O romance de Tristão e Isolda

O romance de Tristão e Isolda Joseph Bédier

Resenhas - O Romance de Tristão e Isolda

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Michela Wakami 02/02/2024

Tristão e Isolda vem da lenda celta do Século IX. Um relato que se passa durante o reinado do Rei Marcos, um escocês, de 780 a 785. Não existe uma fonte comum para esta narrativa, sua origem é difusa, não há consenso se veio de fatos reais, em certa medida, ou se é mesmo pura lenda.

Fonte: Século diário

Recentemente, li um livro do nosso saudoso escritor Ariano Suassuna: A história do amor de Fernando e Isaura.
Inspirado nessa lenda, que particularmente gostei mais do que dessa versão.

O autor Joseph Bédier se esforçou para ser o mais fiel possível a versão original, mesmo sabendo disso, achei que ele deixou a desejar, com alguns pontos confusos.

Mas no geral, gostei da leitura e achei que valeu a pena.

Futuramente, quero ler outras versões escrita por outros escritores.
Vanessa.Castilhos 02/02/2024minha estante
Adorei, Mi! É um livro que quero ler futuramente. ?

Michela Wakami 02/02/2024minha estante
Obrigada, amiga! É uma leitura muito fluida, e gostosa.

AndrAa58 02/02/2024minha estante
Estava aguardando essa sua resenha ????
Obrigada, amiga.
Também quero ler Vanessa ?

Michela Wakami 02/02/2024minha estante
?????Por nada, amiga!

Vanessa.Castilhos 02/02/2024minha estante
Andréa, quem sabe conseguimos ler juntas! ?

dani 19/04/2022

Da lenda celta aos romances modernos
"Tristão e Isolda" é uma antiga lenda celta que narra as peripécias e desventuras do casal protagonista e seu amor proibido. Influenciou muitas outras narrativas e formas de arte ao longo dos tempos.

Por ser uma narrativa tão antiga, tem muitas versões diferentes. A versão do francês Joseph Bédier foi remontada, em grande parte, com elementos retirados dos poemas de Thomas e Béroul, ambos poetas do século XII.

Tristão é o herói exemplar, dotado de força e inteligência inigualáveis. Isolda também é a dama perfeita, a própria idealização da beleza. E o destino faz sua parte para que a história ganhe vida, unindo os dois em uma trama de amor e tragédia. Eu diria que esse romance é um pouco tóxico, até literalmente, já que há uma poção mágica envolvida! Brincadeiras à parte, mas tenho que admitir histórias românticas são extremamente tediosas, ainda mais com tanto drama envolvido.

Uma parte interessante da leitura foi observar como a história foi "cristianizada", mesmo mantendo muitos elementos pagãos. Além de menções diretas à religião, é possível observar outras influências da narrativa bíblica, com Tristão representando uma mistura de Davi, Daniel e até uma pitada de Sansão.

A verdade é que é possível observar em "Tristão e Isolda" uma espécie de receita básica de muitas narrativas que viriam depois. Talvez possa ser vista em Romeu e Julieta, no casal Cathy e Heathcliff do romance "O morro dos ventos uivantes", quem sabe até mesmo com Rose e Jack do filme "Titanic" (será que estou exagerando?) e em outras milhares de histórias de amor trágico que vemos por aí...
Mariana 20/04/2022minha estante
Olá Dani, adorei suas considerações sobre a lenda. Tenho bastante vontade de conhecê-la melhor por causa da ópera de Wagner "tristan und isolde" que é bastante citada no romance do Thomas Mann, os Buddenbrook, sobretudo num dos momentos que seria o ápice do livro e de um dos personagens.
Bem como tu pontuastes, volta e meia descobrimos que livros e filmes quase sempre são a readaptação/inspiração dessas lendas antigas.

dani 20/04/2022minha estante
Obrigada, Mariana! Li o libreto e ouvi a ópera depois de ler o livro. Vale a pena ler os dois para comparar ? Logo vou fazer a resenha.
Assim fico mais empolgada para conhecer a obra de Thomas Mann! Ainda não li nada dele.

Mariana 23/04/2022minha estante
Acho que tu vais gostar então Dani, só li ainda os Buddenbrook mas dizem que Doutor Fausto tem muito referencial de músicos clássicos e óperas também.
Vou esperar sua resenha :)

I am a crazy person 02/05/2021

O romance trágico
Esse é um dos livros que modificou o rumo da literatura ocidental e, como tal, é cheia de tragédia por amor.

A leitura não é fácil, devo dizer. O português se assemelha ao antigo e pode causar confusão em pessoas não acostumadas a ler. Entretanto, recomendo extremamente por enriquecer o repertório cultural.

Mari 03/08/2022

Não os culpeis, porque,assim como a morte, o amor tb é fatal
Bédier fez um ótimo e minucioso trabalho ao reunir esses escritos, organizar e remontá-los preenchendo as lacunas.
Acho maravilhoso poder ler e saber como eram a vida e os costumes desses povos de séculos passados, dá pra ter uma ideia de como essa lenda era transmitida, para emocionar, instigar e passar aquela mensagem de amor inocente e genuíno  assim como o valor de um cavaleiro.
Mas não fala somente do amor entre um homem e uma mulher mas também daquele amor pelo próximo, da estima, principalmente porque Tristão era um nobre, honrado e destemido cavaleiro, o povo o tinha em alta conta digamos assim.
Oralmente passada pelo povo celta acabou com o tempo se misturando ao cristianismo, tendo elementos fantásticos e também Deus sendo citado em diversas partes. Os amantes passam por diversos percalços, mas nunca desistem um do outro.
Enfim até que gostei, não me apaguei tanto quanto gostaria aos personagens e não consegui mergulhar por inteiro, mas foi uma boa leitura.

Não sei se era o costume da época mas nessa lenda eles não se chamavam de "meu amor" e sim amigo(a). Achei engraçado ?

alkmim 14/11/2023

é bom
Comecei a ler esse livro por causa da escola e gostei da leitura, só que tem partes que sao bem arrastadas. Pra mim, que nunca leu uma escrita de época antiga, tá ok de entender, apesar de em alguns momentos eu nao entender absolutamente nada por causa da linguagem. o Final eu achei bem triste e sofrido.

tinhooo 01/05/2021

eu estou indignado com o final desse livro. a história é legalzinha, mas o principal problema desses dois foi a falta de comunicação

Caa 26/03/2021

Perfeito!
O decorrer da história lembra muito novela, acontece um monte de coisas toda hora, e é 20 personagens que brotam do nada, enredos, paisagens... Nossa! O livro é curto mas é profundo. Eu simplesmente amei, já tinha lido uma versão bem mais recente de Tristão e isolda, mas essa é muito mais prazerosa de se ler. A gente acompanha a vida mesmo do casal, anos se passam, muitas coisas acontecem, é de tirar o fôlego de tantos acontecimentos, mas não tira o deleite da leitura. Se, na época de vestibulares, eu soubesse o quanto é gostoso ler até livros com linguagem difícil ... Nossa nem sei viu...

Marcela Mosqueti 01/08/2020

Nada como um trágico romance de cavalaria! Muito bonito e dolorido

beatrizkevelly 15/08/2022

rei Mac 🤬 #$%!&
li esse livro para uma disciplina da faculdade, mas acabou que eu adorei a história e gerou uma discussão MUITO boa sobre a pureza, a imoralidade e a paixão avassaladora.

Tristão e Isolda estão longe de serem culpados pelo que aconteceu com eles. ambos estavam enfeitiçados, mas... será que eles teriam se apaixonado caso não tivessem bebido da poção?
Cris 27/03/2023minha estante
Com toda certeza não. Já que o amor arrebatador só ocorreu após o "vinho do amor", até o momento tinham apenas o sentimento de admiração por parte de Tristão, já Isolda o odiava. Tristão tinha o Rei Marc como pai, e seu respeito e admiração era maior que tudo.

Estou lendo e ainda não terminei, mas estou sentindo muita pena do Rei, está sendo enganada e ele não é uma má pessoa (pelo menos não até agora)

beatrizkevelly 30/03/2023minha estante
nossa, eu fico com muita dó dele por um tempo, mas infelizmente não foi culpa de nenhum deles.

beatrizkevelly 30/03/2023minha estante
Senão do destino cruel que esperou por eles.

Cris 30/03/2023minha estante
Sim. O vinho do amor os condenou à morte.

Cris 26/01/2023

Aqui temos a lenda do cavaleiro Tristão e da rainha Isolda, que após terem bebido uma poção mágica apaixonam-se perdidamente um pelo outro. Contudo, esse amor é carregado por diversos problemas por ser proibido, já que Isolda é casada com o tio de Tristão, Marcos.

esther.crisrocha 16/12/2022

releitura
Quando estava na escola por acaso acabei encontrando esse livro na biblioteca, e ao ler esse livro acabei me apaixonando por ele. Uma história de romance, onde os dois se amam mais tem que viver separado, pois ela já estava prometido a outro. Fez com que eu amasse essa historia. Agora, anos mais tarde, vi esse livro por acaso na Amazon, decidi reler e quero dizer que continuo apaixona por essa história.
É uma história de amor que nasceu de uma lenda celta e que mistura romance e aventura. Onde vemos o jovem Tristão e lutar em outro país para conseguir uma noiva para seu tio, que é rei. Porém, acaba-se apaixonando por Isolda, que por infortúnio do destino tem que se casar com tio de Tristão. E os dois passam por muitos perrengues devido a invejosos, e os dois acabam tento um final triste.
Amei relembrar essa história, me fez lembrar dos bons momentos que tive. Além de ser um ótimo livro para quem gosta de lendas e romance.

Mary 12/01/2021

Conta sobre o amor e o sofrimento de Tristão e Isolda, que se conhecem e ocorre uma situação e eles acabam se apaixonando.
Eu gostei,mas acho que a história acaba ficando muito monótona com tantos desencontros e encontros entre Tristão e Isolda e também penso que passa muito tempo desenvolvendo isso e acaba que no final ocorre tudo muito rápido.
É um livro bom no geral,curto e é interessante para quem quer analisar alguns aspectos característicos do período medieval.

Aline Donatoni 09/01/2021

Gente, fiquei chocada que é a história do Shrek kkkkkkk brincadeiras a parte, a forma como a história é contada é bem engraçadinha, gostei...mas no final já estava cansada de tantos mal entendidos e desencontros entre Tristão e Isolda

Vitória Cruz 27/08/2020

Apesar de eu adorar os clássicos, este não me satisfez da forma que imaginei. Consegui gostar leitura, a qual fluiu com bastante rapidez, porém não é uma obra que eu voltaria a ler, uma vez que não gostei tanto.

EdilenaRisuenho 26/02/2023

Memória Afetiva
Tristão e Isolda foi um dos primeiro livros que tenho lembrança de ler, lá pelo idos dos meus 7 anos. Eu lembro bem de ir na estante de uma prima que havia formado em letras e pedia livros emprestados, porém ela tinha receio de me dar qualquer coisa, e hoje eu entendo que pra uma criança na primeira infância ler Dostoiévski não era lá muito adequado. De tanto insistir, ela me emprestou Tristao e Isolda, versão da Martin Claret e eu, no auge da inocência, não conseguia entender certas nuances do que é ser humano, mas conseguia entender a linguagem universal: o amor. Relendo, depois de 20 e tantos anos, senti o mesmo quentinho, e agora a saudade
daqueles dias.

1 | 2 | 3 | 4 | 5