A guardiã da minha irmã

A guardiã da minha irmã Jodi Picoult

Resenhas - A Guardiã da Minha Irmã

Maju Raz 02/08/2011

Lindo!

Esqueça o final do filme “Uma prova de amor”.... Claro que o livro é melhor! Todas as partes mexem com nossas emoções. A família em conflito, as personagens secundárias em conflito e aí você fica torcendo por todos, fica com raiva da mãe às vezes, mas no fundo entende o lado de cada um...

O final me deixou abismada! Chorei em várias partes e me emocionei muito. Tirei muitas lições e frases dessa surpreendente história .

Jodi Picoult é demais!

"Por que é tudo bagunçado? O eixo da Terra se mexe. A vida é muito menos estável do que queremos que seja." Pág389 - Brian

Ciro 06/06/2012

A livro mais triste que eu já li
Quando terminei de ler, fiquei até na dúvida se esse livro merecia mesmo ter 5 estrelas. Mas o fato se ser o livro mais triste que eu já li, não muda o fato de ser muito bem escrito. Um tema interessante, que nos faz refletir sobre vários fatos, uma estoria envolvente e que nos aproxima dos personagens, e um final surpreendente.

Caso esteja preparado para uma estoria triste - bem mais do que "A Menina que Roubava Livros" ou "O Menino do Pijama Listrado" ou ainda "O Caçador de Piapas" - não tem como se decepcionar com esse livro.

Carol 25/08/2011

Comprei num impulso, li a sinopse e levei para o caixa, sem nem mesmo ter que consultar o histórico do autor (que até então eu não conhecia) ou nem mesmo ter que consultar algumas resenhas para ver se valia a pena.

Uma história que jamais passou na minha cabeça que pudesse acontecer, é um caso raro, mas que envolve muito mais do que questões de saúde, envolve a saúde mental do doente, do doador e de toda uma família.

Sara, não sabe o que mais faz para salvar sua filha da leucemia, fez o impossível para lutar por mais um dia. Não é uma mãe exemplo. Esquece que os seus outros 2 filhos também tem necessidades e um coração pronto para receber o afeto materno que nunca chega.

Jesse, o filho mais velho é o caso perdido, Sara não tem tempo para as suas peripécias em busca de mostrar ao mundo que não é invisível.

Kate, a filha do meio, que necessita tanto de cuidados devido a sua doença e que vislumbra um futuro a cada gota de sangue que sua irmã lhe dá, e uma nova esperança de cura a cada doação de medula óssea que recebe de Anna. Cansada de tanto ser furada, de tanto sofrer e fazer sofrer todos que ama, Kate está prestes a parar de lutar.

Anna, a filha caçula, concebida com todos os cuidados genéticos para ser totalmente compatível com Kate e ser doadora de tudo que precisar. Isso começa a afetá-la, se Kate está internada, Anna também; se Kate é acordada de madrugada por uma crise, Anna também; se Kate fica em casa nas férias, Anna também. Porém Anna é saudável, quer ser a melhor goleira de hóquei, quer ter um futuro, quer vivenciar sua adolescência, e sente que tudo está escapulindo de suas mãos, pois sabe que para viver, Kate morre.

Determinada a ser ela mesma, Anna contrata Campbell um advogado para cuidar do seu caso e conseguir emancipação médica, o que não estava preparada era enfrentar o seu mundo por tudo que deseja ser um dia.

Este livro te faz pensar em tantas coisas, em como você ama seus filhos, em o que você faria se fosse Kate, Sara ou Anna... Esse livro te faz pensar se o que você dá para os seus filhos é o bastante, ou se erra o tempo todo... esse lindo livro fala tantas coisas, que é difícil conseguir classificá-lo em estrelas ou palavras.

Jodi Picoult, você ganhou mais uma fã.

Rodrigo 25/04/2013

A Guardiã da Minha Irmã
Um dos melhores dramas que já li. Toda os personagens possuem seu devido espaço para expor seus sentimentos em relação ao drama familiar que vivem. Anna é uma personagem totalmente completa, que nos deixa encantados com sua leveza e naturalidade.Com um final triste e comovente, mas que não poderia ser de forma diferente para nos surpreender e arrebatar.

Carla 20/02/2013

Confesso não ser o tipo de leitora que se emociona facilmente com as histórias que lê mas foi impossível não sentir as lágrimas escorrendo durantes as últimas páginas deste livro. Toda a leitura foi bastante agradável pois a história é contada por diversos personagens, cada um exprimindo sua visão dos fatos. Isso tornou os relatos muito mais interessantes já que foi possível entender o que cada um sentia com riqueza de detalhes, diferente da maioria dos livros em que temos somente a visão do protagonista.

Apesar de ter assistido o filme (Uma Prova de Amor) antes de ler o livro e já conhecer a história, não me desanimei em nenhum momento com a leitura pois o enredo prende muito a atenção. É possível se sentir parte do drama, tentando encontrar soluções para as situações vividas por cada personagem.

Silvia 20/02/2013

Este livro é muito bom e tem um final surpreendente.
Cares 29/03/2013minha estante
Curta a página de A Guardiã da Minha Irmã no facebook: https://www.facebook.com/AGuardiaDaMinhaIrma

Iny 27/01/2013

Quando assistir o filme "Uma Prova de Amor" com as divas Letícia e Luana, não imaginei que o livro poderia ser tão intrigante que apesar de suas 400 e poucas páginas não faz você querer desgrudar do livro. Jodi Picoult é famosa por seus livros polêmicos com temas delicados, e o 'Guardiã da Minha irmã' te faz a seguinte pergunta:

"É certo fazer o que for preciso para salvar a vida de um filho... mesmo que isso signifique desrespeitar os direitos do outro?"

Anna nasceu apenas com um próposito: ser doadora de tudo que sua irmã mais velha com leucemia precisar. Ela procura a justiça para enfrentar a família e ser dona do seu próprio corpo. Enfrenta sua mãe, seu pai, a vida da sua irmã, o peso na conciência. É um livro extremamente doloroso e polêmico. Te faz muitas perguntas, atiça o seu bom senso. Te faz perguntar o tempo todo: " O que eu faria se eu fosse a mãe delas?" e "O que eu faria se fosse a Anna ou até mesmo a própria Kate?".

É um livro para se ler em um dia. Você será capaz de até odiá-lo quando souber o final. Recomendo a delicada leitura de 'A Guardiã da minha irmã'. Boa leitura!

Laura 07/01/2013

Razão x Emoção
Em muitas das minhas leituras eu me coloco no lugar do personagem, viajo junto com ele e vivo o romance como ele. Mas nessa história, achei muito delicado.
A leitura deste livro faz você relevar diversos valores, tais como o amor por um irmão, e o amor por si próprio.
Você entra também no drama dos pais que amam incondicionalmente os três filhos, mas estão dando ênfase mais à saúde da filha Kate, que possui um caso raro de leucemia e que precisa a todo instante da intervenção médica.
Mas muitas mudanças, e até drásticas são tomadas, tais como a inseminação in vitro, para criar um perfeito doador, para Kate.
E quando Anna é recebida ao mundo, já passa a viver para kate. Indo, nos seus primeiros minutos de vida, para uma sala de cirurgias, para doar células tronco à sua irmã.
A parte mais complicada da história, é quando Anna atinge uma idade na qual não consegue mais admitir que deve fazer tudo por Kate, sem nunca pensar em seu bem estar, e então procura um advogado para que lhe conceda a emancipação médica, ou seja, poder opinar se deseja ou não ajudar a irmã.
Esse é o climax da história, pois deixa o leitor dividido. Por um lado, você defende a opinião de Anna, pois ela sempre viveu pela irmã. e nunca pode fazer o que lhe alegrava. E por outro, você defende a opinião dos pais, que Anna deve continuar ajudando Kate, pois caso isso não aconteça, ela pode morrer.
A história te faz entender que nem sempre se leva a razão tanto à sério. Mas sim, leva o amor.
O final é triste, me fez chorar. Mas me tocou profundamente.

Izandra 20/12/2012

Eu achei o livro incrível pelas emoções que ele despertam. Mas a autora tem seu crédito: ela escreve de forma magnífica, alternando os pontos de vista da narração e o tempo em que se passa, explicando aos poucos uma bela história. Não gostei do final, mas isso não me impede de gostar da obra como um todo; por isso, minhas 4 estrelas.

Akemi 23/10/2012

A guardiã da minha irmã

William 20/09/2012

Uma história muito emocionante.
É certo fazer o que for preciso para salvar a vida de um filho… mesmo que isso signifique desrespeitar os direitos de outro?

Anna não está doente, mas parece estar. Aos treze anos, já passou por inúmeras cirurgias, transfusões de sangue e internações, para que sua irmã mais velha, Kate, possa combater a agressiva leucemia que a castiga desde pequena. Concebida por fertilização in vitro para ser uma doadora de medula óssea perfeitamente compatível com a irmã, Anna nunca questionou seu papel… até agora.

Como a maioria dos adolescentes, ela está começando a buscar sua verdadeira identidade. Mas, ao contrário da maioria dos adolescentes, ela sempre foi definida em função de sua irmã. Até o dia em que Anna toma uma decisão que para grande parte das pessoas seria inconcebível, que vai destroçar sua família e trazer consequências fatais para a irmã que ela tanto ama.

A guardiã da minha irmã é um livro provocativo que retrata as difíceis escolhas de uma família dilacerada por uma doença – mas, acima de tudo, é a história de pessoas que lutam com todas as forças por aqueles que amam.

Rosana Morais 22/09/2012

Um livro com final surpreendente, embora a narrativa seja um pouco deprimente, principalmente para aqueles que já vivenciaram o mesmo problema.

KatiaMaba 03/10/2011

Nós nunca temos filhos, apenas os recebemos. - página 404 - “A Guardiã da minha Irmã”.
Recomendo a leitura da obra “A Guardiã da minha Irmã” porquê este trabalho em minha opinião tem como objetivo principal levar há público a seguinte conclusão: “Nós nunca temos filhos, apenas os recebemos. E ás vezes não é por tanto tempo quanto esperávamos ou desejávamos. Mas ainda é muito melhor do que nunca ter tido esses filhos.” – página 404 - “A Guardiã da minha Irmã”.

Também na página de número 26 da mesma obra o leitor vai encontrar a seguinte afirmação: “Se você só tem um martelo, tudo fica com cara de prego - fundamento do sistema legal americano”.
Para um sistema legal só posso concordar com esta visão por ausência de formação na área, mas, se nós não conseguimos enxergar diferentes visões de uma mesma coisa, procure analisar qual o grau de importância desta visão em diferentes áreas da sua vida.

Abraços,
Excelente segunda-feira para você,
Kátia Regina Maba

Murphy'sLibrary 05/08/2012

Às vezes é super difícil escrever sobre um livro que eu gostei muito, porque palavras não podem descrever exatamente como nos sentimos. Se eu pudesse explicar esse livro com um gesto, seria um abraço (e isso é tão lufa-lufa da minha parte!).

A Guardiã da Minha Irmã conta a história de Anna Fitzgerald, uma garota que foi concebida para ser doadora de medula óssea para sua irmã mais velha, Kate, que sofre de leucemia. A vida de Anna é ser guardiã da irmã, literalmente. Ela conhece hospitais, lágrimas, sofrimento e dor, e nunca disse isso a ninguém. Até agora.

Quando Anna decide se rebelar contra a vontade da família e se nega a doar-se mais para Kate, essa que parece ser uma família forte começa a desmoronar, e todos os laços quebrados por lágrimas de uma luta contra o câncer são revelados. É difícil de ler, mas, ao mesmo tempo, você simplesmente não consegue se desligar da história. Você não consegue parar, não consegue respirar, mal consegue tirar os olhos das páginas.

A jornada de Anna é maravilhosa. Ela nos faz questionar tudo a respeito de ser forte e leal. Ela é o ponto que nos faz ver o que é ser um bom ou mau pai, e uma criança é sempre uma bênção, nunca um caminho. Ela nos faz ver que precisamos parar e olhar ao redor, olhar para aqueles que estão tão próximos, só esperando que alguém lhes note. Ela nos faz ver tantas coisas, tantas coisas erradas que fazemos. Anna é uma lição, não só uma guardiã, e é isso que ela nos faz ver.

Preciso dar um aviso quanto ao livro—e não só seu final—, no entanto: preparem seus lenços! Essa história tem tantos momentos em que sentimos a perda e a dor e a esperança que é impossível não chorar. Picoult sabe como escrever livros contemporâneos.

Dressa Oficial 22/08/2012

Resenha A guardiã da minha irmã
Esse é aqueles livros que são emocionantes e surpreendentes , você sai chorando quando termina a ultima página do livro.
Gosto muito dos livros da Jodi Picoult pois ela sempre nos mostra situações onde ficamos na dúvida do que fazer, se é certo ou errado.
Confesso que a maneira como começa o livro não é muito atraente, as vezes da vontade de abandonar o livro, mas aos poucos você vai entendendo melhor a versão de cada um da família,pois o livro mostra a visão de cada um sobre o que esta acontecendo.
Anna se sente usada desde que nasceu, ela se vê somente como uma ajuda para sua irmã Kate que sofre de câncer, os pais de Anna já fazem os procedimentos de doação sempre no decorrer em que ela se torna adolescente, ela se pergunta se em algum momento ela é escutada e questionada sobre tal ação, até que toma a difícil decisão de contratar um advogado para ela, ela se sente mal de entrar com uma ação contra os pais morando na mesma casa e não comenta nada sobre isso, até que a intimação chega para os pais e eles a questiona sobre tal atitude, pois eles pensam que ela faz também por amor a irmã e acaba deixando os pais confusos.
No dia do tribunal é uma emoção que só, a mãe fala tantas coisas emocionantes que você já começa a chorar nos depoimentos e olha que sou difícil de chorar lendo livros.
O final é emocionante e triste ao mesmo tempo, mas fica para vocês lerem senão tira toda a emoção do livro.
O filme "Uma prova de amor" é baseado na mesma história mas não é igual muda-se muitas coisas na história inclusive o final.