Ragnarök

Ragnarök Mirella Faur

Resenhas - Ragnarök

patyalgayer 28/07/2011

Sempre fui fascinada por Mitologia. Desde minha infância, tudo o que tinha a ver com mitologia, em especial a grega e a romana, eu lia com o maior interesse possível. E sempre tive uma imensa curiosidade sobre os cultos pagãos de outras regiões, principalmente sobre a egípcia e a nórdica. Então, quando vi o livro Ragnarök - O Crepúsculo dos Deuses, um livro da editora Cultrix que fala sobre a Mitologia Nórdica, obviamente fiquei louca de vontade de ler. Com certeza, é um livro muito interessante para os amantes desta área da história.
Neste livro, temos vários aspectos da cultura dos povos nórdicos. A primeira parte do livro mostra o aspecto cultural do povo, suas crenças, seus legados, os principais monumentos, objetos e locais dedicados à cultura pagã. É a parte mais direcionada a história destes países e suas tradições, abrangendo diversas épocas, desde a ascensão de seus cultos até sua derrocada, com a chegada das religiões cristãs.
A segunda e maior parte deste livro trata sobre a mitologia em si, a história por trás dos deuses e entidades sobrenaturais cultuadas naquela época. Nesta parte, tomamos conhecimento sobre as teorias sobre a criação do mundo e como será o fim dos tempos, de acordo com sua Mitologia; conhecemos as importantes figuras que compõem suas doutrinas, como Odin, Thor, Freyr, além de seres como anões, gigantes, espíritos. Mirella Faur conta exatamente como era a mitologia dos povos do Norte, e depois disso destrincha estes contos, explicando e exemplificando estas histórias e sua importância na sociedade da época, além de mostrar o quanto estas foram alteradas após a implantação - um tanto forçada - do cristianismo. É uma parte bastante completa, que ensina muito sobre a mitologia do lugar e seus efeitos no povo. E finalmente, na última parte, temos o calendário das celebrações do povo nórdico, que mostra detalhadamente as datas que cada divindade ou acontecimento eram celebrados.
O livro é excelente, completíssimo, e escrito num linguajar fácil de entender. A edição também ficou linda, com uma capa de muito bom gosto e diagramação simples, porém bem feita. A editora está de parabéns pela ótima obra!! Recomendo, com toda certeza!!

Guilherme Amaro 06/12/2018

Ragnarok - O Crepúsculo dos Deuses
Livro da escritora Mirella Faur, publicado em 2011, a editora Cultrix acertou na escolha da linda arte da capa, contém 429 páginas e no final do livro os apêndices ( Correspondências das divindades, Resumo Cronológico, Guia de Pronúncia, e um vasto Glossário) .

É bem contada a história dos povos vikings pela Mirella, principalmente a relação de passagens da mitologia nórdica comparadas com a grega, posteriormente sendo influenciadas e distorcidas pela Igreja Católica. Essas são semelhanças que comprovam que as analogias nórdicas e gregas, são formadas a partir da mesma base indo-europeia, diversificadas no tempo e no espaço pelas características raciais, geográficas, climáticas, sociais e culturais, modificadas ou adaptadas ao longo dos tempos por historiadores, tradutores e escritores. Além das tradições ancestrais utilizadas em épocas natalinas que seguimos ate hoje ,como: colocar pinheiros ou guirlandas dentro das moradias; representa a força da alma que sobrevive as dificuldades e desafios, assim como as árvores que permaneciam verdes mesmo sendo cobertas pela neve.

Aprendemos a origem geográfica e migrações dos Vikings , Godos, Ostrogodos ( Ucrânia), Longobardos ( norte da Itália), Vandalos ( Dinamarca) Alamani (Alemanha) Francos ( ao longo do Reno), Burgundios (Gália).

Mirella Faur realizou uma pesquisa minuciosa a respeito dos povos escandinavos , detalha algumas das grandes sagas islandesas ( guerras, conflitos, histórias de amor, disputas e realizações).

O interesse pela mitologia nórdica tem sido resgatado nos séculos XX e XXI. Isto é perceptível pela presença de elementos nórdicos na literatura, como em O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien, em poemas, no cinema e na televisão, como a série Vikings, e Wicca e o Odinismo.

"Odin poema Havanal: Raramente um lobo lento alcança a caça, ou um homem preguiçoso, a Vitória. Aquele que tem poucos auxiliares deve acordar cedo e trabalhar bastante, pois quem acorda tarde pouco produz. "

Os mitos dos povos nórdicos são permeados pela profunda compreensão e resignada aceitação dos desígnios do destino, da transitoriedade da vida e da morte, cujas leis eram submetidos todos os seres vivos e os próprios deuses.
" Ser destemido é fundamental para quem sai do seu abrigo , pois a duração da vida e da morte são determinados no próprio nascimento."

" Precisamos honrar o legado dos nossos antepassados e perceber as verdades universais e eternas ocultas nos mitos , que podem nos auxiliar no nosso crescimento e aprimoramento cultural e espiritual, ampliando a nossa conexão com a natureza e com todas as formas de manifestação da vida."

Enfim, o Ragnarok representa um crepúsculo cósmico e divino, mas também anuncia um novo amanhecer, nossa vida nao é estática, pois o dragão Nidhogg permanece como um aviso, lembrando que a ameaça da morte continuará existindo, até que o mundo irão progredir para um novo estágio de transmutação, com a inerente ampliação e evolução das suas consciência.

Caio 13/11/2011

Excelente.
Excelente livro, muito bem informativo e estruturado. A escritora é realmente uma mestra da Mitologia.
Herick 16/02/2013minha estante
Eu vi esse livro na livraria. Estou louco pra ler.

Janus 24/02/2013

Ragnarok
Um bom livro que aborda o tema de diversos angulos.
Porém, extremamente repetitivo e cansativo, apesar de ter gostado, levei 5 meses para terminar !!

Vitor 19/12/2022

Muito boa!
Gostei muito da forma que a Mirella escreveu o livro! Ela soube explicar bem, apresentar boas fontes e ainda fugiu da mesmice. Gostei dela ter falado sobre as figuras menos conhecidas, além de que achei interessante as analogias com a mitologia grega! Uma grande obra!

HoN Br Site 29/06/2012

Resenha HoN Br SIte: Ragnarok - O crepúsculo dos deuses
Resenha disponível em: http://www.houseofnight.com.br/resenha-literaria-hofn-br-site-ragnarok-o-crepusculo-dos-deuses/

O livro da Mirela Faur começa falando sobre os povos nórdicos e sua cultura, ritos e influências, a cerca de sua origem e do modo como a cultura influenciou e foi influenciada ao longo dos anos. Gostei principalmente da citação de trabalhos e textos antigos, assim como as curiosidades citadas ao longo do texto.

Um ponto positivo no livro é que ele relata cronologiacamente as influências que o povo nortico teve como a grega-romana, cristã, wicca entre outras. A autora dá também ao leitor respostas sobre a verdadeira história de THOR por trás dos quadrinhos e do filme da Marvel Comics; explica o significado de muitos dos mitos encontrados em games, como Ragnarök, e animes, como Os Cavaleiros do Zodíaco.

RAGNARÖK pode ser considerado uma “bíblia” para os amantes do assunto e um guia para aqueles curiosos que querem dar os primeiros passos no rumo a desvendar todos os mistérios e fantasias que envolvem os deuses e que, em pleno século XXI, continuam a arrastar milhões de pessoas para salas de cinema de todo o planeta.