Ninguém vive sozinho

Ninguém vive sozinho Samir de Sena Osório

Resenhas - Ninguém vive sozinho

Aline.Rodrigues 09/08/2020

O bullying destrói vidas
Esse livro é extremamente bem escrito,e com um tema importante,como o bullying pode afetar a vida das pessoas.
Além desse tema,a história fala sobre o poder da amizade também e como isso pode influenciar as nossas vidas.
O livro tem partes que é pesada,principalmente nas partes da escola,porém é necessário lermos para ver o quanto as pessoas são capazes de ferir umas as outras.

Stéff 11/08/2011

Trata-se de um livro que conta a história de dois adolescentes, Carlos e Pedro, que buscam entender o motivo de serem tão diferentes dos outros, sendo estes seus próprios familiares e seus colegas de escola e, aceitar essa dissemelhança como algo normal, que não tem fundamento ter vergonha ou sentir-se minorizado. Por conta disso, acabam por sofrer nas mãos dos colegas diversos tipos de humilhação e agressões que vão desde verbais até físicas, sendo o personagem Pedro o que mais sofre diante disso.

Quando Carlos muda de escola e acredita que ali tudo será diferente da antiga, onde era constantemente alvo de brincadeiras que feriam seu brio, conhece Pedro e logo percebe que ali já existe alguém que sofre humilhações constantes. Torna-se seu amigo e, como tal, recebe o descaso dos outros alunos que comandados por Júlio de tudo fazem para diminuir Pedro. Aí começa a trajetória desses dois amigos durante todo o ensino médio. Eles caminham desde a omissão dos fatos constrangedores nos primeiros anos até o entendimento do que é o bullying e a percepção de que sem agir não encontrarão a solução para tais agressões. Esse drama é envolto por questões familiares mal resolvidas e conhecimento de si próprio e do próximo como ser humano de iguais direitos e deveres, ainda que com suas particularidades.

Ótimo enredo e excelente desfecho. Samir, meu amigo, você conseguiu fazer um livro educativo sem que seja cansativa a leitura. Só tenho que te dar os parabéns e recomendar esse livro para quem quiser entender o próximo e entender a si mesmo.

tai 28/02/2013

Ótimo enredo ♥
Meu amigo Samir de Sena se superou neste incrível reflexo sobre amizades,superações e bullyng no colégio,me sentir deveras emocionada com o final de impacto e que faz ver a vida com outros olhos e realça o bullyng como pratica até inconsciente mas que fere muito.♥

Samira 14/02/2012

Linda história!
ADOREI o livro, os parágrafos são de uma sensibilidade tamanha, parecia que eu estava vivenciando a história. Consegui imaginar cada detalhe, cada personagem, as salas de aula, etc... Isso porque me identifiquei com a história, que não é incomum nos meios escolares e em nossas vidas. Parabenizo ao autor pela dedicação à leitura, pela sensibilidade em cada linha escrita e principalmente pelo empenho que lhe tornou possível a publicação e divulgação desse livro!

Paulão 08/07/2011

Uma história emocionante
Este livro é muito interessante, fui a primeira pessoa a lê-lo e confesso que fiquei emocionado em diversas partes. O autor consegue passar o que uma vítima de bullying realmente sente, diferentemente de outros livros que li nos quais o bullying é retratado de forma muito caricata. Excelente leitura, recomendo.

Érika 02/08/2011

Simples e concreto.
Não posso dizer o que achei do livro de um modo geral.
Esse livro não existe de "modo geral", é preciso conhecer a história, e os personagens com suas personalidades distintas.
Mas todo livro é assim, certo? Claro, ué...
Porém a simplicidade deste pode deixar a leitura mais prazerosa conforme a gente vai percebendo que ela não é cansativa. Podemos entrar no mundo do personagem e torcer por ele.
É difícil se identificar literalmente com um personagem, normalmente nos identificamos com a personalidade, e também com segredos, sabemos reconhecer a fraqueza do personagem em nós.
Em, Ninguém Vive Sozinho, podemos nos ver em certos momentos,grande porcentagem de todos que já foram alunos um dia já passaram por algo parecido, seja como Carlos ou Pedro, também como o Júlio.
Vejo o nome desse livro como algo carinhoso, vejo o "sozinho" como uma metáfora... Dividindo nossas histórias mesmo que indiretamente, podemos observar o quanto as pessoas tem uma realidade parecida mesmo sendo tão distintas.
Sem mais, adorei ler essa obra!

Rodrigues 28/09/2020

O bullying destrói vidas
Primeiro experiência que tenho com o autor Brasileiro Samir de Sena Oliveira e posso dizer que gostei muito dessa história emocionante.
Nessa história o autor nos conta como o bullying pode destruir a vida e a mente das pessoas.
Aqui temos de um garoto que sofre bullying há anos na mesma escola,o autor nos mostra como as provocações vão destruindo a auto estima do rapaz e a história de outro jovem que na escola anterior sofria bullying,porém nessa nova agora é popular.
O livro se constrói na amizade deles dois e em como o menino popular tem o dilema de defender o amigo contra as injustiças ou ser popular e viver sua vida.
Livro bem escrito,com muito drama e emoção.Gostei muito e recomendo.