Ateísmo e Niilismo André Cancian

Resenhas - Ateísmo e Niilismo

MarCELO MorCENO 21/02/2018

Ateísmo e Niilismo

O ateu não acredita em deus, o niilista além de não acreditar em deus não acredita em várias outras coisas como o criador de deus: o homem. Assim como o ateísmo busca desmontar a fé em deus, o niilismo busca desmontar a fé em nós mesmos. O ateu não é contra a religião, apenas não acredita que seja verdadeira. O niilista não é contra a vida, apenas não acredita que seja uma causa no qual devamos lutar, como uma espécie de ?missão"- a vida humana é resultado de um acidente. Niilismo é não acreditar na existência de valores intrínsecos. É não ter fé em nada - não significa, literalmente, em nada, por exemplo que temos 2 pernas - pelo contrário, o niilismo é acreditar em nada além de termos 2 pernas. No niilismo não acreditar no sentido da vida não significa desprezar que alguém faça algo útil, mas que a origem da vida está ligada a um propósito, uma missão no qual todos estão designados, pré-definidos,isto trata-se de uma ?mecânica de auto-engano?. A proposta do Niilismo é desmistificar aquilo que precisamos acreditar para dar sentido às nossas vidas. A vida é um acidente natural e não um projeto cujo propósito é a vida humana.