A guardiã da minha irmã

A guardiã da minha irmã Jodi Picoult

Resenhas - A Guardiã da Minha Irmã

Natalie.Biancovill 02/04/2024

Esse livro me destruiu
Me destruiu de formas que eu nem imaginava que poderia ser destruída. Pra começar ele causou no mínimo 10 crises existenciais sobre um assunto que até agora não sei a resposta. E pra fechar o final eu não estava esperando nem um pouco, juro? de todos os finais que eu tinha imaginado, esse não tinha nem passado pela minha cabeça.

Recomendo muito!

Jessica1248 31/03/2024

Deixa uma reflexão que irá te perseguir
Eu não me emocionei como sempre foi com o filme, não sei se por já saber a história ou por não ter lido no momento certo. Em alguns momentos achei cansativo e arrastado.
No entanto, a escrita é muito boa, tudo é muito bem desenvolvido, é um livro cheio de informações e claramente muito bem pesquisado.
A discussão principal é algo que sempre vai ficar na minha cabeça, assim como o final, te faz pensar muito na imprevisibilidade da vida.

Ale Lima 16/03/2024

Adorei
Depois De ?Um milhão de pequenas coisas ? e ?Tempo de partir?, esse foi mais um dos meus favoritos da autora. Eu esperava qualquer final, menos o próprio. Recomendo.

RaissaM 13/03/2024

Foi doloroso ler esse livro, português de Portugal e um porre (tenho preconceito)

Decidi ler esse livro pois conheço o filme (gosto dele) e em um grupo que entrei recentemente no Facebook recebi um spoiler sobre umas das irmãs, spoiler este que não consta no filme, e é um completo absurdo

Tivemos pouco das interações Anna e mãe, Anna e Kate, qualquer pessoa e Jessie (toda hora eu confundia o nome dele com o do pai, o que tornou a leitura bem ?, mas essa foi uma pedra no sapato que eu mesma criei). Realmente acredito que a personagem no Jessie merecia mais atenção, o coitado todo problemático e simplesmente ignoraram isso, poderia ser melhor trabalhado e sem tirar atenção das irmãs e todo o rolê do tribunal.

Julia e Campbell são ridículos, uma conversa sensata e eles resolviam todos os problemas do casal.

O auge que eu nem lembro se vemos no filme ou não, mas que foi uma descoberta surpreendente? A relação do Brian (muito nome de adolescente problemático) com astrologia e a origem do apelido de Anna cujo o nome é Andrômeda.

olivethaiss 09/03/2024

Um beco sem saída ?
Já tinha visto o filme, e quis ler o livro ao saber que o final era diferente. E, meu Deus, acho que foi pior.
O livro descreve uma situação em que não existe uma opção boa pra ninguém. É surreal imaginar os pais passando por algo como uma doença grave assim de um filho, e ao mesmo tempo é triste ver os outros filhos sendo negligenciados. E o pior, é que a Anna foi concebida pra ser ?suporte de vida? da Kate, e no final foi no que se resumiu a sua existência? Chega a ser injusto? mas nisso tudo, o que seria justo? Como disse no começo, não existe uma opção boa. Em todas elas há dor, perda e sofrimento? mas me frustrei com esse fim ?

Re Oliver 25/02/2024

Que final...
O livro conta a história de uma garota com câncer, a Kate, e sua irmã Anna que foi gerada basicamente pra servir de doadora a irmã.
No decorrer da história temos a perspectiva sobre o olhar de vários personagens: o pai, mãe, o irmão, a Anna e da própria Kate também.
Em muitos momentos tive raiva da Sara, pois não conseguia entender algumas ações que tinha, mas talvez por eu não ser mãe, esse ponto dela pra mim se torna um pouco mais difícil de ser entendido mesmo.

Agora o final... eu não esperava por um final assim MESMO. Eu sou bem ruim de chorar com livros ou filmes, e esse não foi uma exceção. Mas, pra aqueles que são mais sentimentais, com certeza irão se emocionar e muito, não só com o final mas pelo decorrer da história.

5 estrelas e favoritado!

skuser02844 15/05/2023

Marcante! Me tornou fã da Jodi Picoult
É certo fazer o que for preciso para salvar a vida de um filho… mesmo que isso signifique desrespeitar os direitos de outro?

Anna não está doente, mas parece estar. Aos treze anos, já passou por inúmeras cirurgias, transfusões de sangue e internações, para que sua irmã mais velha, Kate, possa combater a agressiva leucemia que a castiga desde pequena. Concebida por fertilização in vitro para ser uma doadora de medula óssea perfeitamente compatível com a irmã, Anna nunca questionou seu papel… até agora.

Como a maioria dos adolescentes, ela está começando a buscar sua verdadeira identidade. Mas, ao contrário da maioria dos adolescentes, ela sempre foi definida em função de sua irmã. Até o dia em que Anna toma uma decisão que para grande parte das pessoas seria inconcebível, que vai destroçar sua família e trazer consequências fatais para a irmã que ela tanto ama.

A guardiã da minha irmã é um livro provocativo que retrata as difíceis escolhas de uma família dilacerada por uma doença – mas, acima de tudo, é a história de pessoas que lutam com todas as forças por aqueles que amam.

Maria13245 30/04/2023

A guardiã da minha irmã
Meu Deus que livro bom!!!
Simplesmente não conseguia parar de ler, passava todo tempo livre lendo e quando não fazia isso só pensava em quando conseguiria continuar.
Todos os personagens completamente humanos com seus problemas e imperfeições.
E o final, minha nossa! Não poderia ser mais inesperado e desestruturante.
Com certeza virou um dos meus favoritos.

Aline.Sacramento 15/02/2023

Fui totalmente levada a pagode
Tava tudo bem, tudo ótimo até chegar nos últimos capítulos, eu realmente não acredito que li todas essas páginas pra ter essa reviravolta. Me recuso a creditar. A escrita é ótima, o livro é bem fácil de ler, mas esse pagode que foi o final, não mulher pelo amor de Deus.

Maria.Batagin 25/01/2023

Pensamos que uma casa dura para sempre, mas na verdade, um vento forte ou uma bola de demolições podem devastá-la. A família que está lá dentro não é muito diferente.