Ecce Homo

Ecce Homo Friedrich Nietzsche

Resenhas - Ecce Homo

Lian 25/10/2009

Determinante na minha formação
Quando li pela primeira vez esse livro, era muito jovem, e penso que muito não foi assimilado. É uma obra muito complexa, mas relendo outras vezes, posso dizer que foi determinante na minha formação.

Ecce Homo, obra autobiográfica, onde o autor mostra a possibilidade, da “libertação de formas de pensar”, e que só nessa condição vale a pena pensar e viver.
Diz Nietzsche: “Ninguém vive por nós a nossa própria vida, ninguém pode pensar por nós e para nós”. “Sê tu próprio”.
Também nesse livro faz fortes críticas aos intelectuais alemães, devido ao comportamento que chamou de “rebanho” do fazer humano.
Revitalizar as energias do homem e os estados de humanização é o vôo de Nietzsche, nesse livro, e claro, em outros. Foi um precursor da pós-modernidade.

10/04/2012minha estante
O livro é bastante interessante, convida o leitor cada vez mais se aprofundar na leitura, no conhecimento.Ecce Homon não é propiarmente Nietzche numa seção de psicanalise apesar do próprio sentar-se sobre um divã, é Nitezche falando de Nietzche, muito gênio o livro, ele mostra o mundo dele repleto de medos faz criticas a outros intelectuais assim como ele. É meio que dificil de entende-lo? Então as suas palavras certamente não são para esse tal ouvido,como dizia Zaratustra: Vim ao mundo cedo demais, então voltarei para o alto das montanhas.
Devemos nos tornar consciênte de nossas próprias ingnorância e seremos sábios.Buscar o conhecimento a verdade, sair desse campo de mesmice. Temos que ter nossa própria ideologia.

Lucas Lobo 27/12/2023

Nietzsche chorou
Eu indico esse livro para quem deseja começar a ler Nietzsche. É como se fosse uma mini biografia de Nietzsche e suas obras.

Sinésio 16/10/2010

Nietzsche está além de minha maturidade literária e filosófica.
Bruno Oliveira 27/11/2012minha estante
Da minha também, abandonei o livro tem uns anos e não voltarei por enquanto. Filosofia, infelizmente ou não, é uma coisa que demanda uma carga de estudos enorme para uma compreensão razoável do assunto.

Elton.Oliveira 20/05/2023

Um desabafo
O livro é curtinho , mas por se tratar de quem é o autor e toda sua luta , torna-se um livro denso e arrastado.

Já li alguns livros de Nietzsche, mas
esse foi uma agradável conversa , expondo suas idéias, explicações sobre sua obra e esclarecimentos diversos ! Ele faz resumos sobre suas obras que para mim é uma maravilha, ler filósofos e grandes pensadores tem uma dificuldade pela complexidade das idéias , ele condensando cada livro , nos traz um alinhamento e compreensão melhor de sua obra !

Pretendo ler mais livros de Nietzsche pois me identifico um pouco com algumas linhas de pensamento do autor...

Abz 22/08/2020

Meio difícil engatar a leitura em alguns momentos, mas quando consegue se passam horas. Muito legal é como se estivéssemos na mente de Nietzsche.

Léo 26/01/2021

"Eu não sou um homem, sou dinamite"
Assim defini-se o escritor de Zaratustra, o anunciante da morte de Deus - enfim, o filósofo da Transvaloração de todos os valores.
Nietzsche, sem sombra de dúvidas, é um pensador que merece um certo destaque na tradição filosófica por propor algo totalmente inovador: virar todos os valores do ocidente de ponta cabeça. E este livro marca, simbolicamente, uma datação importante, já que foi inscrito antes da obra que seria lançada para balar o ocidente, a chamada vontade de potência, a qual não chegou a ser lançada pelo filósofo, pois - pouco depois deste livro - o filósofo perdeu totalmente a sanidade.
A obra, em si, pode ser entendida como uma espécie de autobiografia crítica de grande profundida, tendo em vista que o filósofo aborda - sem nenhum pudor - quem ele é, como sua doença interferiu na sua filosofia, o que é o amor fati e, principalmente, o que representa cada uma de suas obras no seu pensamento.
O anticristão, o dionisíaco, despede-se da humanidade, da vida sã, mostrando seu ideal explosivo, afinal não estamos falando de um homem...

Will 09/11/2023

Nietzsche, o primeiro imoralista
Não terei a audácia de dizer que entendo tudo que Nietzsche aborda, mas digo que algumas de suas passagens são bem introjetadas em mim, principalmente aquelas que são críticas ferrenhas a moral - especialmente a cristã.

Nietzsche vê como decadente essa moral que se põe como superior ao homem e que nega-lhe a vida; vê tais "verdades" como mentiras, implicando em uma transmutação de valores.

Essa tal moral regida por "homens de bem" nada mais é que um vampirismo à vida.

BHGimenis 12/05/2021

Não tenho nada a falar, de vários livros que já existe poucos que me tocaram tanto e me fizeram amar a filosofia quanto Ecce Homo.
Eu não sei se é só eu, provavelmente seja, a pessoa que bão consegue ver Nietzche da forma como as páginas, o senso comum e todos seus leitores veem, ele é alma, seua escrita é alma e eu falei que não tinha nada para falar kkk imagina se tivesse.

DIRCE 30/08/2009

Cult, Pop ou Infantil?
Não me sinto à altura para avaliar esse livro. Só posso dizer a que conclusão cheguei após o término da leitura: que gosto muito de conhecer os pensamentos de Nietzsche,mas por meio do programa Café Filosófico da Tv Cultura, pois, nesse programa, filósofos e profissionais de outras áreas, o citam com frequencia e, também, por meio da literatura de Irvin D Yalom. Esse livro ( Ecce homo) me levou a considerar Nietzsche um tremendo egocêntrico. Mas...será que é um livro Cult demais para mim e que terei que me dedicar mais à leitura Pop ou quem sabe até a infantil - Turma da Mónica por exemplo? Céus!!!
Wanderley 09/03/2012minha estante
Se você quer entender Nietzsche, leia novamente e outras vezes. Não se esqueça: este livro é uma introdução à obra.Ou então desista e fique assistindo os comentários de outros, pois formar o seu sempre é mais difícil

Sam 30/08/2020

O primeiro imoralista, nas palavras do primeiro imoralista
O livro é uma grande autobiografia, mas difere e muito na forma como é contada, visto que o autor ressalta sua importância e o porquê do mesmo ser autêntico.
O livro consegue ser consideravelmente leve de se digerir, tornando-se assim um bom ponto de início pra leitura das demais obras de Nietzsche. Também não deixa de ser um ótimo livro para aqueles que já leram, pois o autor deixa uma boa interpretação de suas próprias obras.
Sua filosofia diz muito sobre o homem e sua jornada ao que Nietzsche chama de super-homem, justificando sua crítica ao cristianismo e à moral, assim como grandes nomes da filosofia.

aleshinohara 09/08/2010

Um mestre falando de si próprio
Somente Nietzsche poderia escrever tão bem sobre si próprio.

Cesar Garcia 04/07/2021

Interessante...
Nietzsche é um autor egocêntrico e as vezes coloca os pés fora da realidade.
Mas quando diz algumas verdades sobre a sociedade, religião e sobre alguns costumes, acerta em cheio.
Ácido, corajoso em dizer o que pensava, o livro oscila entre muito interessante e os delírios de grandeza do autor.
Mas vale a pena a leitura.