Ecce Homo

Ecce Homo Friedrich Nietzsche

Resenhas - Ecce Homo

JuliaCS 04/04/2024

Tirando os pequenos trechos lidos em postagens do instagran (kkk), este foi meu primeiro contato direto com Nietzsche.

Com o fim da leitura, fiquei feliz por ter iniciado por este.
Trata-se de uma resumo crítica do próprio autor em cima de suas próprias obras.

Achei muito legal e pensei: nossa, que sorte que ele resolveu escrevê-la a tempo! Já que 2 anos depois o autor passou a ir de mal a pior...

(Aos que não sabem, Nietzsche "enlouqueceu" após o episódio do cavalo. Coloco as aspas pois a "loucura" dele apenas evidenciou sua lucidez. Em meio a tantos outros seres humanos (que costumam se dar o título de "conscientes"), ele foi o único a sentir e não suportar o absurdo ao qual aquele ser vivo (o cavalo) estava sendo submetido. O triste é ter que admitir que nada mudou desde esse dia, permanecemos sendo uma espécie desprezível que só explora e polui tudo o que toca e conhece sem dar a mínima para a vida, ao mesmo tempo em que arrotamos sermos moralistas.)

Além de falar um pouco sobre quem ele é de maneira clara e legítima (dei risada várias vezes no início do livro em razão do quanto ele tinha orgulho de seu ser HuaHhaha), ele fala diretamente sobre suas obras contextualizando seu próprio estado de espírito durante as criações.
É um tipo de narração de como a inspiração atuava nele, como seu humor interferia diretamente no que ele estava materializando (escrita).

Gosto de pensar que este livro me servirá como um guia sobre quais obras dele ler no futuro.

Emanuel231 26/03/2024

Não me apeteceu, mas tem lá sua importância...
O livro todo é uma autobiografia do Nietzsche, escrita como forma de explicar seus pensamentos e livros escritos por ele. O objetivo todo do livro consistente no autor em uma época pré segunda guerra mundial deixando sua última mensagem para que suas obras não fossem distorcidas e usadas por regimes fascistas. Deixando claro sua recusa em se tornar algum símbolo a ser adorado e revivendo também suas críticas ao cristianismo, é um livro importantíssimo para o entendimento da pessoa(autor) por trás de Zaratustra e outros livros, por conter uma leitura mais pessoal do mesmo. Contudo, uma escrita explicativa do início ao fim definitivamente não foi uma experiência muito boa pra mim, é importante sim ler esse livro para ter certeza do que entendeu nos livros anteriores a esse, mas se vai ser uma experiência realmente boa? Pelo menos no meu caso não foi... Mas recomendo sim. Recomendo especificamente para quem já leu os outros livros do Nietzsche!

Theo.en 07/03/2024

Nietchsze
Complicado, diferente e profundo mas belo, sua obra reflete a sua vida.
Como primeira leitura de Nietchsze e acredito ter sido ela realmente boa, certamente uma escrita unica.
Um pouco egocentrica, descreve muito bem sua pessoa, relata suas ações e atitudes, se da um tomm de critica a suas obras e refere-se a Zaratustra e a Transvaloração de tudo como sua obra prima "par exellence", como em uma trovoada forte repleta de relampejos.
Gostei, recomendaria a quem busca comreender e estudar o autor.

Eduardo1927 09/02/2024

De frente com nietzsche
Essa foi a primeira obra completa que li de nietzsche, mas com certeza não será a última

em ?ecce homo?, caminhamos entre o ego gigantesco do autor enquanto temos insights valiosos

confesso que foi difícil para mim avaliar a obra sem levar em consideração as falhas de caráter de nietzsche, pois discordo de muitos dos seus pensamentos, mas é inegável a relevância das suas ideias e escrita para a filosofia

pretendo reler esse livro futuramente. inclusive, o caderno ?por que sou um destino? foi o meu favorito

Paulo1844 07/02/2024

"Ecce Homo" não é apenas uma autobiografia, mas uma obra que abandona uma pergunta e seus próprios pressupostos e a repensar conceitos arraigados. Nietzsche apresenta-se como um filósofo que vai além das convenções e das limitações do pensamento convencional, convidando-nos a olhar para o mundo com olhos renovados e a viver de forma mais autêntica e corajosa.
"Ecce Homo" é uma leitura essencial para aqueles que desejam compreender não apenas a vida e o pensamento de Nietzsche, mas também como complexidades da condição humana e como possibilidades de superação e criação que ela oferece.

"Ó homens superiores,
que os meus olhos encontram,
eis a minha dúvida a vosso respeito
e o meu riso secreto:
adivinho que chamareis demónio ao meu super-homem!"

mariaonacross 03/02/2024

O último livro escrito por Nietzsche enquanto ainda lúcido, é uma obra introspectiva onde o filósofo expõe suas ideias. Discorrendo sobre suas próprias obras, Nietzsche revisita suas contribuições, proporcionando uma visão reveladora de seu próprio legado intelectual. Ao final, ao fazer apontamentos críticos ao cristianismo, o título "Ecce Homo" ganha uma dimensão simbólica, sugerindo que Nietzsche, ao se apresentar na obra, também está apresentando sua perspectiva desafiadora sobre o cristianismo, evocando a expressão latina que Pôncio Pilatos usou ao apresentar Jesus Cristo aos judeus após ser açoitado quase até a morte: "Eis o Homem." Essa conexão intensifica a impressão de que Nietzsche, assim como Pilatos, está desafiando e expondo sua visão única do homem e da fé cristã.

Trindade 31/01/2024

Ego trip do Nietzsche
Este livro oferece uma introdução abrangente à obra de Nietzsche, apresentando os principais textos e fornecendo insights valiosos sobre a intenção do autor ao escrever e a abordagem sugerida para a leitura. Uma excelente escolha para quem está começando a explorar as ideias do filósofo alemão.

euSteuck 29/01/2024

Ainda muito.
O livro é uma autobiografia de Nietzsche, é uma síntese sobre outras obras do autor. Porém ainda é muito para mim, a escrita complexa e forma de pensar é muito avançada para mim, mesmo compreendendo com algumas coisas, as vezes ficava boiando no que Nietzsche queria falar. Foi erro meu querer continuar minha aventura na filosofia por Nietzsche, talvez quando estiver mais velho, eu volte a ler com total clareza!

Marina 28/01/2024

Superestimado e distópico
Há alguns anos eu li ?Assim falava Zaratustra? e fiquei me perguntando como gente progressista de esquerda podia citar Nietzsche (inclusive eu, na minha redação do ENEM, baseada em umas duas aulas de filosofia da escola sobre ele, rs).

Pensei que talvez o problema fosse eu. Todo mundo diz que não entende Nietzsche direito - às vezes eu não tinha captado a ironia ou as mensagens mais profundas por trás dos trechos poéticos.

Bom, Ecce Homo supostamente é o livro dele mais fácil de entender. Peguei para ler e ver se tinha algo ali que eu tivesse perdido da primeira vez.

Achei ainda pior - em primeira pessoa, Nietzsche se descreve como o primeiro e único ser humano capaz de entender a moral cristã e criticá-la. Não descreveria nem como prepotência, me parece que ele estava em pleno surto psicótico com mania de grandeza.

Ok, ele faz boas críticas a determinados valores morais e ao idealismo, mas o que ele propõe para substituí-los é extremamente DISTÓPICO:

- a lei do mais forte levada a extremos
- o fim do feminismo
- a manutenção da escravidão
- a anulação e opressão do outro como exercício pleno da vontade dos superiores
- hierarquias sociais claras
- o fim de qualquer forma de ?compaixão? ou ?bondade?

A retórica exagerada e truncada ajuda a dar esse tom de superioridade para os textos e talvez seja o motivo de tanta gente dizer que não o entende plenamente.

Sei lá, se eu estiver errada, me avisem, mas se eu pudesse dar menos cinco estrelas eu dava.

Para quem está cogitando ler, sugiro deixar de lado e ir assistir Big Brother, vai ser um melhor uso do seu tempo.

Cleberson 24/01/2024

Herói ou não herói?
Excelente homo nos desafiar a olhar para dentro e causar uma revolução...é notável desde início da leitura um misto de : ironia, motivação e prosa poética.

Entendo o motivo da recepção desta obra ser mal vista, afinal os diferentes sempre são vistos como aberrações e nessa época Nietzsche estava em uma fase totalmente delicada.

Ousar e colocar um título "Eis o homem" poderia colocar um alvo para críticas e destruição; mas quem menos habituado para fazer isso sem medo.

No livro vemos críticas do autor até mesmo a seus trabalhos; questionando seus valores e suas próprias crenças.

Para quem gosta de filosofia é claramente um desafio a ser lido, pois a obra é muito diferente dos padrões e lhe colocara de frente com um grande conflito de: somos loucos de ler isso? Ou a loucura vive dentro de nós?

Viny 08/01/2024

Faz pensar?
Elu é muito cerebral gente fala qualquer coisa q ele crítica. no fim das contas, faz pensar? claro q faz porque ele é um filósofo

o_danfernandes 06/01/2024

Uma leitura difícil de um Nietzsche no fim de sua vida
Esta obra é a derradeira da lavra de Friedrich Nietzsche, tendo sido lançada, inclusive, de maneira póstuma, cerca de oito anos depois do seu falecimento.
Segundo o que é apresentado, Nietzsche já a escreveu sob a égide do transtorno mental que o acometeu no fim de sua conturbada vida.
Como um fecho à existência, ele escolheu esse título baseado na fala de Pôncio Pilatos em relação a Jesus: eis o homem. A ideia de Nietzsche realmente é fazer uma espécie de aftermath de sua vida, relembrando seus feitos, o desenvolvimento de seu ideário filosófico e um resumo dos acontecimentos que o marcaram profundamente.
Na parte final do texto, ele faz uma espécie de microrresenha de todas as suas obras, explicando bastidores da formulação das ideias e da escrita de cada uma.
Como sempre, ele se mostra ácido e eivado de jactância ao longo de todo o livro, talvez já como corolário da condição mental. Reduz-se a panegíricos autoconcedidos, critica demasiadamente personagens contemporâneos - especialmente Wagner - e se vê como uma espécie de forma final da filosofia ideal alemã e europeia.
Na realidade, é um texto interessante até certo ponto, transmudando-se em uma desabalada sensaboria.
Recomendo a leitura, com a ressalva de se ter em mente que Nietzsche estava no fim de sua vida e provavelmente escreveu esse livro com o fito se se enaltecer e enaltecer sua controversa obra.

Lucas Lobo 27/12/2023

Nietzsche chorou
Eu indico esse livro para quem deseja começar a ler Nietzsche. É como se fosse uma mini biografia de Nietzsche e suas obras.

elis176 21/12/2023

Li por causa do meu professor e amei.
Que livro mais controverso e esquisito (literalmente as duas palavras que mais me definem, e esse é o principal motivo de eu ter AMADO essa leitura). Nietzche seu maluco genial!

Renato 18/12/2023

Um dos poucos livros que o Nietzsche explica, é bem pouco aliás, gostei muito livro!

Meu quarto livro dele, e como são complicados, mas são legais.