O Amor Esquece de Começar

O Amor Esquece de Começar Fabrício Carpinejar

Resenhas - O Amor Esquece de Começar

Carla.Parreira 27/02/2024

O amor esquece de começar (Carpinejar). Melhores trechos: "...O homem que fala para todas as mulheres não fala para nenhuma. A impessoalidade é superficial como o inferno. É um erro repetir a mãe na esposa, repetir a esposa na amante, repetir a filha na neta, repetir amores como se não existisse diferença. A vida é confronto, não se conforma com tréguas... O amor inicia na confusão saborosa da identidade de não pensar em outra coisa e termina na confusão desastrosa da identidade de não querer pensar no assunto por mais um dia sequer... Ela terá que colocar algo em lugar do amor. Será a raiva. Odiará o ex-marido como ninguém, assim como o amou um dia..."

Ivanildo16 31/10/2023

O amor há de começar
Sempre tinha visto os textos do Carpinejar no Instagram. Achava muito bom e verdadeiro. Esse livro foi tudo de bom. A maneira simples e cotidiana de falar desse amor.

Caroline Foletto 23/10/2023

Livro para um nicho muito específico
Sinceramente, achei chatíssimo. Levei mesessss pra terminar de ler e geralmente livros de crônicas por aqui são devorados em um final de semana?
Reconheço que o livro não era pra mim, afinal o assunto de quase todos os textos é divórcio, casamento por um fio, termino de relacionamento, etc. Eu não tô nessa fase da vida e espero nunca estar, então o livro acabou sendo apenas maçante pra mim, poucas crônicas se salvaram.
Não conhecia o autor até ir na palestra dele e não fiquei muito impressionada com o óbvio que lá escutei, entendo que algumas pessoas admiram outras que conseguem expressar aquilo que não conseguimos dizer, mas no caso de Carpinejar acho que ele trouxe apenas um conjunto de frases de efeito e, no livro especialmente, um grande emaranhado de analogias que sempre dão no mesmo lugar: divórcio e suas consequências.
Se vc não se divorciou ou não pretende se divorciar ou nem ao menos tem um marido, eu não indico esse livro, pois ele simplesmente não fará sentido.
Não fecho minhas portas para o autor no primeiro contato, se tiver oportunidade lerei outra obra, mas essa simplesmente vai pra lista de livros que não significaram nada na minha vida.

Tathi (@Doidosporserieselivros) 16/04/2023

Olá queridos amigos leitores! Essa semana recebi do @grupoeditorialrecord a obra de um autor que há muito já admiro, e tive o prazer de poder fazer essa leitura .

O Amor Esquece de Começar de @carpinejar , lançado pela @bertrandbrasil em 2005 reúne textos que mostram a habilidade do autor em ler a alma das pessoas, é realmente incrível como se consegue ver nas palavras de Carpinejar, sentimentos que nem sabíamos nomear ou entender.

Neste volume , temos reflexões sobre casamento, maternidade e paternidade, solteirice, medo de se apaixonar, solidão alegre, amor a distância, sexo e muitos outros temas relevantes tanto para reflexão quanto uma auto análise do que tem na nossa mente e coração.

Um dos textos que achei mais profundo falava do medo da aproximação que nós temos nos relacionamentos e quase que em forma de lista me lembrou tudo que a gente antecipa antes de se envolver com alguém.

A edição do livro também merece menção, pois traz uma diagramação agradável de ler, com orelha de @marthamedeirosreal o que já atesta a grandiosidade da obra.

Super recomendo, e já estou lendo Amizade é também amor ??

#fabriciocarpinejar #carpinejar #oamoresquecedecomeçar #bertrandbrasil

Aline 21/03/2013

Meu primeiro Carpinejar
Sou daquelas que vai em palestra de autor e, em vez de comprar o lançamento, se interessa por algum outro título e vai lá, na maior cara de pau, pedir autógrafo. A primeira vez que isso me aconteceu foi com o “O amor esquece de começar”, do gaúcho Fabrício Carpinejar. E posso dizer: funciona! Não vá pelo marketing, siga o seu coração, já dizia o grande filósofo Walt Disney.

Enfim, Carpinejar é uma figura super performática e, por muitas vezes, de um histrionismo que dá certa vergonha alheia. Porém, é um autor que assume o prazer de fazer crônica com uma verve poética e bem-humorada que vale a pena conhecer. E pode-se dizer, em seu favor, que é um autor honesto e intenso.

Neste “O amor esquece de começar”, o foco, como o próprio título anuncia é o amor e as paixões. Carpinejar está sempre convocando os amantes a se jogar. Faz crônica para quem tem medo de ter o coração partido; para aqueles que investem em tudo, mas jamais aplicam seu tempo no romance; para amiga que perdeu um filho; para o filho pequeno; sobre as descobertas que faz observando os detalhes mais prosaicos da mulher amada. Porém, às vezes, talvez pelo autor manter um Consultório Poético, certas crônicas adquirem um ar de autoajuda um pouco incômodo.

Carpinejar é doce, dulcíssimo até – degustar com moderação, ajuda a nunca enjoar do sabor.

ps. Sim, como o título adianta, tenho vários outros títulos do autor, mas isso é assunto para outros posts.

Abaixo um dos meus momentos preferidos do livro:

“Nunca ouvi coisa boa quando alguém foi sincero comigo. Nunca ouvi uma declaração de amor. Uma declaração de fé. Uma declaração de confiança.

Com a sinceridade, suportei despedidas, críticas e desaforos. Fui demitido, ou avisado do fim do namoro. Não fui promovido, abençoado. Não me ressuscitaram com a sinceridade.

Não recebi pedido de casamento. Não me salvaram com a sinceridade. Não me resgataram com a sinceridade. Não tiveram pena, compaixão, compreensão com a sinceridade.

Ser sincero é uma condição que traz unicamente cobrança, ajuste, saldo.”

Em “Contra a falsa sinceridade”

Mais: Doses diárias no twitter: @carpinejar .

Fica técnica:
O amor esquece de começar
Autor: Fabrício Carpinejar
Editora: Bertrand Brasil
Preço: R$ 26,25 a R$ 34,97 na internet e a partir de R$ 21,99 em sebos online.
Tem em bibliotecas? Na capital paulista não tem. As bibliotecas acolhem sugestões de títulos para compra – é só perguntar como fazer a indicação na sua preferida.

Resenha originalmente publicada no blog:

Silvana (@delivroemlivro) 24/11/2012

Então acesse o Blog do Grupo Coleção de Frases & Trechos Inesquecíveis: Seleção dos Leitores: http://colecaofrasestrechoselecaodosleitores.blogspot.com.br/2012/10/o-amor-esquece-de-comecar-fabricio.html

Gostou? Então também siga e curta:
*Twitter: @4blogsdelivros
*Facebook: http://www.facebook.com/ColecaodeFrasesTrechosSelecaodosLeitores

Tks!

Sibele14 28/07/2010

Um solteiro pode ser completo sozinho; um casado pode estar pela metade acompanhado
O amor esquece de começar é um livro fantástico de crÔnicas, eu resolvi ler, depois de ler o blog do Carpinejar, ele tem frases ótimas.Essa do título da resenha foi uma das que mais me marcou, assim como "Nem tudo o que é par é completo" a sociedade tem a mania de querer nos ditar o que é certo o que errado se um homem está solteiro ele ta curtindo a vida, se uma mulher tá solteira tá encalhada, ninguém a quis, principalmente se ela já passou dos 30.Preconceito puro preconceito,mas sabemos que isso ainda existe.
gostei muito das crônicas a que o autor fala de sua irmã mais velha achei muito emocionante.Só não concordei muito com a última crônica do livro "o que a mulher quer?" Na boa não é bem isso o que queremos e a bem da verdade muitas vezes nem nós mesmas sabemos o que realmente queremos.
Bernardo M. 22/01/2011minha estante
Me deu vontade de ler. :)

Sibele14 22/01/2011minha estante
é bom livro bernardo vale a pena.