A guardiã da minha irmã

A guardiã da minha irmã Jodi Picoult

Resenhas - A Guardiã da Minha Irmã

Yasmin 04/04/2022

Está chovendo
É um livro com uma história linda sobre duas irmãs, já tinha assistido o filme mas não lembro de ser tão trágico e impactante como o livro. Sem dúvida é uma leitura muito boa, faz a pessoa refletir sobre alguns temas e sobre nossa própria visão sobre a vida.

Priscilla.Santana 03/01/2022

Resolvi ler o livro depois de descobrir que o filme foi inspirado nele e já sabendo o plot. Não estragou minha experiência. Mas talvez se não soubesse seria ainda melhor. É o tipo de leitura que te deixa grudada no livro.

@jana450 01/01/2022

Super recomendo
Prepare-se para um mergulho intenso de sofrimento compartilhando a rotina dessa família que ultrapassa as barreiras das dores imagináveis.

Lice 05/10/2021

Este livro é um dos meus favoritos, não tem nenhum tão bom, você passa o livro todo achando que vai acontecer uma coisa e o final é totalmente surpreendente e maravilhoso. Se você for ler saiba que vai chorar, já li e quando fui reler chorei o livro todo sempre que acontecia algo e lembrava do final.
Acho incrível que quanto mais amo um livro não sei explicar sobre ele, só dizer que é perfeito.
Pra começar pela Anna a principal que é uma garota de 13 anos que realmente faz coisas e tem atitudes conforme sua idade. E como ela só nasceu para ser a doadora da irmã você sente como até para ela as próprias vontades não são tão importantes, ela sabe como para os pais apenas Kate (a irmã com câncer) que importa, claro Anna não se importa em fazer diversas operação pela irmã, mas você percebe como ela se apaga e sente que esse é o propósito dela. Jesse o irmã é um dos meus personagens favoritos, por ser o outro irmão ele sabe como Anna se sente e você percebe que até o advogado aparecer ele é o único que ouve e está lá pela Anna, mesmo sendo o filho rebelde.
O advogado também é meu outro personagem favorito ele é arrogante mesmo e tenta não se importar com a Anna, mas ela consegue a amizade dele e é incrível, eles juntos e se apoiando, claro as vezes rola uma treta já que ela tem 13 anos e ele a trata como se fosse adulta, mas ele realmente olha por ela. A e sempre que alguém pede pra que o Juiz (o cachorro de assistência) é uma resposta melhor que a outra e te faz dar bons risos.
Você consegue sentir bem como uma pessoa na família doente por muitos anos a faz ter muitos problemas e mostra que a casa tem rachaduras, mostra como não escutar ou ver os outros integrantes pode acabar com ela.
O final é perfeito e tem um reviravolta incrível como já disse, só achei que faltou mostrar o lado do advogado depois de tudo e mostrar um pouco mais como a vida dele está.

Alcione13 23/04/2021

Muito bem escrito
Peguei spoiler dessa obra,fui ler achando que sabia tudo e eis que grande e valioso engano.

Tem muito mais na narrativa,claro.Pois questões éticas e morais são habilmente conduzidas pela escrita magistral de Jodi Picoult.

Adoro suas histórias exatamente pela ideia de que não há vilões e sim inúmeros e as vezes divergentes pontos de vista.

Torci por cada personagem e compreendi a vontade de ser livre de Anna. Aliás não de tratava apenas de um rim mas de seu corpo,suas decisões.

A habilidade de escrita de Jodi nos faz questionar onde está a verdade e qual delas é a correta.E se tem alguma,claro.

Passamos por Sarah que abdicou de tudo pra ser mãe e meio que se perdeu na doença de Kate. Vemos o quanto isso influencia Jesse,Brian e a própria Anna.
Alguns episódios nos fazem ter vontade de a socar ao mesmo tempo que a compreendemos.

O interessante é que foi trabalhado o cotidiano de vários personagens sem tornar a narrativa cansativa.Ao contrário,fez a leitura ser mais rica e interessante.Adorei a dinâmica e interação de todas as tramas.

Ah,e o final?
Que arraso.
Simplesmente fechou com chave de ouro.
Confesso que não estava preparada pra aquilo e foi o que me fez reavaliar e bem positivamente essa leitura.
Pois seu impacto foi notável. Me surpreendeu.

Mais um da autora que vai pra lista de preciosidades.

Ana Maria 18/04/2021

Acabei o livro em prantos, não só pela história, mas por tudo que ela desperta e chama nossa atenção: a fragilidade da vida, a necessidade de fazer o melhor pelas pessoas que amamos diariamente e a nossa total incapacidade de controlar a vida.

Gabimodenezi 27/01/2021

Li como indicação de uma amiga e me surpreendeu... a história tem um ótimo ritmo e flui muito bem. Adorei a escrita da autora e a temática do livro. Se você procura um livro para devorar, acabou de encontrar hahah

Aline Obnesorg 07/09/2020

Às vezes, a maior prova de amor é deixar a pessoa ir.
Quando Kate ainda era pequena, é diagnosticada com leucemia, o que deixa seus pais desesperados sem saberem o que fazer.
Diante desse desespero eles decidem fazer uma fertilização in vitro, pois assim poderiam ter um novo bebê geneticamente compatível com Kate.
Através disso, Anna é concebida. Ela passa a vida toda em hospitais, mesmo sem estar doente, fazendo várias cirurgias desde bem pequena para ajudar a irmã, sem nem ter o conhecimento do porquê de tantas cirurgias.
Quando Anna cresce, Kate começa a sofrer de insuficiência renal. Diante disso , sua mãe lhe diz que ela precisará doar um rim para a irmã. Notícia essa que lhe faz ir à justica pedir uma emancipação, pois ela não quer mais ser cortada.
Porém, seria um ato egoísta se negar a salvar a vida da irmã? Ou seria de fato, uma prova de amor a Kate?
Esse livro é incrível e altamente emocionante. A autora mescla momentos de drama com cenas judiciais, o que é uma marca de Jodi Picoult e que me agrada muito.
Leiam, assistam ao filme "Uma prova de amor" e preparem os lenços, porque essa história desperta um rio de lágrimas.

Diih 19/08/2020

A Guardiã da minha irmã.
" Concebida por meio de uma fertilização in vitro, Anna foi trazida ao mundo para ser uma combinação genética para a sua irmã mais velha, Kate, que sofre de leucemia promielocítica aguda. Aos 15 anos, Kate passa a sofrer de insuficiência renal. Anna sabe que se doar seu rim, ela terá uma vida limitada. Ciente de que terá de doar um de seus rins para sua irmã, Anna processa os pais para obter emancipação médica e direito sobre seu próprio corpo "

És aqui o segundo livro que me fez chorar mais que tudo na vida.
Esse é o livro que deu origem ao filme 'Uma Prova de Amor', o livro também tem outro titulo, 'Para minha irmã'.
Como já foi mencionado na sinopse acima, Anna foi um bebê planejado, literalmente como um bebê de "peças sobressalentes" para sua irmã mais velha, Kate.
Desde o nascimento Anna passa por procedimentos médicos e e faz doações para Kate.
O livro faz você questionar tudo. O que você faria no lugar dessa mãe? O que você faria se seus pais tivessem lhe dado a vida apenas para manter seu irmão mais velho vivo? É egoismo da Anna não querer mais ser doadora? É egoismo da Kate permitir que façam isso com sua irmãzinha? No Final das contas, você não sabe de qual lado fica, você só torce pra que o melhor aconteça!

*** Alerta de Semi-Spoiler ***
Se você viu o filme, se interessou e agora quer ler o livro, prepare seu coraçãozinho porque o final do livro é bem diferente do final do filme. Só vou dizer isso.

Ray 05/08/2020

Uau
Esse livro me fez sentir tudo!
Um turbilhão!
Super recomendo!

Jéssica.Aparecida 30/07/2020

Ok, não tem como ser um livro super feliz, mas...
Primeiramente gostaria de deixar registrado que o livro é de uma escrita fluida e impecável, que o livro te prende do começo ao fim e que a autora é incrível e eu vou ler mais coisas dela.

Segundamente (rs)... É impressionante como me apaixonei por absolutamente TODOS os personagens... Não tem como sentir nada por nenhum membro dessa família além de amor, de vontade de abraçar, sabe? Até o advogado, a curadora, o cachorro... Como pode alguém construir personagens TÃO ESPECIAIS?

Eu terminei o livro em lágrimas, não tente adivinhar o final, você não será capaz... Na minha experiência foi cruel e doloroso como eu não poderia imaginar. Se já assistiu ao filme, pode ler o livro pois vai se surpreender mesmo assim.

Simplesmente apaixonada, tocada, profundamente envolvida... Ressaca literária na certa!

Tassiane 04/05/2020

Pra pensar
Esse livro me fez pensar. Sobre a fragilidade da vida, sobre o acaso, sobre relações entre mães e filhos, sobre os limites do amor (se é que ele existe).
Uma história dramática, sobre sacrifício, sobre até onde um ser humano pode ir.
Me fez refletir sobre como achamos que sabemos tudo, mas ao mesmo tempo não temos o controle de nada - nunca.
Livro inesquecível.

GeMartt 01/04/2020

Cheio de Reviravoltas
O livro conta a história de Anna, de 13 anos, que tem uma irmã com leucemia ( LPA ) e sempre teve que doar alguma parte de seu corpo para a irmã, por ser compatível com a mesma, devido ao fato de ter sido concebida por fertilização in vitro e ser programada geneticamente para ser compatível com Kate. Mas em determinado ponto, Anna decide que não quer mais ser doadora de Kate e abre um processo contra seus pai pelos direitos a seu próprio corpo.
História emocionante, que me fez chorar mais de uma vez. No último capitulo não consegui ler direito devido as lágrimas. Você espera uma coisa e a autora te dá outra.