Renato Russo

Renato Russo Arthur Dapieve

Resenhas - Renato Russo

Hugo 21/03/2024

Para mim, a Legião Urbana foi a maior e também a mais emblemática banda de rock do Brasil.
E Renato Russo foi o melhor letrista e um super cantor como nunca houve nem jamais haverá.
Pumps 22/03/2024minha estante
Com certeza!!!

livia_ss 19/03/2024

?Percebi a força do Trovador Solitário.?
Sempre fui fã de Legião Urbana, mas quando decidi ler esse livro não imaginava me emocionar tanto.
Renato Russo era um gênio, e sobre isso não há dúvidas. Um dos maiores artistas que o Brasil já viu. Mas Arthur, além disso, mostrou o lado humano do Renato. E depois dele narrar toda a sensibilidade dos seus versos, a historia deles, que acaba por também ser a história do próprio Renato, fica impossível pra gente terminar de ler sem uma sensação apertada no peito por ter perdido esse cara tão cedo.
Cada música continua tocando fundo?

?Eu gosto de acreditar que as pessoas compram (nossos discos) porque elas sentem e percebem que eu sinto e percebo exatamente aquilo que elas sentem e percebem?

Peterson.Silva 21/07/2023

Excelente
Muito bem escrito; cativante e emocionante. Achei algumas escolhas gráficas um pouco esquisitas (baixa legibilidade em letras por cima de fotos em algumas páginas, e nas orelhas, etc.) mas nada que comprometa o texto em si.

jonatas 27/05/2023

Uma obra fundamental pra quem quer conhecer quem foi Renato Russo. Em tom de reportagem, o texto narra a trajetória de um dos maiores cantores da música brasileira sem qualquer viés apaixonado e com rigor jornalístico.

Thaysa61 23/04/2023

Eu amo legião urbana, comprei esse livro quando tava muito obcecada por saber mais sobre as histórias por trás das músicas e da banda, mas achei o livro chato e arrastado, são muitos detalhes que dificultam a leitura.

Maria 25/02/2023

Como eu amo biografias
Livro curto, simples e fácil de ler. Muito interessante conhecer mais da trajetória dessa que pode ser uma das (se não a) melhores bandas do nosso país.

É legal descobrir mais sobre a personalidade real e irônica de Renato Russo, porque acho que ela acabou sendo um pouco apagada pela mídia na construção da lenda. Achei o meio que a banda surgiu algo ainda mais interessante, principalmente por ele ter dado origem a outros conjuntos icônicos como Capital Inicial e Ultraje a Rigor.

Recomendo muito o livro! Chorei bastante no final.

Emi 15/02/2023

Tirei meio pontinho pq queria mais fotos, mais informações sobre a relação familiar, etc.. Eu conhecia Legião Urbana, mas nada da história.. adorei a leitura, pegar o contexto histórico, musical.. fiquei indignada com desrespeito de fãs, infantilidade do Renato.. fiquei impressionada com várias coisas, triste, enfim. Pela aparência e voz, fiquei chocada em descobrir como o Renato morreu novo. E constatei isso em outros artistas tb... tá nós sabemos.. mas relacionar a idade deles com a minha foi um choque de realidade. Fui lendo e pesquisando e ouvindo...tanta música que não conhecia, enfim. Livro fácil de ler..quem se interessa em saber mais, vale a pena.

gabie 18/10/2022

fenômenos raros
é muito difícil juntar talento, vontade de ser grande e tanta intensidade em uma pessoa só e não acontecer fenômenos musicais explosivos assim como foi o renato. me lembrou de tantos outros artistas, profundos, principalmente, que tinham os mesmos gênios, um pouco infantis, às vezes, mas, sobretudo, sensíveis. gostei muito das partes que arthur passa sobre o messianismo e esse fanatismo cego que muito fã tem, esquecem que teus ídolos não são simulações perfeitas ("são crianças como você") e erros são inevitáveis. precisa-se dessa mensagem sendo relembrada.
"É tão estranho, os bons morrem jovens" (Love in The Afternoon, 1993)

princessnanda 29/09/2022

Bom perfil.
O primeiro capítulo é otimo! É muito interessante saber os bastidores de um dia tão importante (e triste) como a morte de uma das maiores estrelas que o Brasil já viu. Mas nos capítulos seguintes quando começa a falar sobre a vida de Renato, que foi sem dúvidas muito bem vivida com sua personalidade singular e inimitável, se aprofunda demasiadamente na vida de outras pessoas, as vezes importantes pra Renato e as vezes nem tanto assim, quando poderia focar na vida do trovador solitário.

Duda 08/09/2022

sou fã da legião urbana, é a minha banda favorita, então sempre busco compreender suas letras e saber mais sobre a banda. ler esse livro foi uma experiência maravilhosa! conheci detalhes do processo de criação das músicas que tanto amo, conheci melhor a banda e a trajetória do renato russo (que admiro cada vez mais). amei amei amei??

"É tão estranho, os bons morrem jovens"

LeandroBurla 03/11/2021

Uma re-revisitação agradável
Ganhei esse livro de aniversário e li em poucos dias. Na verdade é a terceira edição diferente da mesma obra. Perdi a 1a edição, que ganhei de presente, assim como a segunda numa troca (em compensação fiquei com outro livro do Universo Legião) e pra manter a coleção em ordem, coloquei na lista de pedidos ao saber dessa nova edição.
Nem tinha reparado que o relançamento nesse ano coincidiu com o que seria o 60o aniversário do Renato. Tem um prefácio atualizado e um posfácio com a discografia também atualizada.
Esse foi o primeiro livro que li sobre Renato/Legião. Na época, adorei e hoje ainda é uma excelente leitura - tanto que concluí em alguns dias. Se passaram mais de 10 anos e consumi muitos livros, filmes e livros desde então. E hoje digo que é uma experiência ótima para quem quer conhecer um pouco mais da história da turma da Colina, da banda e do Trovador Solitário. Mas para quem conhece um pouco mais, pode soar superficial.
Mas uma marca é indelével: a confiabilidade da narrativa, a mais consistente e simples. Com o passar do tempo, a mesma história é recontada por diversas pessoas, de diferentes formas e isso tende a distorcer os fatos. No fim, acabo recorrendo ao porto seguro da obra de Dapieve.

CLAUDIA 20/10/2021

O trovador solitário Renato Russo
????? é sempre bom ler sobre esse poeta. Legião é minha banda favorita da vida! E esse livro fala de muitas músicas que eu adoro! "...os bons morrem jovens... cedo demais"

Alysson Reis 31/07/2021

Simplesmente o favorito da vida.
O que dizer desta obra prima?
Fácil. Simplesmente o melhor livro que ja li de todos, favorito da vida. Com uma pegada dinâmica o autor conta a vida de um gênio da música, passando por todas suas fases sem enrolar muito, indo idreto ao ponto. O pico maximo e emocionante para mim é quando fala de como surgio algumas musicas e claro cita trechos que faz deste livro uma leitura obrigatoria para fas de rock e do Renato. Leiam .\0/

Marcelo1145 28/02/2021

O trovador solitário.
Sempre que leio as biografias, além de fã busco entender o porquê das Letras e suas origens. Fica claro o nível de intelectualidade e estudo dos poetas. Sempre atemporais e eternizados sofrem por não serem compreendidos e entram em depressão por descobrirem que não podem concertar o mundo sozinhos. Sou fã incondicional de uma banda que fez parte da minha vida ontem, hj e sempre.

Iran Rosa 18/03/2020

Renato Russo
Gostei muito do livro. Achei interessante conhecer detalhes do processo criação das músicas composta por Renato Russo. Sentir um pouco da atmosfera que pairava sobre a banda.
Outro ponto positivo para mim foi que o autor abordou temas referentes à vida de Renato, porém sem enveredar para o sensacionalismo (muito comum em obras dessa natureza).