A guardiã da minha irmã

A guardiã da minha irmã Jodi Picoult

Resenhas - A Guardiã da Minha Irmã

Patricia Duarte 01/08/2012

Triste, emocionante e envolvente.
Recomendo para quem gosta de perder algumas lágrimas e se no meio do livro você achar que isso não vai acontecer, fique certo que acontecerá.

kamila 27/07/2012

Prepare -se para chorar. O livro realmente me dividiu. Mesmo achando a posição de Sara horrivel, não podia deixar de entende – la, porque era amor. Amor irracional. Amor de mãe. Mas também me sentia mal por Anna por querer gritar e querer apenas que a escute, sem ferir ninguém. Realmente Emocionante.

Simone 25/07/2012

O melhor
Faz mais de dois meses que terminei de ler este livro e ainda me encontro extasiada. Quanta emoção. Quanta verdade. Que personagens! Milimetricamente pensados e desenvolvidos. A cada capítulo uma vontade enorme de continuar a ler, de devorar cada palavra. Surpreendente. O segundo livro que conseguiu me fazer chorar - até agora foram apenas dois. Ainda me arrepio ao lembrar do último capítulo em que Katie relata a perda da irmã na vida da família. Simplesmente incrível. Uma preciosidade, assim como é Picoult.

O melhor! O melhor! O melhor!

Isa Gama 01/07/2012

Simplesmente devastador
Terminei de ler o livro hoje, há apenas algumas horas.
Esse é o tipo de livro que você não consegue largar, em 3 dias terminei o livro, isso porque eu tenho uma prova dificílima amanhã e deveria estar me dedicando ao máximo.
Praticamente todos os personagens da história são narradores, uns mais e outros menos. Algumas partes são realmente entediantes, mas você não consegue parar, porque a próxima parte será boa ou porque aquilo é importante para a história. E a versão de cada um mostra o que a doença fez daquela família, a forma que cada membro reagiu, uns se isolam, outros tentam chamar a atenção e etc.
Ao mesmo tempo tem a história de Júlia e Campbell que é desvendada aos poucos. E o mistério de Campbell, pra que serve o seu cachorro? Cada resposta que ele dá é mais engraçada do que a outra.
Toda a história acontece em praticamente uma semana. Há diversos flashbacks, claro, mas mesmo assim é muito rápido. Pouco tempo para tantos problemas.
No julgamento vários mistérios vão sendo resolvidos, cada momento é mais surpreendente que o outro.
Mas eu não estava preparada pro que ocorre no final...
Nossa, que injusto!
Não tinha que ser assim! Como essa Jodi Picoult é cruel!
Esses foram os meus primeiros pensamentos. Não foi vontade de chorar que eu tive, fiquei triste e nervosa. Sem animação para nada. Apática. Mal conseguia dirigir. Pensando na vida, no futuro, nas coisas que sou ruim (no sentido de não saber direito) e como não havia esperança e etc.
Me senti completamente traída por essa autora, mas agora já estou melhor. Desde o começo estava do lado da Anna, completamente encantada por ela, por seu jeito, por absolutamente tudo. E... simplesmente não estava preparada para o final.
Janaina.Granado 06/07/2012minha estante
Isso mesmo Isa, eu tbm não estava mas ao contrário de você chorei horrores e me revoltei com o final, foi cruel demais, Anna é linda demais, tbm estava ao lado dela desde o começo....

CarolM 21/06/2012

Não sei nem por onde começar a resenha desse livro. Ele é daqueles que mexe com suas crenças, pois não existe um lado certo ou errado, apenas diferentes pontos de vistas e as situações são tão extremas que fica dificíl saber qual decisão tomar.

No livro conhecemos a história da família Fitzgerald e o drama que eles enfrentam desde que sua filha Kate foi diagnosticada com um tipo raro de leucemia aos dois anos de idade. Em uma tentativa desesperada de salvarem a vida de sua filha, o casal Sara e Brian resolvem procurar um geneticista na tentativa de conceber um outro filho que seja geneticamente compativel com Kate, para que esta possa receber um transplante de medula.

E assim nasce Anna, que desde seu nascimento foi submetida a vários procedimentos médicos para ajudar no combate a doença de sua irmã. Essa situação traz uma união muito grande entre as duas irmãs, mas também é a causa de muito sofrimento para todos na família. A mãe, Sara vive apenas para cuidar da filha sem perceber as outras pessoas a seu redor. O pai, Brian, busca se dedicar as lutas travadas em seu trabalho como bombeiro, numa tentativa de esquecer a batalha que precisa lutar todos os dias contra a doença de Kate. E também tem Jesse, o filho mais velho, que por não poder contribuir geneticamente com a cura de Kate, como Anna, é meio que deixado de lado pelos pais e acaba se tornando um delinquente juvenil tentando chamar a atenção para si.

O livro começa com Anna indo ao escritório de Campbel, um advogado famoso por vencer quase todos os seus casos. Ela quer obter o direito de escolher o que fazer com seu corpo, uma vez que sua irmã teve a perda das funções renais e sua mãe deseja realizar o transplante de um dos rins de Anna para Kate. Ela está assustada com a cirurgia mas, ao mesmo tempo, se sente culpada e infeliz pela situação da irmã.

Enquanto acompanhamos o desenrolar do processo na justiça, também acompanhamos a repercussão do caso na família e nas pessoas próximas. Cada capítulo é narrado sobre o ponto de vista de um dos personagens envolvidos - e também capítulos narrados por Sara - e neles podemos conhecer um pouco da luta que foi para todos, principalmente para Kate, o avançar da doença desde seu diagnóstico.

A história é linda e comovente. É impossível não sentir uma enorme admiração por Kate e o drama que enfrenta todos os dias com sua doença tentando manter sempre uma atitude otimista e corajosa, e também por Anna e os sacrifícios que ela tem de enfrentar desde tão jovem em benefício da irmã. Assim como é impossível julgar determinadas atitudes de Sara buscando, desesperadamente, salvar a filha a qualquer preço.

Resenha completa publicada no blog Vida de Leitor.

Ciro 06/06/2012

A livro mais triste que eu já li
Quando terminei de ler, fiquei até na dúvida se esse livro merecia mesmo ter 5 estrelas. Mas o fato se ser o livro mais triste que eu já li, não muda o fato de ser muito bem escrito. Um tema interessante, que nos faz refletir sobre vários fatos, uma estoria envolvente e que nos aproxima dos personagens, e um final surpreendente.

Caso esteja preparado para uma estoria triste - bem mais do que "A Menina que Roubava Livros" ou "O Menino do Pijama Listrado" ou ainda "O Caçador de Piapas" - não tem como se decepcionar com esse livro.

jo 27/02/2012

Surpreendente!!!
Uma história cheia de emoção e surpresas.Expoe sentimentos de uma forma muito verdadeira.É aquele tipo de livro que mesmo depois que você acaba de ler fica difícil se despedir dos personagens.Recomendo!!!

Emmy 15/01/2012

Perfeito-A guardiã da minha irmã
Quando comecei a ler esse livro, realmente já esperava muito. Já havia visto o filme que é sem duvidas um dos meus favoritos! Já li várias resenhas sobre ele em que as blogueiras elogiam muito mesmo a história, e bom eu não consegui ser diferente.
Anna é uma garota normal com crises adolescentes normais e duvidas comuns, a diferença é que ela não veio ao mundo com um motivo comum, ela nasceu para salvar a vida da sua irmã Kate, que tem Leucemia desde os dois anos, hoje com quinze ela ainda é acorrentada pela doença que também amarra Anna que apesar de não ser doente, tem o histórico hospitalar de um.
Anna tem que doar um rim à irmã e sabendo disso ela processa os pais na justiça para ter direito sobre seu próprio corpo.
O livro mexe com o nosso psicológico e nos faz repensar o que é certo e errado. Afinal quem esta certa nesta história? Anna que foi durante toda a vida foi submetida a doações complicadas ou Sara a mãe de ambas que sempre lutou para salvar Kate, às vezes deixando Anna de lado?

E no meio deste impasse que testa nossos conceitos, nos deparamos com uma narração de tirar o fôlego de Jodi, o modo como ela retrata a vida é belíssima, conseguindo ver significado em ações simples, Jodi nos leva a uma atmosfera psicológica que nos emociona com simples frases e pensamentos de personagens únicos e com dramas particulares e intensos.
Com um final surpreendente e comovente A guardiã da minha irmã nos faz pensar o que é realmente importante e nos faz passar a ver a vida com outros olhos. Este é o melhor livro que li este ano e recomendo a todos :) E acreditem, o livro dá de dez a zero no filme!

Visitem: http://literatura-emmy.blogspot.com/

Pati 08/01/2012

Nem por um segundo eu pensei que Anna fosse uma egoísta. Pelo contrário, fiquei do lado dela desde o início, sempre achei que ela tinha direito de fazer suas escolhas. Por outro lado, eu achava que a egoísta era a mãe das meninas, Sara. O tempo todo pensando numa filha e esquecendo dos direitos da outra. Mas, confesso que errei feio em julga-la. Por isso digo: pra ler esse livro não se pode ter preconceitos, é preciso aceitar e tentar entender as escolhas dos outros, porque o que pode parecer errado e estúpido pra gente, pode ser o melhor a se fazer pra outra pessoa.
Este livro é devastador. O modo como a autora escreveu a estória foi realmente surpreendente e comovente. O que mais me encantou foi a narrativa. Uma narrativa sempre alternando entre o grupo de personagens. Uma estória, com vários pontos de vistas, com sentimentos de várias pessoas. Foi como estar algemada a essa estória, às vezes era difícil me soltar dela. Destaque pra narrativa de Sara começando nos anos 1990, bem interessante.

Resenha difícil. É sempre difícil escrever sobre livros incríveis. Parece que me falta todas as palavras.
Esse livro me tocou bastante e eu até me sinto um pouco mudada ao terminar. Tenho uma irmã mais velha e acho que foi isso o que mais me prendeu a estória. Algumas perguntas tomaram conta da minha mente, perguntas como: Até que ponto eu chegaria por ela? Seria eu capaz de dar um pouco de mim, para que ela fosse um pouco mais ela? Perguntas como estas vão continuar pro resto da minha vida, só espero nunca ser obrigada a respondê-las.

"Ana Paula" 12/12/2011

Comprei este livro pq vi uma resenha no blog Fundo Falso, e achei a resenha linda. Só que eu comprei este livro, se não me engano em agosto, e agora que terminei de ler, estou me perguntado pq não o li antes. Será que eu fikei com medo do tamanho do livro? Não. Definitivamente: não. Eu estava era com medo do que eu podia descobrir lendo este livro. Axo que agora foi o momento certo sabe? A alguns meses atras eu não me dava muito bem com minha irmã do meio. A gente sempre brigou muito, mas depois de adultas começamos a brigar mais. Só que ela me deu dois motivos enormes para engolir meu ego e saber perdoar: Nicolle e Pietro.

Hoje nós nos entendemos muito bem e saimos sempre juntas, ela vem na minha casa e eu vou na dela.

Cada palavra deste livro me usou para alertar, não sobre uma doença séria como a de Kate, mas do amor que nasce entre irmãos. Tenho 3 irmãos mais novos que eu e se ontem alguem me perguntasse e eu doaria algum órgão meu para um dos 3, eu iria perguntar: "Qual deles?". Hoje minha resposta seria: "Claro que sim, para qualquer um deles".

Uma lição de vida, é isso que o livro nos mostra. Sabe quando vc esta lendo um livro e volta o capitulo pra ver se vc entendeu direito o que estava escrito? Pois bem... estou até agora com o ultimo capitulo na cabeça, porque reli ele uma 4 vezes. O Livro é maravilhoso.

Não vou das spoiler do livro pq odeio quando fazem isso comigo, mas me apaixonei perdidamente por Anna, uma adolescente de 13 anos, que entende mais de gente, do que eu com meus 26.

Enfim... leiam o livro! quem ainda não leu não sabe o que esta perdendo!!!!

Nathy 07/11/2011

A guardiã da minha irmã
Confesso que talvez eu teria devorado o livro se não fosse o fato de ter narrações impertinentes, que não me interessavam e às vezes cansavam e me fazim fechar o livro e terminar depois. Como ele é narrado pelos personagens (cada capítulo um deles) tinha alguns que era chato. Gostava mais de ver a visão da Sarah e principalmente da Anna. É interessante ser narrado por eles mesmo que você consegue sentir o que o personagem quer passar. A personagem Anna é surpreendente e Sara é uma mãe de verdade, que luta pela filha doente até onde ela pode, e tenta fazer o melhor. Só uma mãe conseguiria entender o sentimento dela.

Como eu já tinha assistido o filme, o livro me surpreendeu muito. Não esperava que fosse terminar como terminou e embora muito triste, a autora consegue nos emocionar, mexer com o sentimentos do leitor.

Sensacional!

Melian 24/10/2011

Resenha - Blog Mell Books
O livro tem uma montagem diferente, ao invés de ser em terceira pessoa, como costumam ser, ou em primeira, pela visão do principal, o livro é contado pela visão de cada um, cada capitulo tem o nome do narrador, cada personagem conta da sua forma a visão do que está acontecendo, suas lembranças e o decorrer dos fatos.
Como vc´s viram na sinopse o livro Conta a história de Anna, uma garotinha que nasceu sob encomenda para salvar a irmã.
Sabemos e já vimos em novelas aki no Brasil que os pais realmente fazem isso e no caso na leucemia é bem indicado e é tambem bem efetivo, pois o cordão umbilical geralmente salva o leucêmico.
Mas no caso de Kate não foi assim, o tipo da leucemia dela entra em remissão e depois retorna as vezes com força total. Seus tratamentos são baseados em partes de Anna, sangue, medula, plaquetas e tudo o mais que ela puder dar. Depois de tudo Kate teve problemas renais e sua unica chance seria um transplante, mas esse transplante não seria seguro e nem cogitável se fosse de um doador sem compatibilidade maxima, e esse doador é Anna. Mais uma vez a garota é posta a prova e querem tirar-lhe um rim, como se ela já não tivesse doado o bastante para a irmã.
É assim que o livro começa, Anna decide processar seus pais, pois não deseja doar o rim a Kate, contrata Campbell para ser seu advogado, e a família de Kate por falta de opções tem Sara, a propria mãe das meninas como advogada da outra parte.
Anna é jovem ,tem somente 13 anos, como confrontar a mãe no tribunal? Como encara-la dentro de casa?
Campbell é ambicioso, e aceita o caso mesmo sabendo q Anna nunca poderia pagar seus honorários. Porém quando o juiz destaca uma curadora para o caso Campbell vê seu passado retornar, assim como Julia sente na pele tudo que tenta esquecer a 15 anos.
Falando agora de uma forma geral:
Por vezes odiei a mãe de Anna, quis enforca-la! Ficava nítida a preferencia dela por Kate! Não por ser doente, mas por outros motivos, se não fosse assim ela não teria deixado para lá a educação do seu filho mais velho Jesse o qual é um adolescente dificil, mas que pela negligencia dos pais se torna criminoso e cada dia que passa faz coisas mais absurdas, só para chamar a atenção.
O jeito como a história é abordada faz com que você fique do lado de Anna, a não ser que você realmente consiga se por nu lugar de sara e concordar com ela ( que não foi o meu caso) Brian é um pai atencioso, chefe dos bombeiros, tem pouco tempo com a familia e boa parte desse tempo ele passa no hospital com Kate, a impressão que tive é que ele é bom pai, e um bom homem, mas tudo isso é demais para ele.
Kate está internada e quase morrendo, é chegado o dia da audencia, e várias revelações são feitas.

O livro é tocante, uma história muito boa de ler, você se coloca no lugar dos personagens, e percebe que por trás de tudo a outros pensamentos e sentimentos, mas só sabe de tudo no final.
A leitura é agradavel e corre bem, afinal não é um livro pequeno.
Agora o mais importante, minha impressão sobre o final do livro:
o final pelo menos para mim foi totalmente inesperado!!!!
Nunca que eu esperava por aquilo!
Foi chocante!!
Nathy 07/11/2011minha estante
Para mim também foi chocante o final!

Pati 08/01/2012minha estante
Concordo bastante. Principalmente pq também houveram momentos que eu quis matar a Sara, parecia clara a preferencia dela pela Kate! Mas, pelo final, eu consegui entender ela melhor...
Gostei muito da sua resenha.

KatiaMaba 03/10/2011

Nós nunca temos filhos, apenas os recebemos. - página 404 - “A Guardiã da minha Irmã”.
Recomendo a leitura da obra “A Guardiã da minha Irmã” porquê este trabalho em minha opinião tem como objetivo principal levar há público a seguinte conclusão: “Nós nunca temos filhos, apenas os recebemos. E ás vezes não é por tanto tempo quanto esperávamos ou desejávamos. Mas ainda é muito melhor do que nunca ter tido esses filhos.” – página 404 - “A Guardiã da minha Irmã”.

Também na página de número 26 da mesma obra o leitor vai encontrar a seguinte afirmação: “Se você só tem um martelo, tudo fica com cara de prego - fundamento do sistema legal americano”.
Para um sistema legal só posso concordar com esta visão por ausência de formação na área, mas, se nós não conseguimos enxergar diferentes visões de uma mesma coisa, procure analisar qual o grau de importância desta visão em diferentes áreas da sua vida.

Abraços,
Excelente segunda-feira para você,