A Confissão

A Confissão John Grisham

Resenhas - A Confissão

Ju Furtado 27/08/2011

JUSTIÇA
Terminei de ler o livro hoje, e sem dúvida alguma é o melhor livro de Grisham até agora! Sou fã incondicional desse escritor que não hesita em desnudar a face podre dos tribunais e dos bastidores da política norte-americana.

O livro é forte. Fala de assuntos fortes e, por isso, emociona, revolta. Só um leitor sem nenhuma sensibilidade (característica que não considero possível de ser encontrada em apreciadores de literatura) pra sair ileso dessa história.

Misture um crime brutal, um pastor luterano e um advogado obcecado por sua causa. Acrescente à história o famoso preconceito norte-americano com os negros, membros do judiciário e da corporação policial corruptos, vaidosos e desumanos, um inocente e o corredor da morte.

Com a riqueza de detalhes e a narrativa ágil e realista peculiares de John Grisham, está formada a receita para um livro que pode fazer com que você perca a hora pra dormir, perca a hora pra acordar, e se sinta um pouco pequeno ao perceber que o mundo é muito mais cruel e injusto que o que podemos imaginar.

Deu vontade de ler? Corra! Vale a pena!
Arsenio Meira 06/01/2015minha estante
Acho a Câmara de Gás e A Confissão (conforme se depreende em sua concisa e precisa resenha) dois romances acachapantes do Grisham. E vou mais além; se fossem assinados por algum desses medalhões, um deles arrebataria um Pulitzer ou algo que o valha.

Denih 10/08/2023

Acho que esse livro retrata muito bem o racismo polícia americano. Esse livro me fez chorar muito e abrir os olhos para o quanto a justiça pode ser falha e como a pena de morte é apenas para aquele que eles querem que morram.
Enfim leiam esse livro.

Kyra 07/02/2020

Leitura envolvente...
Excelente escrita e envolvente, você sempre quer um pouco mais...

Ana Paula FZ1 11/12/2022

Há muito tempo leio livros do John Grishan, mas não tenho dúvida de que esse foi um dos melhores livros que li dele até hoje.

Alguns peguei pra reler por ter lido há muitos anos, mas esse não da pra esquecer, mesmo tendo passado muito tempo de leitura.

Apesar de ser uma historia sobre justiça, estupro, assassinato, injustiça, eu chorei em muitos momentos.

Uma forma muito clara de protestar contra a justiça americana, o modus operandi de como algumas coisas são feitas sob a ¨proteção ¨ da lei, tudo aqui mostra como muita coisa precisa ser revista, inclusiva o nosso pré julgamento das situações e das pessoas.

Muito, muito bom mesmo... pra quem gosta desse tipo de leitura, é uma excelente pedida

A resenha completa ta no BLOG

site: http://paixaoporleituras.blogspot.com/

Matheus Fialho 17/10/2011

Simples, conciso e de boa qualidade!
Definitivamente as melhores palavras para definir este livro!

O enredo desenvolvido por John Grisham tem como objetivo o ataque frontal à pena de morte. Tal objetivo em momento algum é abandonado durante a leitura, mas se engana quem pensa que tal fato obscurece o valor da obra. O autor consegue, através de suspenses momentâneos, prender a atenção do leitor até a última página!

Por que simples?
A leitura é extremamente fácil, leve e direta. Sem figuras de linguagem aplicativas ou personagens representativos, John Grisham narra em sua própria voz a estória* de Donté Drumm, sem situações apelativas ou preenchimento de páginas desnecessários. A narrativa também não exerce nenhuma variação drástica de rumo e nem oscilações surpreendentes.

Conciso?
Sim, conta-se uma estória* que todos, absolutamente todos, já cogitamos ocorrer em face da pena de morte existente em diversos países. O foco do livro se mantém até o fim, a crítica é feita e o leitor levado a refletir nela.

Boa qualidade... significa, na minha visão, que uma obra não precisa de grandes invenções para ser atraente. Em "A Confissão", a boa narrativa e momentos emocionantes derivados da estória* são bem escritos e prendem a atenção. Os personagens foram bem escolhidos e aspectos jurídicos do estado do Texas, especialmente, bem descritos e explorados.

Três estrelas!
Apesar da boa narrativa de John Grisham, uma grande reviravolta e momentos "Sherlockistas" dariam grande entusiasmo e vigor ao livro. Além do que, porque não poderia haver uma boa dose de suspense, já que se busca a emoção, ao se falar de um assunto recheado de expectativas?

De qualquer forma, recomendo a leitura a todos, em especial aos críticos das ações do estado!

Francelle 27/09/2016

História forte, triste e muito bem contada.
Havia algum tempo que eu tinha muita curiosidade a respeito da obra de John Grisham, e graças a biblioteca da universidade onde estudo, pude finalmente ler um de seus livros.
Tinha medo que a narrativa possuísse termos da área do direito que fossem difíceis para uma leiga entender, mas o autor superou todas as minhas expectativas. A confissão é um daqueles livros que são fáceis de compreender (narrativamente falando), mas se mantém como difíceis de ler, unicamente pelo teor forte e tão real da história em si.
É um livro que mostra a realidade triste de um cara que é condenado à morte injustamente, e retrata todo o sofrimento e determinação dos parentes e do advogado, na busca por uma justiça verdadeira para o rapaz. Um ponto que chama a atenção é a forma direta com que Grisham nos expõe o momento trágico vivido pelos personagens, fugindo do "melodramático", de forma simplesmente humana e sem apelar a descrições que forcem o leitor a chorar.
Comecei a leitura ansiando apenas por um final feliz, mas ao final eu entendi que a grande questão levantada por Grisham neste livro não foi apenas direcionada para terminar bem, mas para fazer refletir.
O final feliz seria óbvio, mas demonstrar algo que pode acontecer em qualquer lugar do mundo em que vivemos e fazer pensar no que é, realmente, a justiça, quando aplicada por mãos erradas. Este é o grande destaque dessa obra.

TioBriel 26/04/2023

Um suspense jurídico de roer as unhas
A gente sabe que o autor é bom quando ele te dá esperanças e te engana até o último segundo, ainda sabe enrolar sem transformar uma história boa em maçante.
No decorrer da narrativa, senti que o autor estava "pisando na farofa", ou "vissando", porém, por mais que isso me deixasse consternado, a história não ficava chata ou prolixa.
Uma leitura que não será agradável, mas ao menos valerá a pena.

San... 05/04/2012

A confissão
Assunto polêmico, que causa repulsa e indignação, o tema central da obra é a pena de morte. Entremeando a história que condenou um inocente à morte por injeção letal no Texas, vemos o poder em sua forma mais abjeta. A manipulação da força policial, a soberba daqueles que erram mas não reconhecem, a falta de idoneidade daqueles que ocupam altos cargos, a inflamação das massas, o racismo, são abrandandos, porém de forma pequena, pela força do perdão, da determinação de alguns, das lutas sociais constantes... Mostra ainda a facilidade com que se formam as opiniões, a fragilidade da condição humana frente ao sistema, a impotência frente aos fatos dados como certos. Embora o livro tenha despertado em mim revolta, repugnância, ainda assim a leitura vale a pena, nem que seja como advertência. Costumo ver o mundo colorido, mas é importante não esquecer que as sombras existem e são muitas. De repente estão mais perto do que se pensa... Não se deixar manipular, não se incendiar com as massas, não se iludir com os poderosos... Indico

Jo 19/11/2011minha estante
Tomara mesmo q esse seja bom, San, porque os últimos dele foram uma decepção. Vou esperar chegar.

Gabi 26/10/2012

"A Confissão" descreve toda a tensão, e a luta envolvendo um advogado, um pastor, e um verdadeiro assassino para salvar um jovem negro de ser executado por um crime que ele não cometeu. Demonstra toda a resistência e a força política do Texas. Nos deixa curiosos do início ao fim, ótimo livro! Li, pretendo reler um dia, e recomendo a todos!

Sa 30/09/2015

Fantástico
Meu primeiro livro do Jonh Grisham e agora ficou difícil encontrar um outro tão bom quanto.
HARRY BOSCH 12/04/2016minha estante
Recomendo "O Inocente" "Tempo de Matar" e " O Cliente"

Dâmares Dias 28/12/2016

A confissão - John Grisham
Para quem não conhece, eu apresento John Grisham, acho que seu livro mais conhecido é "O Júri", que originou o filme de mesmo nome, em 2003.
O livro "A confissão" é um pouco menos conhecido mas não deixa de ser muito bom...
Primeiramente, como você, leitor esperto, já percebeu, John Grisham escreve sobre temas relacionados ao Direito, porém os livros são escritos de uma forma a trazer o Direito para o nosso dia a dia, não sendo recomendado somente para aqueles que entendem ou gostam da área jurídica, mas também para leigos.
O livro trás como pano de fundo a discussão sobre a aplicação da pena de morte no estado do Texas, Estados Unidos, e também aborda um pouco questões como preconceito racial, manipulação de massas e falhas dos sistema judicial.
A história gira em torno do jovem Donté Drumm, jogador de futebol negro e com um futuro promissor, que "confessou" ter matado uma líder de torcida, e agora aguarda a pena de morte.
Também conhecemos logo no início da trama, Travis Boyette, o verdadeiro assassino que cometeu o crime pelo qual Donté é acusado, ele tem uma doença incurável e depois de muitos anos resolve aparecer a assumir a autoria do crime.
Só que quem vai acreditar que a confissão de Donté é falsa? E que a palavra do criminoso Travis é verdadeira? Que essa não é somente mais uma tentativa do advogado de defesa, Robbie para tentar absolver seu cliente?
É ai que aparece o reverendo Keith, que se comove ao saber que um jovem inocente, que já passou longa parte de sua vida no corredor da morte, está prestes a ver a espera pela injeção letal chegar ao fim...
O autor te leva a torcer por Donté, conhecer o cotidiano do corredor da morte, ver que há também a parte política e social por trás da prisão e obrigada "confissão" de um jovem negro, vítima de uma sociedade racista e hipócrita, que quer ter a "justiça" mesmo que não tenha a "verdade".
Quando terminar a leitura, não te digo que você terá a resposta para questões tão complexas, mas com certeza terá repensado várias "verdades"...
Vale a pena ler...

site: lifalei.blogspot.com.br