – intrometeu-se minha mãe, dando-me uma cutucada no ombro com os dedos.'
Pág. 115

Outra coisa que me deixou intrigada, eu acho que dormi (só pode!) em algum ponto essencial da história. O ‘gatinho’ sinistro é importante, afinal está estampado na capa, tanto original quanto nacional, e eu terminei o livro sem entender algumas coisinhas sobre ele (estou sendo concisa para não soltar spoiler). Eu pensava que estava lesada (comendo mosca), então alguém me disse: O gato é tênue, um dia você entenderá! Depois disso, eu tive certeza. Não foquei em algum fato crucial. #shameonme

Li um comentário na Amazon que dizia: O final de O desaparecimento de Katharina Linden foi para mim bastante assustador e devastador, só senti algo igual quando li O Silêncio dos Inocentes.

Preciso que vocês leiam e me contem depois, por favor, o que acharam, principalmente do ‘gatinho’!!!

Importante: Apesar dos personagens serem jovens este é um livro adulto.

P.S.: A capa é linda, cintila, rs.
P.P.S: Ganhei uma camisa personalizada, depois tiro uma foto e mostro para vocês.
Leonardo 18/04/2012minha estante
Olá. Bem.... A pia foi para Inglaterra e não para os USA. Enfim, sua resenha foi ótima. E em qual página a Pia anda na floresta de chapeuzinho vermelho? Por favor, me explique. Obrigado desde já. Também eu acho que o gato na capa não tem muito sentido....

Naty 18/04/2012minha estante
Olá, tudo bom? Puxa, será que eu realmente troquei USA com Inglaterra?
Vou até pegar o livro para verificar.
Muitooo Obrigada por me avisar ok?

Bjs,

Gabriella 13/05/2014minha estante
Uma camisa personalizada? *0*

Marina Viana 04/01/2015minha estante
Eu amei o livro, ele encanta a gente desde o começo, não dá pra parar de ler *-* Muito bom!

Maria Gabriela 17/01/2015minha estante
O gato é do Herr Duster. Esse gato sempre incomodou o Herr Schiller e é graças ao gato que eles descobrem a passagem para o "covil" do assassino. Ao menos foi a única coisa que consegui assimilar. Eu amei a história e fiquei meio triste com o final da trajetória de Pia, apesar do final ter sido bem elaborado.

(Eu tenho uma amiga chamada Pia, e as palavras em alemão não me incomodaram muito já que eu sou metade alemã :3 )

Jessi 22/03/2022

Não é para crianças
Dá um pouquinho de medo sim, não sei se é o melhor para crianças, é mais para adolescentes, enfim eu li esse livro quando tinha 13 anos, resolvi reler de novo, foi uma nova experiência o livro continua muito bom!!
Ester479 22/03/2022minha estante
Não acredito, eu procuro esse ano faz ANOS (eu acho né). Eu vi a capa e o nome e associei. Tem uma parte que a vó meio que explode? E tem alguma parte num carro, meio que numa colina?

Jessi 23/03/2022minha estante
Simm!! Ela não explodiu ela só se queimou toda, eu peguei na biblioteca da minha cidade

Jessi 23/03/2022minha estante
Tenta procurar vê se vc encontra na biblioteca da sua cidade

Ester479 23/03/2022minha estante
Então é esse mesmo. Eu tinha lido na escola mesmo amg

Jessi 23/03/2022minha estante
Pse é ele kkkk eu li também quando tava na escola, quando tinha 13 anos, mas eu peguei na biblioteca municipal da cidade

Yasmin 26/10/2022

Apavorante
Eu li esse livro a muitos anos atrás, quando eu ainda estava no ensino fundamental na escola. Essa foi minha primeira leitura onde teve um grande plot twist (eu realmente não esperava aquele final), fiquei passada na época.

Mas é um livro mt bom, eu acho que a história me apavorou demais porque na época que eu li, devia ter uns 12 ou 13 anos e achei bem pesado. Talvez se eu relesse hoje em dia não ficaria com tanto medo kkkkk
BeccaBlack 26/10/2022minha estante
Concordo!! Li ele este ano com a mesma idade (13), e realmente não esperava aquele final. Mas o livro é muito bom e bem desenvolvido.

Yasmin 26/10/2022minha estante
Eu amei também amg, tenho um apego emocional nele por ser o primeiro livro que me surpreendeu com um plot twist.

Giu 16/05/2021

Eu amei o livro, foi o primeiro livro desse gênero que eu li, na época não gostava muito de ler, mas me apaixonei pelo livro...Li ele na biblioteca da escola. Quero muito reler, faz um tempinho que eu li então quero relembrar de tudo!!!
Aliel 31/05/2021minha estante
Peguei ele pra ler no colégio a uns anos, mas não gostei Kkkk talvez agora eu de uma chance.

Giu 10/06/2021minha estante
Eu gostei kkkkkkkkkk mergulhei na leitura e só parei quando terminei o livro

Silvia 25/09/2012

O Desaparecimento de Katharina Linden
Muito bom eu recomendo!

Pensa num livro que a principio não parecia grande coisa, mas gente ficou bom demais. Pia Kolvenbach e o seu amigo Stefan Fedido, tentam desvendar o desaparecimento de Katharina Liden, quando tudo encaminhava para o óbvio, acontece uma guinada surpreendente. Adoro quando um livro me surpreende e tira o sono, pois enquanto eu não cheguei até a última página não consegui desgrudar da trama. E já estou com saudades da personagem Pia Kolvenbach. Venham vocês também desvendar o desaparecimento de Katharina Linden.
Aghata Christinny 28/09/2012minha estante
Amei!
Preciso desse livro urgente \o/

Paloma 06/06/2014minha estante
Eu amei, super amei. No começo era tedioso, mas depois ficou muito interessante. O final foi épico.

maria gabriella 28/07/2018

Aaaaa
Me recordo de ter pego esse livro na biblioteca de uma esxola e foi um dos primeiros suspensões que li. Muito bom e envolvente.
Sthefany 17/01/2019minha estante
Siiim eu tbm peguei na biblioteca da escola e foi um dos primeiros livros que eu li, na epoca eu amei

maria gabriella 17/01/2019minha estante
Simmm, também amei na época, há um bom tempo atrás! :)

Laila 18/08/2011

Pia não podia imaginar que sua vida mudaria tanto depois do que acontecera com sua avó. Apesar dela não ter literalmente explodido, foi esse o boato que se espalhou na escola de Pia, e por esse motivo suas amigas a deixaram de lado, por medo de que a combustão fosse contagiosa. Apenas Stefan Fedido - o garoto com a pior reputação da escola - ficara do lado dela.
Quando Katharina Linden desapareceu, Pia achou que as fofocas sobre sua avó seriam esquecidas, porém, as outras crianças - e alguns cidadães locais - passaram a dizer que o que acontecera com sua Oma havia sido um aviso de que o mal estava assolando a cidade.
Quando outras garotas começam a desaparecer nas mesmas circunstâncias misteriosas, Pia e Stefan resolvem que têm que resolver esse caso. Mas qual seria o mal que estaria assolando a cidade? O local é cheio de lendas, histórias de criaturas horripilantes que teriam vivido na cidade em um tempo remoto. Será que uma dessas criaturas estariam sequestrando as garotas? É exatamente isso que Pia quer descobrir e você só descobrirá lendo o livro!

É a primeira vez que leio um livro nesse estilo, meio Terror/Suspense, então não posso comparar esse livro às outras obras desse gênero.
O que posso dizer, é que não estava gostando muito do começo do livro, achei um pouco massante - coisa que acontece com muitos livros. Quando a história se desenrolou de vez, o livro começou realmente a ficar bom! As cenas que seguem a partir do momento que Pia resolve realmente ir em busca do suspeito são eletrizantes e arrepiantes! A prova disso é que em apenas uma noite li a metade final inteira do livro sem nem me dar conta!
Várias lendas da cidade são descritas no livro, a autora usou o folclore regional em sua história de uma forma bem original. Contos sobre uma época medieval, cheia de pragas, bruxas e aberrações são abundantes. Apesar de, no começo, eu ter achado a introdução desses contos um pouco massantes, depois pude perceber que muitos deles são essenciais na conclusão da história.
Para quem gosta de livros de suspense, esse é uma excelente recomendação!

E, é claro, não posso deixar de agradecer à Editora Bertrand que me presenteou com essa maravilhosa obra em uma promoção em seu twitter! Muito obrigada!

Conheçam meu blog: http://blog-do-livro.blogspot.com/

Psychobooks 28/09/2011

Após a morte - literalmente - explosiva de sua avó, Pia Kolvenbatch de dez anos, ficou conhecida por toda cidade como a garota cuja avó explodiu, piadinhas e bullying fizeram parte de sua vida escolar, apenas uma pessoa tinha coragem de se aproximar, o Stephan Fedido, e vocês já podem imaginar porquê eles se tornaram amigos. Como foram excluídos de todos os grupinhos sociais, Pia e Stephan acabaram se tornando grandes amigos, que foi descrita de uma forma bem doce pela autora.

Os dois gostavam de passar o dia na casa de Herr Schiller, um senhor que contava histórias assustadoras sobre os antepassados da região. Katharina Linden desapareceu como um passe de mágica e como Herr Schiller parece saber tudo sobre acontecimentos sobrenaturais, Pia decide que ela e Stephan devem desvendar o mistério com a ajuda de Herr Schiller.

Mas o desaparecimento de mais uma garota deixa a mãe de Pia muito preocupada e a manda para Inglaterra passar as férias de verão com sua avó materna. Ao retornar para Bad Münstereifel, ela leva suas investigações e sério, passa por muitos sustos e corre risco de ser a próxima garota a sumir.

Leia mais: http://www.psychobooks.com.br/2011/09/resenha-sorteio-o-desaparecimento-de.html

Ge Ribeiro 04/02/2012

O livro é contado de uma forma super diferente e que amo. A protagonista Pia narra o que aconteceu há muitos anos com ela, isso da um ar de “conto” que aparece em todo momento no livro. A história acontece em uma cidadezinha Alemã em 1998.

Pia é uma menina inteligente e esperta, mas nos últimos tempos vem sofrendo com a exclusão dos colegas por ser a menina cuja a avó “explodiu” sem motivo. Mesmo com a indiferença dos amigos, Pia começa uma grande amizade com Stefan que passa a ser seu comparsa e confidente. Juntos eles vão desvendar o caso mais perturbador já ouvido contar.

Katharina Linden é uma garota que desaparece sem deixar nenhum vestígio em um dia de festa onde todos os moradores estavam distraídos, isso faz gerar um grande mistério na cidade, pois, além do sumiço da garota ter sido repentino, não é a primeira vez que acontece e não vai ser a última...

Algumas pessoas vão estranhas a utilização constante de expressões alemãs no livro, o que não me incomodou porque no final existe um pequeno glossário com os significados das palavras.

Numa narrativa deliciosa, eletrizante e cheia de histórias de terror os protagonistas se aventuram em tentar desvendar O Desaparecimento de Katharina Linden, nos fazendo ficar presos do início ao fim e tentando desvendar os enigmas junto com eles (pode ser essa pessoa, não é esta pessoa) essa sensação que só um bom livro de mistério pode dar, e quando é um Thriller juvenil, fica melhor ainda!

Victória 18/06/2014

Maravilhoso
Uma narrativa madura, com um misterioso encanto e suspense. Um livro digno aos maiores autores do gênero. A atmosfera juvenil lembrou-me facilmente minha infância.
Maravilhoso!

rai 28/07/2014

o desaparecimento de katharina linden
No dia em que katharina linden desapareceu pia foi a ultima pessoa a vê-la com a vida e o terror se espalhou pela cidade e ai então como a menina tinha 10 anos poderia desaparecer num lugar em que todos a conheciam?
E então pia estava dedicada a descobri o que aconteceu com a garota
Opinião: eu gostei do livro porque e um conto bastante interessante e misterioso.

1 | 2 | 3 | 4 | 5