Federico García Lorca

Federico García Lorca Ian Gibson

Resenhas - Federico García Lorca

Ana Cecília 27/06/2021

Mais que uma biografia
Federico Garcia Lorca era cheio de si de um jeito ingênuo, mas claramente sabia do poder que tinha sobre os homens e garotos por quem se interessava, e é impossível parar de falar dele depois que se conhece o fim absurdo da sua vida e as obras incríveis que ele publicou e criou em vida. Cheio de defeitos, arrogancia sendo, pra mim, o pior deles, Federico era do tipo de poeta que já avisava a próxima obra sem nunca ter começado a escrever de fato, o tipo de filho mimado que aos 31 anos ainda "viajava pra se descobrir" às custas dos pais - e ainda assim, cheio de defeitos, conhecer a vida dele me fez aprender a gostar dele de verdade. Eu não sei se seríamos amigos, acho que eu não saberia conviver com o nariz em pé de Lorca, mas com certeza eu admiraria a coragem que ele tinha. Há anos tentei fazer essa leitura acontecer e só agora me senti capaz como leitora, e valeu muito a espera!

giogio 15/04/2021

muito grande, mas entendo que foi necessário. novamente, li por causa do teatro. nessa biografia conhecemos a história de Lorca e como foi produzida, pensada e executadas suas peças. bem informativo.

Biblioteca Álvaro Guerra 08/01/2020

Em 1936, no início da Guerra Civil, a espanha perdia um de seus maiores poetas, já convertido numa das primeiras vítimas da brutal violência da ditadura franquista que iria se abater sobre o país. Morto aos trinta e oito anos, Federico García Lorca transformou-se em lenda, deixando uma vasta e rica obra como poeta, compositor, pintor e pianista. Nesta biografia, alguns mitos são quebrados e sua rica personalidade se ressalta, aliando precisão documental a um texto fácil e sensível.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525057334

Glaucio Cardoso 13/10/2015

Viagem poética
Além das dificuldades inerentes ao gênero biográfico, este livro ainda enfrentou a escassez de dados sobre o biografado, já que muito de seu acervo pessoal se perdeu durante a Guerra Civil espanhola. Há ainda o fato de que muitas pessoas que conviveram com Lorca eram por demais reservadas para falar de sua intimidade. Gibson compensa essas lacunas com uma pesquisa abrangente do contexto em que o poeta viveu e vale-se das notícias de jornal publicadas sobre o poeta quando ainda em vida, apresentando um panorama da Espanha que contempla geografia, história, cultura e mentalidade.
Lorca é apresentado em sua dimensão humana, sem maquiagem, o que só faz aumentar sua transcendentalidade.
Ao final do livro, fica o sentimento de ter percorrido momentos de uma vida que por si só já é um grande poema.