Estrela amarela Jennifer Roy

Resenhas - Estrela Amarela

Lari Colucci 23/02/2024

Relato simples mas profundo, pelo olhar se uma criança
Um livro extraordinário que nos transporta para os horrores do Holocausto através dos olhos inocentes de uma criança. Narrado com uma simplicidade comovente, o livro mergulha na vida de Syvia, uma criança judia que enfrenta os desafios e atrocidades da Segunda Guerra Mundial. A autora habilmente retrata as experiências, desde sua infância feliz até os momentos mais sombrios de sua vida durante a perseguição nazista.

O que torna este livro tão poderoso é a maneira como Jennifer Roy captura a perspectiva única de uma criança diante de eventos tão devastadores. Os relatos de Syvia são simples, mas profundamente impactantes, transmitindo a inocência nunca perdida e a luta pela sobrevivência em meio ao caos. À medida que acompanhamos a jornada, somos levados a refletir sobre a resiliência do espírito humano e a importância da esperança mesmo nos momentos mais sombrios.

Ao finalizar a leitura, é impossível não se sentir comovido com os relatos e sua extraordinária jornada de sobrevivência. "Estrela Amarela" é mais do que um simples relato histórico; é um testemunho poderoso da força do espírito humano e um lembrete da importância de nunca esquecer as lições do passado. Este livro deixará uma marca indelével em todos que tiverem a coragem de mergulhar em sua história comovente e inspiradora.

Alice.Moutinho 28/12/2023

Estrela amarela
Fiz uma releitura desse livro depois de alguns anos que havia lido, em resumo se trata da perspectiva de uma menina judia sobre a 2° guerra mundial. Na minha visão "estrela amarela" merece ser reconhecida da mesma forma que a obra " o diário de Anne Frank" é, já que se tratam de histórias muito semelhantes.
Se você tem interesse pela 2° guerra ou quer começar a ler coisas sobre, eu indico muito esse livro é uma história que vale muito a pena

Maria17733 21/12/2023

Estrela Amarela?
AVISO: esse livro contêm gatilhos, procure os gatilhos na internet antes de ler. Acho que foi o livro mais triste que eu já li, não estou acostumada a ler esse tipo de livro, então confesso não botei muita fé nele, mas me surpreendi é muito bom e te faz entender muito melhor o Holocausto de uma forma que não seja chata ou entediante, a escrita não é fácil porém também não é difícil mas te prende do início ao fim.Outro ponto a se comentar é que aqui nos vemos o Holocausto da visão de uma menininha de uma família de judeus que quando tudo começou ela tinha apenas 4 anos e meio , por ser muito pequena ela não entendia direito o que estava acontecendo e vc tem lendo os mesmos sentimentos dela de: confusão, medo , desespero e muito mais, e quando eu terminei o livro e parei para pensar que aquilo foi baseado em fatos reais eu fiquei completamente em choque e fiquei tentando processar isso por dias, então se você gosta dessas histórias ou se está apenas curiosa(o) eu indico.

Carolina 01/12/2023

Um ótimo primeiro relato para ler
Já li varias relatos de judeus sobre tudo que sofreram na guerra, e este acho que é um ótimo livro para quem nunca leu e quer começar. Principalmente para crianças dos 8 anos em diante e adolescentes. O livro é a história de Syvia,uma mulher que viveu em um gueto durante a segunda guerra mundial, e na época ela tinha 5 anos. Quem escreve é a sobrinha dela, que relata de forma clara e simples tudo que a tia contou sobre o que viveu dos 5 aos 10 anos de idade. É triste como todos os relatos que já li, mas na visão de uma criança pequena, então é mais "leve" na descrição do que alguns outros do mesmo tema. O que gostei também,é que no fim, a autora faz uma linha do tempo com datas e os acontecimentos em ordem da guerra, ótimo pra nos localizarmos na história e pra quem está aprendendo a matéria na escola.

daisiestars 06/11/2023

"Poesia das palavras de uma sobrevivente"
O livro é triste e profundo, porque além de tratar do Holocausto, mostra a inocência de uma garota ao passar por toda essa situação traumática e aterrorizante. É horrível pensar que todas as coisas descritas no livro realmente aconteceram.

mariana 27/10/2023

Livro lindo!!! Mesmo a guerra sendo um cenário horrível, a escrita pelo olhar da Syvia traz uma leveza gigantesca.

Eduardo1304 24/03/2023

Uma história verifica.
É um livro curto e fácil de ler, mas que marca o coração.
Conta a história de Sylvia Perlmutter , que por muitos anos ficou em silêncio, tentando esquecer aquilo por que passou. Mas, aos poucos, com a chegada da velhice, as lembranças começaram a vir.

ayume 17/01/2023

depressão choro gritaria desespero e fome ? mais um dia normal na alemanha nazista

eu não gostaria de ser uma criança nessa época não

Dani 02/11/2022

Sério amei muito esse livro, apesar de ele contar de um dos períodos mais tristes do mundo, ele é bem confortável de ler.

Alice 09/10/2022

Estrela amarela
Eu amei o livro, sempre queria virar a página, e que narrativa incrível. Fala sobre um fato verídico lá da 2º guerra . Livro simplesmente incrível e deveria ser mas reconhecido como o menino do pijama listrado tbm deveria ser .

Juuj R 01/10/2022

Todos precisam ter e ler esse livro
Eu li esse livro por causa de um projeto que eu precisava fazer na escola. Eu realmente não dava nada pelo livro mas mesmo assim eu comprei. De forma surpreendente eu me apaixonei pela escrita e com o gênero dele e, mesmo eu sendo bem pequena percebi que esse tipo de livro era o que mais me chocaria e me deixaria com a sensação de querer mais. Li ele em uns 5 dias e chorei e muito nele, vale ressaltar também que o livro me deixou muito pensativo em relação ao o que é a vida e como, pelos outros, ela pode ser descartada tão facilmente e não significar absolutamente nada

clara 26/07/2022

Syvia Perlmutter
O livro relata a história de Syvia Perlmutter dos 5 aos 10 anos de idade, tempo esse em que ela sofreu com as imposições do regime nazista. Confinada ao Gueto de Lodz, sua família sobreviveu devido a união e a esperteza, com os instintos aflorados em épocas de tensão. Syvia viu amigas indo e vindo, sua irmã amadurecendo, todos trabalhando juntos para que os 4 conseguissem sair dali juntos.

Apesar do tema pesado do livro, a leitura foi bem fluida. É um pouco em forma de diário, organizado de acordo com a estação do ano em que cada fato ocorria. Fala um pouco do dia a dia mas também relata eventos pontuais - como o dia em que as crianças do porão são descobertas.
Recomendo a leitura para se conhecer também a realidade dos Guetos que existiam principalmente pela Polônia.

mariadsena 27/06/2022

é um livro muito emocionante, que me surpreendeu pela escrita leve, apesar de contar os horrores desse período tão triste da história da humanidade pelos olhos de uma criança que sofreu tudo isso na pele.

Bastos 07/03/2022

O livro conta as atrocidades da Segunda Guerra Mundial pela perspectiva de uma criança e a sua rotina no gueto em Lodz. É uma história bastante emocionante, acompanhamos toda a inocência da protagonista que não entende ao certo tudo que está acontecendo e como ela amadurece com o passar do tempo.

Se você se interessa por livros de relatos de guerras essa é uma leitura que vale a pena.
Mayara 19/03/2022minha estante
Eita me interessei

Bastos 19/03/2022minha estante
Nossa vale muito a pena ler ele.

Danielle665 24/11/2021

Achei muito bom. Ele é uma história verídica e são relatos pessoais de uma menina que passou por tudo aquilo, isso é realmente comovente e mostra como as vezes somos privilegiados mesmo com nossas dificuldades.