A Dama de Espadas

A Dama de Espadas Alexander Púchkin

Resenhas - A Dama de Espadas

Luiz.Goulart 15/09/2021

Pushkin, o pai de todos os russos na literatura
Um conto do autor russo Alexander Pushkin, o primeiro texto dele que li. A história de uma velha condessa que esconde um segredo que pode tornar alguém milionário ou destruir sua vida num jogo de cartas. O texto foi adaptado para duas óperas, uma delas de Thaikovsky. Pushkin é o maior nome da poesia russa e fundador da literatura russa moderna.

Neylane Naually 11/09/2021

Gostei demais! É um terror bem leve e foi super rápido de ler, amei finalmente conhecer a escrita tão famosa do Pushkin, um dos autores russos mais famosos. A edição da Principis é linda e conta com a ótima tradução de Irineu Franco Perpétuo.

Newton_Lopez 01/09/2021

Até onde a ganância te levaria?
Minha primeira experiência com a literatura russa e eu amei!
A pequena, e bem escrita, história nos leva as consequências causadas pelo poder da ganância e traição.

"E digo novamente. Todo mundo, tudo, pode trair todo mundo.
Até seu próprio coração"

gabikekekke 01/09/2021

Eu achei esse livro muito confuso, alem de ter erros de tradução e palavras confusas, a historia é interessante mas bem diferente doque eu imaginava! Mesmo sendo um livro pequeno precisei parar varias vezes para entender oque tinha acontecido. Não recomendaria...

rafa_._cardoso 26/08/2021

Mistério e humor
O livro é uma pequena novela com enredo linear, que narra a estória de uma senhora dama da alta sociedade russa que possuía um segredo que permitia a qualquer jogador de cartas vencer e tornar-se milionário.

Ao ouvir esse caso, o alemão Herman, até então austero, fará de tudo para ter acesso a esse segredo, mas as consequências serão as piores possíveis.

Aparentemente é uma pequena estória para entreter pelo mistério que envolve, no entanto, há também uma crítica social em relação ao vício do jogo e como essa prática acaba com fortunas e pessoas.

Brandani 26/08/2021

Final interessante
Adorei o final
Se tudo tivesse dado certo pro cara, eu ia ficar bem chateada
Pq ele é um idiota
Bem feito
O livro é rapidinho
E li ate o final pra descobrir o segredo da velha
E se eu disser que entendi 100% do livro, vou estar mentindo
Mas ok

Carolina Del Puppo 01/08/2021

Que rápido
Mesmo que seja rápido de ler, não quer dizer que não tem conteúdo. Sinceramente foi muito divertido. Ótimo!!

Belinha 29/07/2021

A Dama de Espadas
História sobre jogo de cartas. Uma condessa entre uma roda de amigos em volta de uma mesa de jogo de cartas. Ela um guarda um segredo sobre como ganhar o jogo de cartas que disperta a curiosidade o Sr Hermann. Particularmente não gostei muito, a história foi rápida demais e co palavras muito difíceis.

Yaszita0 28/07/2021

Final inesperado e o livro e pequeno e muito bom pra quem quer uma leitura rápida e com um final que não esperava

Ray 25/07/2021

Uma história leve e até um pouco divertida que é uma ótima opção pra sair de uma ressaca literária.

Felipe 19/07/2021

A dama de espadas
Curto. Objetivo. Direto ao ponto. Uma leitura incrível. O primeiro que leio do autor, mas já quero ler outros. O final supreendente, me fez gargalhar como a algum tempo não havia feito com um livro.

Rickson.Ramos 21/06/2021

Tá pago
Aleksandr Sergueievitch Pushkin escreveu novelas, poemas e peças de teatro. É inegável a sua influência, sendo o marco inicial da literatura russa do século XIX e um dos maiores nomes da literatura universal.

Muitas das obras de Púchkin sofreram pela censura do Tsar, principalmente pela afeição do escritor pelo movimento e ideais da Revolta Dezembrista ? foi impedido de participar deste evento por estar cumprindo pena de prisão domiciliar. Em alguns de seus poemas presentes nesta antologia é possível vislumbrar suas tentativas de apoio aos colegas que atuavam diretamente na Revolta ou que foram enviados à Sibéria em retaliação.

Os salteamentos em beira de estrada realizados pelo injustiçado e desterrado Dubróvski; a paixão ardente de Ibraim; uma vingança por anos maquinada; o rapto da linda filha de um chefe de estação; o misticismo exagerado dos russos e o período de banditismo de Kirdjali na Moldávia, tudo está permeado de Púchkin e por ele suas histórias foram brilhantemente tecidas, muitas vezes com protagonismo de indivíduos da alta sociedade russa, servidores públicos ou boiardos proprietários de várias almas.

Não tinha percebido que estava com tanta saudade de uma boa história russa, dessa profusão de ?Itchs?, ?ovnas? e nomes impronunciáveis. Curti demais alguns contos/novelas, outros achei apenas ?ok?. Infelizmente, a história na qual fiquei mais envolvido está inacabada, o que me deixou extremamente intrigado para saber qual seria o destino de Dubróvski e Mária.

Dizem os russos que, para apreciar de verdade os poemas de Púchkin, o leitor deve ser nascido na Rússia. Apesar disso e da minha completa falta de costume em ler esse gênero, consegui aproveitar de forma satisfatória os poemas, sendo as ?Notas aos poemas? de imensa ajuda no entendimento do seu conteúdo e contexto histórico.

Recomendo essa antologia para os interessados em literatura Russa e na influência de Púchkin nela, e não como leitura introdutória dos russos. Gostaria de conhecer outras obras do autor (quando saírem traduções novas no Brasil).

Nadine 17/06/2021

Até hoje eu não achei uma obra russa que tenha me desapontado. Pushkin merece ser chamado pai da literatura russa moderna

lary.â¡ 04/06/2021

Para ler em uma sentada.
Rápida história com um final inesperado e até engraçado. Recomendo para quem não tem tempo.
angel 04/06/2021minha estante
vei eu comprei ontem to lendo agora

Nati 02/06/2021

Nada de mais
Simplesmente não consegui gostar.

Dama de espadas é um livro com personagens rasos, motivações sem muito embasamento, relacionamentos planos, soluções confortáveis e oportunas, críticas sociais não exploradas, problemática confusa e um final simplesmente patético, sem nenhum desenvolvimento, sendo, literalmente, apenas uma página que relata o final em poucas linhas. Sendo assim, é o típico livro que não entrega o que promete.

Uma obra que não merece o tempo gasto para sua leitura.