Práticas da Leitura

Práticas da Leitura Roger Chartier

Resenhas - Práticas da Leitura

Talles Azigon 11/01/2018

Entender como funcionar os mecanismos da leitura, esse é um dos objetivos de alguns intelectuais nos últimos 50 anos, não apenas por ser o ato de ler, o ato da recepção, mas também é do cerne de tal processo, um dos pilares em que está fundamentada a sociedade contemporânea.

A Leitura, pouco a pouco, deixou de ser uma atividade rara, mágica, até mesmo sagrada, para se instalar em nossa cotidiano, contudo, essa massificação da atividade leitora nos instaura algumas interrogações estruturais, sabemos ler ? O que é ler?

Entre decodificação, ou construção de sentido, estabelecimento de significado, alguns intelectuais franceses, puxados por Chatier, enumera diversos estudos sócio-históricos, para, através deles, tentar divisar o fenômeno leitura, suas implicações e seus desdobramentos.

Há de se considerar que os textos reunidos, são de uma visão da intelectualidade francesa, muito pontos são interessantes e necessários, porém é preciso uma leitura crítica e desconfiada, pois a visão dessa intelectualidade, que de debruça sobre documentos históricos, as vezes soa um pouco distante da nossa realidade e da nossa contemporaneidade.

Um livro importante para quem deseja refletir os processos da leitura, indicados para todos as/os profissionais com ela ligada diretamente ou indiretamente.

Daniel263 01/11/2021

Estudos sobre o ato de ler (e de não ler)
16º livro lido em 2021.
(E 3º livro do Clube de Metaleitura!!!)

É até difícil falar sobre um livro organizado por Roger Chartie, um dos maiores estudiosos sobre a História da Leitura.

Ainda mais quando também tem capítulos de Pierre Bourdieu, Robert Darnton, Daniel Fabre e mais outros grandes nomes dos estudos sobre Leitura e Livro.

Os ensaios neste livro falam sobre o significado da leitura (e também da “não leitura”) ao longo dos tempos.

A obra traça paralelos entre autodidatismo, produção de sentidos, leituras rousseauistas, a Livraria Azul (com menção até à literatura de cordel) e muito mais!

E é por conta de toda essa riqueza que o livro merece muito ser discutido em grupos de leitura!!!

site: https://www.instagram.com/p/CNIBw11DdTf/