O romance de Tristão e Isolda

O romance de Tristão e Isolda Joseph Bédier

Resenhas - O Romance de Tristão e Isolda

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Michela Wakami 02/02/2024

Tristão e Isolda vem da lenda celta do Século IX. Um relato que se passa durante o reinado do Rei Marcos, um escocês, de 780 a 785. Não existe uma fonte comum para esta narrativa, sua origem é difusa, não há consenso se veio de fatos reais, em certa medida, ou se é mesmo pura lenda.

Fonte: Século diário

Recentemente, li um livro do nosso saudoso escritor Ariano Suassuna: A história do amor de Fernando e Isaura.
Inspirado nessa lenda, que particularmente gostei mais do que dessa versão.

O autor Joseph Bédier se esforçou para ser o mais fiel possível a versão original, mesmo sabendo disso, achei que ele deixou a desejar, com alguns pontos confusos.

Mas no geral, gostei da leitura e achei que valeu a pena.

Futuramente, quero ler outras versões escrita por outros escritores.
Vanessa.Castilhos 02/02/2024minha estante
Adorei, Mi! É um livro que quero ler futuramente. ?

Michela Wakami 02/02/2024minha estante
Obrigada, amiga! É uma leitura muito fluida, e gostosa.

AndrAa58 02/02/2024minha estante
Estava aguardando essa sua resenha ????
Obrigada, amiga.
Também quero ler Vanessa ?

Michela Wakami 02/02/2024minha estante
?????Por nada, amiga!

Vanessa.Castilhos 02/02/2024minha estante
Andréa, quem sabe conseguimos ler juntas! ?

beatrizkevelly 15/08/2022

rei Mac 🤬 #$%!&
li esse livro para uma disciplina da faculdade, mas acabou que eu adorei a história e gerou uma discussão MUITO boa sobre a pureza, a imoralidade e a paixão avassaladora.

Tristão e Isolda estão longe de serem culpados pelo que aconteceu com eles. ambos estavam enfeitiçados, mas... será que eles teriam se apaixonado caso não tivessem bebido da poção?
Cris 27/03/2023minha estante
Com toda certeza não. Já que o amor arrebatador só ocorreu após o "vinho do amor", até o momento tinham apenas o sentimento de admiração por parte de Tristão, já Isolda o odiava. Tristão tinha o Rei Marc como pai, e seu respeito e admiração era maior que tudo.

Estou lendo e ainda não terminei, mas estou sentindo muita pena do Rei, está sendo enganada e ele não é uma má pessoa (pelo menos não até agora)

beatrizkevelly 30/03/2023minha estante
nossa, eu fico com muita dó dele por um tempo, mas infelizmente não foi culpa de nenhum deles.

beatrizkevelly 30/03/2023minha estante
Senão do destino cruel que esperou por eles.

Cris 30/03/2023minha estante
Sim. O vinho do amor os condenou à morte.

dani 19/04/2022

Da lenda celta aos romances modernos
"Tristão e Isolda" é uma antiga lenda celta que narra as peripécias e desventuras do casal protagonista e seu amor proibido. Influenciou muitas outras narrativas e formas de arte ao longo dos tempos.

Por ser uma narrativa tão antiga, tem muitas versões diferentes. A versão do francês Joseph Bédier foi remontada, em grande parte, com elementos retirados dos poemas de Thomas e Béroul, ambos poetas do século XII.

Tristão é o herói exemplar, dotado de força e inteligência inigualáveis. Isolda também é a dama perfeita, a própria idealização da beleza. E o destino faz sua parte para que a história ganhe vida, unindo os dois em uma trama de amor e tragédia. Eu diria que esse romance é um pouco tóxico, até literalmente, já que há uma poção mágica envolvida! Brincadeiras à parte, mas tenho que admitir histórias românticas são extremamente tediosas, ainda mais com tanto drama envolvido.

Uma parte interessante da leitura foi observar como a história foi "cristianizada", mesmo mantendo muitos elementos pagãos. Além de menções diretas à religião, é possível observar outras influências da narrativa bíblica, com Tristão representando uma mistura de Davi, Daniel e até uma pitada de Sansão.

A verdade é que é possível observar em "Tristão e Isolda" uma espécie de receita básica de muitas narrativas que viriam depois. Talvez possa ser vista em Romeu e Julieta, no casal Cathy e Heathcliff do romance "O morro dos ventos uivantes", quem sabe até mesmo com Rose e Jack do filme "Titanic" (será que estou exagerando?) e em outras milhares de histórias de amor trágico que vemos por aí...
Mariana 20/04/2022minha estante
Olá Dani, adorei suas considerações sobre a lenda. Tenho bastante vontade de conhecê-la melhor por causa da ópera de Wagner "tristan und isolde" que é bastante citada no romance do Thomas Mann, os Buddenbrook, sobretudo num dos momentos que seria o ápice do livro e de um dos personagens.
Bem como tu pontuastes, volta e meia descobrimos que livros e filmes quase sempre são a readaptação/inspiração dessas lendas antigas.

dani 20/04/2022minha estante
Obrigada, Mariana! Li o libreto e ouvi a ópera depois de ler o livro. Vale a pena ler os dois para comparar ? Logo vou fazer a resenha.
Assim fico mais empolgada para conhecer a obra de Thomas Mann! Ainda não li nada dele.

Mariana 23/04/2022minha estante
Acho que tu vais gostar então Dani, só li ainda os Buddenbrook mas dizem que Doutor Fausto tem muito referencial de músicos clássicos e óperas também.
Vou esperar sua resenha :)

Sabrina697 28/08/2010

Triste
Este livro foi um dos mais tristes que já li. É um romance por acaso que envolve personagens paralelos em ambientes favoráveis. Era muito nova quando li, e me lembro que chorei muito por não me conformar com a Isolda das mãos brancas fazer o que fez. A história foi muito bem escrita e de grande imaginação do autor, pois pensou em detalhes aparentemente irrelevantes que ao decorrer da leitura nos é de extrema importância para a compreensão da mesma.
Janaina Edwiges 12/07/2013minha estante
Nossa, que raiva da Isolda das Mãos Brancas!!
Também não me conformei com o que ela fez. Pura maldade.

Fran 10/03/2009

Emocionante!
Foi meu primeiro romance aos 12 anos... emocionante.
Linda história de amor!

Liz 13/08/2010

Emocionante
Na minha opinião é melhor que Romeu e Julieta, embora os dois sejam parecidos em alguns aspectos.
É emocionante e apaixonante...
Mas eu gostaria que eles se amassem expontâneamente, e não por uma poção...
Mas mesmo assim é lindo, e é incrivel como Shakespeare adorava finais trágicos!

Janaina Edwiges 10/07/2013

"Antes de Romeu e Julieta houve Tristão e Isolda"

Um valente cavaleiro ... uma bela princesa ... uma trágica estória de amor!!

Nesta lenda medieval de origem celta o rei da Irlanda oferece sua filha Isolda, a Loura, a quem conseguir matar o dragão que atormenta o seu reino. O fiel cavaleiro Tristão sai vitorioso e conquista a jovem princesa para seu tio Marc, rei das Cornualhas.

No caminho de volta, Tristão e Isolda tomam acidentalmente uma poção mágica e ficam perdidamente apaixonados. Esta poção fora confiada aos cuidados de Brangien pela mãe de Isolda e deveria ser tomada pela princesa e pelo rei Marc na noite de núpcias: "os que a bebessem juntos amar-se-iam com todos os seus sentidos e com todo o seu pensamento, para sempre, na vida e na morte."

Fadados a viver separados, o romance de Tristão e Isolda se transformará em uma das mais belas e intensas descrições do verdadeiro amor.

Vitor850 11/07/2013

Tristão e Isolda, Amor e Morte
Eu comprei esse livro a uns três anos, e só agora resolvi lê-lo. Comecei num domingo e terminei na terça. A leitura é rápida, mesmo que seja a escrita/fala medieval. O livro parece um pouco com a escrita de Lewis e Tolkien, o autor "conversa" com a gente (como vocês podem ver na sinopse).
Vou falar rapidamente do livro, uma vez que ele é pequeno e se eu fizer uma resenha grande, conto o livro todo, rs. Tristão tem seus pais assassinados, que eram rei e rainha de Loonnois, e seu tio rei Marc das Cornualhas o cria como sendo um filho seu. Tristão é um excelente guerreiro e luta contra um "invasor" pela vida dos jovens das Cornualhas, acaba ferido e quando está quase morrendo pede ao seu tio para colocá-lo em uma nau e deixar que o mar o leve. O rei Marc realiza o desejo de Tristão, por um tempo Tristão navega em rumo, até chegar à Irlanda, onde conhece Isolda, a Loura.
Depois de curado, volta às Cornualhas. E como todo livro de romance tem que ter alguém contra o personagem principal, quatro barões nunca gostaram de Tristão dizem que ele reviveu por ser um feiticeiro. A partir daí a história começa a tomar rumos diferentes do previsto. Não vou falar mais nada senão conto o livro. Gostei de ter lido, pena que não o tenha feito quando comprei. Recomendo (para quem quiser ter uma experiência de ler um livro medieval).

site: http://guardiaodamuralha.blogspot.com.br/

Madu 14/04/2024

Uma boa introdução a literatura clássica
Eu não tenho o costume de ler obras clássicas, porém Tristão e Isolda me surpreendeu! A leitura é envolvente, mesmo que difícil e eu me peguei torcendo varias vezes pelos protagonistas!

Luisa Amélia 23/04/2016

Não importa em qual estágio da minha vida eu leia ou releia esse livro, ele sempre se encaixa ao contexto que estou vivendo.
Tanta poesia tocante, delicada, cheia de rimas transbordado amor, aflição e lealdade.

Não à toa é meu livro preferido.

Ruanne 02/07/2017

Adorável e singelo

Roberto 09/03/2020

Diferente
Lembro de ter lido oor alto no ensino médio, mas me pareceu diferente do que lemvrava. Uma história simples e trágica, como todas as histórias de amor

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6