Essencial Kafka

Essencial Kafka Franz Kafka

Resenhas - Essencial Franz Kafka

Eduarda1126 16/04/2024

Frank kafka primeiro homem meio mulher
"Eu teria sido feliz por ter a ti como amigo, como chefe, como tio, como avô, até mesmo (embora já mais hesitante) como sogro. Mas justamente como pai tu foste demasiado forte para mim, sobretudo porque meus irmãos morreram ainda pequenos, minhas irmãs só vieram muito depois e eu tive, portanto, de suportar por inteiro e sozinho o primeiro golpe, e para isso eu era fraco."

Para você minha medida de todas as coisas.

Dilalilac 08/04/2024

É, eu realmente não funciono bem com contos...
Apesar de amar demais A Metamorfose e Carta ao Pai, esse livro não funcionou comigo. Mas vou defendê-lo: Não gosto de livros de contos. É raríssimo eu gostar de livro de contos.
Mas vou analisar conto a conto.
? O Veredicto
Gostei da ideia da crítica infundada ao suposto descaráter, o final é interessante, mas me pareceu apenas um degrau para o que veio a ser A Metamorfose.
? O Artista da Fome
Gostei da ideia oposta ao que o público acreditava, mas não me cativou.
? Na Colônia Penal
Apesar de indigesto, difícil de ler pelo teor pesado, esse eu gostei bastante. Tinha horas que eu quase fechava os olhos pra não ter que ler certas descrições, porém o final me agradou muito, bem reflexivo.
? Diante da Lei
Interessante, mas me lembrou uma espécie de esboço raso de O Deserto dos Tártaros.
? Um Relatório para uma Academia
Gostei da ideia, mas não me prendeu.
? O Cavaleiro do Balde
Ah, esse eu gostei. Foi lúdico, visualmente agradável, interessante.
? O Fratricídio
Esse eu não achei nada, já tinha lido antes e esquecido completamente, e nem faz tanto tempo.
? O Abutre
Apesar de interessante, carecia muito mais desenvolvimento.
? A Ponte
Não gostei, não me prendeu.
? Na Galeria
Esse nem me pareceu uma história, só uma descrição.
? Pequena Fábula
Ah, esse eu gostei. É bem curtinho, tipo... Uma parágrafo, mas me lembrou da infância e tem reflexão e eu facilmente colocaria em frase de perfil.
? Uma Mensagem Imperial
Interessante, mas merecia polimento.
? Desista!
Bem simples, curto, mas bem legal.
? Aforismos
São várias frases soltas do Kafka, gostei de ler, mas difícil avaliar. São 109 frases, umas gostei bem mais que outras. Várias muito boas.
? A Metamorfose
Dispensa avaliação, é um favorito meu.

renara1 31/03/2024

Kafka não tem erro!!
Ler kafka é sempre uma experiência surreal e dessa vez não foi diferente, esse livro tava na minha lista algum tempo e revolvi, finalmente, ler cartas ao pai e, sinceramente, não me arrependo. Na obra o kafka narra sua relação conturbada com o pai e, querendo ou não, todos nós identificamos com ele em algum ponto.

Pedro 21/03/2024

Antes de fazer a resenha, deixo os créditos ao modesto Carone, o maior tradutor de Kafka, leitura obrigatória para entender o mundo contemporâneo, a leitura não é clara, algo tão típico do mundo contemporâneo, ele é um gênio, uma pena ser reconhecido de forma tardia

evrdenchantd 02/03/2024

Essencial
NOSSA FRANZ KAFKA SEU DOIDO EU TE AMO
bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla

mnnuela 23/02/2024

..Na carta expus as queixas que não podia fazer em seu peito
? Leitura de Fevereiro:

Cara... não sei nem por onde começar!!! Qualquer filho que passa por problemas partenos (ou maternos) com certeza seria facilmente atravessado por uma leitura como essa, como foi o meu caso.

É realmente muito forte e triste, mas ao mesmo tempo, existe um ar narciso, exagerado e egoísta por parte de Kafka (talvez por justamente lermos somente a versão/visão do mesmo), mas é como ele mesmo coloca em seu livro, né:

"[...] Porque nossas necessidades eram completamente diferentes: o que me arrebata é capaz de deixa-lo quase insensível e vice-versa; o que em você é inocência, em mim pode ser culpa e vice-versa; o que para você não tem consequências pode ser a tampa do meu caixão".

Com isso, não tenho mais nada para falarrrrrrr?

naoeumaresenha 15/02/2024

Sempre complicado ler algo biográfico.

nessas cartas que kafka direciona ao pai são tantos relatos de uma relação dolorosa e frustrante que chega a deixar o próprio leitor frustrado.

uma leitura rapida mas nao tão leve, instigante e como ser apunhalado eu diria

Lisboa Richthofen 14/02/2024

Essencial
Vou falar brevemente sobre alguns dos meus textos favoritos que compõem essa edição:

O Veredito -- um ótimo texto, que conversa com as questões familiares do Kafka em relação ao seu pai.

Na Colônia Penal -- vai perfilar, em certa medida, o teor dos grandes romances de Kafka. Produzido concomitantemente a O Processo (1914), podemos destacar algumas semelhanças, principalmente no fato de em ambas as narrativas o condenado não saber o motivo da condenação. De acordo com Modesto Carone, essa é uma novela que desempenha papel essencial no desenvolvimento estrutural da arte kafkiana.

A Metamorfose -- não há muito o que se falar que já não tenha sido dito. Na minha opinião, a obra prima do autor tcheco e uma das maiores novelas da história da literatura. Uma narrativa redonda e concisa, que mistura o fantástico com o realista de forma magistral e provoca grandes reflexões no leitor sobre as metáforas relativas à invalidez do indivíduo e aos relacionamentos familiares baseados em interesse.

Essa edição conta ainda com 109 aforismos de autoria do Kafka.
"Uma gaiola saiu à procura de um pássaro."

prspedro 13/02/2024

Quem gosta de Kafka pode agradecer...
...ao tradutor e comentarista desse volume Essencial!

Modesto Carone fez uma ótima seleção de textos de Kafka, suficiente para se ter contato com diversas fases e facetas de sua obra.

Reúne diversos formatos: contos, pequenos ensaios de uma ou duas páginas, pensamentos de apenas um parágrafo e até uma lista relativamente longa de aforismos, finalizando com a incrível Metamorfose. Essa variação torna a leitura dinâmica, divertida para quem gosta de explorar a forma na escrita e, ao mesmo tempo, causa um estranhamento que combina perfeitamente com o conteúdo dos textos kafkianos.

Passa, além disso, por diversos temas típicos de kafka, dando uma boa noção sobre as principais inquietações e motivos que o moviam.

Em dois sentidos, o nome desse volume é preciso: essencial.

Primeiro, porque traz um bom resumo de forma e conteudo que poderemos encontrar na obra de Kafka.

Segundo, porque os comentários de Carone são claros, diretos, cheios de referências e vão fundo nas relações entre os textos, seus temas e como eles refletem a vivência de Kafka e seu modo de escrever.

Li Kafka na época da faculdade e, dez anos depois, voltei a ele para um trabalho de pós-graduação. Graças a Modesto Carone, me aprofundei na obra, o que me trouxe reflexões muito além das que eu procurava para a a monografia.

Por isso: obrigado!

gentilvete 11/02/2024

Gostei muito mesmo!! Explorar a vida do Kafka através do detalhamento da editora penguin só me vez gostar mais ainda do autor. Sem mencionar os maravilhosos aforismos deixados para as partes finais do livro, a coletânea de histórias (tiradas principalmente do livro de contos ?Um médico rural?) são estonteantes.
Ellen Seokjin 12/02/2024minha estante
Sempre tive dúvida se esse livro valeria a pena

Ellen Seokjin 12/02/2024minha estante
Os textos da penguin são muito bons mesmo

itsnoemymoura 05/02/2024

Não tem nem como falar muito de um trem tão pessoal assim.... eu ficaria p da vida se eu fizesse um desabafo pra pai e minha família publicasse kkkk

Gi Santos 02/02/2024

É uma coletânea de crônicas muito boa, primeiro porque os textos são curtos e a leitura é gostosa e segundo porque a cada nova história, é possível adentrar um pouco mais no universo complexo de realidade e fantasia que Kafka constrói nas suas narrativas. É um bom começo pra quem nunca leu Kafka e quer começar.

Keniaemf 31/01/2024

A cada frase que eu lia, eu me sentia obrigada a grifar. Simplesmente amei essa leitura e a forma como a carta é tão profunda e impactante.

glauci 29/01/2024

Kafka.
Nem precisa ter daddy issues para se impactar.. mas quem realmente tem problemas familiares vai sentir o baque mil vezes mais forte. Ele consegue reunir miticolosamente todas as mágoas que tem do pai de um jeito que é quase impossível não se identificar em algum momento. Nunca li algo tão forte, doloroso e maravilhoso como esta carta. E ela só prova que nossas atitudes e palavras podem marcar e transformar pra sempre toda a vida de quem faz parte da nossa vida.. Simplesmente incrível. Com certeza uma das melhores leituras que já fiz.