A guardiã da minha irmã

A guardiã da minha irmã Jodi Picoult

Resenhas - A Guardiã da Minha Irmã

Thais 15/12/2014

Sem dúvida, esta foi a história mais forte que eu já li. A guardiã da minha irmã aborda um tema polêmico e nos faz refletir entre o que é certo e errado e até onde iríamos para salvar a vida de quem amamos. O assunto é tão complexo que fica difícil conseguirmos ter uma opinião concreta e nos colocar na pele dos personagens. Emocionante e devastador.

Vicky 17/07/2014

Uma das obras mais emocionantes do mundo!

Eu sei que até agora só tenho dado cinco ou quatro estrelas para os livros resenhados mas eu tenho duas grandes explicações para isso: a) tenho um ótimo gosto literário b) estou cogitando como fazer uma resenha dos livros que eu não curti. Acontece que não é dessa vez que vou dar um dois ou um porque quem fizer isso com A Guardiã da Minha Irmã, pelamor, né? Esse livro é indetestável, gente, não tem como não se apaixonar com essa obra tão linda, tão maravilhosa, que Picoult nos deu. Dá para começar dizendo que a sinopse já acende o fogo de um bom leitor, certo?

Anna Fitzgerald tem treze anos, mas todas as suas experiências a tornam madura o bastante para ser considerada adulta. Embora seja uma adolescente que frequente a escola normalmente, é quase impossível se referir a Anna sem meter o nome de Kate no meio. A Kate já é outra história. Ela tem dezesseis anos e ao contrário da irmã, não frequenta a escola há um bom tempo, pois simplesmente não dá para se levar os estudos estando quase sempre infurnada numa cama de hospital. O problema não poderia ser pior: aos dois anos, Kate foi diagnosticada com leucemia promielocítica aguda, um tipo raro e muito agressivo de leucemia. Ela é diariamente castigada pela doença e agora, mais do que nunca vai precisar da irmã caçula. Mesmo depois da medula óssea, dos linfócitos, das bolsas de sangue e todo o mais fornecidos por Anna para a irmã, no momento Kate está com falência renal e precisa de um rim. Adivinha de onde viria esse rim? De Anna, claro. Mas a garota não quer mais ser usada dessa forma, então contrata o advogado Campbell Alexander e entra na justiça com um pedido de emancipação médica, para que seus pas, Sara e Brian deixem de usá-la como fonte de vida para Kate. Acontece que uma família que já tem uma filha com câncer, um filho problemático que se mete com drogas, bebidas e cigarro não precisa e nem quer um tribunal na agenda de compromissos. Mas a decisão é de Anna. E ela não quer voltar atrás.

Esse meu resumo, creio eu, causa um arrepio no leitor, porque, sim, é todo esse drama. Jodi Picoult escreveu um livro humano, com pessoas que erram, têm dúvidas e sofrem com a situação na qual foram postas. Eu gostei dessa simplicidade, desse humanismo. A história não deixa vácuos, mas deixa perguntas. Por quê? O que a autora tinha na cabeça? Pelo amor de Deus, isso precisa acontecer? e coisas do gênero. É necessário muito estômago e muita força para segurar as lágrimas porque Picoult NÃO TEM DÓ de brincar com os sentimentos do leitor.

Quanto a humanidade dos personagens, é necessário apontar que talvez, se você for ler o livro, alguns personagens vão te tirar do sério com a cegueira. Sara, por exemplo. A mãe dos garotos é totalmente desprovida de argumentos que justifique suas ações, porque afinal, Anna sempre dissera que não queria fazer mais aquelas coisas. Seu amor por Kate e seu medo de perdê-la são tão grandes que ela esquece que tem um filhon causando problemas mundo afora e uma filha que não aguenta mais a vida que lhe foi imposta. Já Brian, o pai, é um caso diferente. Ele compreende a atitude de Anna e não joga na cara dela as consequências que surgiriam para Kate, embora sofra com a possiblidade de perder a doadora mais fiel da filha doente. Ele é bombeiro e um grande adimirador de estrelas e chega até a citar que o nome de verdade da caçula é Andrômeda e Anna é o apelido.

Jesse é o problemático da família. Desde pequeno foi de causar confusões e agora é de usar drogas, fumar, beber tudo quanto é álcool e causar incêndios. Campbell é o advogado com personalidade muito forte e prórpia com um caso inacabado com a curadora ad liten chamada para o caso de Anna, Julia Romano. Os dois tiveram um relacionamento na adolescência e por obra do destino se encontraram agora, envolvidos no caso da protagonista.

Picoult dividiu o livro para seis narradores (Anna, Sara, Brian, Jesse, Campbell e Julia) e talvez esta seja a coisa mais legal no livro. É incrível como a autora soube encarnar cada personagem em sua narração, como cada um tinha seu prórpio estilo, seus próprios pensamentos, coisa e tal. Kate ganha voz apenas com o epílogo, o que me faz lembrar do final. O mais triste de toda a minha caminhada literária. Parece que Picoult sabia o que o leitor esperava para o desfecho e destroçou tudo o que ele poderia imaginar com um final... cara, de tirar o fôlego. Chorei por horas a fio, porque aquilo nãe era para ter acontecido!!! Mas é uma leitura que vale muitíssimo a pena e que vai comover você sim, de qualquer forma. É isso. Esse é um livro que você precisa ler e depois ver que a vida é rápida. Passa num piscar.

site: http://omundosecretodavick.blogspot.com/

FabyTedrus 19/03/2014

A Guardiã da Minha Irmã - Jodi Picoult
Eu fiquei TÃO chocada com o final desse livro que fiquei com um raiva gigante da autora! Por ter visto o filme antes do livro não esperava o aconteceu e foi realmente um choque, eu chorei muito lendo o final do livro um misto de tristeza e raiva.
Mas estou tentando, bravamente!, não posso julgar o livro todo por causa desse maldito final. Afinal o livro é perfeito, a forma como cada personagem é descrito e como a história se desenrola, impossível não se envolver com cada personagem, coisa que é marca registrada da Jodi Picoult.
É tããão raro isso, mas eu prefiro a versão do filme que pra mim fez muito mais sentido! Eu tentei pensar em o que eu acharia do final do livro se não tivesse visto o filme e acho, sinceramente, que acharia injusto da mesma forma!!! Sei que esse final é para mostrar que nada é garantido, que a gente não controla nada mas... achei desnecessário!
Janayna10 08/03/2018minha estante
Também achei totalmente desnecessário esse final!!

Mila F. @delivroemlivro_ 27/10/2013

Fabuloso. Emoccionante. Devastador!
My Sister’s Keeper publicado originalmente em 2004 foi publicado no Brasil com o título A Guardiã da Minha Irmã, escrito pela americana Jodi Picoul, que tem vários livros escritos e publicados e, muitos deles, sofreram adaptações cinematográficas, entre os que sofreram adaptação está A Guardiã da Minha Irmã, em 2009, entretanto o filme no Brasil tem o título Uma Prova de Amor.
Sem sombra de dúvida o livro é bem escrito e Picoult tem uma narrativa cativante que faz com que o leitor não tenha vontade de largar seu livro, além desse detalhe, há algo que pode ser considerado por muitos um ponto positivo ou não: a escritora, é bastante detalhista. Por que digo isso?
O enredo é simples e complexo: Anna Fitzgerald, de 13 anos, foi geneticamente feita em laboratório para ser uma doadora compatível para sua irmã, Kate (16 anos) que tem leucemia promielocítica aguda (LPA) diagnosticada aos três anos de idade e desde esse tempo, toda a família Fitzgerald tem como centro Kate, e, portanto, acaba esquecendo Jesse, o irmão mais velho que se torna um rebelde, e Anna é vista numa boa parte das vezes apenas como a doadora de Kate.
Sara e Brian, pais de Jesse, Kate e Anna acabam negligenciando e não escutando a família por conta das muitas recaídas e crises de Kate, e quando chega a um dia fatídico em que Anna entra com um pedido de emancipação junto com seu advogado Campbell Alexander, pois ela se recusa a continuar sendo doadora de Kate e assim ter que doar um rim para ela.
Sara, sua mãe, revolta-se e tenta brigar judicialmente contra a emancipação já que se Anna não doar um rim para Kate, Kate que está morrendo, morrerá muito mais rápido. Brian, o pai, está muito dividido sobre o que considerar certo e errado: se Anna não doar o rim Kate morre, mas Anna não quer doar o rim e Kate já viveu com essa doença um tempo muito maior do que todas as expectativas. Será justo obrigar Anna doar uma parte de seu corpo para que Kate viva por mais tempo?
A Guardiã da Minha Irmã é um livro forte que lhe coloca de frente com o que é certo, errado, ético ou não. Na verdade, o próprio leitor não sabe de que lado ficar nessa história e para completar, magnificamente Jodi Picoult coloca cada capítulo narrado por um dos personagens: Anna, Sara, Brian, Jesse, Campbel Alexander e até a curadora ad litem, Júlia. É tremendamente atordoante saber os pensamentos, os sentimentos e os motivos que cada personagem tem.
Este é o primeiro livro da Jodi Picoult que leio e confesso que gostei tanto que pretendo ler outros livros da escritora, há vários já publicados no Brasil. De forma bem pessoal, tenho que dizer que há tempos não chorava tanto lendo um livro como chorei lendo A Guardiã da Minha Irmã e mesmo que ele tenha partes bem jurídicas e médicas, pois tudo gira em torno do processo de Anna e da saúde de Kate, devo dizer que me surpreendi lendo e que me emocionei bastante, afinal tem muito sentimento envolvido nas palavras, frases, parágrafos e capítulos deste livro. Às vezes, a vida nos reserva surpresas e, às vezes, são os livros que escondem surpresas, fico grata por ter tido a oportunidade de me surpreender e emocionar com A Guardiã da Minha Irmã.
Desejo que muitas outras pessoas ao lerem essa resenha se interessem por esse livro que tem uma história linda para contar, dolorosa e triste, mas linda. Que tal se confrontarem com questionamentos tão complexos que você jamais saberia resolvê-los se estivesse vivendo a mesma situação? Que lado é o certo de ficar? Leia e descubra.

Camila Márcia

site: http://www.delivroemlivro.blogspot.com.br/

Scorp0 04/10/2013

Melhor que o filme
Note que o filme me surpreendeu muito quando assisti pela primeira vez. Primeiro por que eu não compreendia como a Anna poderia estar processando seus pais, simplesmente não entrava na minha cabeça, assim como não entrou na de Sara.

Enfim decidi que leria o livro, após muita procura finalmente tinha ele em mãos, iniciei a leitora rapidamente, acreditando que não haveria surpresas, afinal eu já havia visto o filme..
engano meu.
O livro é muito melhor, repleto de detalhes, de pontos de vista dos membros dessa família que te fazem ficar em duvida sobre qual deles tem razão.

Anna foi injustiçada? sim...
Kate merece uma vida sem doenças? claro que sim
Sara é uma boa mãe? Sim também..
E quanto a Brian? bom ele tenta ser um bom pai na medida do possível, tenta controlar as chamas em sua casa, assim como faz no serviço, pena q não consiga obter tanto sucesso.
Jesse? o mais incompreendido de todos, perdeu muitas partes da infância devido a doença da irmã e isso meio que faz você compreender as atitudes rebeldes dele.

Um livro lendo de se ler, uma conclusão emocionante e maravilhosa
OBS: o final é bem diferente do filme e pra mim o filme deveria ter seguido o livro, mas...
nem tudo é como desejamos.

Se você estava em duvida se leria ou não este livro, eis meu conselho, caia de cabeça nele...
mergulhe realmente na historia e não haverá arrependimentos.

isa_lopes 02/09/2013

Um dos livros mais lindos que já li. Toca o coração e a história é contagiante.

Anna Laitano 29/06/2013

Um livro que confrontará as suas definições de certo e errado
Não há palavra mais propícia para descrever os romances de Jodi Picoult do que “intensidade”. Suas tramas são sempre complexas, provocativas e polêmicas, impossibilitando que o leitor não seja totalmente sugado para dentro do enredo.

Li outro livro que tratava sobre pacientes com câncer, “A culpa é das estrelas”, mas não adianta compará-los, pois são totalmente diferentes. Na verdade, são quase opostos.

Em A guadiã da minha irmã, a narração é dividida pelo ponto de vista de cada um dos personagens, o que apenas comprova o talento da autora, pois, desta forma, à cada mudança de perspectiva, entramos nos medos e convicções de cada um deles, entendendo que esta não é uma história sobre mocinhos e vilões, certo ou errado. Cada protagonista tem suas particularidades que o torna único, mas, acima de tudo, verossímil.

Os cenários são escassos e simples, como é de costume para Picoult, mas com um enredo tão forte, isso não faz falta em nenhum momento. Gosto bastante do fato de a autora também não ter percorrido um caminho fácil e clichê para agradar o público no quesito romance, afinal, o foco não é este. Em contrapartida, os relacionamentos entre os membros da família são bem pontuados, mostrando o que a doença é capaz de fazer não apenas com o doente, mas com toda uma família.

Com um final inesperado, este é o tipo de livro que te faz chorar de verdade e mesmo assim você não quer que ele acabe. Belo e trágico, agridoce e que sem dúvida te fará refletir profundamente sobre os assuntos abordados mesmo após terminar a leitura. Totalmente recomendado!

site: Para mais resenhas acesse: www.queridaprateleira.com.br

Jéssica 15/10/2013minha estante
Eu amei o filme, também li o livro depois de assisti-lo, mas adorei o livro igualmente. O livro inteiro fala da dificuldade que é deixar alguém que se ama partir, narra a intensidade com que se agarra à última esperança, mas - principalmente - fala que nós não controlamos as circunstâncias. A família Fitzgerald foi virada de cabeça para baixo ao descobrir a doença de Kate (fato incontrolável) e o livro termina com algo incontrolável também, que mudou a vida de todos.

Gah 26/04/2013

My Sister's Keeper
O livro,como o filme é sensacional,prendeu muito a minha atenção
e me fez pensar que eu devo valorizar muito a minha vida,e viver cada momento da minha vida como se fosse o ultimo,a autora foi muito detalhista isso foi ótimo!!

Rodrigo 25/04/2013

A Guardiã da Minha Irmã
Um dos melhores dramas que já li. Toda os personagens possuem seu devido espaço para expor seus sentimentos em relação ao drama familiar que vivem. Anna é uma personagem totalmente completa, que nos deixa encantados com sua leveza e naturalidade.Com um final triste e comovente, mas que não poderia ser de forma diferente para nos surpreender e arrebatar.

Jess 17/03/2013

Até onde você iria para salvar a vida de um filho doente?
Postei minha resenha no meu blog: http://terradehistorias.wordpress.com/2013/03/17/a-guardia-da-minha-irma-jodi-picoult/
Cares 29/03/2013minha estante
Curta a página no Facebook: http://www.facebook.com/AGuardiaDaMinhaIrma

Carla 20/02/2013

Confesso não ser o tipo de leitora que se emociona facilmente com as histórias que lê mas foi impossível não sentir as lágrimas escorrendo durantes as últimas páginas deste livro. Toda a leitura foi bastante agradável pois a história é contada por diversos personagens, cada um exprimindo sua visão dos fatos. Isso tornou os relatos muito mais interessantes já que foi possível entender o que cada um sentia com riqueza de detalhes, diferente da maioria dos livros em que temos somente a visão do protagonista.

Apesar de ter assistido o filme (Uma Prova de Amor) antes de ler o livro e já conhecer a história, não me desanimei em nenhum momento com a leitura pois o enredo prende muito a atenção. É possível se sentir parte do drama, tentando encontrar soluções para as situações vividas por cada personagem.